Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Troquei i5-3470 por E3-1270 v2 e o FPS dos jogos caiu


Posts recomendados

Opa, tranquilidade?

Então, eu tinha inicialmente um i5-3470 com uma RX 570, e em alguns jogos como Rainbow Six Siege eu mantinha uma média de 90-100 FPS

Daí pesquisando sobre peças pra upgrade acabei comprei um Xeon E3 1270v2, e desde então, vim enfrentando alguns problemas nesse jogo. Na fase de preparação eu mantenho uma média de 150 FPS, mas durante a partida acaba caindo pra 60 ou até inferior a isso. O ***** é que nos demais jogos que eu testei, obtive uma melhor taxa de FPS, um exemplo é o The Division, onde com as configurações no alto consegui alcançar 60 FPS com raras vezes que cai.

Ja tentei verificar os arquivos do jogo e nada resolve. 

Será que pode ser algo relacionado a CPU?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

10 horas atrás, Dante135 disse:

Opa, tranquilidade?

Então, eu tinha inicialmente um i5-3470 com uma RX 570, e em alguns jogos como Rainbow Six Siege eu mantinha uma média de 90-100 FPS

Daí pesquisando sobre peças pra upgrade acabei comprei um Xeon E3 1270v2, e desde então, vim enfrentando alguns problemas nesse jogo. Na fase de preparação eu mantenho uma média de 150 FPS, mas durante a partida acaba caindo pra 60 ou até inferior a isso. O ***** é que nos demais jogos que eu testei, obtive uma melhor taxa de FPS, um exemplo é o The Division, onde com as configurações no alto consegui alcançar 60 FPS com raras vezes que cai.

Ja tentei verificar os arquivos do jogo e nada resolve. 

Será que pode ser algo relacionado a CPU?

@WOZ Dods Então cara, eu há um tempo atrás não consegui achar a BIOS da minha placa-mãe pra atualização, todavia, quando olho no msinfo, aparece que a versão da BIOS é de 2019, a qual julgo ser a mais recente. Já conferi tambem os drivers da GPU e estão atualizados. A MB suporta a CPU. 

Minha fonte é uma Gamemax GM500, ela aguenta segurar essa config suave.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dante135 Não vejo outra razão para a CPU estar problemática. Resta agora tentar um reset da BIOS (pode fazer dentro dela mesmo, usando a opção "load optimal defaults", e se não funcionar reinstalar o sistema, lembrando de baixar e instalar os drivers diretamente do site do fabricante da placa-mãe para ver se resolve seu problema. Use apenas a versão oficial e a ferramenta de instalação oficial da microsoft: https://www.microsoft.com/pt-br/software-download/windows10

 

Observe bem que se você não encontrou a BIOS não faz sentido afirmar que seu PC é compatível com essa CPU. Você teria que ter acesso ao site do fabricante da MB para conferir a compatibilidade e é nele que você encontra a atualização de BIOS. Qual é seu modelo de placa-mãe?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@WOZ Dods Perdão pela demora a responder, o modelo da placa-mãe é uma WinFox ZX-H61 V2.3. O único problema é que não consigo achar site da fabricante ou afins,  o que torna essa tarefa de verificar compatibilidade um tanto quanto complicada.

Eu imaginei que por ser de mesmo socket, a placa-mãe aguentaria suave.

Vou tentar resetar a BIOS. Pra isso é so tirar a bateria da MB e esperar por alguns segundos ne?

Será que reinstalar o Sistema Operacional é uma alternativa?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dante135

 

Faça um teste, com algum programa de estresse, como a ferramenta de bench do CPU-Z e um programa pra monitorar o PC, como HW Info64..

 

Faça o teste de estresse e veja temperaturas do processador e se ele mantém o clock estável.. E tire uma print da aba principal do CPU-Z..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dante135 Uma coisa que pode ter acontecido que eu não me lembrava é que o windows pode ter instalado o driver errado para o processador. Para solucionar isso você pode fazer uma instalação limpa dele ou ir no gerenciador de dispositivos e desinstalar os processadores presentes e depois reiniciar.

 

O problema de não ter o site da fabricante para consultar é que essa geração de chipset não tinha compatibilidade nativa com essa sua CPU e pode ser necessário sim fazer o update de BIOS para que seja compatível. A tela inicial do CPU-z que o @RS Faria mencionou permitirá ver se essa MB é realmente dessa marca ou só recebeu rebranding, bem como outros detalhes que podem ajudar a encontrar mais informações sobre ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@rs faria @woz dods Captura-CPU.PNG.774a29f62a768c55dc210e1581056096.PNG

Captura-MainBoard.PNG

Captura-bench.PNG

Captura-Stress.PNG

agora, Dante135 disse:

@rs faria @woz dods 

Então, ainda sobre isso, coloquei o teste de stress por 6 minutos e a temperatura não ultrapassou os 73 Graus, ficando entre 67 e 73. 

Outra coisa que eu notei em alguns jogos com o MSI Afterbunner é que a placa de video tem uns picos estranhos, vezes indo pra 100% de uso e do nada caindo pra 2%. Não sei se tem haver mas achei interessante comentar.

Para relembrar, a placa de video é uma RX 570 XFX 4gb. A placa tem um ano de uso e foi comprada nova.

 

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dante135

 

Parece tudo normal aí.. CPU reconhecendo certo, pontuação condizente.. Temperatura tá OK.. Imagino que esteja usando o mesmo cooler do Core i5..

 

Sobre o Afterburner e placas AMD - https://www.clubedohardware.com.br/forums/topic/1463148-uso-de-gpu-oscilando-muito-entre-0-e-100/?tab=comments#comment-7843580

 

 

Bom, só se for algo com o jogo.. Como o PC tá operando normal, aparentemente, e tudo melhorou, menos esse jogo, imagino que seja algo com ele.. Alguma atualização ou a própria instalação dele..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Dante135 Você pode tentar seguir as recomendações da própria Ubisoft para resolver problemas de desempenho com este jogo.

https://www.ubisoft.com/pt-br/help/rainbow-six-siege/connectivity-and-performance/article/performance-issues-in-rainbow-six-siege-on-PC/000062514

 

Adicionalmente podes tentar este outro conjunto de soluções:

https://www.ubisoft.com/pt-br/help/connectivity-and-performance/article/troubleshooting-technical-issues-on-PC/000061047

 

Segundo pesquisas de desempenho deste CPU com este jogo, ele deveria ser capaz de entregar algo próximo a 200 FPS se sua VGA não for um fator limitante.

Além disso, existe o fato de que o jogo é atualizado até hoje, portanto, os requisitos mínimos e recomendados podem sofrer pequenas alterações.

 

Mas como dito antes, tente este passo a passo citado acima que possui bastante informação sobre possíveis soluções e verifique se um deles resolve o problema.

 

Abraços o/

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@RS Faria @RaposaFeroz Eu ja cheguei a verificar essa pagina da Ubi mas não deu. O complicado é que isso agora ta acontecendo em outros jogos tambem.  O CSGO as vezes ta na casa dos 180 FPS e desce pra 40 literalmente do nada. Com minha CPU antiga ele ficava na casa dos 100-120 mas não descia mais que isso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

19 horas atrás, Dante135 disse:

@RS Faria @RaposaFeroz Eu ja cheguei a verificar essa pagina da Ubi mas não deu. O complicado é que isso agora ta acontecendo em outros jogos tambem.  O CSGO as vezes ta na casa dos 180 FPS e desce pra 40 literalmente do nada. Com minha CPU antiga ele ficava na casa dos 100-120 mas não descia mais que isso.

Já fizesse um teste de "stress" na CPU para verificar se ela não apresenta essas quedas de desempenho?

Podes deixar o processo rodando por uns 30 minutos e analisar os resultados (sem over).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Dante135 disse:

@RaposaFeroz Eu cheguei a fazer isso no final de semana e tava tranquilo, meu problema ta sendo so em jogos :(

Nesse caso pode estar havendo uma incompatibilidade de algum driver ou até mesmo otimização do jogo com esta CPU, apesar de não ter ainda ouvido falar de problemas de compatibilidade dessas CPUs com jogos em geral, porém é fato que o IPC desses xeon's (desempenho por núcleo) ainda são inferiores aos de outras CPUs como o seu próprio i5 3470.

 

https://www.cpubenchmark.net/compare/Intel-Xeon-E3-1270-vs-Intel-i5-3470-vs-Intel-Xeon-E3-1270-V2/1204vs822vs1192

 

Já tentasse colocar de volta sua CPU antiga e verificar se o problema para de ocorrer?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Salve meu bom, eu tinha um i5 3330 e assim como você, comprei um 1270v2 que chegou ontem, minha placa-mãe é uma p8h61 lx2 r2 e a placa de vídeo é uma GTX 960. De cara tive o mesmo problema (e acabei caindo aqui enquanto procurava uma solução), o uso do processador estava muito baixo nos jogos e caindo ainda mais de vez em quando (de 170fps que eu tinha no Cs com o i5, fui pra 50 e com drops pra 30), fiquei o dia inteiro tentanto resolver e nada. Agora de noite eu ja estava quase voltando o processador antigo, mas decidi tentar atualizar a BIOS (a versão que estava instalada era a 1407) e deu certo, já testei em vários jogos e tá tudo liso, o fps no cs foi pra 220. Resolvi voltar aqui pra te dar esse feedback, seu problema parece ser o mesmo que o meu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 5 meses depois...
  • 2 semanas depois...

Bom, eu acredito que o processador ele não tem o suporte ao jogo, quando estou falando em suporte falo das instruções do processador, como ele é de servidor tem limitações para alguns jogos que necessita de alguma instrução que tem no seu I5, já no

xeon não tem essa instrução presente. Por tanto com essa falta de instrução ele pode dar sim queda de FPS.

. Veja as comparações do seu i5 na aba instruções e veja no xeon pelo o CPU-Z.
Mais com atualização da BIOS, deve resolver esse problema

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!