Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

SATA-II - A explicação Definitiva


luciano3001

Posts recomendados

Postado Originalmente por Farrapo@20 de fevereiro de 2006, 14:18

Bah! Valeu mesmo pelas respostas e desculpa  "pá de perguntas"!!!!

Só mais uma dúvida :P :

Como conseguiste descobrir que o chip Promise é 150MB??? eu me lasquei todinho no site do fabricante e não achei nada!!!!

Se você abrir o seu computador e verificar na placa mãe encontrará esse chip com proximo as portas SATA com a inscrição "SATA 150" estampada em cima dele. Porém você pode encontrar na internet fontes que possam confirmar isso, pesquise pelo "part-number" do chip que é 88SP5023-RCJ ou pesquise PDC20378.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

To achando muito instável..a maioria que faz esse teste a linha são mais linear e continua... o que pode ser isso?

O driver do Nforce.. vocês instalam o driver IDE da Nvidia? eu não instalei ele não.

Olha o meu:

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.din.uem.br/~sibilin/UO0015.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

<div class='bbimg'>%7Boption%7Dhttp://www.din.uem.br/~sibilin/UO0019.jpg' border='0' alt='Imagem postada pelo usuário' /></div>

é um WD 200gb sata2 8mb cache como pode-se ver.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por *Arctic*@01 de março de 2006, 16:25

eu posso fazer Raid 0 com 1 hd sata 150 e outro sata 300 ???  funcionaria normalmente porém com velocidade limitada pelo sata 150 ?

minha placa-mãe é uma Msi Kt880

Gosto de perguntas assim... que já vem com a resposta certa e preciso apenas falar;

Exatamente!!!

OBS.: Respondi suas outras duvidas no outro tópico que você postou.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quero primeiramente parabeniza-lo pelo brilhante tópico.

A minha dúvida é a seguinte...Tenho um HD WD SEWD1200JS ATAII e uma DFI LANPARTY Ultra-D .. Mas ao incializar o setup eu vejo a seguointe descrição:

Serial ATA ...............ATA 133... etc.

Não teria alguma coisa errada? Não teria que aparecer tipo pelo menos 150 e também gostaria de saber se meu HD realmente é 300 Mb ou apenas 150?

desde já pe;os desculpas por alguma ignorância no assunto e agradeço a ajudas ela serão bem vindas.

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Severo_jr@08 de março de 2006, 11:17

Quero primeiramente parabeniza-lo pelo brilhante tópico.

A minha dúvida é a seguinte...Tenho um HD WD SEWD1200JS ATAII  e uma DFI LANPARTY Ultra-D .. Mas ao incializar o setup eu vejo a seguointe descrição:

Serial ATA ...............ATA 133...  etc.

Não teria alguma coisa errada? Não teria que aparecer tipo pelo menos 150 e também gostaria de saber se meu HD realmente é 300 Mb ou apenas 150?

desde já pe;os desculpas por alguma ignorância no assunto e agradeço a ajudas ela serão bem vindas.

obrigado.

Quanto ao seu HD ele realmente é um HD SATA-3Gb/s não se preocupe com isso.

Agora quanto a duvida referente a configuração eu para te responder com certeza, teria que saber se a sua placa mãe é a LANPARTY UT nF3 Ultra-D ou a LANPARTY UT nF4 Ultra-D, porque existem diferenças muito grandes entre essas duas versões.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@08 de março de 2006, 12:05

Quanto ao seu HD ele realmente é um HD SATA-3Gb/s não se preocupe com isso.

Agora quanto a duvida referente a configuração eu para te responder com certeza, teria que saber se a sua placa mãe é a LANPARTY UT nF3 Ultra-D ou a LANPARTY UT nF4 Ultra-D, porque existem diferenças muito grandes entre essas duas versões.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Olá Caro Luciano,

Obrigado pela resposta e ai vai: Minha Placa é auma LANPARTY UT NF4 Ultra-D

e mais uma vez obrigado pela consideração.

até.

abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Severo_jr@08 de março de 2006, 13:38

Olá Caro Luciano,

Obrigado pela resposta e ai vai: Minha Placa é auma LANPARTY UT NF4 Ultra-D

e mais uma vez obrigado pela consideração.

até.

abraço.

Na verdade dentro das configurações do seus Drives SATA (Internal Phy SATA) da sua placa mãe existe uma opção que se chama IDE HDD Auto Detection que é quem faz a detecção dos parametros de identificação do drive e eu sugiro que você utilize ela para reconhecer o seu HD corretamente.

Entre no SETUP na opção Standard CMOS Features e depois em Internal Phy SATA X, aonde X é o numero da porta SATA aonde esta instalado o seu HD, e em seguida escolha a opção para auto detecção ou teste algum outro disponivel para verificar qual deles trabalha corretamente com o seu drive. Além disso verifique se os drivers da controladora SATA instalados no seu computador estão atualizados e se a sua bios também esta com a ultima versão disponibilizada pela DFI.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Galera... Comprei um HD hoje e nem sabia que erra SATA-II mas acho que é.

Vejam...

Model Number:ST3808110AS

Capacity:80 GB

Speed:7200 rpm

Seek time:9.5 ms avg

Interface:SATA 3Gb/s

Um detalhe interessante é que a minha MB não tem suporte a SATA-II, mas o disco está funcionando tranquilo.

Qual é a taxa de trasnferencia que eu deveria ter neste caso? 150mb/s?

Pois estou tendo no maximo 110mb/s.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por playmokill@14 de março de 2006, 20:27

Galera... Comprei um HD hoje e nem sabia que erra SATA-II mas acho que é.

Vejam...

Model Number:ST3808110AS

Capacity:80 GB

Speed:7200 rpm

Seek time:9.5 ms avg

Interface:SATA 3Gb/s

Um detalhe interessante é que a minha MB não tem suporte a SATA-II, mas o disco está funcionando tranquilo.

Qual é a taxa de trasnferencia que eu deveria ter neste caso? 150mb/s?

Pois estou tendo no maximo 110mb/s.

O seu HD SATA-3Gb/s esta trabalhando como se fosse um SATA-1,5Gb/s devido a sua placa mãe não ter suporte a ele, mas a taxa de transferencia esta totalmente normal porque nenhum HD consegue chegar ao máximo da sua taxa de transferencia Teorica.

Lembre-se que na época dos ATA-133 que nenhum HD também chegou a esses 133MB/s "teoricos".

Futuramente quando você fazer um upgrade já tem um ótimo HD que por ser da Seagate provavelmente ainda vai estar até na garantia... para esse seu HD ser perfeito só faltou ele ter 16MB de buffer, mas mesmo sem esse detalhe continua sendo uma ótima escolha.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por magnofrancisco@14 de março de 2006, 21:21

Para trabalhar com aplicações de vídeo e de escritório qual o melhor em desempenho?

SATA II ou WESTERN DIGITAL RAPTOR 10.000 RPM?

Agradeço de antemão.

Abrs.,

:bye:

Edição de video e escritorio ou apenas assistir a videos e aplicações escritorio???

Se você não for montar um sistema RAID 0 eu ficaria com o RAPTOR, porém você deve lembrar que se for precisar de muita capacidade de armazenamento que um HD RAPTOR de 36.7GB custa em torno de R$490,00 enquanto um Seagate SATA-3Gb/s de 200GB vai custar aproximadamente R$ 470,00.

Em termos de performance os RAPTOR são uma boa escolha, mas o seu alto preço e pouca capacidade o tornam uma solução de alto custo.

Além disso para aplicações de escritorio um SATA-3Gb/s oferece um melhor custo beneficio e desempenho satisfatorio porque para esse tipo de uso não exige um HD muito rápido, a não ser que você trabalhe a maior parte do tempo com edição de video e audio.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@15 de março de 2006, 09:31

Edição de video e escritorio ou apenas assistir a videos e aplicações escritorio???

Se você não for montar um sistema RAID 0 eu ficaria com o RAPTOR, porém você deve lembrar que se for precisar de muita capacidade de armazenamento que um HD RAPTOR de 36.7GB custa em torno de R$490,00 enquanto um Seagate SATA-3Gb/s de 200GB vai custar aproximadamente R$ 470,00.

Em termos de performance os RAPTOR são uma boa escolha, mas o seu alto preço e pouca capacidade o tornam uma solução de alto custo.

Além disso para aplicações de escritorio um SATA-3Gb/s oferece um melhor custo beneficio e desempenho satisfatorio porque para esse tipo de uso não exige um HD muito rápido, a não ser que você trabalhe a maior parte do tempo com edição de video e audio.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

Clique aqui e entenda mais sobre SATA-I e SATA-II

Entenda mais sobre RAID e seus diversos Níveis.

Muito obrigado pelas dicas e boa vontade.

Abrs.,

:bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@15 de março de 2006, 09:16

O seu HD SATA-3Gb/s esta trabalhando como se fosse um SATA-1,5Gb/s devido a sua placa mãe não ter suporte a ele, mas a taxa de transferencia esta totalmente normal porque nenhum HD consegue chegar ao máximo da sua taxa de transferencia Teorica.

Lembre-se que na época dos ATA-133 que nenhum HD também chegou a esses 133MB/s "teoricos".

Futuramente quando você fazer um upgrade já tem um ótimo HD que por ser da Seagate provavelmente ainda vai estar até na garantia... para esse seu HD ser perfeito só faltou ele ter 16MB de buffer, mas mesmo sem esse detalhe continua sendo uma ótima escolha.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®

O mais interessante é que eu estava procurando um disco de 80gb SATA com NCQ.

Ai liguei pra esse cara que sempre compro dele e perguntei o codigo do disco... Ele me passou o codigo que postei anteriormente...

Entrei no site da seagate e vi que ele era um SATA/3Gb/s falei nossa que animal...

Mas olhei o seek time que é meior que o que eu estava procurando...

Ai pensei... bom uma coisa deve compensar a outra né...

Comprei pelo preço de um disco SATA normal mas estou com um disco que vai ficar comigo durante anos...

Fiz mais testes com o HD Tach e tá dando 130MB/s..

Acho que está bom né!?

Obrigado Luciano pela resposta tão rapida...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por playmokill@15 de março de 2006, 13:28

O mais interessante é que eu estava procurando um disco de 80gb SATA com NCQ.

Ai liguei pra esse cara que sempre compro dele e perguntei o codigo do disco... Ele me passou o codigo que postei anteriormente...

Entrei no site da seagate e vi que ele era um SATA/3Gb/s falei nossa que animal...

Mas olhei o seek time que é meior que o que eu estava procurando...

Ai pensei...  bom uma coisa deve compensar a outra né... 

Comprei pelo preço de um disco SATA normal mas estou com um disco que vai ficar comigo durante anos...

Fiz mais testes com o HD Tach e tá dando 130MB/s..

Acho que está bom né!?

Obrigado Luciano pela resposta tão rapida...

Por isso que eu também quando vou comprar peças sempre compro de pessoas e vendedores que não entendem muito desse assunto, eu mesmo já comprei um pente de 256MB RAM DIMM (raridade né) por R$ 50,00 e uma GeForce MX440 64MB por R$ 90,00.

Quando você fizer o seu upgrade uma sugestão é pegar uma Asus com chipset nForce 4 Ultra.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por luciano3001@15 de março de 2006, 13:41

Por isso que eu também quando vou comprar peças sempre compro de pessoas e vendedores que não entendem muito desse assunto, eu mesmo já comprei um pente de 256MB RAM DIMM (raridade né) por R$ 50,00 e uma GeForce MX440 64MB por R$ 90,00.

Quando você fizer o seu upgrade uma sugestão é pegar uma Asus com chipset nForce 4 Ultra.

Atenciosamente,

Luciano Roberto®™

Opa... Obrigado pela dica...

A minha MB atual é uma K8N com chipset nForce 3... Estou muuuuuito satisfeito com essa linha de chipsets...

Por enquanto ainda não pretendo trocar... Mas quando precisar lembrarei da dica...

Agora vou deixar o topico voltar ao assunto de origem...

Muito obrigado pelo help...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

queria saber diferenca entre hd ide e sata...o que seria ata 133..n entendo muito essas coisas...se puder me ajudem aí

Deixa ver se posso ajudar:

IDE e Sata sao interfaces de controles e cada uma tem suas particularidades. Elas que comandam as informações do HD para placa-mãe e vice versa. Atraves delas que temos a velocidade de transmissao dos dados, recursos especiais, erros...etc.

A placa-mãe que precisa ter essas controladoras. não adiante ter HD Sata se a placa-mãe não suporta (existe adaptadores, mas e outra historia).

IDE - Barramento classico. Ainda o mais usual nas placas maes. não so controla o HD como também controla as unidades opticas (CD e DVD). O IDE também é chamada de ATA. Quando você ve o numero ATA33, ata66 ata100....ata133 é a velocidae maxima teorica que a unidade ira alcançar. O numero significa a capacidade de transmitir tantos megabytes por segundos ( 133MB/s no ATA133). Quanto maior, melhor!!!

SATA - Serial ATA - Barramento mais moderno que o IDE. Normalmente so controla os HD do tipo SATA. MAs já existem unidades opticas que usam ele (ainda sao raras e muito caras). A primeira versao foi o chamado popularmente de SATA1 (Sata 150MB/s) e já estamos na versao mais avançada que é o SATA2 (sata 300MB/s). A grande vantagem sobre o IDE e a alta velocidade alcançada na transmissao dos dados (gravaçaõ e leitura). Existem outras...mas pra isso vale a pena ler os topicos sobre SATA. La você encontrara bastante informações sobre as duas versões e ate dicas de otimizaçao de uso.

Espero que tenha ajudado. Fiz uma colocação basica. Se falei alguma besteira, alguem me corrija :P

Valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por gamalazer@16 de março de 2006, 20:28

Deixa ver se posso ajudar:

IDE e Sata sao interfaces de controles e cada uma tem suas particularidades. Elas que comandam as informações do HD para placa-mãe e vice versa. Atraves delas que temos a velocidade de transmissao dos dados, recursos especiais, erros...etc.

A placa-mãe que precisa ter essas controladoras. não adiante ter HD Sata se a placa-mãe não suporta (existe adaptadores, mas e outra historia).

IDE - Barramento classico. Ainda o mais usual nas placas maes. não so controla o HD como também controla as unidades opticas (CD e DVD). O IDE também é chamada de ATA. Quando você ve o numero ATA33, ata66 ata100....ata133 é a velocidae maxima teorica que a unidade ira alcançar. O numero significa a capacidade de transmitir tantos megabytes por segundos ( 133MB/s no ATA133). Quanto maior, melhor!!!

SATA - Serial ATA - Barramento mais moderno que o IDE. Normalmente so controla os HD do tipo SATA. MAs já existem unidades opticas que usam ele (ainda sao raras e muito caras). A primeira versao foi o chamado popularmente de SATA1 (Sata 150MB/s) e já estamos na versao mais avançada que é o SATA2 (sata 300MB/s). A grande vantagem sobre o IDE e a alta velocidade alcançada na transmissao dos dados (gravaçaõ e leitura). Existem outras...mas pra isso vale a pena ler os topicos sobre SATA. La você encontrara bastante informações sobre as duas versões e ate dicas de otimizaçao de uso.

Espero que tenha ajudado. Fiz uma colocação basica. Se falei alguma besteira, alguem me corrija  :P

Valeu!!!

muito bom!!esclareceu completamente minha duvida......

valeu mesmo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!