Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como remover estalos de um amplifcador Complementar


Ir à solução Resolvido por Ronyelson Lira,

Posts recomendados

Olá Pessoal. Sou novo aqui, e sou novo no mundo da eletronica, mas ja manjo o suficiente pra levar uns puxões de orelha hahahaha!
Bem, Estou com um amplificador Complementar (2sa1943 + 2sc5200) na saida. 
Eu sempre montei ele soldando uma peça na outra, sem placa (Sim, ficava horrivel, mas funciona que é uma maravilha), só que agora eu fiz a PCB desse danado e venho enfrentando um problema e tanto. Quando ele chega ao nivel de plena carga tocando musica, ele simplesmente fica estalando com o grave (Tipo ao invés de só fazer tum tum tum ele faz "clac" junto ao TUM) Lembra um som rasgando.
Estou enviando minha PCB junto ao Esquema, lembrando que eu sou iniciante então me perdoem se eu vacilei em algo!

OBS: no circuito mostra que estou usando um capacitor de 100 na entrada, quando na realidade seria um de 10uf

todos os capacitores são de 50V

 

606631063_Semttulo.png.e0caaeba540776ed1743853adfd0118e.pngaa.png.1d65d270cce6706863d77f03b67742e9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei, o amplificador diferencial é instável quando feito com transistores discretos, ficando assim restrito a circuitos integrados. Um CI de amplificador operacional é a alternativa padrão em se tratando de PCBs spacer.png.

 

 

 

Recomendo focar em um estágio EC para pré-amplificação de tensão e depois no estágio desejado de classe AB de simetria complementar. Sempre realize simulações para verificar respostas em frequência e distorções spacer.png.

 

 

 

Sobre o layout da PCB, faça um derramamento ou polígono de cobre no seu CAD. Depois conecte o terra de sinal (referência arbitrada para as tensões) às áreas cobreadas via jumpers, já que as suas trilhas ficam só de um lado da placa. Essa boa prática ajuda a eliminar o ruído de áudio.

 

 

 

Espero ter ajudado spacer.png.

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

O layout parece diferente do esquema. Também 1/2 que percebo o gnd de potência quase que no mesmo ponto do gnd de entrada. Isso é 1/2 'venenoso' pro sistema. Faça com que a corrente de saída jamais flua pela entrada. Tem que usar o "olho de thundera" que te dá "visão além do alcance"😁

Publique áudio/video problema. Ajuda ajudantes.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, rjjj disse:

Até onde eu sei, o amplificador diferencial é instável quando feito com transistores discretos, ficando assim restrito a circuitos integrados. Um CI de amplificador operacional é a alternativa padrão em se tratando de PCBs spacer.png.

 

 

 

Recomendo focar em um estágio EC para pré-amplificação de tensão e depois no estágio desejado de classe AB de simetria complementar. Sempre realize simulações para verificar respostas em frequência e distorções spacer.png.

 

 

 

Sobre o layout da PCB, faça um derramamento ou polígono de cobre no seu CAD. Depois conecte o terra de sinal (referência arbitrada para as tensões) às áreas cobreadas via jumpers, já que as suas trilhas ficam só de um lado da placa. Essa boa prática ajuda a eliminar o ruído de áudio.

 

 

 

Espero ter ajudado spacer.png.

Bem bem bem... Eu ja tinha essa ideia desde o inicio, só que eu ainda não aprendi a usar o OpAmp no lugar do par diferencial, por isso decidi usar o que ja é usado nos padrões de amplificadores. Mas agradeço muito, e vou migrar pra essa ideias sim!

2 horas atrás, if. disse:

O layout parece diferente do esquema. Também 1/2 que percebo o gnd de potência quase que no mesmo ponto do gnd de entrada. Isso é 1/2 'venenoso' pro sistema. Faça com que a corrente de saída jamais flua pela entrada. Tem que usar o "olho de thundera" que te dá "visão além do alcance"😁

Publique áudio/video problema. Ajuda ajudantes.

Sim, de fato esta um pouco diferente, mas seguindo o mesmo preceito até o estagio de saida, Estarei enviando o video, os os estalos ficam gritantes, pode até parecer distorção do microfone do celular, mais não é. tentarei dar uma forma de capturar o audio da saida se possivel tambem. Sobre o GND, vou tentar Buscar ao maximo o GND da fonte

https://youtu.be/P9B4Jfrb8QU

https://youtu.be/STQ0SfMWq2c

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
1 hora atrás, Ronyelson Lira disse:

Sobre o GND, vou tentar Buscar ao maximo o GND da fonte

ok é uma alternativa mas há mais a se considerar. Infelizmente não tem como traduzir em palavras humanas. Envolve visualização mental da corrente ou dos eletrons circulando pelas trilhas. Talvez precise tomar umas antes. :tw_yum:

Também não vi os videos .. pc sem som. Vejo em casa...

  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
  • Solução

Olá!, Boa Noite à todos. por fim descobri a solução para tal ruido no meu amplificador.
Eu Acabei descobrindo a Solução, mas não entendi porque isso ocorreu.

Eu coloquei o amplificador pra tocar, e como ja era de se esperar lá estava, um som estalado que acontecia junto ao impacto do grave. Como este meu amplificador é muito simples e não tem uma serie de filtros como os amplificadores mais robustos tem, foi a primeira coisa que comecei a investigar. Primeiramente adicionei um capacitor ceramico de 33pf entre a base e coletor de "Q3", Chegou a amenizar um pouco, mas após elevar a tensão para +-50V voltou a acontecer. Adicionei 2 resistores de 100omhs dos emissores dos transistor da etapa de pré-saida (Q1 , Q2) para a saida, e fiz isso porque quase todo amplificador tem isso, porém isso só tornou meu amplificador absurdamente instável. Quando eu tentava ligar ele na lâmpada de serie 40W ele desbalanceava a corrente de alimentação ocasionando uma despolarização, só ligava se fosse na de 150W, Daí eu decidi recomeçar tudo. Removi todas as modificações e deixei o projeto como original. Coloquei o danadinho pra tocar em 2 Ohms para que o estalado ficasse o máximo explicito, e comecei a investigar por algum aquecimento, ou resistor aberto, e foi ai onde tudo aconteceu. Quando eu coloquei o dedo no corpo do transistor de Ganho "Q3", o estalado sumiu, e quando eu tirava o dedo voltada. Então eu tentei colocar um mini dissipador aterrado com isolador entre eles, Isso amenizou, mas não melhorou, até que por fim eu deduzi que poderia ser alguma indução entre o corpo de Q2 e Q3. Como minha ultima carta que eu tirei da manga, eu tirei ele da placa, e com 3 fios eu instalei ele no mesmo dissipador dos transistores de saída e voalá! Sumiu! 

No Mais, Obrigado a todos pela ajuda. Vocês me fizeram melhorar muita coisa nesse projeto! Inclusive me encorajaram a fazer um amplificador com CI 4558 no lugar de Par diferencial!606631063_Semttulo.png.e0caaeba540776ed1743853adfd0118e.png.fcded1223ddce2b89010a8b0b137fe79.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Ronyelson Lira na verdade quem deveria estar junto ao dissipador os diodos D1 e D2. A função deles é estabilizar o circuito de acordo com a temperatura dos transistores de saída. 

Quando você colocou o transistor Q3 no dissipador ele faz a função parecida, controlando a corrente dos transistores de saída. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 01/11/2020 às 23:17, Renato.88 disse:

@Ronyelson Lira na verdade quem deveria estar junto ao dissipador os diodos D1 e D2. A função deles é estabilizar o circuito de acordo com a temperatura dos transistores de saída. 

Quando você colocou o transistor Q3 no dissipador ele faz a função parecida, controlando a corrente dos transistores de saída. 

Sim, de verdade, Eu tenho a ciência de que D1 E D2 fazem esse ajuste automático de bias junto a esse danadinho ai. Eles já estão no dissipador. Uma dica que eu dou sobre isso é que colem os diodos nos transistores ao invés de colocar no dissipador, Pois como sabemos os transistores aquecem mais rápido do que conseguem transferir calor, ou seja, se algum tipo de som fizer os mesmos trabalharem a todo vapor, os diodos vão demorar a sentir o calor real dos transistores. coloquei D1 no PNP e D2 no NPN de saida. O Amplficador trabalha geladinho :) 

Muito Obrigado pela dica! Tu é 10!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!