Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

No-break realmente é a salvação???


Posts recomendados

Olá Galera.

Bom li os dois super post do faller sobre os estabilizadores ( realmente sensacional) e esse sobre o no-break. Cheguei a conclusão que realmente nao preciso de nenhum e nem outro. :)

Contudo, tenho uma duvida. Tenho um no-break antigo que era utilizado quando trabalhavamos com servidores, encontrei ele aqui e assim como todo leigo coloquei pra rodar. Ja sei que seria melhor comprar um "filtro de linha" com proteção assim como indicado em varios tópicos aqui. Entretanto, ao ler as configurações sobre o no-break, vi que ele ja realiza essa função e seu tipo de onda é senoidal.

 

Dai a pergunta, continuo a usar esse aparelho ou troco por um "filtro de linha" mais moderno?

 

Minha fonte é de 700W e o aparelho gera 806 W - A descriçao completa esta aqui :

 

Grato

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tipo assim me engana que eu gosto de ser enganado!!!

Acompanhe comigo a análise dos dados tirados da postagem por tipo passada:

 

Potência Máxima (VA): 1300
Potência Máxima (W): 806  puro chute para enganar bobo pois se o no-break é de
1.300VA e seu fp (fator de potência) é de 0,42 ele é na verdade um no-break de 1.300 x 0,42 = 546 Watts somente..  Você acreditou na inchada na potência que o vendedor aplicou ai no anúncio.. Só você mesmo...

Veja você mesmo: Fator de Potência: 0.42

 

Forma de Onda: Senoidal por aproximação (Trapezoidal PWM - controle de largura e amplitude)  Ou seja, nomezinho bonito para forma de onda retangular...  Só você pensa que se trata de senoidal .. Quer entender???  Diga a sua amada que ela é bonita ou atraente, ou inteligente  por aproximação, e prepare-se para sair correndo!!!

 

Acionamento do inversor: Menor 1 ms   Ou seja, durante 99% do tempo, que é quando a energia da rede comercial estiver presente, quem alimenta seu PC é essa energia comercial e não aquela gerada pelo no-break, que só entra, gerando energia, na falta daquela comercial.. É um no-break interativo off-line...  Não é on-line... É um mero estabilizador 99% do tempo, com todos os problemas inerentes aos mesmos...

 

Supressão de Surtos, Picos e Filtragem de ruídos   Com tudo isso ai de atochadas, mentiras que o fabricante ou o vendedor já te aplicaram, fica  a seu critério acreditar nessa supressão de surtos e filtragem de ruídos. Fosse você eu sairia correndo e nem olharia para trás...

 

Precisa eu te dizer mais alguma coisa???

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá faller...

hahaha , Caramba isso ai ta pior que as ofertas das Casa bahia...

E eu achando que a panela velha tava fazendo bonito aqui em casa.

 

Muito obrigado pelo esclarecimento. Indo a procura de um bom "filtro de linha"

 

valeu

Esse seu no-break, como peso de papel, ou para segundar a porta da garagem aberta, serve..

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja providenciei isso faller, coloquei na garagem e, ja que minha moto não tem cavalete, ele serve muito bem :)

 

Uma duvida que nem sei se tem tanto a ver, mas que talvez possa ajudar. Tenho um problema aqui na rede telefonica. São duas linhas, uma residencial e outra comercial. A internet esta na linha Comercial. Quanto toca o telefone da linha residencial, minha internet que é ADSL oscila e muitas vezes cai. Dai a pergunta : Se eu comprar um Upsai FHT-1200  com esse protetor ADSL pode ser que resolva meu problema ou não?

 

Ja veio varios tecnicos aqui e nenhum deles conseguiu resolver. O que você acha faller?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Isso se deve a indução do ring de uma das linhas sobre a outra..  O ring é uma tensão AC de 25 Hz com tensão superior a 80 Volts. Fica fácil ele induzir na fiação que dele se avizinha.. Isso é difícil de eliminar. A separação da fiação das linhas sim deveria resolver, mas a dutagem ai deve ser única e ambas devem a andar em paralelo um bom pedaço. Difícil solução eu diria. Um melhor filtro ADSL talvez, de melhor qualidade, mas nunca um filtro de linha vai resolver isso dai, até porque ele nada filtra na linha telefônica, só protege contra surtos de tensão, nada mais na rede telefônica. Ele filtra alguma coisa mas é na rede AC..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida por favor.

 

Eu mantenho ligado um hd externo, em uma case, 24/7.

Sei que os hds atuais tem mais proteção contra queda de energia, mas um no-break poderia garantir mais segurança? Ou apenas um filtro de linha seria o suficiente?

Seria apenas para ligar um hd externo e o modem.

Á vezes a energia fica caindo e voltando, o no-break protegeria contra isso ou apenas contra queda prolongada de energia?

 

Desde já agradeço pelas respostas.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Caros amigos entendidos...

 

no trabalho temos um no-break APC online (SURT XLI10000).... ele fica fazendo um zumbido constante, e um amigo acha que é porque ele tem dupla conversao... e dai o inversor fica ligado direto.

 

Comprei ha alguns meses um Eaton EDX1000HB de 1Kva com dupla-conversao.... so que ele so faz o zumbido se tirar a tomada da parede.

Sera que ele nao é de dupla-conversao?

 

Obrigado e um abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Boa noite, gostaria de tirar uma dúvida por favor.

 

Eu mantenho ligado um hd externo, em uma case, 24/7.

Sei que os hds atuais tem mais proteção contra queda de energia, mas um no-break poderia garantir mais segurança? Ou apenas um filtro de linha seria o suficiente?

Seria apenas para ligar um hd externo e o modem.

Á vezes a energia fica caindo e voltando, o no-break protegeria contra isso ou apenas contra queda prolongada de energia?

 

Desde já agradeço pelas respostas.

 

Não sei se vale a pena adotares um no-break decente, que custaria umas cinco vezes o valor de seu HD, no mínimo..

Adotar um short-break (no-breaks interativos)  só pioraria as coisas..

 

Caros amigos entendidos...

 

no trabalho temos um no-break APC online (SURT XLI10000).... ele fica fazendo um zumbido constante, e um amigo acha que é porque ele tem dupla conversao... e dai o inversor fica ligado direto.

 

Comprei ha alguns meses um Eaton EDX1000HB de 1Kva com dupla-conversao.... so que ele so faz o zumbido se tirar a tomada da parede.

Sera que ele nao é de dupla-conversao?

 

Obrigado e um abraço a todos.

No-breaks de dupla conversão operam on-line, e desse modo  se mantém operantes o tempo todo eventualmente fazendo zumbido..

 

O comportamento do no-break on-line pode ser diferente com e sem energia comercial presente, de modo que esse zumbido pode ser normal..

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá a todos.

 

Gostaria de saber que tipo de no break ou filtro (ou os dois juntos) seria ideal pra uma fonte com 500 W e PFC ativo. Onde moro, sempre que se liga um chuveiro, alguma coisa apita ou começa a disparar feito metralhadora.

Como sou bem leigo quando o assunto é energia e qualquer coisa relacionada, não gostaria de cometer nenhum deslize já que vou trocar de computador depois de 8 anos.

 

Grato desde já.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Olá a todos.

 

Gostaria de saber que tipo de no break ou filtro (ou os dois juntos) seria ideal pra uma fonte com 500 W e PFC ativo. Onde moro, sempre que se liga um chuveiro, alguma coisa apita ou começa a disparar feito metralhadora.

Como sou bem leigo quando o assunto é energia e qualquer coisa relacionada, não gostaria de cometer nenhum deslize já que vou trocar de computador depois de 8 anos.

 

O que buscas é um no-break de dupla conversão.  A potência que ele deve poder conseguir entregar é de 700 Watts, no mínimo

Procure por um que lhe agradar ai:  http://www.atera.com.br/lista/45/12/2/0/Nobreaks+Senoidais+%28servers%29+On-line+dupla+conv

Lembre-se, no mínimo 700 Watts e com a tensão de entrada a mesma da tensão de saída e a mesma dai de onde você mora, 220 Volts AC.

 

Esse dai por exemplo: http://www.atera.com.br/produto/EDX1000HB/-

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

E se eu preciso ligar apenas um roteador Wi-Fi, um DVR e algumas câmeras (ambos que operam com transformadores AC/DC 110v para 12v) no short-break de onda não senoidal?

Haveria algum impacto negativo nestes tipos de transformadores por conta da onda retangular? (eles costumam ser PFC?)

Estou entre o SMS Manager III (com correção senoidal) e os outros de onda retangular, nesses casos faz diferença?

 

E no caso de ligar apenas uma impressora térmica 24v DC? 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Haveria algum impacto negativo nestes tipos de transformadores por conta da onda retangular? (eles costumam ser PFC?)

Estou entre o SMS Manager III (com correção senoidal) e os outros de onda retangular, nesses casos faz diferença?

 

E no caso de ligar apenas uma impressora térmica 24v DC? 

Pode introduzir ruído no som ou na imagem. Teste se tiveres condições..

Essas fontes pequenas de 12 e 24 Volts não costumam ter PFC ativo embora suas entradas sejam Full Range (operam de 90 a 264 Volts AC)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Fala Galera, li até a página 23 e ainda assim surgiram algumas dúvidas.

 

Possuo um imac 27" que teve um hd queimado e uma placa lógica de lcd tb queimada.

 

Outro dia acabou a luz 2 vezes aqui e corrompeu a instalação do meu ps4. Por sorte foi só reinstalar o SO e baixar cerca de 80gb de jogos e etc.... :( 3 dias depois foi a placa logica do meu imac que está na assistência da apple. O conversor da net foi para espaço. O hd foi uma semana antes das quedas de energia.Uma tv samsung lcd ficou com um lado da tela cheia de imperfeições, ja era....(não sei se está relacionada a essas quedas)

 

Andei tomando uns choques em alguns aparelhos, tipo aqueles que faz lembrar energia estática. Um bom exemplo disso é encostar no parafuso do meu amplificador de guitarra. Por falar em guitarra, tenho que encostar o pé na pedaleira para o zumbido dimunuir, o que me faz suspeitar ainda mais do aterramento.

 

Foi feito o aterramento aqui, mas é antigo e acho que foi mal feito.

 

Quase peguei um nobreak senoidal desses interativos.

 

Um pouco de pesquisa me salvou. E sem dúvida a leitura desse tópico foi fundamental para evitar esse prejuízo.

 

Quase peguei um nobreak da Eaton. Iria pegar o modelo de 1kv, para ligar meu imac, ps4 e tv led de 40.

 

iMac (27 polegadas, meados de 2011) Monitor de 27 polegadas, Intel Core i5 de 3,1 GHz, DDR3 SDRAM 1.333 MHz de 4 GB - 2 x 2 GB, disco rígido Serial ATA de 1 TB, placa de vídeo AMD Radeon HD 6970M Consumo de Energia Capacidade Térmica Ocioso Máx. da CPU Ocioso Máx. da CPU 139 W 195 W 474 BTU/h 665 BTU/h

 

Ai surgiram as dúvidas:

 

1) Esse nobreak faz um barulho danado, é isso? Putz, existe algum com dupla conversão que não faça?

 

2) Ele irá funcionar com o aterramento meia bomba?(irei providenciar a vinda de um eletricista que sei que é o mais importante, mas enquanto isso....)

 

3) Em relação a bateria dele, qual é a vida útil aproximada? Após esgotar sai caro trocá-las?

 

4) As tomadas aqui são padrão americano, posso colocar um adaptador para ligá-lo?

 

5) Com esse filtro da clamper já estaria seguro(mesmo com o aterramento meia bomba provisório)? Só iria ter o risco de corromper os arquivos e etc, sem medo em relação a queimar meus equipamentos? Estou pensando em comprar ele de qualquer forma para proteger outros equipamentos.

 

 

Agradeço muito a atenção!!!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

 

Ai surgiram as dúvidas:

 

1) Esse nobreak faz um barulho danado, é isso? Putz, existe algum com dupla conversão que não faça?

 

No-breaks On-line, o próprio nome jã diz, trabalham gerando energia o tempo todo. Impossível não fazer barulho.

Tem uns que fazem mais outros fazer menos. Se adequadamente dimensionados não necessitam operar em seus máximos o que reduz o ruído gerado. Passe a considerar a variável ruído ambiente na escolha de um deles. Procure. É possível se adotar no-breaks on-line para equipamentos de áudio com ruído desprezível.

 

 

2) Ele irá funcionar com o aterramento meia bomba?(irei providenciar a vinda de um eletricista que sei que é o mais importante, mas enquanto isso....)

 

Sim ele ou outro equipamento elétrico qualquer vão poder operar sem aterramento.  O aterramento é altamente desejável, mas não obrigatório..

 

 

3) Em relação a bateria dele, qual é a vida útil aproximada? Após esgotar sai caro trocá-las?

 

2 a 3 anos é a estimativa de vida média das baterias de no-break. Seu valor depende do modelo e da capacidade..

 

 

4) As tomadas aqui são padrão americano, posso colocar um adaptador para ligá-lo?

 

Pode sim colocar adaptadores, ou trocar o cabo, ou trocar o plug..

 

 

5) Com esse filtro da clamper já estaria seguro(mesmo com o aterramento meia bomba provisório)? Só iria ter o risco de corromper os arquivos e etc, sem medo em relação a queimar meus equipamentos? Estou pensando em comprar ele de qualquer forma para proteger outros equipamentos.

 

Essa é a função de um bom filtro de linha/proteção

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

faller!

Primeiramente, obrigado mesmo pela aula e dicas que, sem dúvida, acrescentaram e muito na minha vida!

Depois de pensar, pensar, pensar e pensar... resolvi pegar o nobreak: Eaton 9130 com 1kva. Mais que suficiente para os equipamentos que estou utilizando. Utilizo cerca de 600w no máximo(isso o imac e ps4 no máximo da utilização).

Agora, surgiu outra dúvida. Eu tenho a opção de deixar a saida com 120 e 127v, Faz diferença? e esse hz? Deixo 60 mesmo? 

Fora o barulho!!! Faz mesmo, pode ser porque está carregando a bateria, o nobreak é demais e me deixa muito mais tranquilo!

Valeu mesmo!!!

 

 

post-411478-0-27353300-1404914469_thumb.

post-411478-0-42285100-1404914472_thumb.

post-411478-0-34414800-1404914476_thumb.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

@Marcinho

 

O nível do ruído chega a atrapalhar? Ou só é perceptível beeem de perto???

BEMMMMM perceptível....

Parece um pc com o cooler no maximo. Bem chato mesmo.

Agora ele está com um alarme piscando direto. Acho que é porque está entrando 132v na tomada. Ele dá o seguinte log : Bypass Ac over voltage OK. 

132v pode fazer mal ao equipamento?

Só posso dizer que estou muito satisfeito no quesito tranquilidade e segurança!

Valeu galera!

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Faller, tenho uma dúvida.

Vi que o modelo de No Break SMS Manager III Senoid possui filtro de linha, com 1500 joules +ou- de máxima absorção de surto.

Neste caso, este filtro/protetor DPS pode amenizar os efeitos ruins do estabilizador embutido nele?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Faller, tenho uma dúvida.

Vi que o modelo de No Break SMS Manager III Senoid possui filtro de linha, com 1500 joules +ou- de máxima absorção de surto.

Neste caso, este filtro/protetor DPS pode amenizar os efeitos ruins do estabilizador embutido nele?

 

Vejamos, acompanhe..

Primeira agressão: No momento de um Tlec (troca de um tap por outro) a fonte de alimentação e seus capacitores são desalimentados e ao retomar a alimentação podem aumentar grandemente a corrente, se assemelhando às correntes de partida.. O termistor, em uma fonte, dispositivo que se frio tem uma resistência maior do que quando quente, não conseguirá esfriar e não vai poder ajudar em nada portanto..  Nesse caso esse filtro por ti citado ou até mesmo um que tivesse a 100 vezes maior capacidade de absorção de energia de exceção não ajudaria em absolutamente nada

 

Segunda agressão: Essa diz respeito aos potenciais surtos de tensão gerados pela comutação dos relés do estabilizador.. Sim essa agressão até poderia ser atenuada por um bom supressor de surtos como esse por você citado..

 

Terceira agressão:  Essa diz respeito ao alto tempo necessário para que um estabilizador atue, sendo que as fontes em geral conseguem resolver qualquer problema de variação de tensão em tempos de 200 a 2.000 vezes mais curtos que aqueles de um estabilizador..  Esse problema dai nenhum filtro de linha resolveria, pois é intrínseco a lerdeza do mecanismo usado pelo estabilizador...

 

Dos três problemas citados em meu tópico acerca das agressões que os estabilizadores provocam às fontes somente um deles o filtro existente no no-break ajudaria...

 

Mas veja só.. Ao invés de gerar três problemas quem sabe evite a geração dos mesmos não usando estabilizador, nem no-break e se quiseres nem filtro de linha, pois sem estabilizador para a gênese desses três tipos de agressão, não tem nada que remover.. É tomada pura. A energia pura da tomada..

 

E, se obrigatório for o uso de um no-break, o ideal mesmo é adotar um do tipo on-line, pois esse opera como se fosse uma usina elétrica, gerando energia estável, controlada por PWM, senoidal pura, o tempo todo...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

galera, comprei este NOBREAK ONLINE DUPL. CONVERSAO SENOIDAL

http://www.atera.com.br/produto/GES102R/Nobreak+On-line+dupla+con.+1KVA+rack+120V+Delta+s%C3%A9rie+R

mas ainda tenho problemas, já não sei o que fazer.

 

fiz aterramento adequado, separei uma fiação e disjuntor no quadro de luz só para a tomada do nobreak.

o problema é que quando eu ligo o ventilador, (que NÃO está no nobreak, nem compartilhando tomada com ele) as minhas caixinhas de som (que ESTÃO no nobreak) fazem um estalinho. isso não era pra acontecer, certo? não era pra energia estar vindo "limpa" independente dessas oscilações externas para os equipamentos ligados no nobreak?

já tinha caído no conto do nobreak offline pra estabilizar e já perdi um hd, placa de som e monitor... além dos que me parecem já não funcionar como antes. aqui são muitas pessoas e uso continuo da rede elétrica que é antiga e oscila muito.

 

as luzes do nobreak estão como o esperado, segundo as instruções no manual. LINE e ONLINE estão acesas e o LOAD não está nem na metade, o que indica que o nobreak está recebendo energia da concessionaria, está trabalhando em modo online e não está sobrecarregado, respectivamente.

 

Qual outra solução?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Qual outra solução?

Interferências principalmente aquelas que se manifestam no áudio podem ter diferentes caminhos interferentes.  Um deles e através da energia elétrica, comum a fonte geradora de ruído e a o equipamento de áudio. Nesses casos um melhor processamento, uma filtragem adequada na energia destinada a alimentar o equipamento de áudio geralmente resolve ou atenua grandemente o problema...

Outro caminho importante e a geração, de parte do equipamento interferente, de energia interferente via rádio frequência, tal fosse o equipamento interferente um transmissor e o de áudio um receptor.. Ai nesses casos de nada adianta melhorar a alimentação de nenhum deles. a interferência se da pelo ar..

Quem sabe e esse seu problema???

 

Nesses casos a solução e complicada de ser implementada e envolve a blindagem de um ou de outro, principalmente do equipamento gerador da interferência. Eu tentaria adotar outro equipamento similar para sentir se continua a geração de interferência..  Se o equipamento gerador de interferência tiver acionamento via triac e potenciômetro de ajuste continuo, por exemplo usado em chuveiros e também em ventiladores, num deles para ajustar a temperatura da agua e no outro a velocidade de rotação, esqueça, é muita potência interferente para remover..

É possível converter um nobreak offline em um online?

Teria de fazer tudo de novo.. Geralmente a geração difere entre cada um deles e a capacidade de uso continuo que e uma característica obrigatória em um no-break on-line nem sempre esta presente num no-break off-line...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!