Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

'ASRock a320m-HDV r4.0' dá pra ligar 2 fans direto nela?


Posts recomendados

sou novato e por isso posso estar perguntando coisas óbvias,

mas no manual mostra que ela tem 2 conectores de Chassis Fan,

um de 4 pinos(CHA_FAN1), e um de 3 pinos(CHA_FAN2)

eu estou montando o PC ainda e não liguei ele ainda, eu tenho 2 fans PICHAU FEATHER X  (de 74.5 CFM, não é RGB, só 1 cor fixa verde, e por mim deixaria tudo apagado)

 

minha pergunta é:

- eu posso conectar essas 2 fans direto nesses conectores da placa-mãe que vai funcionar? não preciso comprar Splitter/controlador/etc?

- tanto faz o conector de 3 ou 4 pinos pra conectar elas já que não são RGB? tanto faz ligar o que manda o ar pra dentro ou fora do gabinete em qualquer um deles?

- elas vão funcionar as 2 na mesma velocidade? (curva de velocidade baseado no aquecimento)

- teria como deixar as luzes delas desligadas? (lembrando que não são RGB, e sim só uma cor fixa)

 

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

- eu posso conectar essas 2 fans direto nesses conectores da placa-mãe que vai funcionar? não preciso comprar Splitter/controlador/etc?

Pode ligar, não precisa de nada extra.

 

Se a placa-mãe tem os conectores para os fans, é só ligar, não importa a quantidade de Pinos, a conexão é a mesma.

 

6 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

- tanto faz o conector de 3 ou 4 pinos pra conectar elas já que não são RGB? tanto faz ligar o que manda o ar pra dentro ou fora do gabinete em qualquer um deles?

Tanto faz.

 

Pode até ligar direto na fonte.

 

Se fosse fans RGB teria outro cabo ou até uma controladora própria.

 

6 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

- elas vão funcionar as 2 na mesma velocidade? (curva de velocidade baseado no aquecimento)

A que ligar no conector de 4 Pinos você pode até mexer na velocidade pela BIOS.

 

A de 3 Pinos é a própria placa-mãe quem controla.

 

7 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

- teria como deixar as luzes delas desligadas? (lembrando que não são RGB, e sim só uma cor fixa)

Não.

 

O sistema de iluminação passa pela placa do fan, mas não tem outro caminho de vinda até o led acender.

 

Já vi casos que quando o fan está com rotação baixa o Led desliga.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

eu posso conectar essas 2 fans direto nesses conectores da placa-mãe que vai funcionar? não preciso comprar Splitter/controlador/etc?

Sim pode desde que ainda tenho outro conector para o CPU FAN.

 

6 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

tanto faz o conector de 3 ou 4 pinos pra conectar elas já que não são RGB?

Sim já que não são RGB vai funcionar se fosse eu acho que ficaria em uma só cor talvez ou se a placa-mãe fosse moderna ela ia ter um aplicativo capaz de mudar.

@Rodrigo Cabral Resumo: Pode ligar sim FANS quase não me deram problemas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

14 minutos atrás, Elder Nauvirth disse:

A que ligar no conector de 4 Pinos você pode até mexer na velocidade pela BIOS.

A de 3 Pinos é a própria placa-mãe quem controla.

se uma delas ficar mais forte que a outra, sabe dizer em que lugar seria melhor deixar a mais forte? fazendo o ar entrar ou fazendo o ar sair?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

24 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:
  1. - eu posso conectar essas 2 fans direto nesses conectores da placa-mãe que vai funcionar? não preciso comprar Splitter/controlador/etc?
  2. - tanto faz o conector de 3 ou 4 pinos pra conectar elas já que não são RGB? tanto faz ligar o que manda o ar pra dentro ou fora do gabinete em qualquer um deles?
  3. - elas vão funcionar as 2 na mesma velocidade? (curva de velocidade baseado no aquecimento)
  4. - teria como deixar as luzes delas desligadas? (lembrando que não são RGB, e sim só uma cor fixa)
  1. Splitter ou HUB só é necessário se for utilizar mais do que duas ventoinhas, pois é o número de conectores que você tem para ventoinhas na placa-mãe. Cada conector suporta normalmente até quatro ventoinhas por splitter/HUB. O HUB que recomendo hoje é o FH-04 da deepcool.
  2. Tanto faz.
  3. Quem vai controlar a velocidade de ambas é a placa-mãe e você precisa configurar na BIOS o perfil de ventilação se não quiser que fique no padrão de fábrica.
  4. Se não é RGB, você só conseguirá desligar as luzes cortando os cabos que alimentam os LEDs.

A posição ideal de instalação das ventoinhas é sempre metade delas no painel frontal, metade no painel traseiro e no painel superior. As do painel frontal sempre jogam ar para dentro, as demais para fora.

2 minutos atrás, Rodrigo Cabral disse:

se uma delas ficar mais forte que a outra, sabe dizer em que lugar seria melhor deixar a mais forte? fazendo o ar entrar ou fazendo o ar sair?

Em um sistema que só tem duas o mais importante é o ponto de saída, que deve ser sempre atrás do gabinete antes de instalar outras no topo. Ainda sim você provavelmente terá ambas com a mesma velocidade a menos que mude o perfil de ventilação na BIOS.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!