Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Como remover estalos de um amplifcador Complementar


Ir à solução Resolvido por Ronyelson Lira,

Posts recomendados

Olá Pessoal. Sou novo aqui, e sou novo no mundo da eletronica, mas ja manjo o suficiente pra levar uns puxões de orelha hahahaha!
Bem, Estou com um amplificador Complementar (2sa1943 + 2sc5200) na saida. 
Eu sempre montei ele soldando uma peça na outra, sem placa (Sim, ficava horrivel, mas funciona que é uma maravilha), só que agora eu fiz a PCB desse danado e venho enfrentando um problema e tanto. Quando ele chega ao nivel de plena carga tocando musica, ele simplesmente fica estalando com o grave (Tipo ao invés de só fazer tum tum tum ele faz "clac" junto ao TUM) Lembra um som rasgando.
Estou enviando minha PCB junto ao Esquema, lembrando que eu sou iniciante então me perdoem se eu vacilei em algo!

OBS: no circuito mostra que estou usando um capacitor de 100 na entrada, quando na realidade seria um de 10uf

todos os capacitores são de 50V

 

606631063_Semttulo.png.e0caaeba540776ed1743853adfd0118e.pngaa.png.1d65d270cce6706863d77f03b67742e9.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Até onde eu sei, o amplificador diferencial é instável quando feito com transistores discretos, ficando assim restrito a circuitos integrados. Um CI de amplificador operacional é a alternativa padrão em se tratando de PCBs spacer.png.

 

 

 

Recomendo focar em um estágio EC para pré-amplificação de tensão e depois no estágio desejado de classe AB de simetria complementar. Sempre realize simulações para verificar respostas em frequência e distorções spacer.png.

 

 

 

Sobre o layout da PCB, faça um derramamento ou polígono de cobre no seu CAD. Depois conecte o terra de sinal (referência arbitrada para as tensões) às áreas cobreadas via jumpers, já que as suas trilhas ficam só de um lado da placa. Essa boa prática ajuda a eliminar o ruído de áudio.

 

 

 

Espero ter ajudado spacer.png.

  • Amei 1