Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Trafo com 2 bobinas no secundário


fauzisp

Posts recomendados

Amigos, estou com um trafo aqui com as seguintes características: primário de 4 fios ... beleza!

Secundário com 2 bobinas, sendo 3 fios em cada uma, a saber:

Primeira bobina: 10 x 10 v (CT)

Segunda bobina: 13,5 x 13,5 v (CT)

Gostaria de saber TODAS as alternativas de tensão que podem ser obtidas com esse secundário.

Por exemplo: é possível tirar uma saída de 37 volts e uma saida de 33,5 volts? 

Se possível, como fazer as ligações?

Obrigado.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Thiago, a entrada eu já liguei, tudo certo. A questão é só no secundário. 

Sou meio leigo rsrsrs. Só não sei se posso "jampear" misturando bobinas na saida. por exemplo, pegando os 2 fios que dão 10v de uma bobina e juntando com 13,5v da outra bobina, para obter 23,5 volts.

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1º você precisa entender se são bobinas diferentes, ou pontos de uma mesma bobina. Com o transformador desligado veja qual fios a continuidade.

 

você pode juntar fios de bobinas diferentes:

Se você ligar jumpear o positivo de uma bobina no negativo da outra, terá o mesmo efeito de colocar pilhas em paralelo, ou seja, soma-se as voltagens
Se você jumpear os negativos e os positivos de mesma tensão, terá aumento da da carga (corrente), que o trafo pode consumir.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, fauzisp disse:

Só não sei se posso "jampear" misturando bobinas na saida. por exemplo, pegando os 2 fios que dão 10v de uma bobina e juntando com 13,5v da outra bobina, para obter 23,5 volts.

Pode fazer, mas tem que ter a mesma corrente. 

Se as bobinas tiverem fios de espessura diferentes não dá. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, Renato.88 disse:

Pode fazer, mas tem que ter a mesma corrente. 

Se as bobinas tiverem fios de espessura diferentes não dá.