Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Proteção adequada para rede elétrica


Ir à solução Resolvido por NIGHT FALL,

Posts recomendados

Salve! Acabei de comprar um pc e tenho pouco conhecimento de informatica e elétrica. Quero montar uma rede elétrica segura para não ter problemas.

Eu pesquisei na internet e achei até algumas informações boas a maioria nesse site então resolvi me cadastrar, vi que não recomendam muito o uso de estabilizador, mas de um filtro de linha, porém eu gostaria de saber como identificar um bom filtro em uma loja física, quais marcas são boas e uma fonte segura para comprar na internet.

 

Gostaria de saber também se posso ligar um filtro de linha em uma extensão comum, se posso usar qualquer tipo de estabilizador e qualquer tipo de filtro para qualquer computador ou tem um adequado para cada configuração de computador, no caso dos estabilizadores eu vi no site da kabum que cada estabilizador tem uma potencia diferente por exemplo:

 

Especificações:
- Potência: 300VA
- Frequência: 60 Hz
- tensão: 115V (entrada e saída)

 

A configuração do meu pc é a seguinte:

Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (4.0GHz Turbo) 4/4 C/Cooler AM4 C/ Video

placa-mãe Asus Prime A320M-K, AMD AM4

Memória DDR4 OLOy Owl Black, 16GB, 3200MHZ, ND4U1632161DJ0SA

HD Western Digital Caviar Blue 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS001

Gabinete Gamer Vinik Lynx RGB, Mid Tower, Lateral Acrílico, Black, Sem Fonte

 

Fico agradecido por qualquer ajuda que vocês possam me dar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Vamos lá:

6 minutos atrás, daniel gentil disse:

eu gostaria de saber como identificar um bom filtro em uma loja física

há menos que o filtro de linha seja transparente, como alguns da iClamper, é quase impossível saber só de olhar. Teria que abrir ele e analisar a qualidade das barras de cobre e a segurança que esse fio passa. A única marca que você vai ter certeza que vai comprar um produto da melhor qualidade possível, é a iClamper mesmo

 

8 minutos atrás, daniel gentil disse:

Gostaria de saber também se posso ligar um filtro de linha em uma extensão comum,

Se a extensão tiver fios capazes de aguentar a energia, você pode sim ligar o filtro de linha na extensão comum.

 

9 minutos atrás, daniel gentil disse:

se posso usar qualquer tipo de estabilizador e qualquer tipo de filtro para qualquer computador

Não se usa estabilizador em pc pelo seguinte motivo: O estabilizador previne que o produto que está enfiado nele exploda caso haja uma grande descarga elétrica. As fontes já fazem essa mesma função, então na verdade você estaria atrapalhando o funcionamento da sua fonte inserindo um estabilizador. Já o filtro de linha tem a intenção de manter a quantidade de energia que vai pro seu pc. Algo que algumas pessoas chamam aqui no fórum de "energia limpa". Filtro de Linha tem uma ótima função em PCs enquanto estabilizador só piora a situação.

11 minutos atrás, daniel gentil disse:

tem um adequado para cada configuração de computador, no caso dos estabilizadores eu vi no site da kabum que cada estabilizador tem uma potencia diferente

Não compre estabilizador para computador. Eu colocava meu antigo PC num estabilizador quando ainda era leigo e o estabilizador vivia disparando porque a potência dele não era capaz de suprir a energia que meu PC consumia. Então precisaria de um estabilizador mais potente que custaria quase o preço do meu computador. Isso porque minha fonte era de 400W. Imagino que deva sair bem caro um estabilizador para aguentar 500W.

Em resumo, compre um filtro de linha. Estabilizador mais atrapalha do que ajuda e posso te garantir que se você comprar um estabilizador você vai ter tanta dor de cabeça que você vai preferir colocar seu PC direto na tomada do que ficar usando o estabilizador.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

20 minutos atrás, daniel gentil disse:

filtro

Pessoal recomenda os filtros da marca iClamper.

20 minutos atrás, daniel gentil disse:

estabilizador

Não utilize nenhum tipo de estabilizador.

20 minutos atrás, daniel gentil disse:

Especificações:
- Potência: 300VA
- Frequência: 60 Hz
- tensão: 115V (entrada e saída)

Esquece estabilizador, só atrapalha o trabalho da fonte por diversas razões.

 

20 minutos atrás, daniel gentil disse:

Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS001

Essa fonte é decente pra sua configuração, ainda mais sem uma placa de vídeo dedicada.

 

20 minutos atrás, daniel gentil disse:

Gostaria de saber também se posso ligar um filtro de linha em uma extensão comum,

Melhor ligar direto na tomada, usando extensão muito longa pode gerar um campo eletromagnético forte o suficiente pra causar problemas. Se for uma extensão curta não há muito com o que se preocupar.

 

20 minutos atrás, daniel gentil disse:

site da kabum

Lembre-se de que vivemos em um mundo capitalista, não é porque a empresa/loja vende o produto que ela atesta sua qualidade e/ou recomenda o seu uso. A Kabum vende estabilizador porque as pessoas acham que é algo bom, quando na verdade não é. Ela não se importa com os malefícios que este tipo de equipamento pode causar no seu PC, desde que ela ganhe dinheiro com a venda delas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Acvale7 disse:

pode gerar um campo eletromagnético forte o suficiente pra causar problemas

Se não for uma conexão aterrada, você tem razão. Fora que teria que ser uma extensão beeeeem grande pra causar problemas reais. Coisa de mais de 10 metros. E se ele usasse uma extensão e tivesse problema de eletromagnetismo, o filtro de linha ia basicamente anular os efeitos que o PC teria.

4 minutos atrás, Acvale7 disse:

A Kabum vende filtros de linha porque as pessoas acham que é algo bom, quando na verdade não é.

Acho que você se confundiu e na verdade quis dizer estabilizador.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Solução
11 minutos atrás, daniel gentil disse:

Eu pesquisei na internet e achei até algumas informações boas a maioria nesse site então resolvi me cadastrar, vi que não recomendam muito o uso de estabilizador, mas de um filtro de linha

 

 

O filtro de linha é apenas uma proteção extra, uma fonte de qualidade já está preparada para lhe dar com as oscilações da rede elétrica.

Assim como boas fontes de alimentação a única forma de saber a qualidade do filtro é através da marca e modelo que já tenham sido testados e aprovados em algum tipo de teste.
Os melhores filtros atualmente são da Clamper.

O ideal é ter também aterramento na tomada onde for ligado o filtro.

 

Clamper 8
Clamper 5

 

19 minutos atrás, daniel gentil disse:

Gostaria de saber também se posso ligar um filtro de linha em uma extensão comum

 

O próprio filtro já tem o cabo grande, a não ser que sua tomada seja bem distante do equipamento não há necessidade de ligar em outra extensão.

 

20 minutos atrás, daniel gentil disse:

se posso usar qualquer tipo de estabilizador

 

Esqueça isso, estabilizador é um lixo tecnológico que não serve pra absolutamente nada, boas fontes de alimentação devem ser ligadas diretamente na tomada.

 

image.png.459fcb397cd60fd0c5771d98f1e2ac84.png

 

24 minutos atrás, daniel gentil disse:

A configuração do meu pc é a seguinte:

Processador AMD Ryzen 3 3200G 3.6GHz (4.0GHz Turbo) 4/4 C/Cooler AM4 C/ Video

placa-mãe Asus Prime A320M-K, AMD AM4

Memória DDR4 OLOy Owl Black, 16GB, 3200MHZ, ND4U1632161DJ0SA

HD Western Digital Caviar Blue 1TB, Sata III, 7200RPM, 64MB

Fonte Redragon RGPS 500W, 80 Plus Bronze, PFC Ativo, GC-PS001

Gabinete Gamer Vinik Lynx RGB, Mid Tower, Lateral Acrílico, Black, Sem Fonte

 

Fico agradecido por qualquer ajuda que vocês possam me dar.

 

Como já dito a ideia do filtro é funcionar como uma proteção extra, até porque ele é mais barato que a fonte, então caso sofra alguma descarga e venha a queimar você pode simplesmente descarta-lo e continuar usando o pc até comprar outro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

Acho que você se confundiu e na verdade quis dizer estabilizador

Sim, corrigi já, obrigado.

2 minutos atrás, RaphiaelGamer disse:

Se não for uma conexão aterrada, você tem razão. Fora que teria que ser uma extensão beeeeem grande pra causar problemas reais. Coisa de mais de 10 metros. E se ele usasse uma extensão e tivesse problema de eletromagnetismo, o filtro de linha ia basicamente anular os efeitos que o PC teria.

6 minutos atrás, Acvale7 disse:

Sim, existem extensões enormes, de 20-30m. Se ele usar uma dessas e deixar ela enrolada no escritório pode gerar problemas sim, já se o filtro vai segurar depende da qualidade do mesmo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daniel gentil Em loja física é muito raro encontrar filtros de qualidade. Aqui na minha cidade a WAZ é distribuidora oficial da clamper, então ainda se tem essa opção, mas é raro de se ver isso. Recomendo que entre no site da clamper e compre seus produtos por ele. Inclusive eles tem DPS para instalação junto com os disjuntores da residência. Para seus aparelhos tem uma infinidade de modelos de DPS, modelos para maior e menor corrente, com proteção do cabo da TV e de rede, etc. Sobre o estabilizador, recomendo que nunca utilize um para qualquer finalidade que seja, pois ele reduz a vida útil do PC e de qualquer outro equipamento moderno. A explicação que o colega @RaphiaelGamer foi um pouco confusa e errou em alguns pontos, mas o fato é que o estabilizador reduz a vida útil dos equipamentos e é isso que você deve ter em mente. Se quiser esclarecer como isso funciona, recomendo o setor de fontes e energia aqui do fórum (fica na página principal). Leia os tópicos fixos e entenda.

  • Curtir 1
  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

36 minutos atrás, daniel gentil disse:

se posso usar qualquer tipo de estabilizador

Se você já viu aqui no fórum que não recomendamos o uso de estabilizadores, então porque iriamos recomendar essa praga para estragar o seu pc, contraditório.

 

Use apenas filtro de linha de qualidade, como os da marca Clamper que tem o Energia 8 e Energia 5.

 

Dependendo da sua região vai achar filtro de linha Clamper só online mesmo.

 

Até pode usar em extensão, mas lembre que precisa ter Aterramento na tomada, e a extensão ter 2 polos e o Terra também para uma maior proteção.

 

 

Eu uso o filtro de linha Clamper Energia 8 no meu pc, e tenho outro na minha TV, são praticamente 3 equipamentos ligados em cada um desses filtros de linha que tenho em casa.

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, daniel gentil disse:

Gostaria de saber também se posso ligar um filtro de linha em uma extensão comum

Se seu PC está fixo em um local e não tem tomada próxima, recomendo que compre o cabo elétrico de bitola adequada e passe ele via rodapé, instalando uma tomada externa perto do PC. É assim no meu escritório e é muito mais seguro que extensão. Esteticamente ficará tão bom quanto você quiser que fique, mas se bem feito ficará muito mais seguro.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 horas atrás, WOZ Dods disse:

Se seu PC está fixo em um local e não tem tomada próxima, recomendo que compre o cabo elétrico de bitola adequada e passe ele via rodapé, instalando uma tomada externa perto do PC. É assim no meu escritório e é muito mais seguro que extensão. Esteticamente ficará tão bom quanto você quiser que fique, mas se bem feito ficará muito mais seguro.

você saberia me informar a bitola adequada? 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@daniel gentil Depende da quantidade de eletrônicos que você pretende conectar na outra ponta. Não sei a bitola adequada sem consultar meu pai antes, cuja especialidade é eletrônica. Nas lojas de BH que visito para comprar meus cabos, conectores e tomadas, costumo perguntar para quem está mais habilitado no recinto. Se quiser uma resposta de qualidade, o fórum tem espaços adequados. 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!