Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

HD externo desconectando sozinho


vap25

Posts recomendados

Bom dia. Montei um PC gamer de entrada, ele é muito bom pelo custo-beneficio. Porém como não restou dinheiro para comprar o NVMe de 1TB, estou jogando com o HD externo de 1TB via USB 3.0. O problema é que esse HD fica se desconectando sozinho durante o download/instalação dos meus jogos (acima de 60GB) e isso corrompe a instalação e tenho que apagar a parte já baixada e começar do 0. Já mexi no plano de energia e desativei a suspensão seletiva de USB, já fui no gerenciador de dispositivos, cliquei em cada dispositivo do PC e desativei aquela opção "O computador pode desligar o dispositivo para economizar energia" na aba gerenciamento de energia, porém nada resolveu e acabei de perder 20GB baixados do GTA V na Epic Games Store Laucher.

 

Alguém sabe resolver isso? 

 

valeu!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Em alguns casos tem que utilizar um HUB com fonte para poder alimentar o HD.

 

Isso ocorre porque a porta nem sempre consegue manter o HD alimentado, pode ocorrer também o sintoma quando o HD está com indício de problemas, porque ao tentar remarcar setores existe um uso mais intenso do HD ele consome mais e gera o mesmo sintoma.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Boa noite, meu HD externo Samsung 1TB USB 3.0 fica se desconectando sozinho do computador desde que montei este PC. Por exemplo se eu estiver instalando um jogo, ele perde todo o progresso e tenho que começar de novo. Se eu estiver jogando um jogo armazenado nele, o jogo congela e fecha e normalmente dá algum erro. Já tentei de tudo para resolver isto, mas nada funcionou. Lista de tentativas :

 

Eu já :

 

- Formatei o HD e converti para de MBR para GPT

- Desativei a função de "permitir que o windows desligue o dispositivo para economizar energia" em TODOS os dispositivos do PC, um a um.

- Atualizei o driver do chipset (que no meu caso é o  AMD B450)

- Troquei de porta USB (meu PC tem as 3.0 frontais, as azuis traseiras e as verdes traseiras)

- Voltei para MBR

 

E infelizmente nada adiantou. Há mais algo a se tentar ou o próximo passo é apenas mandar para a assistência técnica? 

 

Obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vap25 Pra falar bem a verdade, você já tentou praticamente tudo que era provável, então eu ACHO que a porta USB não consegue passar toda a energia eu o HD precisa quando você esta instalando algo pesado ou jogando, o certo seria tirar o case do HD e conectar iguala computador mesmo, o cabo SATA da placa-mãe e o de energia da fonte, se mesmo assim ficar desconectando ai com certeza o problema é na HD e vai precisar arrumar ou trocar

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

56 minutos atrás, Pepse disse:

Poderia postar aqui uma foto do Crystal Disk Info com esse HD conectado? isso pode ser problema dele.

E se esse HD externo for uma Case, conecte outro HD pra ver se o problema não é a Case.

Claro!! Ele até é case, porém sem adaptação, ele não tem o sata, já abri ele pra ver e ele é direto na placa do HD em USB 3.0.

HD Samsung Comparção.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcelo_gs Eu já abri a case e ele não é adaptador sata pra usb, é direto usb na placa do HD.

1 hora atrás, Pepse disse:

Poderia postar aqui uma foto do Crystal Disk Info com esse HD conectado? isso pode ser problema dele.

E se esse HD externo for uma Case, conecte outro HD pra ver se o problema não é a Case.

"Saúdavel"

CrystalDiskInfo_20210827084341.png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

 

14 minutos atrás, vap25 disse:

@Marcelo_gs Eu já abri a case e ele não é adaptador sata pra usb, é direto usb na placa do HD.

Entendi, eu nunca usei HD externo para instalar coisas pois sempre tinha medo de algo do tipo acontecer, eu recomendaria usar um HD com conexões SATA e de energia para fazer instalação de jogos e eu também acho que é falta de alimentação como o @Pepse disse

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Pepse disse:

cara, esse seu problema me parece ser falta de alimentação, veja se o HD não tem um conector extra, e deixe na entrada verde.

Não tem... Só tem a USB (formato achatado esquisito) e a luz de indicação de operação.

@Marcelo_gs Pior que não é esse o problema, meu PC consome menos de 200w e a fonte tem 650w de potência. E quanto ao SATA, na verdade, melhor ainda, já escolhi o NVMe M.2 de 1tb porém falta dinheiro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, vap25 disse:

Pior que não é esse o problema, meu PC consome menos de 200w e a fonte tem 650w de potência.

Não necessariamente na fonte, mas a porta USB do seu PC não fornece alimentação suficiente para a HD, pelo que entendi ele só desconecta se esta instalando algo ou rodando um jogo nele certo?

Ou seja só desconecta quando ele está no pico, consumindo e esquentando, é como se fosse um mecanismo de defesa dele para não estragar, pois ou não está recebendo energia o suficiente ou está esquentando muito.

18 minutos atrás, vap25 disse:

E quanto ao SATA, na verdade, melhor ainda, já escolhi o NVMe M.2 de 1tb porém falta dinheiro.

Melhor ainda mas de um HD externo para um SSD SATA ja melhora 100x. Se for NVMe mais ainda mas sai um pouco mais caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Marcelo_gs disse:

Não necessariamente na fonte, mas a porta USB do seu PC não fornece alimentação suficiente para a HD, pelo que entendi ele só desconecta se esta instalando algo ou rodando um jogo nele certo?

Ou seja só desconecta quando ele está no pico, consumindo e esquentando, é como se fosse um mecanismo de defesa dele para não estragar, pois ou não está recebendo energia o suficiente ou está esquentando muito.

Faz sentido!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Em 27/08/2021 às 13:11, Marcelo_gs disse:

Não necessariamente na fonte, mas a porta USB do seu PC não fornece alimentação suficiente para a HD, pelo que entendi ele só desconecta se esta instalando algo ou rodando um jogo nele certo?

Ou seja só desconecta quando ele está no pico, consumindo e esquentando, é como se fosse um mecanismo de defesa dele para não estragar, pois ou não está recebendo energia o suficiente ou está esquentando muito.

Melhor ainda mas de um HD externo para um SSD SATA ja melhora 100x. Se for NVMe mais ainda mas sai um pouco mais caro.

Acabei de descobrir que não é isso. Ao iniciar o PC hoje, depois dos programas de iniciação, o HD desconectou e conectou de novo.... Sempre fazendo aquele barulho do windows.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite, há algum tempo estou tendo um problema PÉSSIMO com meu HD externo Samsung com USB 3.0 que uso para jogar, já que o meu SSD interno tem apenas 120GB de capacidade.... O HDD fica desconectando sozinho no meio do jogo, daí o jogo apresenta problemas e fecha.... E nas partidas fica como se eu tivesse saído antes de terminar, e posso até ser banido por fazer muito isso.... E eu já tentei de tudo, incluindo desinstalar os driver e desplugar e plugar de novo, desliguei a configuração de energia que desliga automaticamente as USBs para economizar energia, entre outras coisas e nada adiantou....

 

Gostaria de saber se alguém já passou por isso ou tem uma solução?

 

obrigado!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Quais drivers exatamente você desinstalou? Chegou a fazer alguma atualização?

Já tentou utilizar outro cabo USB?

 

Nos envie alguns logs para verificar se existe algum registro no Windows que esteja apontando para o culpado do problema:

 

Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.
 
(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic BIOS get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" && wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx" && wevtutil epl application "C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx"
 

Três arquivos serão gerados na área de trabalho: "Listappta.txt", "logssystem.evtx" e "logapplication.evtx". Pegue todos os arquivos que foram gerados, salve-os como .zip ou .rar e anexe-os na sua próxima resposta.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@GabrielLV

15 minutos atrás, GabrielLV disse:

Quais drivers exatamente você desinstalou?

No gerenciador de dispositivos dei 2 cliques no HD e cliquei em desinstalar dispositivo então repluguei e ele instalou novamente em plug and play, porém é um driver do ano de 2006 da Microsoft como dá pra ver na imagem que anexei aqui...

 

16 minutos atrás, GabrielLV disse:

Chegou a fazer alguma atualização?

Impossível, já procurei no site da Samsung por atualizações de driver ou firmware pra esse HD e nem página do produto existe...

 

17 minutos atrás, GabrielLV disse:

Já tentou utilizar outro cabo USB?

Tentei isso agora e não selecionei "melhor desempenho" nas configurações de politicas nas propriedades do HD pra ver se resolve.

 

18 minutos atrás, GabrielLV disse:

Abra um CMD normal (não abra como administrador), copie e cole o comando abaixo (com os parênteses), cole no CMD.
 
(wmic product get name,version && wmic pagefile get /value && wmic BIOS get smbiosbiosversion && wmic os get version,caption && wmic recoveros get DebugInfoType && wmic service wersvc get state && wmic nic get name) >> "C:\Users\%username%\Desktop\listappta.txt" && wevtutil epl system "C:\Users\%username%\Desktop\logssystem.evtx" && wevtutil epl application "C:\Users\%username%\Desktop\logapplication.evtx"

Tem que substituir essas partes onde está escrito "username" pelo meu nome de usuario no PC?

2021-09-19 (3).png

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Primeiramente:

 

image.png

 

Existem alguns erros apontando para uma possível falha no modo de inicialização rápida. Eu não sei dizer se isso tem alguma relação com o problema do HD, mas eu desativaria a inicialização rápida para resolver este problema e garantirmos que não estão relacionados (especialmente porque os desligamentos forçados e/ou repentinos causados pela inicialização rápida podem causar corrupção de arquivos do Windows).

 

Faça os seguintes procedimentos:

1- Desative a inicialização rápida indo em Iniciar > Painel de controle > Exibir por: categoria > Sistema e Segurança > Opções de energia > Escolher a função dos botões de energia > Alterar configurações não disponíveis no momento > Desative a inicialização rápida.

 

2- Abra um CMD como administrador e digite este comando:

powercfg /hibernate off

Após apertar enter, nada irá aparecer na tela, mas isso é normal.

 

3- Reinicie seu PC

 

4- Digite os seguintes comandos no CMD como administrador:

sfc /scannow

dism /online /cleanup-image /restorehealth

 

5- Vá em Iniciar > Gerenciador de Dispositivos > Unidades de disco > Botão direito na unidade do seu HD Externo > Propriedades > Aba detalhes > Caminho da instância do dispositivo > Botão direito no "valor" que aparece ali > Copie-o e cole-o na sua próxima resposta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, GabrielLV disse:

sfc /scannow

A Proteção de Recursos do Windows não encontrou nenhuma violação de integridade.

 

21 minutos atrás, GabrielLV disse:

dism /online /cleanup-image /restorehealth

[==========================100.0%==========================] Operação de restauração concluída com êxito.
A operação foi concluída com êxito.

 

 

22 minutos atrás, GabrielLV disse:

5- Vá em Iniciar > Gerenciador de Dispositivos > Unidades de disco > Botão direito na unidade do seu HD Externo > Propriedades > Aba detalhes > Caminho da instância do dispositivo > Botão direito no "valor" que aparece ali > Copie-o e cole-o na sua próxima resposta.

Falta fazer só esse.

23 minutos atrás, GabrielLV disse:

5- Vá em Iniciar > Gerenciador de Dispositivos > Unidades de disco > Botão direito na unidade do seu HD Externo > Propriedades > Aba detalhes > Caminho da instância do dispositivo > Botão direito no "valor" que aparece ali > Copie-o e cole-o na sua próxima resposta.

USBSTOR\DISK&VEN_SAMSUNG&PROD_M3_PORTABLE&REV_3_\00000000011E4549&0
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
6 minutos atrás, vap25 disse:

USBSTOR\DISK&VEN_SAMSUNG&PROD_M3_PORTABLE&REV_3_\00000000011E4549&0

Não consegui informações úteis deste dispositivo com esta informação. Faremos de outro modo:

 

1- Vá em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de energia > Na página central, veja qual é o plano que está selecionado e selecione "Alterar configurações do plano" > Alterar configurações de energia avançadas > Configurações USB > Configuração de suspensão seletiva USB > Mude para "desativado".

 

2- Digite este comando no CMD:

wmic baseboard get manufacturer,product

 

Copie e cole os resultados aqui.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 minutos atrás, GabrielLV disse:

1- Vá em Iniciar > Painel de Controle > Sistema e Segurança > Opções de energia > Na página central, veja qual é o plano que está selecionado e selecione "Alterar configurações do plano" > Alterar configurações de energia avançadas > Configurações USB > Configuração de suspensão seletiva USB > Mude para "desativado".

Já fiz isso quando instalei o Windows, e coloquei no plano de desempenho máximo e setei 1 a 1 cada configuração que define entre economia de energia (desativei) e desempenho maximo (ativei)

 

22 minutos atrás, GabrielLV disse:

wmic baseboard get manufacturer,product

Manufacturer           Product
ASUSTeK COMPUTER INC.  PRIME B450M-GAMING/BR

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!