Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HP Envy m6-ae151dx upgrade de memória


Kisaraki

Posts recomendados

Olá!

 

Estou querendo trocar a memória RAM de um notebook, mas ainda sou uma pessoa um tanto leiga nesse sentido, e tenho algumas dúvidas sobre isso, principalmente envolvendo a compatibilidade.

 

O notebook tem 6 GB de RAM DDR3 e tem dois slots, um de 4 GB e outro de 2 GB.

Estou pensando em comprar um slot de 16 GB de RAM DDR4, que, no caso, é uma HyperX Impact.

 

 

Minhas dúvidas são:

 

1. Posso deixar um dos slots de memória RAM ocupado com o que já tem lá, e trocar o outro slot pela memória nova? Tem algum problema??? Lembrando que a memória antiga e a nova que pretendo comprar têm ambas especificações diferentes (afinal, uma é DDR3 e a outra DDR4). Caso isso não seja possível, tem problema deixar um slot de memória vazio??? Deixar um slot vazio prejudica o desempenho de alguma forma?

 

2. Quais especificações no meu notebook e na memória nova devo observar para saber se ela é, de fato, compatível com meu notebook? Me parece que a memória nova vai encaixar perfeitamente em um dos slots, só saber disso já é o suficiente?

 

3. RAM de 16 GB vai deixar o notebook com um baita desempenho? Embora o meu tenha 6 GB, ele é relativamente lento e trava bastante, e nunca consigo deixar muitas coisas abertas sem travar (até rodando só o navegador ele já trava bastante). Até para jogar jogos leves tenho dificuldades às vezes. Meu notebook tem um processador i5. Queria rodar coisas mais pesadas, mas não tenho o dinheiro para comprar outro computador melhor; e o meu notebook não está exatamente ruim, ele só precisa ser melhorado para não me deixar mais na mão. Já vou trocar o SSD, o que provavelmente vai melhorar a velocidade (fiz isso no notebook de uma pessoa e deu para perceber uma diferença absurdamente alta em relação ao HD). E em relação ao desempenho no geral, essa RAM já vai ser o suficiente? Não queria ter que trocar o processador também.

 

 

Desde já, agradeço imensamente!!!

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Kisaraki Vamos lá, DDR3 e DDR4 não se misturam. São como água e óleo. Usam padrões diferentes inclusive no encaixe.

 

Geralmente os notebooks DDR3 suportam até 16GB totais em dois módulos de 8GB cada.

 

Um salto de 6GB para 16 GB totais + um SSD vai deixar com certeza seu notebook bem mais esperto para trabalhar, abrir muitas abas no navegador e em planilhas, apresentações etc. Você não ganha poder no processador, então não espere milagres nos jogos, embora o SSD pode sim diminuir sensivelmente os tempos de carregamento.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

vou explicar de forma bem grosseira de como as duas memorias não podem ser colocadas juntas, o DDR pode ser visto como um encaixe, DDR3 e DDR4 são encaixes diferentes então não da pra você colocar um no outro, é tipo tentar abrir uma fechadura comum com tetra chave.

Quando você vai colocar ou trocar memoria você tem que estar atento a algumas coisas, primeiro é o DDR se é DDR3 ou DDR4, segundo é o tamanho que o seu notebook aguenta, geralmente pode ser visto no site da fabricante dele e a frequência da memoria, quando se utiliza frequências diferentes a maior tende a trabalhar na frequência da menor. Outra coisa não tem problema usar a memoria de diferentes tamanhos, apenas se recomenda utilizar 2 memorias do mesmo tamanho e mesma frequência para habilitar o dual channel que permite a leitura simultânea.

Se você quer melhorar seu notebook recomendo pegar duas memorias 8gb DDR3 ou apenas mais 1 de 4GB DDR3 pra fazer o dual channel com a maior que você tem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
10 minutos atrás, Kisaraki disse:

@XDRZ

Obrigado pela resposta!

 

Você disse que notebooks DD3 suportam até 16 GB em dois módulos de 8 GB. Sendo esse o caso, eu deveria comprar duas "plaquinhas" de 8 GB se quisesse chegar em 16 GB? A que eu estava pensando em comprar vem em módulos de 1x16 GB.

Você precisa confirmar se o seu notebook suporta. Varia muito de modelo para modelo. Geralmente o fabricante informa isso. Se tiver o modelo fácil podemos tentar te ajudar.

5 minutos atrás, PatrickMatos disse:

 ou apenas mais 1 de 4GB DDR4 pra fazer o dual channel com a maior que você tem.

O notebook dele é DDR3. Acho que você se confundiu ao fazer esta sugestão.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@PatrickMatos Explicou explicou, mas indicou memória DDR4 no final. Sugiro que corrija.

 

@Kisaraki Como o @XDRZ já disse, você tem que usar memórias DDR3, somente. A acrescentar digo apenas que kingston/hyperX não são as melhores opções do mercado hoje. Recomendo muito que compre das marcas G.Skill, Geil, Patriot, Corsair, Crucial e/ou Adata/XPG. Use o link para filtrar os preços na Kabum.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Agradeço pelas respostas!

 

O modelo do notebook é HP Envy m6-ae151dx

 

 

Estava olhando o link da Kabum que o @WOZ Dods mandou e surgiu mais uma dúvida:

Com relação à frequência da RAM, tanto faz qual eu compro? Ou eu preciso olhar alguma configuração no meu notebook para saber se é alguma frequência específica?

 

Estou pensando em pegar duas DD3 de 8GB, como o @PatrickMatos indicou.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

22 minutos atrás, Kisaraki disse:

Agradeço pelas respostas!

 

O modelo do notebook é HP Envy m6-ae151dx

Esse? - https://support.hp.com/in-en/document/c04866069

 

Core i5 5200U suporta até 16GB de RAM DDR3.. Mas atenção: é DDR3L.. Existe DDR3 comum, que usa 1.5V pra funcionar e existe DDR3L, que usa 1.35V pra funcionar.. Em tese, seu PC usa a segunda.. Use o programa CPU-Z.. Na guia "SPD", você consegue informações detalhadas das memórias instaladas no seu PC, o que facilitaria pra gente..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kisaraki Duas DDR3 são a melhor pedida, mas seu note tem que suportar dois módulos de 8 GBs. Se não tiver essa informação no manual ou página do produto, entre em contato com o fabricante antes de comprar para não passar raiva tendo que devolver depois.

 

No geral, quanto maior a velocidade melhor, mas pagar muito mais caro por isso não costuma ser a melhor opção. 

 

As melhores opções hoje são esta se for comprar apenas um módulo: https://www.kabum.com.br/produto/111920/mem-ria-patriot-signature-8gb-1x8gb-1600mhz-ddr3-p-notebook-cl11-psd38g1600l2s

 

Ou estas se for comprar o par (já vem um par no kit): https://www.kabum.com.br/produto/110908/mem-ria-corsair-value-select-para-notebook-16gb-2x8gb-1600mhz-ddr3l-c11-cmso16gx3m2c1600c11

Descarte esse último link, sai muito mais caro. Pensei que era 479 reais, mas é 579. Muito melhor comprar duas patriot que tem o mesmo nível de qualidade e custam bem menos.

 

@RS Faria Ambas as memórias que indiquei são L. No geral estaria seguro de comprar então.

 

@Kisaraki Se for usar o CPU-Z, baixe por este link: https://www.cpuid.com/downloads/cpu-z/cpu-z_1.95-en.exe

Corrigi meu ultimo post para remover as memórias corsair que estão com preço absurdo. Favor desconsiderar o link. Opte pelas Patriot.

Corrigi o primeiro link também... Estava para a pesquisa, não para o produto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sim @RS Faria, é o notebook deste link que você mandou. Obrigado! Estou anexando os prints do que apareceu para mim no CPU-Z.

 

E obrigado mais uma vez @WOZ Dods! Sinceramente, não achei se o note suporta dois módulos de 8 GB. Vou entrar em contato com o fabricante então, como você orientou. E obrigado pelas sugestões de produto! Não faz diferença então entre comprar duas 1x8GB e uma 2x8GB? Bem grande as diferenças entre os preços da Patriot e da Corsair hein, hehe.

cpuz-ram-slot1.png

cpuz-ram-slot2.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Kisaraki Suas memórias estão rodando a 1600? Na aba Memory você consegue ver. Se estiverem, ótimo, pois assim vai usar todo o potencial das memórias novas. Suas memórias atuais são single rank 1.35V, as que indiquei são todas dual rank de 1.35V. Tem que ver se seu note é compatível, pois já tentei fazer upgrade em note que só suportava single rank e nem ligou com memórias DR. 


Pesquisando aqui o site da crucial e o new egg dizem que o seu note é compatível com DR de 8GBs... Não sei se são informações confiáveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza então. Acho que não tenho mais dúvidas. Agora tenho uma noção bem melhor do que procurar no mercado e do que comprar.

 

Só me resta entrar em contato com o fabricante para saber se o note de fato suporta dois módulos de 8GB e se é compatível com dual rank mesmo, para ter certeza que não vou passar dor de cabeça depois.

 

Agradeço imensamente a todos que me responderam e ajudaram!!!! Agradeço por todas as sugestões e informações. Todas as respostas me ajudaram um monte!

E agradeço especialmente ao @WOZ Dods, que foi muito atencioso.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador

@Kisaraki Tudo bem jovem?

 

20 horas atrás, Kisaraki disse:

Quais especificações no meu notebook e na memória nova devo observar para saber se ela é, de fato, compatível com meu notebook? Me parece que a memória nova vai encaixar perfeitamente em um dos slots, só saber disso já é o suficiente?

Os amigos já te ajudaram sobre essa questão.

 

20 horas atrás, Kisaraki disse:

RAM de 16 GB vai deixar o notebook com um baita desempenho?

Não vai. Seu processador tem foco em economia de energia. recomendaria focar em 8GB, adquirindo mais um pente de 4GB com especificações idênticas ao que você já possui.

 

20 horas atrás, Kisaraki disse:

Até para jogar jogos leves tenho dificuldades às vezes

Se isso ocorre por falta de processamento ou por falta de desempenho de vídeo, mais memória não mudará a situação.

 

20 horas atrás, Kisaraki disse:

Já vou trocar o SSD, o que provavelmente vai melhorar a velocidade (

Isso sim vai mudar o uso do seu notebook.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!