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No-break realmente é a salvação???


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A forma de onda retangular só existirá quando o inversor do no-break operar, a partir de suas baterias... No dia-a-dia, na maior parte do tempo, a energia da tomada é a que aparecerá na saída do no-break..

Um filtro de linha quer antes quer depois não ajudará praticamente em nada..

Formas de onda retangulares são proibitivas para qualquer elemento de comportamento indutivo e ai se encaixam equipamentos com motores em geral, transformadores, amplificadores de áudio etc..

São estressantes para os demais equipamentos como PC, TV..

O único fator positivo desse tipo de no-break é seu preço, bem menor que de um no-break decente..

Descubra qual o fp (fator de potência) de seu no-break, consuto o manual dele e saiba que ele aguenta oferecer uma potência de fp x capacidade em VA's

Geralmente seu fp é de 0,5 o que daria uma disponibilidade de 0,5 x 700 = 350 Watts somente. Tire 50 Watts para o monitor e restam 300 Watts.

Aplique a eficiência de uma boa fonte, de 80% pelo menos e terás uma disponibilidade para alimentar uma fonte de até 300 x 0,8 = 240 Watts..

Se sua fonte é de 430 Watts estás fora, acima da capacidade ideal em 430/240 = Só 80% acima do que um correto dimensionamento recomendaria.. Só isso..

Coloque um extintor de incêndio, ai perto de seu PC. Sempre é bom prevenir quando a gente pensa em trabalhar 80% acima do ideal...

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A forma de onda retangular só existirá quando o inversor do no-break operar, a partir de suas baterias... No dia-a-dia, na maior parte do tempo, a energia da tomada é a que aparecerá na saída do no-break..

Um filtro de linha quer antes quer depois não ajudará praticamente em nada..

Formas de onda retangulares são proibitivas para qualquer elemento de comportamento indutivo e ai se encaixam equipamentos com motores em geral, transformadores, amplificadores de áudio etc..

São estressantes para os demais equipamentos como PC, TV..

O único fator positivo desse tipo de no-break é seu preço, bem menor que de um no-break decente..

Descubra qual o fp (fator de potência) de seu no-break, consuto o manual dele e saiba que ele aguenta oferecer uma potência de fp x capacidade em VA's

Geralmente seu fp é de 0,5 o que daria uma disponibilidade de 0,5 x 700 = 350 Watts somente. Tire 50 Watts para o monitor e restam 300 Watts.

Aplique a eficiência de uma boa fonte, de 80% pelo menos e terás uma disponibilidade para alimentar uma fonte de até 300 x 0,8 = 240 Watts..

Se sua fonte é de 430 Watts estás fora, acima da capacidade ideal em 430/240 = Só 80% acima do que um correto dimensionamento recomendaria.. Só isso..

Coloque um extintor de incêndio, ai perto de seu PC. Sempre é bom prevenir quando a gente pensa em trabalhar 80% acima do ideal...

faller, eu estava pesquisando no Google e tem um tópico com um usuário com o mesmo nome seu e ele disse que pra essa fonte um nobreak de 600VA já serviria... o tópico é esse:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/411526-nobreak-de-onda-senoidal.html

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faller, eu estava pesquisando no Google e tem um tópico com um usuário com o mesmo nome seu e ele disse que pra essa fonte um nobreak de 600VA já serviria... o tópico é esse:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/411526-nobreak-de-onda-senoidal.html

Sim esse usuário sou eu mesmo, mas, talvez tenha de trocar meus óculos, não vi em nenhum instante eu afirmar que um no-break de 600 VA chegaria, como você está afirmando??

Aonde você viu isso???

Será que estou mal dos olhos???

Você não teria visto eu afirmar que um no-break de 600 Watts estaria de bom tamanho???

600 Watts meu amigo, se o no-break tiver um fp (fator de potência ou enrola comprador) de 0,5 ele terá uma potência de 600 Watts / 0,5 = 1.200 VA's..

Não me assuste, estou mais velho, dia-a-dia, mas não estou caduco ainda...

Vamos dar uma olhada nesse no-break por você citado, o SMS New Station 700VA

Veja ai, do manual do mesmo que peguei no site da SMS:

No-breakSMSNewStation700VAeseufp_zpseb32be32.jpg~original

Veja lá o paga ratão, digo, fp de 0,5.

Isso significa que ele oferece 700 VA's e somente 350 Watts (700 x 0,5) que é o que interessa mesmo..

Ou seja, não serve para uma fonte CX430 por dois motivos

- Baixa capacidade de oferta de potência;

- Não se dá bem com fontes com PFC ativo esse tipo de no-break interativo com geração de onda retangular..

O fabricante (não lá muito sério) prefere divulgar a potência de seus no-breaks em VA's e não em Watts que é o que realmente interessa... Fica pouco competitivo. Você mesmo nem olharia para ele se fosse ele divulgado como um no-break de 350 Watts, olharia???

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faller, eu estava pesquisando no Google e tem um tópico com um usuário com o mesmo nome seu e ele disse que pra essa fonte um nobreak de 600VA já serviria... o tópico é esse:

http://adrenaline.uol.com.br/forum/energia/411526-nobreak-de-onda-senoidal.html

Ele disse 600 W (Watts ) e nao 600 VA (VoltAmpéres).

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Sim esse usuário sou eu mesmo, mas, talvez tenha de trocar meus óculos, não vi em nenhum instante eu afirmar que um no-break de 600 VA chegaria, como você está afirmando??

Aonde você viu isso???

Será que estou mal dos olhos???

Você não teria visto eu afirmar que um no-break de 600 Watts estaria de bom tamanho???

600 Watts meu amigo, se o no-break tiver um fp (fator de potência ou enrola comprador) de 0,5 ele terá uma potência de 600 Watts / 0,5 = 1.200 VA's..

Não me assuste, estou mais velho, dia-a-dia, mas não estou caduco ainda...

Vamos dar uma olhada nesse no-break por você citado, o SMS New Station 700VA

Veja ai, do manual do mesmo que peguei no site da SMS:

No-breakSMSNewStation700VAeseufp_zpseb32be32.jpg~original

Veja lá o paga ratão, digo, fp de 0,5.

Isso significa que ele oferece 700 VA's e somente 350 Watts (700 x 0,5) que é o que interessa mesmo..

Ou seja, não serve para uma fonte CX430 por dois motivos

- Baixa capacidade de oferta de potência;

- Não se dá bem com fontes com PFC ativo esse tipo de no-break interativo com geração de onda retangular..

O fabricante (não lá muito sério) prefere divulgar a potência de seus no-breaks em VA's e não em Watts que é o que realmente interessa... Fica pouco competitivo. Você mesmo nem olharia para ele se fosse ele divulgado como um no-break de 350 Watts, olharia???

Foi mal mr. Faller não vi esse "pequeno" detalhe kkkkkkk

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Prezados,

Há algum tempo venho utilizando Upsai FHT-1200 MKII para a configuração que consta em minha assinatura. Ou seja, utilizo a fonte Seasonic S12II Bronze 520W. Thanks Faller por ter me ajudado MUITO ;)

Além do PC, tem o monitor/tv, impressora/scanner, home theather, router, decoder tv a cabo e o circulador de ar da sala.

Praticamente tudo ligado (exceto impressora/scanner apenas quando necessário) 24hs / 7dias.

Minhas necessidades mudaram e por isso a dúvida em relação a melhor opção para NoBreak. Pois, algumas obras de grande porte + chuvas tem derrubado com muita frequência a energia no bairro e consequentemente atrapalhado o uso do equipamento (fora o medo em danificar algo). Este PC é utilizado dessa forma, pois trata-se de home office.

Obrigado

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Quedas de energia são potencialmente acompanhadas de surtos de tensão..

Tinhas alguma proteção antes da fonte, para surtos de tensão, um bom filtro de linha por exemplo???

Se não, estás atacando do modo errado, a não ser que compres um no-break de dupla conversão. Costumam custar cerca de 1.500 a 2.000 para essa sua config..

Fora disso, outros no-breaks, os interativos, perdem no quesito proteção para um bom filtro de linha..

Entenda, não é a queda de energia em si que danifica algo por ai e sim os surtos de tensão que podem acompanhar a mesma..

Pois é meu amigo!

Meu nobreak não segura carga. Tem 03 meses que troquei a bateria dele e estava funcionando perfeitamente. Aconteceu um problema na subestação e ficamos mais de 20 horas sem energia. Quando voltou a energia não ficou estabilizada, tinha quedas o tempo todo. Resultado: quando estabilizou meu nobreak não funcionava. Deixei ele desligado plugado na tomada durante um tempo de mais ou menos umas 03 horas. Quando liguei, funcionou direitinho, porém, não segura carga. Se a energia acaba ele desliga automaticamente.

O que devo fazer?

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Mas então, na sua opinião, o que pode estar acontecendo com o meu nobreak? E o que eu devo fazer?

Pelo seu relato, demonstra defeito

Solução: Conserto

Racional: A menos que as interrupções (faltas mesmo) de energia possam estar afetando seu trabalho no PC, fazendo você perder arquivos ainda não salvos, jamais deverias ter adotado um no-break, e, para adequada proteção contra surtos de tensão, deverias ter adotado um bom filtro de linha/proteção contra surtos, como aliás se faz em todo o mundo.. Essa é a melhor proteção contra surtos de tensão..

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Prezados,

Há algum tempo venho utilizando Upsai FHT-1200 MKII para a configuração que consta em minha assinatura. Ou seja, utilizo a fonte Seasonic S12II Bronze 520W. Thanks Faller por ter me ajudado MUITO ;)

Além do PC, tem o monitor/tv, impressora/scanner, home theather, router, decoder tv a cabo e o circulador de ar da sala.

Praticamente tudo ligado (exceto impressora/scanner apenas quando necessário) 24hs / 7dias.

Minhas necessidades mudaram e por isso a dúvida em relação a melhor opção para NoBreak. Pois, algumas obras de grande porte + chuvas tem derrubado com muita frequência a energia no bairro e consequentemente atrapalhado o uso do equipamento (fora o medo em danificar algo). Este PC é utilizado dessa forma, pois trata-se de home office.

Obrigado

Prezado Faller,

Alguma sugestão para compra de nobreak no meu caso?

Devo seguir utilizando a UPSAI em conjunto com o nobreak?

Obrigado

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  • Membro VIP

Usar o filtro, que já o tens, sempre.. Se desejares adotar um no-break lembre-se de que existem pelo menos 3 tipos deles, mais comuns, e cada um tem diferentes características. Ai tens uma boa ideia de o que são esses 3 tipos e, note, para sua aplicação só adote, se for adotar, dos tipos 2 e 3, com geração senoidal pura em função dessa sua bela fonte dai, que tem PFC ativo e no-breaks de forma de onda retangular não se dão nada bem com esse tipo de fonte..

Veja ai: Entenda os diferentes tipos de no-break

Em seguida decida o que realmente necessitas deixar ligado no no-break (aquilo que não pode parar mesmo com a falta de energia) e some as demandas de cada um deles, que ficarão simultaneamente ligados, dê uma folga ainda, para bem dimensionar seu no-break..

Não espere gastar nada menos de 1000 reais podendo chegar, conforme sua seleção, a 4.000 reais..

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Usar o filtro, que já o tens, sempre.. Se desejares adotar um no-break lembre-se de que existem pelo menos 3 tipos deles, mais comuns, e cada um tem diferentes características. Ai tens uma boa ideia de o que são esses 3 tipos e, note, para sua aplicação só adote, se for adotar, dos tipos 2 e 3, com geração senoidal pura em função dessa sua bela fonte dai, que tem PFC ativo e no-breaks de forma de onda retangular não se dão nada bem com esse tipo de fonte..

Veja ai: Entenda os diferentes tipos de no-break

Em seguida decida o que realmente necessitas deixar ligado no no-break (aquilo que não pode parar mesmo com a falta de energia) e some as demandas de cada um deles, que ficarão simultaneamente ligados, dê uma folga ainda, para bem dimensionar seu no-break..

Não espere gastar nada menos de 1000 reais podendo chegar, conforme sua seleção, a 4.000 reais..

Muitíssimo Obrigado Faller, vou verificar o produto do tipo 2, pois creio que seja o mais adequado para minha realidade/necessidade.

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Boa tarde!

No tempo que tenho disponível, uso o meu PC constantemente para estudar para Concurso Público.

O problema é que onde moro (Realengo, Rio de Janeiro, RJ) tem ocorrido, desde agosto/2013, por diversas vezes, falta de energia (principalmente quando tem uma chuva um pouco mais forte). E com isso o meu PC tem levado diversas pancadas com desligamentos abruptos.

Eu uso filtro de linha, mas devido a esse constante problema de falta de energia, estou querendo comprar um NO-BREAK para proteger o seguinte:

1) PC (AMD Phenom II X6 1055T Processor 2.80 GHz / Memória 8GB / ASUS M4N68T-M LE / HD Seagate Barracuda 2TB);

2) Monitor Samsung (SyncMaster SA300 Led);

3) modem/roteador da internet;

4) multifuncional (que, em breve, será a Epson L355).

Por favor, alguém poderia me informar qual o No-break ideal para mim?

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Boa tarde!

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O problema é que onde moro (Realengo, Rio de Janeiro, RJ) tem ocorrido, desde agosto/2013, por diversas vezes, falta de energia (principalmente quando tem uma chuva um pouco mais forte). E com isso o meu PC tem levado diversas pancadas com desligamentos abruptos.

Eu uso filtro de linha, mas devido a esse constante problema de falta de energia, estou querendo comprar um NO-BREAK para proteger o seguinte:

1) PC (AMD Phenom II X6 1055T Processor 2.80 GHz / Memória 8GB / ASUS M4N68T-M LE / HD Seagate Barracuda 2TB);

2) Monitor Samsung (SyncMaster SA300 Led);

3) modem/roteador da internet;

4) multifuncional (que, em breve, será a Epson L355).

Por favor, alguém poderia me informar qual o No-break ideal para mim?

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Boa tarde!

No tempo que tenho disponível, uso o meu PC constantemente para estudar para Concurso Público.

O problema é que onde moro (Realengo, Rio de Janeiro, RJ) tem ocorrido, desde agosto/2013, por diversas vezes, falta de energia (principalmente quando tem uma chuva um pouco mais forte). E com isso o meu PC tem levado diversas pancadas com desligamentos abruptos.

Eu uso filtro de linha, mas devido a esse constante problema de falta de energia, estou querendo comprar um NO-BREAK para proteger o seguinte:

1) PC (AMD Phenom II X6 1055T Processor 2.80 GHz / Memória 8GB / ASUS M4N68T-M LE / HD Seagate Barracuda 2TB);

2) Monitor Samsung (SyncMaster SA300 Led);

3) modem/roteador da internet;

4) multifuncional (que, em breve, será a Epson L355).

Por favor, alguém poderia me informar qual o No-break ideal para mim?

Primeira coisa: não tem como indicar nobreak sem saber qual é a fonte da máquina.

Segundo: você está disposto a pagar cerca de 1000 reais num nobreak online, senoidal e de dupla conversão? Caso não, saiba que esses shortbreaks não te protegem de nada e as quedas de energia não causa nenhuma "pancada" na máquina. Sem falar que estes shortbreaks danificam os equipamentos eletrônicos ligados à eles, pois possuem estabilizadores internos e entregam uma energia de péssima qualidade quando em modo bateria.

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No tempo que tenho disponível, uso o meu PC constantemente para estudar para Concurso Público.

O problema é que onde moro (Realengo, Rio de Janeiro, RJ) tem ocorrido, desde agosto/2013, por diversas vezes, falta de energia (principalmente quando tem uma chuva um pouco mais forte). E com isso o meu PC tem levado diversas pancadas com desligamentos abruptos.

Eu uso filtro de linha, mas devido a esse constante problema de falta de energia, estou querendo comprar um NO-BREAK para proteger o seguinte:

1) PC (AMD Phenom II X6 1055T Processor 2.80 GHz / Memória 8GB / ASUS M4N68T-M LE / HD Seagate Barracuda 2TB);

2) Monitor Samsung (SyncMaster SA300 Led);

3) modem/roteador da internet;

4) multifuncional (que, em breve, será a Epson L355).

Por favor, alguém poderia me informar qual o No-break ideal para mim?

Primeira coisa: não tem como indicar nobreak sem saber qual é a fonte da máquina.

Segundo: você está disposto a pagar cerca de 1000 reais num nobreak online, senoidal e de dupla conversão? Caso não, saiba que esses shortbreaks não te protegem de nada e as quedas de energia não causa nenhuma "pancada" na máquina. Sem falar que estes shortbreaks danificam os equipamentos eletrônicos ligados à eles, pois possuem estabilizadores internos e entregam uma energia de péssima qualidade quando em modo bateria.

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bem, eu nao sou nenhum leigo nesse assunto de nobreaks, já uso alguns há pelo menos 8 anos e nunca tive problemas. tive uns bem fracos, mal dimensionados pra PC mas depois de ler este topico e ver muitas outras coisas pela internet, agente acaba aprendendo um pouco q seja. Não tenho aqui o conhecimento de um engenheiro eletrico mas consigo entender algo sobre potencias, rendimento, etc

E é sobre justamente isso que venho expor uma situacao pois acabei sendo pego de surpresa a respeito de um nobreak que comprei pensando ter maior tempo de autonomia e aconteceu justamente o contrário!

Meu caso é o seguinte: Comprei um NAS da d-link ano passado, modelo DNS-320 (http://www.dlink.com.br/produtos-detalhes/items/dns-320.html) e muito antes de comprar ele pensei já em adotar um nobreak pois alem de ele ficar 24x7x365 no meu bairro as quedas de luz sao bem frequentes e as vezes demoradas demais. Então se o objetivo de ter um dispositivo desses é manter ele ligado, o nobreak faz-se necessário de qualquer forma, e antes q perguntem porque deixar isso ligado numa falta de luz se os demais equipamentos vão estar desligados, eu já rebato dizendo que: SERVIDOR NAO FOI FEITO PRA FICAR LIGANDO E DESLIGANDO, SE EU QUISESSE ISSO, TERIA COMPRADO UM HD EXTERNO.. se vou acessar os dados dele ou nao, é indiferente. O que eu estou prezando é a integridade do conjunto e dos HD's, principalmente, evitando q se desliguem de forma abrupta e religuem nas mesmas condicoes.

Comprei um nobreak da SMS, 700VA, modelo NET 4+.. sei que ele é PWM, etc, etc, etc, mas pra um dispositivo simples como esse NAS não chega a ser nenhum empecilho já q nao possui fonte PFC e todo aquele lenga-lenga que é para os computadores. Além do mais, esse NAS tem uma fonte 12V/4A e um sistema de refrigeracao composto por 2 coolers de 12cm desses pra computador ligados tb em outra fonte de 12V/1A.. nas faltas de luz que presenciei ele sempre deu conta e num blecaute que teve esse ano na regiao nordeste e que durou acima de 4h, ele segurou todo esse período.. Depois fiz outros testes e a melhor autonomia que tive com ele foi de 4h40 min segurando esse aparato!

O que acontece: Mês passado vi um modelo aparentemente novo no mercado e anunciado em varios sites por um preco que dava pra desconfiar um pouco, mas aparentemente não parecia ser enrrascada. A marca é a RAGTECH, e o nobreak de modelo EASYWAY, 1200VA

http://www.ragtech.com.br/produtos_easyway.html

Dentre muitas vantagens, diz ele ser SENOIDAL, tem 1200VA, fator de potencia 0,5, 6 tomadas, porta usb, troca fácil de baterias e etc.. achei interessante trocar principalmente pela potencia, eu iria sair de 700VA para um de 1200VA e acreditei que aumentaria ainda mais o rendimento das 4h q tinha até então com o SMS. Vendi o SMS a pelo menos um mês e o dinheiro investi nesse..

Tudo aparentemente bem, ele é inclusive bem mais leve, a comunicacao com o programa de monitoramento é tranquila e compativel no windows 8/8.1, muito bom! a decepcao veio ontem! para variar, faltou luz aqui no meu bairro e ai depois de 1 mes comprado finalmente pude ver ele atuando numa situacao dessas.. e eu pensando q teria por baixo 5, 6h de autonomia acabei tenho míseros 50 minutos!! sai de um que me fornecia 4h tranquilas para um que nao me deu nem 1h! fiquei preocupado! entrei em contato com o suporte da ragtech e ai sim posso dizer que nesse quesito eles sao bons pois o tecnico q me atendeu explicou o que eu deveria fazer, mandou realizar alguns testes e nao aparentava ser daqueles q parecem saber menos do assunto que voce!

Segundo o tecnico, a autonomia é essa mesmo! e como é que pode isso? inclusive no programa de monitoramento do nobreak indica que o consumo total nao chega nem a 10%, fica flutuando em 6 a 8%. Pra piorar esse modelo não tem engate para baterias externas, o que me obriga automaticamente a ter que vende-lo para adquirir outro!!!!

imagem do programa da ragtech:

Screenshot_1.jpg

Exposto isso, agora eu não sei mais como proceder e nem qual escolher! Pela lógica, se o nobreak tem uma potencia maior, ele teria um rendimento maior, ou estou errado? o que eu tenho q levar em conta agora pra adquirir um nobreak com uma autonomia parecida com meu SMS de 700VA? no fim, comprei um que era quase o dobro da potencia do antigo e ao invés de dobrar a capacidade de duracão, fiquei com ¼ da que tinha antes!!

Tava pensando em adquirir novamente outro da SMS ou algum da APC, mas qual?

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  • Membro VIP
....Tudo aparentemente bem, ele é inclusive bem mais leve...

Só lendo isso dai eu já deduziria que sua autonomia seria menor que a do outro..

Menos peso significa menor capacidade de armazenamento de energia e consequentemente menor autonomia.. Isso é básico... Isso é físico...

No-break usualmente é pensado para segurar 10, 15 , 30 minutos no máximo para que possas providenciar solução ou desligar tudo.. Se os fabricantes fossem se preocupar com essa sua aplicação estranha, de fornecer energia de backup por longo tempo, todos os no-breaks seriam caros e pesados quando a maioria nem busca isso..

São duas coisa a pensar quando se adota um no-break.. A qualidade da geração associada a adequada potência e, a segunda coisa, a autonomia e ai se tem a chance de dimensionar a mesma por minutos (geralmente com a bateria interna do no-break), ou horas, inclusive dias, agregando bancos de baterias ao mesmo..

Ai tem de ver também se seu no-break aguenta esse modo de trabalho..

No-breaks como esse seu, quer o primeiro quer o segundo, são dimensionados para uso eventual e quando em uso se manter gerando energia por minutos, meia hora no máximo.. Não são projetados para uso continuado de seu inversor, quer PWM como o short-break original ou esse senoidal dai.. Afinal, seus inversores (os verdadeiros geradores da energia de back-up de seus equipamentos) só tem de operar quando faltar energia e não o tempo todo como um no-break de dupla conversão..

Com um no-break de dupla conversão você teoricamente pode ficar anos com ele alimentando a carga, foi projetado para isso, desde que tenhas energia armazenada em baterias para todo esse tempo...

Então:

Capacidade de alimentação da carga ==> Tem a ver com a potência do no-break;

Autonomia, ou tempo de operação sem energia comercial ==> Depende da capacidade de energia armazenada em baterias ou bancos de baterias..

Não dá para dizer se seu no-break pode ter solução ai, mas penso que sim. Me parece que basta agregares um banco de baterias nele, bem dimensionado, e para isso melhor mesmo seria contato com o fabricante para ver qual a maior capacidade de bateria que se poderia colocar externamente a ele, para aumentar a autonomia.. Isso tudo tem limites,, sem que se tenha de modificar alguma coisa..

Não sei se esse no-break dai já tem essa capacidade de agregar baterias extra mas vou te dar um exemplo de um similar a esse, de potência assemelhada e já com capacidade definida de agregar bateria externa..

Veja ai: No-breaksenoidaldaSMS_zps6c862315.jpg~original

Marquei, nas especificações, as principais, que mais interessam no seu caso..

Possui inversor que libera energia sob forma de onda senoidal

Tem baterias internas de 7Ah e que pode ser agregada, externamente, por outras de até 80 Ah, ou seja, a autonomia sobe de 7 para 87 ou seja, aumenta em 87/7 = mais de 12 Vezes o tempo padrão que aguentaria com sua bateria interna...

Como tudo, dimensionamento e propriedade de escolha não é um dom e sim uma ciência...

Seu no-break atual não é nem melhor nem pior que seu outro. Pode ser até muito melhor que o outro. Tu é que criastes, em cima de uma compreensão equivocada, de tua parte, uma expectativa totalmente falha...

Quanto aos módulos de bateria, veja ai, existe uma infinidade deles e estudando cada um, bem como sua demanda, é possível estender em muito a autonomia do no-break..

http://www.sms.com.br/produtos/modulo-de-bateria-sms/modulo-de-bateria-sms-modelo.asp

Nesse seu caso dai, com uma bateria externa, chuto que pelo menos por umas 30 horas ele aguentaria ofertando energia ao seu NAS... Mas é bem chute mesmo sem mais dados acerca de seu equipamento fica difícil de se dimensionar..

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Só lendo isso dai eu já deduziria que sua autonomia seria menor que a do outro..

Menos peso significa menor capacidade de armazenamento de energia e consequentemente menor autonomia.. Isso é básico... Isso é físico...

No-break usualmente é pensado para segurar 10, 15 , 30 minutos no máximo para que possas providenciar solução ou desligar tudo.. Se os fabricantes fossem se preocupar com essa sua aplicação estranha, de fornecer energia de backup por longo tempo, todos os no-breaks seriam caros e pesados quando a maioria nem busca isso..

São duas coisa a pensar quando se adota um no-break.. A qualidade da geração associada a adequada potência e, a segunda coisa, a autonomia e ai se tem a chance de dimensionar a mesma por minutos (geralmente com a bateria interna do no-break), ou horas, inclusive dias, agregando bancos de baterias ao mesmo..

Ai tem de ver também se seu no-break aguenta esse modo de trabalho..

No-breaks como esse seu, quer o primeiro quer o segundo, são dimensionados para uso eventual e quando em uso se manter gerando energia por minutos, meia hora no máximo.. Não são projetados para uso continuado de seu inversor, quer PWM como o short-break original ou esse senoidal dai.. Afinal, seus inversores (os verdadeiros geradores da energia de back-up de seus equipamentos) só tem de operar quando faltar energia e não o tempo todo como um no-break de dupla conversão..

Com um no-break de dupla conversão você teoricamente pode ficar anos com ele alimentando a carga, foi projetado para isso, desde que tenhas energia armazenada em baterias para todo esse tempo...

Então:

Capacidade de alimentação da carga ==> Tem a ver com a potência do no-break;

Autonomia, ou tempo de operação sem energia comercial ==> Depende da capacidade de energia armazenada em baterias ou bancos de baterias..

Não dá para dizer se seu no-break pode ter solução ai, mas penso que sim. Me parece que basta agregares um banco de baterias nele, bem dimensionado, e para isso melhor mesmo seria contato com o fabricante para ver qual a maior capacidade de bateria que se poderia colocar externamente a ele, para aumentar a autonomia.. Isso tudo tem limites,, sem que se tenha de modificar alguma coisa..

Não sei se esse no-break dai já tem essa capacidade de agregar baterias extra mas vou te dar um exemplo de um similar a esse, de potência assemelhada e já com capacidade definida de agregar bateria externa..

Veja ai: No-breaksenoidaldaSMS_zps6c862315.jpg~original

Marquei, nas especificações, as principais, que mais interessam no seu caso..

Possui inversor que libera energia sob forma de onda senoidal

Tem baterias internas de 7Ah e que pode ser agregada, externamente, por outras de até 80 Ah, ou seja, a autonomia sobe de 7 para 87 ou seja, aumenta em 87/7 = mais de 12 Vezes o tempo padrão que aguentaria com sua bateria interna...

Como tudo, dimensionamento e propriedade de escolha não é um dom e sim uma ciência...

Seu no-break atual não é nem melhor nem pior que seu outro. Pode ser até muito melhor que o outro. Tu é que criastes, em cima de uma compreensão equivocada, de tua parte, uma expectativa totalmente falha...

Quanto aos módulos de bateria, veja ai, existe uma infinidade deles e estudando cada um, bem como sua demanda, é possível estender em muito a autonomia do no-break..

http://www.sms.com.br/produtos/modulo-de-bateria-sms/modulo-de-bateria-sms-modelo.asp

Nesse seu caso dai, com uma bateria externa, chuto que pelo menos por umas 30 horas ele aguentaria ofertando energia ao seu NAS... Mas é bem chute mesmo sem mais dados acerca de seu equipamento fica difícil de se dimensionar..

pois é, como falei, pra essa minha aplicacao, o de 700VA q eu tinha aguentou e muito bem todos os testes a que foi submetido.. das faltas de luz acima de 2, 3h, ele segurou bem mesmo.. e pensando por essa "lógica" logo deduzi, se pegar um de 1200VA, ao invés de 3 ou 4h, teria no minino umas 5 pra 6h tranquilamente e me ferrei, porque aconteceu justamente o oposto.

até pensei antes de vender o antigo sms comprar o cabo proprio de engate da bateria no site da sms para colocar uma de carro, de 60Ah, como esses nobreaks dessa linha net 4+ aceitam até baterias de 80Ah, ficaria otimo.. mas ao ver baterias custando de 150 a 180 reais e um cabo original por 50, optei por vender e comprar logo um de maior potencia q seria esse da ragtech e levado pelo fato dele ser SENOIDAL e ter outras mais vantagens q no outro nao tinha..

acho que vou vender ele, já q nao tem engate pra baterias externas e comprar outro da SMS que tenha engate e ai, observando a autonomia novamente e percebendo que elas continuem fornecendo o mesmo tempo do anterior decido depois se coloco uma bateria pra estender ao máximo essa autonomia e assim eu poder ficar realmente tranquilo.

e o consumo do NAS e os coolers de refrigeracao é bem baixo, como mostrei na figura do programa de gerenciamento do ragtech, de 1200VA do nobreak, o consumo fica entre 6 a 8%

valeu pelos esclarecimentos

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Boa tarde a todos! Esses no-break são bons??

Estou muito preocupado com a questão dos estabilizadores, então gostaria de uma alternativa.

http://www.energylux.com.br/files/energylux-cat%C3%A1logo-nobreak-work-save.pdf

E esse??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-528135834-nobreak-delta-senoidal-on-line-dupla-converso-1kva-excelent-_JM

Abrax

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Boa tarde a todos! Esses no-break são bons??

Estou muito preocupado com a questão dos estabilizadores, então gostaria de uma alternativa.

http://www.energylux.com.br/files/energylux-cat%C3%A1logo-nobreak-work-save.pdf

E esse??

http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-528135834-nobreak-delta-senoidal-on-line-dupla-converso-1kva-excelent-_JM

Abrax

Esta preocupado com a questão dos estabilizadores e está cojitando a possibilidade de comprar outro? Não sei leu nesse manual aí que enviou (PDF), mas olhe bem na quarta linha da página 2:

"- Estabilizador Interno: estabiliza com rapidez a saída do equipamento, evitando tensões indesejáveis aos equipamentos a ele ligados."

Escolhendo isso aí você vai trocar um estabilizador pelo outro.

Se você tem um PC pra jogos, não existe nenhuma necessidade de usar nobreaks. Se quer proteção, compre um filtro de linha de qualidade.

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Esta preocupado com a questão dos estabilizadores e está cojitando a possibilidade de comprar outro? Não sei leu nesse manual aí que enviou (PDF), mas olhe bem na quarta linha da página 2:

"- Estabilizador Interno: estabiliza com rapidez a saída do equipamento, evitando tensões indesejáveis aos equipamentos a ele ligados."

Escolhendo isso aí você vai trocar um estabilizador pelo outro.

Se você tem um PC pra jogos, não existe nenhuma necessidade de usar nobreaks. Se quer proteção, compre um filtro de linha de qualidade.

Braconius, na verdade minha preocupação é a seguinte:

Ligo meu PC na tomada à 4 anos (queimou a fonte 3 vezes por ligarem na tomada 220v com a chave em 110V).

Ligo meu Xbox One na tomada.

Ligo meu Xbox 360, Wii no estabilizador pois são 110v

TV e outros equipamentos tudo direto na tomada.

A pouco mais de 10 dias queimou meu PC (placa mãe, motinor, fonte) o roteador e modem também queimou mesmo estando desligado da tomada! não sei se passou pela linha telefônica ou pelo cabo da placa de rede.

Resumo, ia comprar um estabilizador de 2.500VA de um amigo para colocar todos os equipamentos da sala e outro de 1000VA para PC e periféricos, no entanto quando li a notícia neste forum sobre estabilizadores, fiquei assustado!! então o que fazer????

Procurei neste mesmo forum sobre no-break e vi que existem short-Break (os mais baratos) e os no-break de verdade! (penso ser igual ao do anuncio de 1700,00 do ML que coloquei na mensagem anterior. E o link do site com o manual é de outro no-break que vi por 160,00 no ML achei estranho do preço...)

Assim, não sei mais o que fazer!! to pra colocar um transformador no xbox e wii e deixar tudo na tomada, o problema é que lá em casa quando acaba a luz o retorno vem num pico bem alto, podendo queimar os equipamentos! estou deixando tudo desligado...

Abrax!

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Braconius, na verdade minha preocupação é a seguinte:

Ligo meu PC na tomada à 4 anos (queimou a fonte 3 vezes por ligarem na tomada 220v com a chave em 110V).

Ligo meu Xbox One na tomada.

Ligo meu Xbox 360, Wii no estabilizador pois são 110v

TV e outros equipamentos tudo direto na tomada.

A pouco mais de 10 dias queimou meu PC (placa mãe, motinor, fonte) o roteador e modem também queimou mesmo estando desligado da tomada! não sei se passou pela linha telefônica ou pelo cabo da placa de rede.

Resumo, ia comprar um estabilizador de 2.500VA de um amigo para colocar todos os equipamentos da sala e outro de 1000VA para PC e periféricos, no entanto quando li a notícia neste forum sobre estabilizadores, fiquei assustado!! então o que fazer????

Procurei neste mesmo forum sobre no-break e vi que existem short-Break (os mais baratos) e os no-break de verdade! (penso ser igual ao do anuncio de 1700,00 do ML que coloquei na mensagem anterior. E o link do site com o manual é de outro no-break que vi por 160,00 no ML achei estranho do preço...)

Assim, não sei mais o que fazer!! to pra colocar um transformador no xbox e wii e deixar tudo na tomada, o problema é que lá em casa quando acaba a luz o retorno vem num pico bem alto, podendo queimar os equipamentos! estou deixando tudo desligado...

Abrax!

então, se pro seu caso o que você deseja é PROTECAO, coloque um filtro de linha bom, como sao muitos periféricos 2 ou mais filtros sempre respeitando a potencia indicada, nesse topico há algumas indicacoes excelentes.. nobreak so se aplica no caso de você trabalhar com algum pc por exemplo e nao quer ser surpreendido por uma queda repentina e ter tempo de salvar algo evitando a perda de todos os arquivos ou trabalhos q venha estar realizando no momento.. se você quer algo pra ficar ligado a todo custo na rede, então vai ter q preparar o bolso porque bons nobreaks com relativa autonomia custam as vezes mais q um carro usado. já estabilizadores nao se aplicam a nada.

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Braconius, na verdade minha preocupação é a seguinte:

Ligo meu PC na tomada à 4 anos (queimou a fonte 3 vezes por ligarem na tomada 220v com a chave em 110V).

Porcarias de fonte com seleção manual de tensão. Modernas fontes operam com qualquer tensão desde 90 Volts até 265 Volts. Bastaria ter um dessas para evitar a queima dessas três fontes. Economizar é comprar bem...

Ligo meu Xbox One na tomada.

Ligo meu Xbox 360, Wii no estabilizador pois são 110v

TV e outros equipamentos tudo direto na tomada.

Até ai tudo bem, tudo que é equipamento elétrico é pensado, é projetado para ser ligado na tomada, desde que na adequada tensão.... Se a tensão não estiver adequada, coloque um transformador. Nada pode ser mais simples...

Para o Wii um desses aqui, de 50 Watts, de botar no próprio plugue do mesmo, estaria de ótimo tamanho:

http://www.cpeletronicos.com.br/mini-autotransformador-50w-plug-in-indusat-cod-1656-pr-1656-207469.htm

Ou esse:

http://www.blucolor.com.br/produto/003442/auto-transformador-60-va

A pouco mais de 10 dias queimou meu PC (placa mãe, motinor, fonte) o roteador e modem também queimou mesmo estando desligado da tomada! não sei se passou pela linha telefônica ou pelo cabo da placa de rede.

Sintoma típico de surto de tensão derivado de descarga atmosférica, raio, entrante pela linha telefônica. Pergunto, havia alguma proteção no fio da linha telefônica??? Certo que não.. Atualmente as proteções contra surtos de tensão vem acompanhada de proteções para linhas telefônicas e para cabo de TV a cabo. Tinhas ai alguma dessas a proteger seu PC???

Não com certeza ... Falo dessas aqui:

http://www.atera.com.br/dispprod.asp?COD=8BT2J12CFLT

ou

http://www.videosonic.com.br/pesquisa2.asp?autocompleteinputstring=fht-1200&x=0&y=0

Resumo, ia comprar um estabilizador de 2.500VA de um amigo para colocar todos os equipamentos da sala e outro de 1000VA para PC e periféricos, no entanto quando li a notícia neste forum sobre estabilizadores, fiquei assustado!! então o que fazer????

Ias botar os pés pelas mãos, não atacar o prtoblema (proteção contra surtos de tensão) e colocar um cachorro para cuidar das linguíças...

Procurei neste mesmo forum sobre no-break e vi que existem short-Break (os mais baratos) e os no-break de verdade! (penso ser igual ao do anuncio de 1700,00 do ML que coloquei na mensagem anterior. E o link do site com o manual é de outro no-break que vi por 160,00 no ML achei estranho do preço...)

Outra triste decisão.. Ferramenta errada para combater o mal errado. Seu problema ai é a falta de energia??? Para isso é que serve um no-break.. e só resolve esse problema dai, pelo menos esses simples, esses short-breaks, e ainda, para tal, trazem uma pá de reações não desejadas. É igual remédio tarja preta. pode atacar uma coisa mas bagunça outras tantas..

Assim, não sei mais o que fazer!! to pra colocar um transformador no xbox e wii e deixar tudo na tomada, o problema é que lá em casa quando acaba a luz o retorno vem num pico bem alto, podendo queimar os equipamentos! estou deixando tudo desligado...

Para um Xbox o autotransformador tem de suportar uns 200 Watts, podes até mesmo adotar um de 250 a 300 Watts e usar para o Wii e o xbox. como por exemplo esse dai:

http://www.blucolor.com.br/produto/016661/auto-transformador-force-line-transfer-300va-bivolt

ou

http://www.cpeletronicos.com.br/autotransformador-300w-indusat-pr-2085-207469.htm

Agora me permita analisar a questão cerne de sua afirmativa acima...

"Quando retorna a energia vem um pico bem alto..."

Nem conheço ai sua casa mas essa afirmativa está errada, errada, errada.. Por muitos motivos..

1) Você não sabe se o pico é alto, não tem a menor ideia, não mediu, e isso é básico...

2) Ora amigo, deves saber que sempre que ativas uma carga, na rede, quando a ligas, acontece uma demanda maior de energia, para vencer a inércia daquela carga. Uma bomba d`água partindo, um motor qualquer, mesmo lâmpadas ou o chuveiro elétrico.. O brilho das lâmpadas chega a acusar isso dai com uma leva queda do mesmo. A tensão baixa ao ter de ligar uma carga, ao ter de vencer a inércia de ligamento da mesma..

Agora pense comigo se você já imaginou o que representa uma "volta da energia" depois de ter faltado.. Tem tudo o que estava ligado, aos poucos, parda religar, parda partir, e todos exatamente em um mesmo e exato segundo..

Se for de noite, a iluminação pública de sua rua, de seu bairro, de sua cidade toda, exatamente ao mesmo tempo... Tudo que em sua casa e na casa de outros estava ligado... Ora amigo, haja força para erguer isso tudo dai e ao mesmo tempo...

Não tem como vir um pico alto demais nessa hora.. É fisicamente impossível. Isso é lenda urbana e como tal tem sua origem..

Imagine-se, 8 da noite, toda a família na sala, sem energia, só uma vela ligada, sem energia elétrica.. Os olhos acostumados com aquela iluminação tênue, quase escuridão...

Ai retorna a energia e a lâmpada da sala, mesmo com baixa tensão pois nessa volta, já vimos, com todo o mundo para religar, não pode ter tensão elevada, não consegue,...

Dizia, mesmo com tensão menor, sem pico coisa nenhuma, aquele brilho da lâmpada parece rasgar nossos olhos. Eu mesmo juraria que ela, a lâmpada, está recebendo 50% de energia a mais, por causa do religamento.. Lenda urbana, pura lenda urbana..

Discorrendo sobre exatamente essa teoria, em uma classe de aula, de turma técnica em eletrônica, um aluno me questionou... Mas como é que ao retornar a energia a tv lá de casa queimou, eu mesmo vi a fumaça saindo dela, na mesma hora em que a energia voltou.. A volta da energia foi quem detonou a TV, foi uma volta muito forte!!!!

Veja bem, as faltas de energia, a queda da mesma, geralmente vem acompanhada de surtos de tensão, que são picos, de curtíssima duração, às vezes menores que 0,001 segundo mas de alta tensão, não raras vezes superiores a 1.000 Volts.. Essa tensão elevada pode "furar" a isolação dos componentes semicondutores na entrada de uma fonte, s eja de seu PC seja do televisor, e as vezes até mesmo a isolação entre espiras do motor do refrigerador, como exemplo... Mas e dai, o que acontece??? Nessa hora nada, pois não tem energia. O defeito foi criado, foi rompida a isolação aonde deveria ter a mesma..

Acontece sim ao voltar a energia, ai com força para queimar a fonte pelo fato de encontrar a isolação rompida.. Na volta da energia a fonte se foi por estar danificada desde a queda da energia...

Portanto, entenda, o maior ofensor ai e no seu caso se chama surto de tensão.. Esses surtos são gerados, são injetados na rede elétrica pelo efeito do ser humano, nos chaveamentos nas manobras na rede elétrica ou pelo desligamento de cargas indutivas, motores em geral.. Também são injetados na rede pela indução a partir de descargas elétricas derivadas de raios, em tempestades..

É a isso dai que tens que combater e isso não se faz com estabilizadores nem com no-breaks baratos.. Se faz com um bom filtro de linha..

Mas não pense em nada com preço menor de R$ 80, pois nesses valores vaixoa se escondem meras extensões elétricas sem nenhuma ou com débil proteção... Não pense também que ter fusível representa proteção a sua fonte, seu PC.. Ter fusível é proteção para sua casa não pegar fogo. O fusível geralmente se abre após a fonte ter danificado...

Aqueles que ali em cima te mostrei são bons filtros de linha/proteção contra surtos..

Combata o inimigo certo, ou ficarás sem munição quando ele chegar...

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