Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Eu queria saber se no lado capacitor da placa-mãe está escrito a função deles?


Sauloablvltm

Posts recomendados

eu tenho uma duvida e queria saber se vocês podem tirar para mim queria saber se do lado os capacitores das placas mães tem a função deles escritas? eu queria saber porque estou querendo estudar engenharia reversa. ouvi falar  quando a pessoa remove o capacitor o lugar de onde foi tirado o capacitor fica marcado isso é verdade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Sauloablvltm Geralmente em placas que foram feitas pra serem consertadas, ha na serigrafia, ao lado do componente, um numero e letra que indica qual a posição daquele componente no esquema elétrico da placa, a letra indica o que é o componente, tipo R pra resistor, C pra capacitor, E pra capacitor eletrolítico, Q pra transistor, etc e o numero indica qual a posição do componente no esquemático.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
11 horas atrás, Sauloablvltm disse:

do lado os capacitores das placas mães tem a função deles escritas

Não tem a 'função' escrita e sim uma serigrafia que é uma identificação pra você localizar a peça no esquema elétrico... algo como um mapa... este sim indica a função do componente. Obs... necessários conhecimentos aprimorados em eletrônica e afins.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 17/10/2021 às 14:04, F4b10 disse:

em placas que foram feitas para serem consertadas, há na serigrafia, ao lado do componente, um número e letra que indicam qual a posição daquele componente no esquema elétrico da placa

 

Leia-se: principalmente placas de fontes, televisores e rádios da velha escola, usando majoritariamente componentes PTH (aqueles de perninhas).

 

15 horas atrás, .if disse:

[esses códigos nos dão] algo como um mapa... [o esquemático], este sim, [nos] indica a função do componente, [mas é preciso conhecer eletrônica, para interpretá-lo]

 

Esquemáticos e serigrafia de códigos identificadores continuam a existir no universo SMD. Um exemplo são as placas-mãe de notebooks e seus manuais de serviço. O porém é que para executar o serviço são necessários técnicas e ferramentas especializados.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!