Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Modificar contatora 220 para 110


Posts recomendados

Olá galera..

Tenho 1 contatora e pretendo ligar ela na minha esmeriladeira..

O problema é q a contatora é 220 e a esmerilhadeira é 110..

quando ligo a contatora fica armando e desarmando até q a esmerilhadeira vá pra rotação normal, ai a contatora fica armada direto..

Será q se eu tirar metade do enrolamento da bobina interna da contaro resouverá??

To precisando com urgencia, pois preciso dela pra trabalhar..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera..

Tenho 1 contatora e pretendo ligar ela na minha esmeriladeira..

O problema é q a contatora é 220 e a esmerilhadeira é 110..

quando ligo a contatora fica armando e desarmando até q a esmerilhadeira vá pra rotação normal, ai a contatora fica armada direto..

Será q se eu tirar metade do enrolamento da bobina interna da contaro resouverá??

To precisando com urgencia, pois preciso dela pra trabalhar..

Acho melhor comprar uma bobina pra 110VCA, olha o modelo da tua contactora e vai à alguma loja de equipamentos elétricos...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Você não informou o modelo/fabricante da contatora... Mas com certeza a sugestão do colega Denis é a melhor, pois geralmente você encontra para vender as partes separadas da contatora (bloco de contatos, bloco de bobina, contatos auxiliares, etc.).

Retirar espiras da contatora não é solução... Na verdade, você teria também que redimensionar a bitola do fio, e não apenas o número de espiras.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá galera..

Tenho 1 contatora e pretendo ligar ela na minha esmeriladeira..

O problema é q a contatora é 220 e a esmerilhadeira é 110..

quando ligo a contatora fica armando e desarmando até q a esmerilhadeira vá pra rotação normal, ai a contatora fica armada direto..

Será q se eu tirar metade do enrolamento da bobina interna da contaro resouverá??

To precisando com urgencia, pois preciso dela pra trabalhar..

Olá amigo . A solução é trocar a bobina da mesma por uma de 110V.É só procurar num revendedor da marca e citar o modelo da contactora

Outra alternativa é se você dispõe das duas tensões nada impede de você ligar a contatora em 220v ,deixar o neutro ligado diretamente na esmerilhadeira ,e passar apenas uma fase pela contactora para alimentar a mesma

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

E se eu reenrolar a bobina da contatora pra 12v e usar um trafo pra arma-la??

Qual bitola devo usar e quantas voltas..

Se precisarem de mais informações pra me ajudar é só falar

Outra alternativa é se você dispõe das duas tensões nada impede de você ligar a contatora em 220v ,deixar o neutro ligado diretamente na esmerilhadeira ,e passar apenas uma fase pela contactora para alimentar a mesma
Como eu ja havia dito, só disponho de 110, senaum ja o teria feito!

up de novo..

Alguém me ajuda!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 9 anos depois...

meu amigo tudo bem ai? eu desmontweir uma contatora de 220 ereduzir a bobina e deu certo funcionou comose fosse nova ,eu fiz o seguinte medi a bobina antes de desenrolar ai deu uma leitura equivalente a390hms ai vctem que fazer umcalculo de 220  emcima dessa leitura se e 127 que vai tranforma? entaoparachegar a127 você vaiter que desenrolar equivalente a uns 200 metros de fio boa sorte depois me avise se deu certo 

 

adicionado 1 minuto depois
1 minuto atrás, Antonio Carlos Lopes de Souza disse:

meu amigo tudo bem ai? eu desmontweir uma contatora de 220 ereduzir a bobina e deu certo funcionou comose fosse nova ,eu fiz o seguinte medi a bobina antes de desenrolar ai deu uma leitura equivalente a390hms ai vctem que fazer umcalculo de 220  emcima dessa leitura se e 127 que vai tranforma? entaoparachegar a127 você vaiter que desenrolar equivalente a uns 200 metros de fio boa sorte depois me avise se deu certo 

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esse post é de 2010 será que a dúvida do rapaz ainda existe?

Mas já que responderão vou dar meu pitaco aqui:

Primeiro lugar, porque ele quer ligar uma ferramenta manual que se usa direto na tomada em um contator já que este é empregado em equipamentos elétricos de maior potência?

Isso não é contatora é contator (vem de contato) isso é usado para ligar um equipamento qualquer de modo indireto;

Tirar metade das espiras não é o aconselhável e sim trocar ela para a tensão adequada ou calcular em função de um fio mais grosso para não perder a capacidade de imantação.

Abaixo um contator, para ligar algo nele é necessário um botão, não é mais fácil ligar a esmerilhadeira em uma tomada?

esmerilhadeira-angular-7-pol-2-400w-ga70

 

contator-siemens-tripolar-3tf42-22-0an1-

 

Montar algo semelhante a isso abaixo só para uma esmerilhadeira?

 

1939617077?profile=RESIZE_1024x1024

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 horas atrás, Isadora Ferraz disse:

Fiz isso ('agora há pouco') com 4x 1n4007 mas coloquei um capacitor 200uF. Não testei sem...

Funciona sem o capacitor também. 

 

Além disso, já fiz outro tipo de gambiarra pra ligar contator de 24V em 110/127V 

Além da ponte retificadora, coloco antes dela um capacitor de poliéster de 3,3uF em série. Dependendo do contator, o capacitor pode precisar de um valor maior, aí pode ser um eletrolitico sem polaridade. 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!