Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Raid & Serial Ata


Phoenyx

Posts recomendados

:muro: Galera meu problema é cruel, espero q alguem possa me ajudar... :muro:

Bom tenho o diskett funcionando beleza.... bom mando dar boot pelo cd do wxp e adiciono o novo drive dando f6 e coro... formato o "HD" com raid 0 ele copiar os arquivos e quando reinicia a maquina para começar a instalação do windowa bumba TELA AZUL dizendo q "*****" bom pelo pouco q eu conheco ele deu isso devido a não achar o HD e ai ? será q estou eskecendo de alguma etapa ?

Alguem já passou por isso..???

Por Favor HELP-ME

Tenho uma SOYO DRAGRON PLATINUM kt400 2 hds 40 GB 7200 rpm um IDE100 e outro IDE133 pode ser isso ??????

Grande abraço espero uma ajudina..... :muro::ahh::ahh::ahh::ahh::ahh::ahh:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sou novo neste fórum e tenho alguns problemas com essa controladora SATA. tenho uma A7N8X E deluxe (Asus) com a controladora Silicom Imge 3112,´só que meu problema é com as distribuições Linux,mas não necessariamente com o reconhecimento dos Hd´s SATA e sim com o sitema raid 0,recurso que essa controladora oferece.Como posso fazer para uma distribuição Linux reconhecer os dois Hds Sata como 1 em Raid0, desculpe se não for o local certo para postar sobre Linux é que aproveitei por ser a mesma controladora que possuo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tudo bem Luís, mas na próxima abra um tópico próprio para a sua dúvida, ok?

Bom, quem deve "preparar" o arranjo, em RAID 0 ou RAID 1, não é o SO, qualquer que seja, mas sim a controladora. Você já entrou no setup da mesma, logo após o post primário da placa, na hora em que é reconhecido os HD's, pressionando CTRL+F2? Já configurou a array em RAID 0(striping)? Só depois destes passos é que o Windows ou o Lixux irá reconhecer os HD's como um só.

O trabalho de dividir os dados, e consequentemente aumentar a performance, fica a cargo da controladora, tarefa totalmente transparente ao SO.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Oi Phoenyx

Para começar, agradeço por todos os que voce ajudou voce é de+

Valeu mesmo.

Tenho uma duvida, que acredito não ser tão complexa, mas não vi ninguém falar sobre isso aqui neste topico relacionado a SATA

Enfim, comprei uma Asus P4V8X-X e um HD SATA 7.200 Seagate

Tenho os cabos perfeitamente instalados, dentro da VIA TECH RAID BIOS UTILITY que é onde se cria o ARRAY, os comandos sao invalidos, ou seja a maquina funciona normalmente, quando aperto a tecla ESC ela funciona pedindo para mim Salvar ou não antes de sair, mas enfim, o engraçado é que não tem os comandos em Branco ali onde diz CREATE ARRAY, DELETE ARRAY, SELECT BOOT ARRAY e SERIAL NUMBER VIEW. então não consigo criar este tal Array, porque é como se não existisse a funçao para mim trabalhar com ela, um tecnico olhou para mim, me considerei muito mais experto que ele :-) mas não entendi porque isso, enfim criei o Disquete como dissese mas com os arquivos do meu Cd da placa-mãe, tudo certo mas que nada, não funciona na hora em que aperto F6 para instalar SCSI ou RADIO de Terceiros. Ele simplesmente não reconhece, copiei tudo certo, no disquete, sem pastas... voce saberia me explicar?

Obrigado desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:bandeira: Salve amigos do Brasil!!

Estou iniciando e é um prazer poder participar e uma sorte muito grande poder contar com a ajuda de todos vocês para sanar deúvidas.Como também dentro das minhas possibilidades ajudar.

O meu problema é muito interresante! Minha placa-mãe é um MSI 865PE Neo2-P,e o drive para HD SATA é da Intel ICH5.O qual o WinXP já possui.Mesmo assim no cd da placa-mãe encontra-se o drive para copiar para o disquete.Fiz todo como manda o figurino, porém, na hora de instalar, o XP diz que já possui o drive e da as opções S=usar drive do fabricante e ENTER=drive do windows. Pressiono "S"e nada só vai o do windows. Depois de terminada a instalação do XP, faço a instalação de todos os drivers do CD da placa-mãe.Mas quando conecto o cabo LAN aparece a mensagem que tem um cabo de rede desconectado.Mesmo com todo instalado e checado no gerenciador de dispositivos.

Para tirar as deúvidas removi o HD SATA e instalei um ATA 133.Após o término das instalações em geral, o problema citado à cima não aconteceu.todo funcionou normalmente.

Alguém saberia dizer o que acontece?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Amigo Phoenixz,

Vi que você realmente manja do assunto e queria te perguntar se com o sistema RAID 0 que os 2 HD's são reconhecidos como um é possível criar uma partição? Como o seu por exemplo, 80 GB e você particionou 40 e 40. Seria antes ou depois de de configurar a controladora?

valeu pela sua atenção! B)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por ridigori@28 dez 2003, 21:56

PHOENYX,

        Acabei de fazer como você orientou. Descompactei no disquete a pasta e todos os seus respectivos arquivos. Inserí na máquina o cdrom do Windows XP e liguei o micro com ele. Após a leitura do sistema e do drive "C" entra na tela Azul da instalação do Windows. Na parte inferior aparece a frase: "aperte F6 para instalar SCSI OU RAID de terceiros. Após eu apertar a tecla F6, aparece uma tela informando duas opções:

        1- instalar o xp apertando enter(já fiz isso, logo após aparece a tela do contrato, e logo após pede para pressionar enter para instalar o xp. Quando dou o enter informa que não existe disco na unidade(disco não reconhecido).

        2- Se for instalar através de um disquete de driver do fabricante aperte "E". Após eu apertar a opção "E" ele pede para inserir na unidade "A" o disquete com o arquivo. Após inserí-lo, ele informa o seguinte: O ARQUIVO "TXTSETUP.OEM" NÃO PODE SER ENCONTRADO. PRESSIONE QUALQUER TECLA PARA CONTINUAR.

        Por favor já estou ficando discrente desse HD SATA.

        Tô achando que fiz um péssimo negócio comprando ele. Acho que deveria ter comprado um ATA133.

        Preciso de uma ajuda.

        Abraços.

        Ricardo Diniz

        Ricardo Diniz

----- Original Message -----

po galera preciso de ajuda de vocês, então aparti daqui eu aperto f 6 e aparece as 2 opções, eu clico E e vai fazer leitura do disquete, beleza ele encontra o q ta pedindo, mas quando prossigo a instalação ele não instala o SO no meu hd sata

obs, eu já tenho 2 hds aqui de 80 giga e com 1 SO instalado já.

quando eu prossigo a instalação não aparece o meu hd sata novo para instalar outra SO nesse hd sata

espero q vocês possam me ajudar e já fico grato desde já

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:D Daee galera

Gostaria de saber se posso comprar uma placa RAID IDE PCI e fazer raid em uma placa mãe que não suporta RAID.

Sim eu acho que pode, pois é para isso q servem essas placas para raid pci!

Mas gostaria de saber qais requisitos devo ter para fazer o tal RAID!

falou :-BEER

Aguardo uma resposta

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Ola,

Apresento uma nova duvida "chata" de um fabricante "chato".

Tenho enorme :muro: DOR DE CABEÇA :muro: em achar uma versão de um programa que configure meu drive array no meu server Compaq Proliant 1600, pretendendo instalar 04 discos SCSI de 9.1 Gb/cada e Ultra2 - 7200 rpm.

OBSERVAÇÕES : Não tenho o Smartstart, CD de configuração que acompanha todos os servidores CPQ. Baixei os ACUs (Array Configuration Utility) indicados pelo fabricante, porém ainda não consigo gerar o disquete apropriado... Parece-me que preciso me concentrar no(s) controlador(es), porém, qual dentre as inúmeras deste fabricante ?

A história é longa, vou resumí-lo: Para fins didaticos, comprei o servidor acima, ciente da ausência destes programas e do preço convidativo :P . Tenho o S.O. porém antes preciso capturar os programas de configuração do hardware, que conforme acima baixei do site do fabricante www.hp.com (Compaq incluso). Resumindo a pré-instalação, há 04 fases: 1a. Erase Sys/ 2a. System Configuration Utility / 3a. Array Config / 4a. Partition. Parei na 3a, que é a configuração do Array Configuration...

Valeu,

shibad :bye:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Postado Originalmente por Phoenyx+04 fev 2004, 17:31QUOTE (Phoenyx @ 04 fev 2004, 17:31)thronick

VALEU  PELA DICA  ...

E QUANTO A PARTE DA FORMATACAO DE UM HD SATA  EU USO O DISKET DE BOOT DO 98 OU EU TENHO QUE USA UM OUTRO TIPO ? :-BEER

Bom, primeiramente faça suas perguntas aqui, não pelo messenger do fórum, elas poderão contribuir a outros usuários...

Sobre a formatação, depois q você apontar para o windows a localização do HD, por meio do disquete com os drivers SATA, basta dimensionar e formatar pela própria instalação do WinXP... É tudo intuitívo, basta colocar o CD, adicionar o disquete e prosseguir...

[]'s

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tive problemas :cry: com os drivers mais novos lancados pela a Silicon Image , porque eles não tinham assinatura da M$ e davam conflitos com outros irqs e chegava a um ponto de nem iniciar o winxp mais. aí voltei pro driver anterior (este q você usou tmbm) aí funcionou beleza.

Realmente esse post ajudou muito. valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

:help: Galera, Tenho um P4 2.8 com 1 GB Ram e 2 HDs Serial ATA 40Gb 7.200 RPM. Quando eu comprei a máquina, o "técnico" não configurou meu Raid 1 conforme lhe foi solicitado. Agora, meu HD Primário já tá cheio de dados e eu tô com medo de ativar o RAID no Bios e ele clonar o HD errado. Já tentei utilizar o Ghost para clonar meu HD só que ele sempre trava...

Alguém conhece uma ferramente de clone eficiente. Tô pensando em clonar meu HD e depois ativar o RAID no BIOS. Será que alguém tem alguma ideia melhor?

valeu!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Leonardo, para estabelecer o mirroring(RAID 1), com dados já gravados em um dos HDs, bastará ele estar plugado na porta IDE/SATA primária(e como master no caso do HD ser PATA). Assim ele será clonado automaticamente, sem problemas.

Mas "creio", mesmo que o HD com dados esteja na IDE/SATA secundária, que tudo funcionará perfeitamente, afinal, o RAID 1 é preparado para a substituição de discos, qualquer que seja a sua ordem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por Phoenyx@01 set 2004, 16:24

Leonardo, para estabelecer o mirroring(RAID 1), com dados já gravados em um dos HDs, bastará ele estar plugado na porta IDE/SATA primária(e como master no caso do HD ser PATA). Assim ele será clonado automaticamente, sem problemas.

Mas "creio", mesmo que o HD com dados esteja na IDE/SATA secundária, que tudo funcionará perfeitamente, afinal, o RAID 1 é preparado para a substituição de discos, qualquer que seja a sua ordem.

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Fenix você pode me dizer qual drive e realtivo a placa sata raid que vem on board na placa mae K8V da Asus por ja tentei instalar o HD Sata com os drives do cd e não funcionou........você tem algum drive ai mas recente pra essa placa-mãe que faça funcionar pelo menos pra instalar o Windows XP.......o Millenium entra de boa mas o XP não reconhece o HD o que eu faço?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

caras li seu artigo e queria sabe qual driver eu tenho que baixar para minha a controladora minha placa mãe é a a7v600-x e meu dh e o seagate ST3120026AS 120 GB

<span style='font-family:Arial'>Basta ir ao site da VIA http://www.viaarena.com Procure por drivers, e faça as escolhas que são pedidas. O arquivo é bem grande, porque vem com um utilitário para fazer RAID junto. Caso você não queira fazer isso, não instale esse utilitário de jeito nenhum, porque um bug faz com que quando você o desistala, o WinXP pare de carregar!

Depois de baixar o arquivo, descompacte ele e entre na pasta "DriverDisk". Copie todos os arquivos para um disquete, aperte o F6 na inicialização do Windows e não desanime quando ele disser que não encontrou driver nenhum: na tela seguinte, clique em E, escolha o driver de WinXP e vá em frente com a instalação do OS. Mas repito: não instale o utilitário se não for fazer RAID, só dá dor de cabeça! </span>

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Digamos que eu já tenha particionado e formatado meu HD SATA utilizando o DiskWizard disponível na página do fabricante ( este é um HD zerado ). Gostaria de saber se terei de apertar F6 e inserir o disquete com o driver SATA da controladora para instalar o WinXP mesmo já estando com o HD pronto para uso.

Com o HD já particionado e formatado o Windows conseguiria enxerga-lo se eu não colocar o disquete da controladora SATA ?!

Agradeço desde já

:-BEER

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Postado Originalmente por _ExTrEmE_@21 set 2004, 23:43

Olá amigos, desculpe o incomodo, mais eu tenho uma placa ASUS K8V SE Deluxe, mas sou meio fraco no assunto, alguem sabe qual é a controladora da minha placa e onde posso baixar os arquivos atualizados, obrigado.

Tb to com essa bomba na mão! rsrsrsrs

Bom aqui detecta tudo normal porém a IDE ATA 133 80gb Maxtor, o Win98 que esta na SATA não detecta o HD IDE(talves porque sejah que está instalado WINXP em NTSF e SP2, pode ser por isso não sei)

E quando do boot pelo HD IDE não aparece o HD SATA... :blink:

E eu tb não sei o driver que devo usar para conseguir instalar o WINXP na HD SATA :wacko:

Obs:

ST3120026AS é a HD SATA

Placa mãe é a ASUS K8V SE Deluxe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!