Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Curso técnico em eletrônica é tão complicado assim?


renatosba

Posts recomendados

Olá, pessoal!

 

Sempre gostei bastante de eletrônica, inclusive tentei várias vezes consertar aparelhos por conta própria e na maioria das vezes piorava a situação do que melhorava haha. Não sei se o @Bcpetronzio lembra, mas em meados de 2010, tentei consertar um videocassete por conta própria e acabei piorando a situação, levando o aparelho à lata do lixo.

 

História cômica, o tópico ainda existe, mas me recuso a visitá-lo para não ter uma crise de vergonha alheia haha.

 

Agora vamos ao que importa, nesses 6 anos não desisti da eletrônica, tentei ver cursos em vídeo aulas, até que surgiu a oportunidade de me matricular em curso técnico em instituição reconhecida pelo MEC. Como peguei o curso no andar da carruagem, tendo que pular 5 disciplinas (informática aplicada, matemática aplicada, eletroeletrônica, circuitos em CC e circuitos em CA), começando na disciplina de eletrônica analógica. Pessoal, na turma formada em maio, só tem 12 alunos, e vários já desistiram. Não quero entrar nessas estatísticas, porque eletrônica é um sonho antigo.

 

Só que tenho muitas dificuldades em matemática e física, pois estudei em escola pública, ainda no horário noturno, onde os professores meio que só vão para cumprir carga horária. Tenho vários livros de matemática, desde a antiga 5ª série do fundamental até o 3º ano do ensino médio e ainda estou estudando por eles, mas precisamente no da 5ª série e ainda tenho dificuldades, mas estou tentando superá-las.

 

Vocês acham que devido a eu ter entrado na última cadeira do primeiro módulo, o curso está avançado demais para meu nível?

 

Já adquiri alguns livros, como o do Gabriel Torres e o do Malvino indicado pelo professor, mas creio que terei que aprender o básico da matemática e física antes, então gostaria de opiniões por onde começar. Também tenho o curso em DVD do Luís Burgos, que por sinal, já me deu um vasto conhecimento que eu não tinha antes.

 

 

Obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Matemática e física avançada só é necessário para engenheiros, para o cotidiano de um técnico, a matemática e física básica já resolve a maioria dos problemas.

O que é muito importante saber ao se começar, você já deve ter visto no livro do Gabriel, é saber identificar um componente, ter noção de seu funcionamento e como testa-lo..., o resto é prática mesmo! Essa só o tempo te dará...

 

  • Curtir 5
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Em 07/10/2016 às 21:32, Bcpetronzio disse:

Matemática e física avançada só é necessário para engenheiros, para o cotidiano de um técnico, a matemática e física básica já resolve a maioria dos problemas.

O que é muito importante saber ao se começar, você já deve ter visto no livro do Gabriel, é saber identificar um componente, ter noção de seu funcionamento e como testa-lo..., o resto é prática mesmo! Essa só o tempo te dará...

 

Nossa, não sabia isso que você falou, eu fico geralmente com 10 guias abertas na wikipédia, tentando "entender" as fórmulas macabras de lá. Será que eu me apego muito a teoria sendo que eu deveria fazer mais prática ?

@renatosba Acho que em matemática por enquanto acho que saber contas de mutiplicação, divisão, mais e menos presumo que todo mundo saiba, então o básico para eletrônica (me corrijam se eu estiver errado) seria potência, raiz quadrada, e saber trabalhar com potência de 10. E em fórmulas acho que a lei de ohm (U=R.I) é o mais básico, junto com uma fórmula de potência (P=U.I) e a lei de kirchoff, que diz que todas as corrente que entram em uma malha é igual a corrente que sai dessa malha (a lei de kirchoff é meio obvia mas quando os circuitos começam a ficar complexos ela começa a ter mais utilidade). 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@K.e.V. T.a.G

2 horas atrás, K.e.V. T.a.G disse:

Acho que em matemática por enquanto acho que saber contas de mutiplicação, divisão, mais e menos

 

As quatro operações básicas podem ser suficientes para um curso livre ou profissionalizante, mas não para um curso técnico, especialmente os da área industrial. Para estes, aptidão para matemática, lógica e física é essencial. E o conhecimento deve estar no nível médio, pelo menos.

 

Corrigir deficiências no ensino de matemática e física é possível, os livros estão todos por aí para quem se dispuser a estudar. O problema é ter aptidão.

 

Outro conhecimento necessário nessa área é língua Inglesa, pelo menos para leitura.

 

E, reforçando o que disse o Ricardov acima, a Wikipédia é o pior lugar para você aprender Eletrônica. Aqui no fórum já foram postados links para as apostilas utilizadas nas ETECs de São Paulo, dê uma busca por elas.

 

PS.: Análise de cicuitos em CC e análise de circuitos em CA são pré-requisitos para eletrônica básica. Não tem como "pular" essas duas...

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!