Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Recomendação de placa-mãe para Ryzen 7 5800X


LANA DEL PREY
Ir à solução Resolvido por RS Faria,

Posts recomendados

To montando um PC para stream que eu possa fazer upgrades futuramente, mas estou com muita duvida sobre qual FONTE comprar! (segue abaixo a config)

*Processador AMD Ryzen 7 5800x;

*Placa-mãe ASUS Prime B450M/Gaming-br;

*Placa de Vídeo ASUS Nvidia GeForce GTX 1650;

*2 pents Memória Corsair Vengeance (8G, 3200hmz);

*SSD Kingstone 480G;

*HD Seagate 2TB;

 

Não sei se o gabinete tem influencia (pois são totalmente leiga no assunto), mas é um Q300L da DeepCooler.

 

 

E qual cooler ou WaterCooler comprar??

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@LANA DEL PREY

7 minutos atrás, LANA DEL PREY disse:

*Processador AMD Ryzen 7 5800x;

*Placa-mãe ASUS Prime B450M/Gaming-br;

Opa opa opa péssima ideia, essa B450 não aguenta um 5800X nem a pau, pegue uma B550 TUF Gaming PLUS.

 

10 minutos atrás, LANA DEL PREY disse:

*SSD Kingstone 480G;

 

Se for o A400 pula fora, péssimo SSD.

 

11 minutos atrás, LANA DEL PREY disse:

E qual cooler ou WaterCooler comprar??

 

Se quer algo pra ser bonito um Water cooler de 240mm, agora se quer um por um preço decente acredito que um Gammaxx 400V2 já da conta se não for brincar com OC.

Sobre a fonte uma Seasonic GC550 é o suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, LANA DEL PREY disse:

To montando um PC para stream que eu possa fazer upgrades futuramente, mas estou com muita duvida sobre qual FONTE comprar! (segue abaixo a config)

*Processador AMD Ryzen 7 5800x;

*Placa-mãe ASUS Prime B450M/Gaming-br;

*Placa de Vídeo ASUS Nvidia GeForce GTX 1650;

*2 pents Memória Corsair Vengeance (8G, 3200hmz);

*SSD Kingstone 480G;

*HD Seagate 2TB;

 

Não sei se o gabinete tem influencia (pois são totalmente leiga no assunto), mas é um Q300L da DeepCooler.

 

 

E qual cooler ou WaterCooler comprar??

 

 


Seasonic GC 550 - R$379,00 - 7 anos de garantia
Seasonic  S12III - R$329,00 - 5 anos de garantia
Super Flower LEGION HX 550W - R$399,00 5 anos de garantia
Pichau Nidus 500w
 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

29 minutos atrás, LANA DEL PREY disse:

*Processador AMD Ryzen 7 5800x;

*Placa-mãe ASUS Prime B450M/Gaming-br;

Processador muito potente para placa-mãe muito básica. O mínimo do mínimo para colocar um 5800x é uma B450 Aorus M para rodar o processador em stock. 

 

Recomendo que pegue o air cooler Scythe Fuma 2, acredito que o Gammax 400 V2 não aguenta o 5800x.

Já de fonte, a Seasonic Core GC-550 é uma ótima opção

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

28 minutos atrás, Openkore disse:

Seasonic  S12III - R$329,00 - 5 anos de garantia

Essa fonte é ruim, segue um projeto muito antigo de tensão agrupada, além de usar uma FAN Sleeve Bearing.

 

8 minutos atrás, Lenhal disse:

Recomendo que pegue o air cooler Scythe Fuma 2, acredito que o Gammax 400 V2 não aguenta o 5800x.

Na verdade o Gammax aguenta, mas não em OC.

Sobre a GC-550, ela é possivelmente baseada na Focus, uma linha de fontes da Seasonic problemática, além de aparentemente usar FANs Sleeve Bearing.

Não deixa de ser uma boa fonte, afinal, é de uma marca prestigiada e que realmente é boa, o que temos de ruim sobre ela é somente teoria. Uma fonte boa também é a MWE V2, (esse é o modelo de 600W, o modelo de 500W custa menos ainda) fonte bem parecida com a Corsair CX, custando nada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

34 minutos atrás, Pepse disse:

Essa fonte é ruim, segue um projeto muito antigo de tensão agrupada, além de usar uma FAN Sleeve Bearing.

 

Quase, são dois amplificadores magnéticos individuais de 5V e 3,3V, além do transformador gerar 12V.

image.png.835e90737b0d724fb15c5adb1853e645.png

 

E a ventoinha também parece ser um mancal com ranhuras.

image.png.cff01494b2d81d888bebcfa41d3462bf.png

 

34 minutos atrás, Pepse disse:

Sobre a GC-550, ela é possivelmente baseada na Focus, uma linha de fontes da Seasonic problemática, além de aparentemente usar FANs Sleeve Bearing.

 

Deve ser o mesmo caso da S12III, fica escrito "sleeve bearing" na etiqueta e o mecanismo é um mancal com ranhuras, mas os reviewers colocam isso

image.thumb.png.9fef1be97d475336c098da41bfaa20cf.png

 

Aliás, a Core GX e a Core GM estão na Cybenetics, mas parece que barraram a listagem de componentes. Uma coisa que eu notei é que o PF tá muito baixo em todas as tensões de entrada, parece que configuraram alguma coisa errada ou baratearam o circuito de PFC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 horas atrás, LANA DEL PREY disse:

To montando um PC para stream que eu possa fazer upgrades futuramente, mas estou com muita duvida sobre qual FONTE comprar! (segue abaixo a config)

*Processador AMD Ryzen 7 5800x;

*Placa-mãe ASUS Prime B450M/Gaming-br;

*Placa de Vídeo ASUS Nvidia GeForce GTX 1650;

*2 pents Memória Corsair Vengeance (8G, 3200hmz);

*SSD Kingstone 480G;

*HD Seagate 2TB;

 

Não sei se o gabinete tem influencia (pois são totalmente leiga no assunto), mas é um Q300L da DeepCooler.

 

 

E qual cooler ou WaterCooler comprar??

 

 

 

Mas voltando pro tema do post, concordo com o que foi dito acima. Essa B450 é muito limitada: tem uma topologia ruim pra overclock em memórias configuradas em single-channel / dual-channel, tem FETs muitos fraquinhos nos VRMs, o que fica ainda pior considerando que não tem dissipação neles e que você vai usar um monstro como o 5800X.

 

O SSD (Kingston A400) também é bem fraquinho, tem uma controladora ruim, não tem DRAM, nem HMB, uma NAND TLC simples. Se você puder pegar ao menos um Kingston NV1 500GB seria um bom começo (se puder gastar mais do que o valor dele, tem opções ainda melhores).

 

E a recomendação do Scythe Fuma II que deram acima pra você é realmente excelente, é um cooler muito bom e que vai aguentar bem o seu 5800X mesmo em condições menos favoráveis (temperatura ambiente alta, overclock ou ambos).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

31 minutos atrás, LANA DEL PREY disse:

@Pepse faria muita diferença se eu comprar a de 650w? 

 

 

Se for da MWE V2 Bronze, as mais potentes tem uma ventoinha pior e tem problemas com resposta a transientes segundo as análises que postaram nesse comentário aqui.

 

Por isso eu acho que a Legion GX Pro 550W seria uma fonte melhor dependendo do upgrade que você for fazer. Se for pra uma placa muito exigente como uma RTX 3070, aí seria o caso de uma fonte de 650W, mas mais high-end pra não limitar o resto do conjunto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

9 horas atrás, Openkore disse:

@Pepse Vou falar com o pessoal da Teclab, que você falou que é uma fonte ruim.

Talvez assim eles não recomendem a fonte e mudem o vídeo deles.

 

Eu acho que ele não está de todo errado...

 

Imagem.thumb.png.86f842dfb7db9bd6c4476423a66d35a4.png

Fonte: F14 (traduzido) | Imagem 1

 

Se você notar, no primário temos FETs genéricos (Oriental Semiconductor), no secundário tem capacitores com vida útil baixa (o que pode ser um problema se você levar em conta a temperatura no secundário - imagem 2) e um CI de monitoramento muito limitado - enquanto o OPP pode ser feito pelo CI de chaveamento, o OTP deveria ser feito pelo CI de monitoramento ou por outro componente (não presente) e o OCP deveria ser feito pelo CI de monitoramento ou pelo CI dos conversores DC-DC (não presentes). Outro ponto é os cabos SATA e IDE terem bitola fina, de 20AWG (abaixo do recomendado de 18AWG).

 

image.thumb.png.11e36da8622ad014a9399a1c962bc267.png

Imagem 2

 

A construção dela está longe de ser boa e duas proteções muito importantes estão em falta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!