Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Tutorial : Introdução ao uso de PIC´s em BASIC com o PIC Simulator IDE - Parte 1/2


Posts recomendados

Opa, Legal !!!! Parabéns hehehehe !!!!!

Tá vendo que o leão é manso né ?????

Agora, que tal mais umas idéias :

1 - Pelo que entendí, voce vai controlar o volume usando um daqueles PGA qualquer coisa. Então, que tal aproveitar e fazer o controle de graves e agudos, também da maneira digital ????

Digo, sem utilizar esses CI's comuns que tem distorção e ruído meio alto.

Faz um controle de tom tipo Baxandall, com um transistor, sendo que no lugar dos potenciômetros de 100K voce usa dois digital pot !!! A distorção e o ruído serão bem mais baixos.

Eu comprei estes aqui na Farnell : X9C104P , é tipo DIP 8 pinos, valor de 100K, e dá para controlar bem fácil. Dá até para usar dois deles no lugar do PGA, claro que a gama de variação será de apenas 100 valores possíveis de volume, e o ruido é bem maior se comparado a um PGA ( os PGA's tem -140dB uauuu !!! ), mas a distorção é semelhante , o ruído dele é abaixo de - 104db ( inaudível, e tá ótimo já que um power Hi-Fi top de linha, construido com os melhores componentes, não chega a -100 db ... ) , mas o preço e a facilidade de encontrar compensam.

2 - Mais para frente, voce pode trocar tudo, tanto os PGAs mais o circuito de tom mais o seletor deentradas ( que eu acredito que voce está fazendo com relé ! ) , por este CI aqui :

TDA7439 - Não consegui achar ele ainda, mas seria muito bom !!!!

3 - Fazer o PIC dormir seria apenas para diminuir os possíveis ruídos gerados, não é difícil, mas ainda não sei como o PSI encara isso ... deixe para o final do projeto, por enquanto faça toda a parte digital em uma placa separada da parte analógica, com alimentação muito bem filtrada, e cuidado com os loops de terra, que fazem aparecer os famosos roncos e zumbidos de 60 ou 120 hz ....

4 - A conta para os níveis do ADC foi uma ideia que tive : Eu apenas calculei o valor médio entre os pontos exatos que voce queria a comutação, só isso !!!! assim temos uma margem muito alta de tolerância, muito maior do que 10 % , pode usar resistores comuns tipo 5% que vai funcionar direitinho.

Por exemplo, voce faz a conta de um divisor resistivo, e usando uma regrinha de três voce calculou o valor da leitura do PIC caso os resistores forem exatos, certos ?

Eu apenas calculei o valor médio entre um ponto e outro, só isso.

5 - Já que o seu código funcionou , experimente alterar para não usar o /MR, do jeito que eu falei no post anterior, assim sobra esse pino do Pic.

No resto, só posso te desejar boa sorte, agora chega que eu vou pescar lá perto de São Roque, é um belo passeio de moto em um dia que tá amanhecendo bem legal, e promessa de calor !!!!

Um abraço !

Paulo

Beleza,

Paulo

Anotei todas as sugestoes, vou comprar uns pots digital, mesmo que nao use neste projeto, mas servira pra outros "brinquedos".

Porque ja tenho alguns pgas, nao justifica abadona-los nesta altura do campeonato né!!

Mas a parte equalizador ja tinha pensado nisto ,é provavel que vou aderir esta ideia

O resto vou tentar manter mais parecido com a ideia original, ate porque ja tenho tudo pronto.

Agora a parte do 74hc595 vou tentar mudar, é que o controle dos reles usa um driver serial no mesmo barramento um (UCN5821), nao tem ele na livraria do proteus, acho que vou ter cria-lo!

Sera que este "cara" morde? "UCN5821"

Ai acredito ser bom manter a ideia original pra nao complicar muito a parte do hardware.

Depois vou tentar colacar umas fotos da "jaca" toda aqui !!!!!!!

Quanto a pescaria so posso ficar com "inveja" kakakakakak

Boa pescaria , divirta-se vai com Deus.

Ate breve

jfeliciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jfeliciano,

bom, estou de volta, depois de alguns belos piaus, mas nada das minhas favoritas pirararas ..... mas valeu !!! Até deu para pegar uma corzinha !

Vamos aos problemas :

Criar o UCN5821 no Proteus é fácil, o duro vai ser achar esse bichinho prá comprar !!!

Pelo que ví é mosca branca..... a boa notícia é que dá para dar uma pequena mexida no hardware e usar de novo o 74HC595, o único problema é que voce vai ter de acrescentar transistores na saída dele para acionar os reles, ( ou se o consumo dos relés for baixo, use o ULN2003, que é fácil de encontrar e ajuda muito o layout) .

O controle de tom Baxandall com o Digital Pot é fácil, e ví no projeto original que temos alguns pinos do PIC livres, dá para fazer o tom com 4 pinos.

Vai mandando bala aí, e posta umas fotos prá gente ver o que já tem de "bagaça" !

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Estou de volta hehe!

Amigo Jfeliciano, se me permite contribuir com minha pequena experiência em áudio porque este projeto precisa ser tão complicado? :) brincadeira ele até que é bem simples..vou te dar algumas idéias para substituir os relés... Pensei em duas opções: CD4066 ou CD4051...

Pode usar 3 CD4051 para até 8 entradas analógicas e ainda usar o 3° para drive de LED's indicadores. A ideia de divisores de tensão para os botões é boa e pode fazer dessa maneira apenas alterando um pouquinho o programa.

Como o amigo Paulo falou pode mais adiante usar os TDAs para ter controle de Volume, Loudness, Grave, Médio, Agudo, Balance e Mute!

E por falar nisso tenho algumas perguntas para o professor Paulo hehe!

Ah e o TDA7439 (achei a R$ 5,90) bem como outros melhores pod achar aqui:

Componentes Brasil ou aqui FlySom.

Se escrevi alguma bobagem por favor avisem-me!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros,

Não sabia que os sinais > e < poderiam ser usados dessa forma:

if an0 < 60 then goto loop

if an0 < 143 then goto dvd2

if an0 < 206 then goto dvd5

if an0 < 659 then goto cd

if ano > 1000 then goto loop

Estou acompanhando e aprendendo! :unsure:

[Off-topic]

Não resisti em comentar: Também sou pescador!!!

[Off-topic]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[Off-topic]

Amigos Bcpetronzio e Leonardo,

Estão convidados para uma pescaria comigo, assim que começar o mes de Outubro, que é quando a temperatura dos lagos aumenta um pouco e pegaremos novamente os Piaus, Tambacús, Tilápias gigantes, Traíras, e outros peixes, é só esperarmos ! As pirararas teremos de esperar até novembro para elas se aclimatarem novamente.

Só prá dar um pequeno apetite, já pegaram tilápias de mais de 6 Kgs :eek:???????

[/Off-topic]

Fala Rodrigo, tava com saudades hehehe !

A ideia de usar os 4066 ou 4051 é muito boa, só tem de tomar cuidado com a não-linearidade e a baixa isolação entre os circuitos internos do 4066, e é para isso existe aquele famoso circuito usando 2 amp-op para cada entrada , chaveadas ao terra por uma porta do 4066, que a Elektor divulgou fazem uns 10 anos, para mim foi o seletor de entradas perfeito !

Se quiserem o esquema, eu procuro aqui nas minhas revistas.

Mas já que voce achou o danado do TDA7439 e outros melhores ( uau ! ), vou olhar no site e ver algum para montar um pré a meu gosto !

Quanto a perguntas, é só mandar bala, estamos aqui para isso certo ???

Um abraço e obrigado pela dica dos sites !!!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Jfeliciano,

bom, estou de volta, depois de alguns belos piaus, mas nada das minhas favoritas pirararas ..... mas valeu !!! Até deu para pegar uma corzinha !

Vamos aos problemas :

Criar o UCN5821 no Proteus é fácil, o duro vai ser achar esse bichinho prá comprar !!!

Pelo que ví é mosca branca..... a boa notícia é que dá para dar uma pequena mexida no hardware e usar de novo o 74HC595, o único problema é que voce vai ter de acrescentar transistores na saída dele para acionar os reles, ( ou se o consumo dos relés for baixo, use o ULN2003, que é fácil de encontrar e ajuda muito o layout) .

O controle de tom Baxandall com o Digital Pot é fácil, e ví no projeto original que temos alguns pinos do PIC livres, dá para fazer o tom com 4 pinos.

Vai mandando bala aí, e posta umas fotos prá gente ver o que já tem de "bagaça" !

Paulo

Ola,

Paulo

Deu até pra sentir o cheiro da muqueca, kakakakaka

Os componente pra "bagaça' nao vai ser problema , ja tenho todos, incluindo o UCN 5821 que comprei na Farnell já tem um tempão.

So vou substituir os amp op, o display e o encoder original do projeto ,este dois ultimos custam uma pequena fortuna, o resto ta mão.

Sera que o UCN criando no proteus vai dar pra usar nas simulaçoes?

E o pessoal ai sinta-se a vontade pra opinar,so nao esperem muito de min, pois se tratando de programaçao ainda sou inciante de aprendiz ok!!

vejam ai as fotos das "bagaças"

Abraço a todos

jfeliciano

Olá pessoal!

Estou de volta hehe!

Amigo Jfeliciano, se me permite contribuir com minha pequena experiência em áudio porque este projeto precisa ser tão complicado? :) brincadeira ele até que é bem simples..vou te dar algumas idéias para substituir os relés... Pensei em duas opções: CD4066 ou CD4051...

Pode usar 3 CD4051 para até 8 entradas analógicas e ainda usar o 3° para drive de LED's indicadores. A ideia de divisores de tensão para os botões é boa e pode fazer dessa maneira apenas alterando um pouquinho o programa.

Como o amigo Paulo falou pode mais adiante usar os TDAs para ter controle de Volume, Loudness, Grave, Médio, Agudo, Balance e Mute!

E por falar nisso tenho algumas perguntas para o professor Paulo hehe!

Ah e o TDA7439 (achei a R$ 5,90) bem como outros melhores pod achar aqui:

Componentes Brasil ou aqui FlySom.

Se escrevi alguma bobagem por favor avisem-me!

Ola Rodrigo,

Sinta-se a vontade!!!

Este projeto e um sonho antigo de montar meu própio "home cinema".

O hardware do projeto em si e tanquilo,ja tenho tudo pronto, o problema mesmo é o software, pois só agora estou começando a aprender progamaçao.

Qanto ao chaveamento eletrônico nao sou muito fã, gosto mesmo e do tudo ou nada "reles" este CIs. costumam gerar muita interferencia entre os canais .

E este TDA7439 tem um irmão que é TDA7313, nao sei dizer se pior ou melhor , mas e bem versatil , da pra fazer um projeto bem "enxuto" tambem.

abraço

jfeliciano

post-667083-13884956595575_thumb.jpg

post-667083-13884956596835_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom, olhei os sites com os componentes, e dei uma olhada em uns 50 datasheets de CI's processadores de áudio e amplificadores hi-fi para fones de ouvido.

O melhor CI mesmo, ainda mais nesse custo e pronta disponibilidade, é o TDA7439, ele tem controles de tom de 3 bandas, volume, mute, aceita 4 entradas e é programado via I2C.

E achei um circuito bem compacto de amplificador hi-fi para headphones usando o OPA2134, que achei na Farnell a menos de R$ 10,00 , mais alguns transistores bem simples.

Com uma boa fonte de alimentação, um PIC, um display LCD, alguns Leds para indicação visual fácil, e uma chave rotativa teremos um excelente amplificador para fones de ouvido com mais de 200 mW de potência, e impedância de saída de 8 a 32 ohms.

Falta apenas bolar toda a interface com o usuário, algo bem objetivo, se tiverem sugestões, podem postar !

Vou desenhar todo o esquema, se quiserem eu posto aqui para quem quiser montar.

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

[Off-topic]

Amigos Bcpetronzio e Leonardo,

Estão convidados para uma pescaria comigo[Off-topic]

[Off-topic]Obrigado pelo convite!!! Eu pesco em duas modalidades esportiva e subaquática. [Off-topic]

Voltando ao PSI, tomei uma surra ontem, passei o dia inteiro tentando fazer um LED acender (por 1seg) acionado por um botão. Veja o programa:

PIC 16F84A

Code Protection = OFF (por enquanto uso o CP desabilitado para verificar se o PIC foi gravado)

---------------------

Define CONF_WORD = 0x3ff1

Define CLOCK_FREQUENCY = 4

TRISA = %00000 'todos como saída

TRISB = %00001000 'RB3 entrada, demais saída

Dim botao As Bit

espera: 'aguarda botão ser pressionado

botao = RB3

If botao = 0 Then Goto espera 'aguarda botão ser pressionado

'botão foi pressionado

acende:

RB6 = 1 'acende LED por 1 segundo( no PSI 200ms)

WaitMs 200

RB6 = 0 'apaga LED

Goto espera

End

-----------------------

A simulação está perfeita, depois do PIC gravado, e colocado na placa o LED não acende, acredito que o problema seja na tensão que estou aplicando no RB3.

Em tempo, antes de gravar o PIC modifiquei a lógica das portas conforme a apostila.

Coisas de iniciante...:muro:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tenta isto aqui :


PIC 16F84A
Code Protection = OFF (por enquanto uso o CP desabilitado para verificar se o PIC foi gravado)
---------------------

Define CONF_WORD = 0x3ff1
Define CLOCK_FREQUENCY = 4
TRISA = %00000 'todos como saída
TRISB = %00001000 'RB3 entrada, demais saída
OPTION_REG.RBPU=0 'Habilita weak pull up
Dim botao As Bit

espera: 'aguarda botão ser pressionado
botao = portb.3
If botao = 0 Then Goto espera 'aguarda botão ser pressionado
'botão foi pressionado

acende:
portb.6= 1 'acende LED por 1 segundo( no PSI 200ms)
WaitMs 200
portb.6 = 0 'apaga LED
Goto espera
End

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:aplausos:BINGO!!! :aplausos:

Mestre, funcionou 100%, EXATAMENTE como eu queria, ou seja, seguindo a linha de raciocínio da apostila.

Não fiz as modificações que você sugeriu no programa porque a simulação estava certinha no PSI, "porém", eu sabia que necessitava de alguns ajustes ou no soft ou no hard.

Como você mesmo comentou, "há vários meios de atingir o objetivo, o importante é funcionar!"

Segue o programa :

PIC 16F84A

-----------------------------

Define CONF_WORD = 0x3ff1

Define CLOCK_FREQUENCY = 4

TRISA = %00000 'todos como saída

TRISB = %00001000 'RB3 entrada, demais saída

Dim botao As Bit

espera: 'aguarda botão ser pressionado

botao = RB3

If botao = 1 Then Goto espera 'aguarda botão ser pressionado

'botão foi pressionado, somente um toque

acende:

RB6 = 1 'acende LED por 2 seg (no PSI 200ms)

WaitMs 200

RB6 = 0 'apaga LED

Goto espera

End

--------------------------------------

Considerações finais:

1° erro estava no circuito do "botão" RB3 tava ligado no 5V :tantan:

2° erro: esqueci de modificar a lógica das portas quando fui gravar o PIC. :wacko:

Mais uma vez muito obrigado!

[Editado] Resolvi deixar o programa pronto para rodar no PSI, quem quiser simular é só clicar no RB3 no "Microcontroller View" para executar as rotinas.

Paulo, acho que assim ficou melhor.[Editado]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Heheheh legal !!!!

Mais uma prova do "Vários meios para se atingir o mesmo fim" , ou como eu prefiro :

"Não importa a cor do gato, desde que caçe ratos !!!! "

Eu nem lí a lógica do seu programa, só vi as instruções, e achei estranho usar a nomenclatura RB3 ... é nisso que dá ficar usando os AVR's ....

Mas o importante é que funcionou, e pronto !!!

Só para ajudar a quem ler o seu post daqui alguns meses (!!!), edita ele e corrige a linha para Botao = 1 ok ?

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu nem lí a lógica do seu programa, só vi as instruções, e achei estranho usar a nomenclatura RB3 ... é nisso que dá ficar usando os AVR's ....

Paulo

Então, o pessoal da " Ucontrol " usa essa nomenclatura RB3..., achei prático.

Pessoal, estou pesquisando desde ontem e não encontro uma forma de resolver esse problema:

PIC 16F84A



Dim a As Byte
Dim b As Byte
Dim x As Byte
Symbol botao = RB3
a = 1
x = 10

espera:
If botao = 0 Then Goto espera
[COLOR="Blue"]'botão foi pressionado (é só um clique)[/COLOR]
If botao = 1 Then [COLOR="Red"]b = a + 1[/COLOR]

If b > x Then Goto zerar
If b < x Then Goto espera

zerar:
b = 0
Goto espera
End

Não sei como fazer o código para armazenar o valor "crescente" de b, estou pesquisando desde ontem, mas não encontrei nada a respeito, "acho" que tenho que usar o RA4 (timer/counter) :conf:

Estou ficando igual criança quando o pai a ensina andar, é só trabalho! :D

jfeliciano, gostei das "bagaças", parabéns!!!

Abraço.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

De nada pelos sites Paulo! Creditos ao tio Google sempre! :P

Então amigos temos mais alguem aih no PSI de novo para ajudar e contribuir no possível!

Embora eu esteja cursando Engª mecatrônica e aprendendo C com o MPLAB posso dar meus pitacos com o pouco que lembro das aulas do prof. Paulo!

Mas vou retoma-las se o prof. me permitir é claro! :)

Estou usando aqui o PICKIT2 da microchip para gravar..

só um problema.. Tenho apenas PIC's 12f e 18f4550 pra brincar..

Acho que o 4550 faz as mesmas coisas que o 16f877 né? Não devo encontrar dificuldades em aplicar os mesmos projetos do 877 pra ele certo?

Vou aproveitar o tempo ja que rompi os ligamentos do tornozelo e estarei de molho em casa!

Paulo, gostei do TDA7439, não seria má ideia desenvolver um pré com ele..

Se for possível me ajudar na comunicação I2C dele, o resto como display e interface de usuário mando ver..

Abraços!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo,

Primeiro lugar, o código está errado, é a mesma coisa do seu post anterior, tem de ser Botão = 1 goto espera , ok ?

Tenta este código :

Dim a As Byte ´ valor pode ir só até 255
Dim b as Word ´ valor pode ir até 65535
Dim x As Word
Symbol botao = RB3
a = 1
b=0
x = 10

espera:
If botao = 1 Then Goto espera
[COLOR=Blue]'botão foi pressionado (é só um clique)[/COLOR]
[COLOR=Red][COLOR=Black]waitms 300[/COLOR] ´ isto ou terá de fazer uma rotininha de debounce !!!
[COLOR=Black][B]b=b+1[/B][/COLOR][/COLOR]
If b > x Then Goto zerar
goto espera

zerar:
b = 0
Goto espera
End

Rodrigo,

Na verdade voce terá de usar o PIC SIMULATOR na versão para a família 18F . Mas acredito que só mudam as palavras de CONFIG, e os valores e nomes dos registros internos , e isto vai te dar trabalho principalmente nos periféricos internos em geral. Olha, sinceramente, para aprender sem ter trabalho, compra um 16f877A ou 16F877 mesmo, será bem mais fácil !!!

Quanto às rotinas de comunicação I2C do projetinho de áudio, eu faço elas sem problema, o mais difícil é bolar a interface com o usuário.... é isto que estou tendo trabalho !

Veja se tem alguma ideia e vamos em frente...

Ah, vai ficar de molho um bom tempo né !!!!! voce já tá meio velhinho prá ficar jogando futebol , não tá ?????

Heheheh um abraço, e bom decanso!!!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom tenho 23 anos e 16 meses acho que nem tanto mas já sinto o peso da idade..

haIUHAIUhaiuhAIUH

Preciso de um help seu Paulo..

To tentando instala o PSI mas não funciona de jeito algum.. Nem direto do site nem os pir...

da vida..

O do site não consigo transmitir pro Basic compiler a configuration words..

Não aparece a opção GENERATE BASIC CODES após eu clicar em APPLY...

E no pir... da vida aparece a seguinte tela quando tento abrir a janela BASIC COMPILER.

Detalhe uso o W7 e instalo eles como administrador e até em modo de compatibilidade com o Vista ja coloquei..

Ps: Estou indo agora no finzinho da tarde aih pra tua terra.. Festa do Bom Jesus de Iguape! Proximo de Ilha Comprida e Santos..Conhece?

E delhe eu apanha do PSI

post-370240-13884956600352_thumb.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo,

Primeiro lugar, o código está errado, é a mesma coisa do seu post anterior, tem de ser Botão = 1 goto espera , ok ?

Mestre, no "Botão = 1 goto espera" eu modifico o estado dele para 1 clicando no pino correspondente RB3 no Microcontroller View do PSI, daí ele executa as rotinas e retorna a 0 aguardando o próximo clique. Se não clicar, o programa fica preso no laço.

Se eu simular "Botão = 1 goto espera", o botão fica pressionado constantemente na simulação.

Desulpe-me pela insistência, vou simular novamente e fazer um vídeo, aguarde.

Mais uma vez obrigado por sua atenção.

[Edit]

Paulo, veja a simulação no PSI:

YouTube - PSI.wmv

Abraço.

[Edit]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Leonardo,

Eu testeI o programa que coloquei para voce, e funcionou direitinho ...

Lembre-se :

- O estado inicial de RB3 é 1 !!!!

- Copie e cole o programa sem os comentáros que eu fiz.

- Use na simulação WAITMS 50

Eu rodo a simulação, clico por meio segundo na entrada RB3 para levar ao nivel 0, e clico novamente para voltar ao nivel 1, para simular um botão de toque momentâneo.

Fiquei observando o valor das variáveis na janela , e elas funcionaram como deveriam....

Acho que voce está clicando apenas 1 vez, e mantendo no nível o tempo inteiro, lembre-se de que tem de clicar de novo bem rápido para voltar ao nivel 1, simulando assim um botão de toque momentâneo.

Como regra, sempre faça a conexão de botões ao terra, pois assim podemos ligar o resistor interno de pull-up e pronto.

Vai por mim que vai funcionar !!!!

Rodrigo,

Isso já aconteceu comigo ! Exatamente igual !

É que se voce instalar uma versão mais atual do PSI, e depois desinstalar, fica dando esse erro direto, mesmo se voce tentar reinstalar a bagaça toda !

Eu resolví assim :

- Instalei a versão que eu queria do PSI.

- Baixei a versão do Uninstaller Pró demo, e instalei no meu Windows 7 .

- Fiz um reboot, e pedí para o Uninstaller Pró desinstalar o PSI, e escolhi a maneira mais segura ( lenta... ) possível, assim ele limpa também o Registry !

- Fiz um novo reboot, e instalei de novo a versão que eu queria, e pronto !!!! funcionou direitinho !

OFF-TOPIC :

Claro que conheço Iguape, Cananéia, Registro, Ilha Comprida... fui até Cananéia fazem uns 15 dias, e comi um belo Robalo na Telha com Molho de Camarão Branco e Palmito .... nem me fala que fiquei de novo com água na boca !!!! Pena que tava um frio dos diabos ...

Aproveita Iguape prá comprar uns palmitos dos índios, é o verdadeiro palmito Jussara, que só os índios podem vender !

Boa diversão !!!!!

Paulo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Paulo, ontem mesmo fiz as modificações no programa que você sugeriu, simulei no PSI e ficou perfeito. Gravei o PIC, fiz as modificações na placa e funcionou certinho, porém, tive que aumentar o valor do WaitMs para evitar o funcionamento do pull-up nos "toques momentâneos".

rotininha de debounce

Não sei o que é, vou pesquisar.

Obrigado pelos ensinamentos!!!

[Edit]

Pesquisando no Google, encontrei a informação "Rotina de Debounce / Debouncing":

http://forum.clubedohardware.com.br/debouncing-iniciantes/712912

[Edit]

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ola,

Paulo

Nao estou conseguindo fazer a quela modificaçao no programa pra usar o 74hc595 sem o rest, sera que tem como voce fazer uma "rotinazinha" um pouco mais detalada, pra dar mais uma forcinha aqui pro veio?

Ja abusando da sua boa vontade fiz mais umas alteraçoes no desenho, deixei ele um pouco mais completo, inclui mais 2 74HC595, que é pra simular os Ucn5821,pois nao vou conseguir desenha-lo pra usar no modo "simulavel" no proteus, e tambem fiz um aranjo pra simular um ROTARY ENCODER.

Quanto tiver um tempo da uma olhadinha pra ver se voce aprova!!!!

Se tiver mais alguma ideia manda ai!!!!

Enquanto isso vou remontar "bagaça" e repor uns componetes "roubados" e gravar o pic pra testar aquele lance no LCD , com 4 ou 8 bits, pois nao consegui resolver, no proteus com 4 bits, nao roda nem a pau.

Há, voce viu ai as fotos da 'bagaça"?

Abraço

jfeliciano

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal!

Preciso de ajuda!

Tenho em mãos 3 coisas!

PSI + 12F675 + PICKIT2 usb

Então..

Não achei material de ajuda para o PIC12F.. Não sei nem como acessar os GP's dele para fazer um LED piscar hehe

Outra.. Como posso utilizar o PICKIT2 em conjunto o PSI apenas? Sem precisar usar o MPLAB? Ou como eu faço pra pegar o código de programa do PSI e jogar no MPLAB sei lá...e é isso.. Preciso fazer meu primeiro LED piscar com o 12F675

Grato!

Obs: Usando o MPLAB eu atualizer o firmware do meu PICKIT2 para a ultima versão!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caro Rodrigo,

Inicialmente após desenvolver e testar a sua rotina dentro do PSI, você deverá dentro do Basic Compiler usar a opção "Compile & Assemble & load" para gerar o seuarquivo.HEX

e tambem para poder simular o funcionamento dentro do PSI

Para gravar o PIC usando o MPLAB, você deve ir em File --> Import e importar o seuarquivo.HEX, logo a seguir vá em programer --> Select Programer ----> PICKIT2, feito isso voltar em programer ------> program, o seuarquivo.HEX será gravado no PIC. Evidentemente que para você efetuar a gravação com o seu PICKIT2, o mesmo deverá estar conectado ao pc e configurado de acordo com o mplab, tendo a comunicação entre o os dois estabelecida.

Acredito não ter pulado nenhum passo, mas....qualquer coisa que possa ajudar.

Abraços

IAS

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!