Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Combos: [EVGA X58 SLi + i7 965 EE] e [EVGA Classified + Xeon W3520] + Watercooler


wcrf

Posts recomendados

Wcrf, eu tenho também uma LG Scarlet 42" e pretendo conectá-la ao PC via HDMI. No meu caso eu vou usar apenas uma placa de vídeo. De qualquer forma, eu devo conectar a VGA à TV pelo cabo HDMI, mas antes conectar a placa-mãe à VGA pelo S/PDIF? Dessa forma, a placa-mãe deve ter uma conexão SPDIF-out, certo? Em relação a isso, deveria ser a coaxial ou a óptica? Qual a diferença entre elas?

Agradeço antecipadamente a ajuda.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Wcrf, eu tenho também uma LG Scarlet 42" e pretendo conectá-la ao PC via HDMI. No meu caso eu vou usar apenas uma placa de vídeo. De qualquer forma, eu devo conectar a VGA à TV pelo cabo HDMI, mas antes conectar a placa-mãe à VGA pelo S/PDIF?

Sim, isso mesmo. Procure no manual da sua placa mãe para saber onde se localiza esta conexão.

Dessa forma, a placa-mãe deve ter uma conexão SPDIF-out, certo?
Certo, mas você fala na placa ou no painel traseiro? Geralmente, se tem uma delas (na placa), tem as duas (placa e painel). Mas as conexões do painel traseiro não são necessárias, já que a placa mãe transmite o audio para a vga via cabo SPDIF, e a vga transmite pra TV via cabo HDMI.
Em relação a isso, deveria ser a coaxial ou a óptica? Qual a diferença entre elas?

A diferença eu não estou bem certo, mas imagino ser na qualidade do som (óptica melhor que coaxial). Ambas se localizam no painel traseiro, e no meu caso, nenhuma das duas foi necessária, pelos motivos que eu expliquei acima.
você instalou os patches?

Sim, tá como Patch 1.2 instalado. Vou reinstalar pra ver se corrige. Acho difícil, pois no monitor LCD de 22" tá tudo ok (1680 x 1050).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Certo, mas você fala na placa ou no painel traseiro? Geralmente, se tem uma delas (na placa), tem as duas (placa e painel). Mas as conexões do painel traseiro não são necessárias, já que a placa mãe transmite o audio para a vga via cabo SPDIF, e a vga transmite pra TV via cabo HDMI.

A diferença eu não estou bem certo, mas imagino ser na qualidade do som (óptica melhor que coaxial). Ambas se localizam no painel traseiro, e no meu caso, nenhuma das duas foi necessária, pelos motivos que eu expliquei acima.

Segundo eu li em um artigo aqui do Clube do Hardware e na wikipedia, não há diferença entre o coaxial e o óptico, a não ser pelo formato do conector de encaixe. Entretanto, como esses artigos são um pouco antigos, fica difícil dizer se HHouve alguma mudança quanto ao tipo de sinal transmitido. Ainda, li em algum forum que S/PDIF não suporta áudio de 7.1 canais, mas apenas 5.1. Alguém confirma isso?

Sobre as conexões, não entendi o que você quis dizer com painel traseiro. Essa conexão não está na placa-mãe? Eu estava vendo que as placas MSI X58 só apresentam saída S/PDIF óptico, as ASUS X58 saídas S/PDIF óptico e coaxial, as Giga-Byte tanto saídas quanto entradas S/PDIF óptico e coaxial. Sobre a sua, não achei nada sobre o site da EVGA.

A minha dúvida é a seguinte: eu comprei uma PowerColor HD4850, mas acabei chegando à conclusão (não estou bem certo sobre isso) de que ela não apresenta nenhuma entrada S/PDIF. Todavia, descobri também que ela apresenta um chip de som onboard, ou seja, nem seria utilizado o som da placa-mãe (que desperdício!), dispensando-se o uso de conexão S/PDIF. Alguém saberia dizer se esse processamento de som pela placa de vídeo poderia de alguma forma sobrecarregar o seu processamento de vídeo?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Toda vez que se referirem às conexões como coaxial ou óptica, é porque está no painel traseiro.

Veja no preview da minha placa mãe aqui no CdH, sobre o painel traseiro:

"Na Figura 7 você pode ver o painel traseiro da placa-mãe: conector para teclado PS/2, botão para limpar a memória de configuração CMOS, oito portas USB, saídas SPDIF coaxial e óptica, uma porta Firewire, uma porta eSATA, duas portas Gigabit Ethernet e saídas de áudio analógicas 7.1."

imageviewphp.jpg

Aqui o SPDIF não está funcionando nem em 5.1 pela vga.

Não sei te falar sobre como funciona em placas ATI.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola!!

Poderia fazer uns testes apenas com uma VGA?

Para comparar a diferença de performance !?

É, eu tô pensando mesmo em fazer isso, tô só esperando uns games aí...

Cara, você tá no Japão mesmo, né?? Porque só aí pra ter uma net de 20mb de download e 5mb de up...tá louco, sonho de consumo.

Atualizando um teste do SuperPI mod, com latência menor das memórias, deu uma melhorada no tempo:

superpi4538ramxp.jpg

Aí eu me perguntei: "E o Crysis no máximo do máximo, como ficaria??"

Bom, aí precisa de um overzinho pra ajudar, né:

crysismax.jpg

Pelo menos pelo benchmark ficaria "jogável".

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Rapaiz esse processador é F### mesmo heim!!rs

então to no Japáo sim , a net aqui ate que é rapidinha..rss

To pensando em pegar uma placa dessa igual a sua GTX 285, e um monitor de 24 polegadas, ai queria ver uns testes mais confiaveis...sei que a performance do meu sistema nw sera a mesma e tal..rss, mas é isso ai fico no aguardo!!

Abraço!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

wcrf, por que no teste do SuperPi (4538,5 MHz) você usa clock maior do que, por exemplo, no do Crisys (3770,5 MHz)? É problema de estabilidade? O que levaria o processador a ficar mais ou menos estável nesses casos?

Exatamente, por causa da estabilidade.

O SuperPI é um teste rapidíssimo (monos de 10s), então permite que seu sistema trabalhe no limite da estabilidade e no máximo de over possível da CPU.

Já um game como o Crysis exige bem mais das vgas do que da cpu (porém ela ajuda bem).

A estabilidade não só da CPU como de todo so sistema depende de acertos de voltagens, latência das memórias, clock da cpu e das memórias, BClock (novo FSB), QPI, etc.

Cada um tem seu parâmetro de configuração que tem que ser acertado isoladamente porém de acordo com os outros valores, entendeu??

Por exemplo, não adianta eu subir o clock da cpu e do QPI e não subir a tensão da memória ram, pois como o i7 tem um controlador de memória integrado, eu estarei exigindo muito da memória sem dar o "combustível" (tensão) suficiente para isso. E assim vai para todo o resto.

Pra rodar um SuperPI a 4,538ghz o ar condicionado (18000 BTUs) tá ligado aqui em 16ºC, a ponta dos meus dedos fica rôxa.....hehehehe..

Para um Crysis em 3,7ghz, posso deixar as voltagens em AUTO, o sistema gerencia e a cpu não esquenta tanto. Posso fazer isso a qualquer momento, ar desligado, posso deixar assim direto se quiser.

Veja a diferença de tensão da cpu nas screens do Crysis e do SuperPI, olhe também as diferenças de temperatura da cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a tensão do processador no caso do SuperPi é quase 11% maior que o caso do Crysis. Em relação às temperaturas da CPU, ela não está mostradas nas suas screenshots.

Ah, com ar condicionado desse dá até pra dispensar os sistemas de refrigeração do PC, né? ahuahuaa

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Realmente a tensão do processador no caso do SuperPi é quase 11% maior que o caso do Crysis. Em relação às temperaturas da CPU, ela não está mostradas nas suas screenshots.

Tá mostrando sim, é que é pelo Everest Ultimate 5.0, são aqueles quadradinhos coloridos com números em baixo, na barra de tarefas, ao lado da hora.

O vermelho é a temperatura da CPU, o verde é da placa mãe, o marrom claro é do circuito mosfet, os azuis são das vgas e os pretos são dso HDs.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Hum... Interessante ver a diferença de 16 °C que dá na CPU com o OC maior, mas, em compensação, a placa-mãe fica mais fria no caso do SuperPI, em que aparentemente ela não é muito exigida pra realizar os cálculos mais simples do processador.

Sim, tem todos os motivos pra placa mãe fica mais fria no caso do SuperPi, o primeiro e principal, como eu falei, é o ar condicionado ligado em 16ºC.

E o segundo é que como os games exigem mais das placas de vídeo, elas esquentam muito e passam esse calor pra placa mãe.

Mas não pense que o SuperPi não exige da placa mãe, ele pode não exigir diretamente, porém pra se chegar num over d e mais de 4,5ghz a placa mãe é bem exigida pelo aumento das voltagens no circuito regulador de tensão da cpu e do aumento das voltagens do chipset.

Nesses casos, nesse tipo de over extremo, o risco de se queimar a placa mãe é muito maior do que o de se queirmar a cpu.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mais um game que eu consegui instalar (não estava bugado), Call of Juarez.

Parece leve no começo, mas tem umas partes carregadas que exigem um bocado do sistema.

Interessante que a opção de Antialising não fica disponível, talvez seja por estar rodando no Vista 64, não sei bem ao certo.

coj2009022517030253jg2.jpg

coj2009022517032073oo6.jpg

coj2009022517044175yv0.jpg

coj2009022517053034ew5.jpg

coj2009022517074335rd0.jpg

coj2009022517194657or3.jpg

coj2009022517233196on1.jpg

coj2009022517244474mx7.jpg

coj2009022517253544dr4.jpg

Assim como o Jericho, muita conversa e pouca ação...chatinho demais...rsrsrs..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Assim como o Jericho, muita conversa e pouca ação...chatinho demais...rsrsrs..

GRANDE WCRF!

Venho trazer as novas....

Bem.... fiquei muito chateado com aquele "problema", frustrado, triste, jogado pelos cantos... eheh....

Mas cara... olha só o que eu descobri!!!

Não há problema algum com meu PC ou qualquer uma de suas partes!!

Por isso que eu sumi por um tempo... depois que descobri que estava tudo perfeito, e descobri a solução... fiquei só jogando, testando.... benchs e over.... eheh

Veja só!

Aqueles jogos que estariam dando pau, bugados, ou que não rodavam, não era por culpa da minha VGA.

Eu descobri tudo....

A culpa é do processador!!

Descobri uma incompatibilidade entre certas engines de jogos, com a arquitetura de 8 núcleos, que é o nosso caso.

Quando ligamos o HT na BIOS, nosso PC fica com 8 núcleos processando, o que pode gerar uma confusão às engines de alguns fabricantes.

Jogos da Codemasters, por exemplo, dão instruções para até 4 núcleos, e quando detectam que a máquina tem 8 núcleos, eles geram uma instrução errada e o sistema entra num loop infinito (por isso o loading interminável)!

Outra coisa! Os cracks de alguns jogos, desenvolvidos por esses grupos "alternativos" de programação, são geralmente desenvolvidos para trabalhar em 32-bits, o que pode gerar um bug no Vista 64!

Descobri isso, com o jogo Crysis! Eu tentei rodá-lo, e ele simplesmente não abria, até que fuçando pela net, vi o seguinte arquivo:

"Crysis crack Vista 64 Fix"

Isso abriu a oportunidade para a compreensão do que realmente estava havendo.

O próprio grupo de crackers detectou esse problema no ista 64, e lançou um fix. Essa descoberta também fez com que eles passassem a produzir para as 2 plataformas, não mais havendo incompatibilidades.

Alguns fabricantes de jogos (a prórpia Codemasters) estão lançando patches para corrigir a confusão com os 8 núcleos do Core I7, pois, até então, 8 núcleos era uma novidade.

Então, quando rodei Crysis, ficou fácil!!!

E eu sofri tanto... remontei esse PC umas 10 vezes, correndo o risco de fazer alguma besteira.... e o problema era lógico, como eu suspeitava, e não físico.

Bem.... já estou rodando Crysis, FarCry 2, GTA IV, Call of Duty... enfim.... todos!!

É só achar o crack e o patch correto, e tudo fica uma beleza.

Em último caso, a solução seria desligar o HT na BIOS, para o jogo rodar perfeitamente (é o caso de GRID). Porém, conversando com um programador americano, num fórum, ele descobriu esse erro, e me ensinou a mudar as linhas de programação que geram a confusão. Assim o jogo "pensa" que está rodando com 4 núcleos, e o PC continua com os 8, sem mexer na BIOS.

Enfim... caso resolvido!

Depois... é só festa né....

Instalei tudo, rodei tudo, testei tudo.

Fiquei feliz em ver que você fez pouco mais de 23 mil pontos no Vantage, pois eu faço cerca de 20-21 mil, o que é muito bom levando-se em conta que eu tenho um processador inferior e uma GTX 295, que é mais fraca que duas 285.

Enfim... com sistema estável, tudo tranquilo.

Rodo todos os jogos com tudo no máximo, com resolução de 1280-960.... ou algo assim, dependendo do jogo.

Crysis fica muito TOP, FarCry2 roda tranquilo também, com tudo no Ultra.

Enfim, a máquina está muito boa, e com tudo rodando agora.

Logo, me arrisquei a aprender a fazer overclock no I7. Realmente é um mundo um pouco diferente do que estava acostumado.

Mas... depois de aprender tudo, Core VTT, uncore, QPI.... fiz alguns over bem bacanas.

Eu chego fácil à 4 GHz, talvez 4.200. Mas a temperatura sobe muito, e estou com cooler stock.... o que é uma façanha....

O ar condicionado tem que ficar ligado direto também!! eheheh....

Então, estabilizei a máquina em 3,2GHz, o que me dá um ganho razoável e temperaturas não muito altas.

Daqui pra frente, só com WaterCoolr mesmo...

Mas enfim, estou muito feliz agora... parece que as coisas estão andando, e os benchmarks mostram um bom desempenho....

Só não compreendi direito essas memórias da GTX 295. Parece que tem memória de vídeo + memória de Shader.... na prática, eu fico só com 900 megas pro jogo mesmo, o resto é pro efeito....

Você entende disso?

Enfim... é isso.

Aí estão as boas novas.

Agora é só curtir um pouco...

Aliás, Call of Duty 4 é 10 mil vezes melhor que o WaW (5).

Cara... tudo esquenta demais.. preciso de Water cooler pra tudo...

A VGA chega a 80º num jogo... e o regulador de tensão fica sempre em torno de 60º. Tá certo isso? A parte mais quente de toda a máquina é o regulador de tensão.... incrível....

É isso cara, abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, SpyCop, que bom que deu certo. Mas fiquei com a impressão que você não leu as páginas anteriores do tópico, acho que foi a emoção de estar com a máquina funcionando....rsrsrsrsrs...

Mas vamos lá, deixa eu fazer um rápido resumo do que você não leu:

  1. aqui também tava com o loading eterno do Grid, foi só instalar o patch que resolveu;
  2. realmente, quase todos os meus jogos estão com os últimos patchs instalados, o 1.2 do Crysis pra funcionar bem o SLI, último 1.7 do CoD 4 pra jogar online (meu game é original), o 1.2 do CoD WaW, o 1.2 do Grid pra acabar o loading eterno;
  3. O Jericho é da Codemaster e tá sem patch, porém rodando normal;
  4. o HT da minha CPU também está ativado direto.

Fiquei feliz em ver que você fez pouco mais de 23 mil pontos no Vantage, pois eu faço cerca de 20-21 mil, o que é muito bom levando-se em conta que eu tenho um processador inferior e uma GTX 295, que é mais fraca que duas 285.

23 mil no Vantage??? Não, acho que você se enganou ou digitou errado, ou então está falando do teste sem o PhysX e sem over. Com o PhysX ativado e em over, cheguei a 28 mil, não viu essa screen????

Enfim... com sistema estável, tudo tranquilo.

Rodo todos os jogos com tudo no máximo, com resolução de 1280-960.... ou algo assim, dependendo do jogo.

Realmente, como falou o Japannk, está havendo falta de monitor aí....rsrsrs, essa resolução de 1280x960 é um desperdício pra sua máquina.

Mas... depois de aprender tudo, Core VTT, uncore, QPI.... fiz alguns over bem bacanas.

Eu chego fácil à 4 GHz, talvez 4.200. Mas a temperatura sobe muito, e estou com cooler stock.... o que é uma façanha....

O ar condicionado tem que ficar ligado direto também!! eheheh....

Então, estabilizei a máquina em 3,2GHz, o que me dá um ganho razoável e temperaturas não muito altas.

Daqui pra frente, só com WaterCoolr mesmo...

Mas enfim, estou muito feliz agora... parece que as coisas estão andando, e os benchmarks mostram um bom desempenho....

Só não compreendi direito essas memórias da GTX 295. Parece que tem memória de vídeo + memória de Shader.... na prática, eu fico só com 900 megas pro jogo mesmo, o resto é pro efeito....

Você entende disso?

Enfim... é isso.

Aí estão as boas novas.

Agora é só curtir um pouco...

Aliás, Call of Duty 4 é 10 mil vezes melhor que o WaW (5).

Cara... tudo esquenta demais.. preciso de Water cooler pra tudo...

A VGA chega a 80º num jogo... e o regulador de tensão fica sempre em torno de 60º. Tá certo isso? A parte mais quente de toda a máquina é o regulador de tensão.... incrível....

É isso cara, abraços!

Nos fóruns da EVGA tem um tópico ensinando as configurações gerais pra over nessa placa mãe, dá uma lida lá que facilita bem.

Sim, nem dá pra comparar em termos de jogabilidade o CoD 4 com o Cod 5. O online então, não existe game melhor na minha opinião que o CoD 4. Os gráficos do CoD 5 são um pouco mais apurados, mas de resto, o 4 dá de mil mesmo.

Não sei como funciona o lance das memórias da GTX 295, mas como são dois pcbs, deve acontecer o esquema das ram, de mostrar só metade da frequência.

Baixe o EVGA Precision que tem regulador do fan da placa de vídeo, coloque ele em 70% que essa temperatuda diminui bastante. Mas vga esquenta mesmo, não tem jeito, ainda mais a sua que são 2 em 1.

Se seu regulador de tensão está ficando sempre em 60°, tá até frio. Em over alto, com o hetpipe orginal, eu cheguei a ver 80°. Agora com o waterblock baixou pra 60 ~ 65° em over, e 48° sem over.

Aproveite o tempo perdido, e bote pra lascar aí nos games!!!

Abraço, qualquer novidade avisa aí..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza, SpyCop, que bom que deu certo. Mas fiquei com a impressão que você não leu as páginas anteriores do tópico, acho que foi a emoção de estar com a máquina funcionando....rsrsrsrsrs...

Mas vamos lá, deixa eu fazer um rápido resumo do que você não leu:

  1. aqui também tava com o loading eterno do Grid, foi só instalar o patch que resolveu;
  2. realmente, quase todos os meus jogos estão com os últimos patchs instalados, o 1.2 do Crysis pra funcionar bem o SLI, último 1.7 do CoD 4 pra jogar online (meu game é original), o 1.2 do CoD WaW, o 1.2 do Grid pra acabar o loading eterno;
  3. O Jericho é da Codemaster e tá sem patch, porém rodando normal;
  4. o HT da minha CPU também está ativado direto.

23 mil no Vantage??? Não, acho que você se enganou ou digitou errado, ou então está falando do teste sem o PhysX e sem over. Com o PhysX ativado e em over, cheguei a 28 mil, não viu essa screen????

Realmente, como falou o Japannk, está havendo falta de monitor aí....rsrsrs, essa resolução de 1280x960 é um desperdício pra sua máquina.

Nos fóruns da EVGA tem um tópico ensinando as configurações gerais pra over nessa placa mãe, dá uma lida lá que facilita bem.

Sim, nem dá pra comparar em termos de jogabilidade o CoD 4 com o Cod 5. O online então, não existe game melhor na minha opinião que o CoD 4. Os gráficos do CoD 5 são um pouco mais apurados, mas de resto, o 4 dá de mil mesmo.

Não sei como funciona o lance das memórias da GTX 295, mas como são dois pcbs, deve acontecer o esquema das ram, de mostrar só metade da frequência.

Baixe o EVGA Precision que tem regulador do fan da placa de vídeo, coloque ele em 70% que essa temperatuda diminui bastante. Mas vga esquenta mesmo, não tem jeito, ainda mais a sua que são 2 em 1.

Se seu regulador de tensão está ficando sempre em 60°, tá até frio. Em over alto, com o hetpipe orginal, eu cheguei a ver 80°. Agora com o waterblock baixou pra 60 ~ 65° em over, e 48° sem over.

Aproveite o tempo perdido, e bote pra lascar aí nos games!!!

Abraço, qualquer novidade avisa aí..

Hum..... muito bom cara....

Valeu pelas dicas!

Acho que vou comprar CoD original também.

Cara... mas eu tenho uns bons testes pra você fazer:

1 - Testar o desempenho, com e sem o HT.

2 - Testar com e sem o SpeedStep acionado.

O pessoal sempre diz pra desligar o Speedstep pra fazer overclock... mas... qual o problema?

E sobre GRID:

Se eu instalo o patch 1.2, o modo carreira não passa do primeira pista. Eu venço, clico em continuar e dá bug.

E não entra em pistas japonesas também!

Chato isso....

Falou....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!