Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Existe necessidade de quando mudar a velocidade do ventilador, ela ser sequencia


Vinicius0808

Posts recomendados

Olá, coloquei um esp32 e um módulo rele no meu ventilador, apenas para ser acionado por bluetooth... hehehe😁. Mas me veio a dúvida, seria interessante eu acrescentar uma lógica para que quando ele mude de velocidade, acabe sendo sequencial? Como no botão dele, por exemplo, ao passar do 1 pro 3 ou vice-versa, ele acionaria por algum tempo a velocidade 2. Existiria essa necessidade por algum motivo elétrico ou mecânico?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

As transições de um relé ao acionar um motor têm que ser tão suaves quanto for possível. Isso inclui variações de velocidade e de torque. Em termos de boas práticas, não seguir isso reduz a vida útil dos contatos do relé devido a picos de corrente maiores.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 2
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

eu não. 😁. Num um tipo 1/2 maluco de de interpretação 🤪, mesmo se tivesse como e fosse viável, suavizar o acionamento do contato do relé me parece que vai gerar arco.

 

No caso do autor, dando uma tradicional olhadela prática na coisa, penso que basta-lhe não acionar 2 ao mesmo tempo e sim pode passar do 1 pro 3 sem contraindicações físicas consideráveis. Mas como é microcontrolado, pode lhe custar zero acionar em sequência.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@if.

 

 

Permita-me explicar claramente.

 

 

 

Quando um motor AC está parado, sua corrente de partida é altíssima para vencer a barreira inercial. Nos motores DC, o torque é proporcional à corrente e a velocidade é proporcional à tensão. Isso mantém-se mais ou menos nos motores AC GbhmuXl.gif.

 

 

 

Agora, a questão é sobre comutar a velocidade de um motor AC por relé, sendo a velocidade inicial diferente de zero. Se isso for agressivo, o crescimento de velocidade será traduzido em crescimento de força contra-eletromotriz, ou seja, tensão F5Rua4D.gif !

 

 

 

Para que o sistema eletromecânico fique confortável de novo, na mesma potência ele terá que compensar isso com torque, isto é, corrente. Parecido com a força reativa que surge no automóvel quando freamos abruptamente F5Rua4D.gif.

 

 

 

O que afeta a metalização dos contatos de um relé são arcos voltaicos sobre eles, mas isso está associado às correntes se a carga for indutiva, como o motor AC. Na Lei de Faraday, a tensão é taxa de crescimento da corrente por unidade de tempo. Aumento de tensão, então, significa muita corrente por tempo ou pouco tempo por corrente. Dá para pensar qual a situação provável do caso.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Curtir 1
  • Haha 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@rjjj 

 

Eu penso que entendi que pretender acelerar comutando um relé será menos eficiente, e apenas gastará o relé. Daí eu penso que entendi que comutar o relé servirá apenas para dar umas "amortecidas" em corrente e tensão, não obstante a presença da tal força reativa.

 

@rjjj , eu entendi algo?!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm

 

 

Tudo bem em aplicar relés para acelerar o motor, o problema é a tensão contrária ou o arco voltaico que sempre surge nos contatos. O arco tende a ser mais agressivo se a velocidade do motor AC pula de uma intensidade baixa para uma alta sem passar por valores intermediários F5Rua4D.gif.

 

 

 

Há motivações físicas para ventiladores, liquidificadores e outros aparelhos de motor elétrico forçarem o usuário a ajustar a velocidade sempre de maneira gradual. Isso poupa a estrutura mecânica do motor e, para um eventual relé chaveador, também poupa os contatos por meio da redução nas tensões reativas.

 

 

 

Esse fenômeno é muito visto em Automação Industrial, apesar de nem tanto em Eletrônica: soft-starter, inversor de frequência etc.

 

 

 

Espero ter ajudado GbhmuXl.gif.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!