Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Lampião LED - LED 725 - Não liga e resistor esquentando muito.


mvrochabh
Ir à solução Resolvido por Thiago Miotto,

Posts recomendados

Galera, boa noite.

Se alguém puder me ajudar.

Tenho um lampião de LED marca Albatroz LED 725. 

Fiz as trocas de todos os componentes conforme abaixo. Mas há 2 resistores que quando peguei, não dava pra saber a resistência deles por estar muito queimado.

No lugar do resistor R3, coloquei um de 1K, e no R4 coloquei algo em torno de 2K. 

Ligando na tomada, o resistor R3 esquenta a ponto de queimar. Mesmo deixando o R4 aberto, continua equentando. 

Como saber o valor correto de R3 e R4, e como descobrir o motivo do problema?

WhatsApp Image 2021-08-02 at 21.15.47.jpeg

WhatsApp Image 2021-08-02 at 21.15.47 (1).jpeg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto Obrigado pelo retorno. As trilhas da placa estão normais. só tem trilha do lado oposto aos componentes.

3 pernas, você diz os transistores? Troquei todos os 3.

Próximo ao R3, só não troquei o diodo e o capacitor. O diodo, testei ele e a princípio está ok. 

Ímagino que o problema deva ser as resistências erradas de R3 e R4, já que não tenho as medidas originais pois estava impossível identificar por estarem queimados.

Tentei procurar pelo esquema elétrico desse projeto, mas não encontrei. 

 

Tentar desenhar, e ver o que consigo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

led-725.jpg.770f5dadf7f09e0a2e9c0bf1af89364b.jpg

 

Aqui e acolá aparecem foristas querendo aprender a acender conjuntos de LEDs em AC. O bolo que já vem pronto são as lâmpadas tubulares e de bulbo, com seus respectivos drivers. Agora, pela primeira vez, tomo conhecimento da existência desses lampiões. Muito atrativa, ao autodidata, a plaquinha em PTH! O proprietário que doasse material para uma engenharia reversa completa, fotos detalhadas das placas e do resto do circuito (de LEDs), daria uma valiosa contribuição ao Fórum. Por mais simples que as coisas se mostrem ser...

 

 

PS.: depois eu vi que tem bateria no meio... ainda assim continua interessante.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm se entendi bem o que quis dizer, quer que coloque fotos detalhadas da placa para engenharia reversa?

Se sim, é neste post ou crie um post especifico para isto?

@Thiago Miotto Li o post como um todo e tentei aproveitar algumas dicas.

- Isolei tanto a bateria quanto a placa de LED, mesmo assim o resistor continua esquentando.

 

Sobre identificar os componentes, não acredito ser possível pois ninguem fala a lista dos comonentes da placa. apenas valores de alguns resistores, entao fica complicado comparar e identificar valores para a minha.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O link que o @alexandre.mbm colocou, usa resistor de 240k se enxerguei bem e não estou viajando.
Perceba no meu link, que tb é usado resistores de bem mais resistência.
Pode começar por aí



Outra coisa, tira uma foto de melhor qualidade da placa de base dos leds. Tem resistores lá e precisaria saber o valor dos mesmos para bolar algum esquema com as mesmas

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mvrochabh , eu apenas estou "sugerindo". Um conjunto de fotos completo pode não ser necessário para você ter sua demanda resolvida. Por outro lado, minha sugestão não significa eu firmar um compromisso com a obtenção de respostas. Eu só acho que o projeto concreto do lampião é uma boa oportunidade de aprendizado e comunicação, para todos os foristas. É curioso como o Fórum tem sido movimentado majoritariamente "em volta de" LEDs.

 

Já que você tem em curso a demanda pela resolução do Tópico, a postagem seria aqui mesmo.

 

Como é que seria?

 

– Boa iluminação

– Boa resolução e nitidez

– Fotos em ângulo reto das faces de cada placa

— Fotos ou recortes macro de quaisquer dizeres minúsculos, ou transcrevê-los (códigos de CI ou transistores, serigrafia, etc.)

– Fotos de ligações de fios

– Fotos, à altura (de qualidade) das demais, dos circuitos dos LEDs, quantas fossem necessárias para comunicar o projeto eletrônico

– Eliminação de sombras e pontos cegos usando imagens redundantes

 

Foto boa não significa arquivo grande!

 

@Thiago Miotto , minha intenção não foi insinuar que parte de um circuito se aproveita em outro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Thiago Miotto no fim das contas, o problema era a bateria igual esse link que mandou. Como a bateria estava com problemas, gerava uma sobrecarga nos 2 resistores, fazendo com que eles queimassem. 

Substitui por uma bateria de 3,7v, substitui os componentes avariados, e tudo está funcionando normalmente. 

O único ponto que não funcionou, é que há dois níveis de iluminação, mas apenas um nível está funcionando. 

Mas acabei não mexendo nisto pois não é relevante para mim.

Obrigado pela ajuda.

 

@alexandre.mbm  Segue desenho do circuito. Se achar que as fotos da placas são necessárias, me informe que irei tirar algumas para postar aqui ok?

 

image.thumb.png.30c995a4bac094d677923a02503125a1.png

  • Curtir 1
  • Amei 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@mvrochabh , sua doação foi além do que eu pedi. Já entregou a coisa pronta. A utilidade das fotos seria agora apenas verificação.

 

Muito bom!

 

Fique à vontade para doar o que mais quiser doar. Você não tem obrigação de fazer essas doações, nenhuma. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@alexandre.mbm esse aí é o tipo de "carregador de bateria" que eu comentei num tópico sobre lanternas outro dia. 

Eu não achei a minha pra tirar foto, mas o esquema é igual esse. 

Nessa pelo menos colocaram a bateria do tipo chumbo ácido (menos crítica na recarga). 

 

Em 12/08/2021 às 09:10, mvrochabh disse:

Substitui por uma bateria de 3,7v, substitui os componentes avariados, e tudo está funcionando normalmente. 

Por enquanto.... 

Já que o problema é a maneira que a bateria é recarregada. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!