Ir ao conteúdo

Posts recomendados

Postado

Olá, pessoal
Eu tenho um antigo PC da Positivo parado aqui em casa. Estou procurando dar um upgrade nele por questões de apego. Atualmente a cfg dela é a seguinte:

Placa-mãe: POS-AG31AP(P5KPL-VM) 

Processador: Intel Dual Core E5300 @2.60GHz, LGA775

Memória RAM: 1 pente de 2GB e 1 de 1GB. Ambos DDR2. O máximo suportado é 4GB
Fonte: não lembro a potência
Placa de Vídeo: onboard, mas o slot é PCI-E x16

E eu gostaria de atualizá-lo para o seguinte:

Processador: Intel Quad Core Q9400 @2.66GHz, socket LGA775

Memória RAM: comprar um pente de 2GB DDR2 para fechar os 4GB totais

Placa de Vídeo: AMD Radeon R5 220 2GB DDR3

Eu gostaria de saber se as novas configurações estão boas, e se a placa de vídeo dará gargalo com o processador e a RAM. Fiz pesquisas na internet, sem sucesso

Pretendo utilizar o PC para coisas simples, como office, pequenos projetos no AutoCAD 2D e jogar CS: 1.6, CS:GO e outros similares

Não pretendo gastar muito dinheiro também. É só porque estou apertado e precisando usar alguns programas nesse PC atualmente fraquinho

Obrigado

Postado

@backfluiz ola.

Recomendo verificar se a sua placa-mãe suporta esse processador. Se não me falha a memória, esse Q9400 pede 95w, e nem toda placa-mãe LGA775 entrega essa potência.

17 minutos atrás, backfluiz disse:

Eu gostaria de saber se as novas configurações estão boas, e se a placa de vídeo dará gargalo com o processador e a RAM. Fiz pesquisas na internet, sem sucesso

Eu creio que a configuração atenda a demanda que você mencionou. Sobre gargalo, se este Q9400 for realmente compatível, ele leva até uma R7 260 sem gargalos, então a R5 220 será tranquilidade total.

• Membro VIP
Postado

Lembrando que a R5 220 só presta pra dar vídeo mesmo, é igual uma GT210 da vida. Dependendo do preço não compensa. Tem que ver o preço deste CPU tmb.
Enfim, boa sorte!

Postado

@Otávio Furoni A minha intenção era fazer outro setup, mas fiquei desempregado. Posso investir algum dinheiro pra fazer upgrade como quebra-galho mesmo. Se nao puder jogar, nem ligo. Só queria tirar a lentidão dele

@Faust0 de fato o TDP é 95W e o atual processador possui 65W, mas o soquete do Q9400 é 775 também

Descobri por esse site: https://ark.intel.com/content/www/us/en/ark/products/35365/intel-core-2-quad-processor-q9400-6m-cache-2-66-ghz-1333-mhz-fsb.html

@Phoenyx Eu achei uma por 200 reais, nova e com nota fiscal.

Já o processador Q9400 é 53 reais, mas no AliExpress

Postado

@backfluiz Olha, eu uso um Q6600 e uma GT 1030 com 4GB DDR3 e consigo jogar até que bastante coisa, com um bom fps (limitado pelo processador. Talvez um xeon equivalente ao q9650 diminua esse gargalo) mas como @Faust0 disse, tem que ver se sua placa-mãe suporta o q9400 antes de sair comprando (e saiba que ele esquenta mais que um Pentium / core 2 duo ou seja, um cooler melhor também seria bom)

Eu acho que a R5 220 limitaria mais o setup do que o próprio core 2 quad, que encara uns jogos leves ainda. Mas tudo depende do preço, ou seja, quanto você vai (ou pretende) pagar nesses upgrades?

• Membro VIP
Postado

@backfluiz O soquete é indiferente, existem placas LGA775 que não aceitam processadores de 45nm, outras não suportam FSB acima de 1066MHz, e por aí vai.
Mas já consultei a sua placa no site da ASUS e ela dá suporte sim aos 45nm e FSB1333 que o C2Q 9400 exige.

A pergunta é: Compensa? Tem que ver os valores destas peças aí, porque isso é tecnologia de 15 anos atrás. Tu não vai ter um computador da NASA com estas mudanças, pelo contrário, ainda será um PC bem fraquinho pra atualidade.

12 minutos atrás, backfluiz disse:

Eu achei uma por 200 reais, nova e com nota fiscal.

Já o processador Q9400 é 53 reais, mas no AliExpress

Não compensa. Pega no Aliexpress uma 650TI, HD7770, R7 260X, todas em torno dos ~350 mangos.

Tenha fonte de alimentação decente.

Postado

Obrigado, confrades

Por fim, resolvi que não vale a pena gastar tanto dinheiro com esse setup ancião. Devo colocar apenas o processador, ou um pente de RAM.

Obrigado pela atenção de todos!

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

• Criar novo...