Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Processador Core i5 6600K alcançando 100ºC com water cooler Corsair H45


Posts recomendados

Olá pessoal, boa tarde,

 

Montei um PC um pouco antes do natal do ano passado e tenho percebido um certo problema nele, relacionado a quedas de desempenho durante alguns jogos.

Com a ajuda de um amigo, descobri que provavelmente esteja ligado a alta temperatura que meu CPU tem atingido.

 

Usei o programa Intel Extreme Tuning Utility para monitorar sua temperatura e também utilizei as informações que a BIOS disponibiliza. Ambas informações estão bem parelhas. Em jogos com Overwatch, meu CPU chega à atingir temperaturas com 100C, e com ele idle, tanto no programa da Intel e na BIOS as temperaturas ficam entre 70C e 85C.

 

Especificações do meu PC para esta investigação:

 

CPU: Intel Core i5-6600K Skylake (3.5GHz, não está feito overclock nele).

Water Cooler: Corsair Hydro Series H45, CW-9060028-WW

Fonte: Thermaltake Smart Atx 80Plus White 700W , SPD-0700P

placa-mãe: Gigabyte GA-H110M-H DDR4, LGA 1151 Micro ATX, Intel H110

Gabinete: CoolerMaster CM 590 III Black RC-593-KWN2

Pasta térmica: Empire10g (coloração branca)

 

Durante a instalação que fiz, percebi que o water cooler já vinha com pasta térmica cinza, mas para não ficar na dúvida (pois comprei uma pasta térmica porque não sabia que o water cooler iria vir com pasta já pré colocada), resolvi aplicar um pouco da pasta que comprei sobre o processador, sem exageros.

 

Já afastei o gabinete bem longe da parede (estava à uma distância razoável antes, nada que afetaria a saída de ar) para ter certeza que o ar de saída está com um fluxo normal porém a temperatura continua a mesma.

 

Também tentei alterar a velocidade da ventoinha do water cooler na BIOS. Antigamente estava como "Normal" e coloquei para "Full Speed", mas creio eu que nada foi alterado pois parece que ainda continua na mesma rotação de antes.

 

Informação complementar: Estou vendo de comprar um cabo molex para ligar as duas ventoinhas que o meu gabinete disponibiliza na parte da frente, creio eu uma de entrada e saída de ar. Acho que isso não resolverá o problema em si, porém creio que deve dar uma ajuda no fluxo de ar interno.

 

Poderiam me ajudar a solucionar este problema?

Desde já agradeço a atenção de cada um de vocês.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@vitorgo Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

 

Primeiramente, você comprou uma das piores pastas térmicas do mercado. Ao colocá-la junto com a pasta térmica pré-aplicada (que é inclusive bem melhor), deve ter feito uma "lambança" aí. Pasta térmica deve ser usada na medida certa. Retire, compre uma pasta térmica de qualidade, limpe tudo e faça a instalação corretamente.

 

Mande uma foto de como o water cooler está instalado, detalhando qual é o sentido que as ventoinhas estão soprando e em que conectores da placa-mãe a ventoinha do cooler e a bomba estão conectadas.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Foxwalt disse:

@vitorgo Seja bem-vindo ao Clube do Hardware. :)

 

Primeiramente, você comprou uma das piores pastas térmicas do mercado. Ao colocá-la junto com a pasta térmica pré-aplicada (que é inclusive bem melhor), deve ter feito uma "lambança" aí. Pasta térmica deve ser usada na medida certa. Retire, compre uma pasta térmica de qualidade, limpe tudo e faça a instalação corretamente.

 

Mande uma foto de como o water cooler está instalado, detalhando qual é o sentido que as ventoinhas estão soprando e em que conectores da placa-mãe a ventoinha do cooler e a bomba estão conectadas.

Olá Foxwalt,

 

Qual pasta térmica você me recomenda a comprar para aplicar depois de remover?

 

O cooler, como pode ver na imagem está conectado à placa-mãe (no quadrado vermelho) e o sentido do ar estão nas flechas, está puxando de dentro e jogando pra fora.

IMG_9218.JPG

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@vitorgo O sentido da ventoinha soprando está correto, mas instalar o water cooler com as mangueiras para cima pode fazer com que bolhas de ar cheguem ao bloco. Não dá para inverter? O bloco também está instalado errado. O símbolo da Corsair deveria estar virado para cima. 

 

Por fim, ainda tem o problema da (des)organização dos cabos.

 

Pasta térmica barata e funcional é a DeepCool Z5. Mas há melhores. Leia:

adicionado 0 minutos depois

Quero saber em que conectores da placa-mãe você ligou, exatamente. Por exemplo: CPU_FAN. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

16 minutos atrás, Foxwalt disse:

@vitorgo O sentido da ventoinha soprando está correto, mas instalar o water cooler com as mangueiras para cima pode fazer com que bolhas de ar cheguem ao bloco. Não dá para inverter? O bloco também está instalado errado. O símbolo da Corsair deveria estar virado para cima. 

 

Por fim, ainda tem o problema da (des)organização dos cabos.

 

Pasta térmica barata e funcional é a DeepCool Z5. Mas há melhores. Leia:

adicionado 0 minutos depois

Quero saber em que conectores da placa-mãe você ligou, exatamente. Por exemplo: CPU_FAN. 

 

Creio que não tem como inverter pois esse foi o único encaixe perfeito que encontrei pra colocar no gabinete. Logo, como os cabos saem da parte de cima do recipiente da ventoinha, não vai ter como os cabos ficarem para baixo sendo que eles já saem de um local "alto".

 

O problema dos cabos logo resolverei quando instalar o cabo molex que irei comprar, tanto que as duas tampas laterais do gabinete estão removidas com o intuito de fazer isto futuramente.

 

Irei pesquisar e provavelmente comprar a pasta térmica sugerida.

Edit: Esqueci de dizer que o cooler está sim conectado no CPU FAN da placa-mãe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

@vitorgo É dessa forma que um water cooler deve ser instalado na parte traseira do gabinete:

Você não consegue colocar assim, no caso por causa da placa de vídeo?

 

21 minutos atrás, vitorgo disse:

Edit: Esqueci de dizer que o cooler está sim conectado no CPU FAN da placa-mãe

E a bomba, está ligada onde? A bomba deve sempre rodar a 12V. Vá na BIOS e desative o controle de velocidade do conector em que a bomba está ligada.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

5 minutos atrás, Foxwalt disse:

@vitorgo É dessa forma que um water cooler deve ser instalado na parte traseira do gabinete:

Você não consegue colocar assim, no caso por causa da placa de vídeo?

 

E a bomba, está ligada onde? A bomba deve sempre rodar a 12V. Vá na BIOS e desative o controle de velocidade do conector em que a bomba está ligada.

 

Sim, o espaço está pequeno no gabinete, a placa toma muito espaço lá dentro, tentei de várias formas na montagem, está foi a que ficou mais "confortável".

 

Sim, ela está ligada na parte de 12V.

Porque eu devo desativar o controle de velocidade?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, vitorgo disse:

Sim, o espaço está pequeno no gabinete, a placa toma muito espaço lá dentro, tentei de várias formas na montagem, está foi a que ficou mais "confortável".

Mas, mesmo deixando apertado, não tem como colocar com as mangueiras para baixo então?

 

Qual é esse gabinete seu? Notei outro erro na montagem: a ventoinha da fonte está para cima. Seu gabinete não teria a furação na parte inferior, de forma que a ventoinha da fonte seja instalada para baixo?

 

1 minuto atrás, vitorgo disse:

Porque eu devo desativar o controle de velocidade?

Para garantir que a bomba funcione sempre a 12V. A ventoinha você pode deixar funcionar normalmente com o controle de rotação, mas a bomba deve rodar sempre a 12V. Deixar a bomba funcionando fora da tensão máxima pode provocar danos ao longo do tempo.

adicionado 1 minuto depois

O @Contiusa é nosso supremo mestre Jedi da refrigeração. :P

 

Ele certamente vai poder te ajudar melhor do que eu. Vejamos o que ele tem a dizer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Foxwalt disse:

Mas, mesmo deixando apertado, não tem como colocar com as mangueiras para baixo então?

Posso tentar novamente, mas não garanto sucesso :D

 

4 minutos atrás, Foxwalt disse:

Qual é esse gabinete seu? Notei outro erro na montagem: a ventoinha da fonte está para cima. Seu gabinete não teria a furação na parte inferior, de forma que a ventoinha da fonte seja instalada para baixo?

Meu gabinete, como citado anteriormente, é este aqui:

Gabinete: CoolerMaster CM 590 III Black RC-593-KWN2

 

Sim, ele possui furação inferior, mas não seria errado o ar que ele expele ficar tão próximo do solo? Digo, não teria risco de o ar quente voltar num espaço de saída tão pequeno (da ventoinha virada pra baixo até o chão)?

 

7 minutos atrás, Foxwalt disse:

Para garantir que a bomba funcione sempre a 12V. A ventoinha você pode deixar funcionar normalmente com o controle de rotação, mas a bomba deve rodar sempre a 12V. Deixar a bomba funcionando fora da tensão máxima pode provocar danos ao longo do tempo.

 

Qual nome normalmente fica como esta opção na BIOS? Sei que deve haver milhares de diferenças entre BIOS de uma placa-mãe pra outra mas, qual geralmente são as opções mais vistas em BIOS para alterar esta opção?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
agora, vitorgo disse:

Posso tentar novamente, mas não garanto sucesso 

O correto seria ficar com as mangueiras para baixo. Veja se não consegue. Se conseguir, mude o bloco também, deixando o símbolo da Corsair em pé. Mas para mexer no bloco talvez seja melhor esperar a pasta térmica. Você não deveria usar o computador do jeito que está. 

 

A pasta térmica que você comprou é bem ruim, mas use-a por enquanto. Vai ser bem melhor que deixar a "lambança" que deve estar em cima do processador, com tudo misturado e em enorme quantidade. E lembre-se: aplique apenas uma pequena gota no centro do processador (siga as imagens do tópico do Contiusa, que enviei, como referência).

 

Você vai ter que limpar tudo aí. O ideal é usar álcool isopropílico (apenas este álcool, isopropílico, que não tem água). Se você não tiver, pode usar só papel toalha (ou outro papel que não solte fibras), com cuidado para não fazer ainda mais "lambança" e deixar cair pasta para fora do processador. Vá com paciência até limpar tudo. No meu computador mesmo eu estava sem isopropílico, só usei o papel toalha.

 

1 minuto atrás, vitorgo disse:

Meu gabinete, como citado anteriormente

Desculpe, eu não havia prestado atenção.

 

1 minuto atrás, vitorgo disse:

Sim, ele possui furação inferior, mas não seria errado o ar que ele expele ficar tão próximo do solo? Digo, não teria risco de o ar quente voltar num espaço de saída tão pequeno (da ventoinha virada pra baixo até o chão)?

Essas fontes soltam ar pela parte de trás. A ventoinha é a entrada de ar dela.

 

Arrume isso aí. Coloque a ventoinha para baixo, que é a posição correta. O que você fez está errado, só piora a situação ali dentro.

 

3 minutos atrás, vitorgo disse:

Qual nome normalmente fica como esta opção na BIOS? Sei que deve haver milhares de diferenças entre BIOS de uma placa-mãe pra outra mas, qual geralmente são as opções mais vistas em BIOS para alterar esta opção?

A minha por exemplo, tem perfis que podem ser selecionados. Tem modo silencioso, normal e full speed (ou disabled). No caso, você deve selecionar full speed para a bomba.

 

A ventoinha você ligou no CPU_FAN, e a bomba, ligou em qual?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

4 minutos atrás, Foxwalt disse:

O correto seria ficar com as mangueiras para baixo. Veja se não consegue. Se conseguir, mude o bloco também, deixando o símbolo da Corsair em pé. Mas para mexer no bloco talvez seja melhor esperar a pasta térmica. Você não deveria usar o computador do jeito que está. 

 

A pasta térmica que você comprou é bem ruim, mas use-a por enquanto. Vai ser bem melhor que deixar a "lambança" que deve estar em cima do processador, com tudo misturado e em enorme quantidade. E lembre-se: aplique apenas uma pequena gota no centro do processador (siga as imagens do tópico do Contiusa, que enviei, como referência).

 

Você vai ter que limpar tudo aí. O ideal é usar álcool isopropílico (apenas este álcool, isopropílico, que não tem água). Se você não tiver, pode usar só papel toalha (ou outro papel que não solte fibras), com cuidado para não fazer ainda mais "lambança" e deixar cair pasta para fora do processador. Vá com paciência até limpar tudo. No meu computador mesmo eu estava sem isopropílico, só usei o papel toalha.

 

Certo, irei tentar então e depois te aviso. Será até uma boa para ver o desempenho da pasta térmica "solo" enquanto a outra não chega.

Quanto a limpeza, vai ter que ser no papel toalha mesmo pois estou sem o álcool :D

 

7 minutos atrás, Foxwalt disse:

Essas fontes soltam ar pela parte de trás. A ventoinha é a entrada de ar dela.

 

Arrume isso aí. Coloque a ventoinha para baixo, que é a posição correta. O que você fez está errado, só piora a situação ali dentro.

 

Beleza, creio que isto da pra fazer da forma correta aqui, estava analisando o gabinete aberto e não tem nada (em relação a espaço) que me impeça de coloca-la com a ventoinha para baixo, irei fotografar depois o resultado.

 

9 minutos atrás, Foxwalt disse:

A minha por exemplo, tem perfis que podem ser selecionados. Tem modo silencioso, normal e full speed (ou disabled). No caso, você deve selecionar full speed para a bomba.

 

Hmm, bom acho que isso eu fiz anteriormente, até citei no topo dessa postagem, que eu alterei de normal pra "full speed", é a mesma opção que aparece pra mim, igual a sua

 

10 minutos atrás, Foxwalt disse:

A ventoinha você ligou no CPU_FAN, e a bomba, ligou em qual?

 

Fox, pelo que aparenta aqui, meu water cooler possui apenas dois cabos, ambos de CPU FANS. Um é de 4 pinos (já conectado na placa-mãe) e outro de 3 pinos (não conectado).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@vitorgo realmente, está com vários problemas aí, mas o @Foxwalt já cantou a pedra. Eu só sugeriria montar o H45 em cima (no teto), porque a sua placa-mãe é mini-itx e ele provavelmente não vai caber com as mangueiras para baixo. Nem tem outro slot PCI para colocar a placa de vídeo mais embaixo.

 

Se couber em cima, não tem como as bolhas descerem.

 

A pasta térmica é um sério problema. Como você não pode fazer overclock (pela placa-mãe), a DeepCool Z5 é uma boa opção. A Essential E1 da Cooler Master também está barata e parecer ser boa. Se quiser uma pasta melhor, tem a Arctic MX-4. Mas não compre a de 20g. Em geral, são seringas de 4g.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador
17 minutos atrás, vitorgo disse:

Certo, irei tentar então e depois te aviso. Será até uma boa para ver o desempenho da pasta térmica "solo" enquanto a outra não chega. 

Beleza. Quando tiver a pasta térmica decente, aí você troca novamente. ;)

 

17 minutos atrás, vitorgo disse:

Quanto a limpeza, vai ter que ser no papel toalha mesmo pois estou sem o álcool :D

Vai assim mesmo por enquanto, só para resolver o problema.

 

17 minutos atrás, vitorgo disse:

Beleza, creio que isto da pra fazer da forma correta aqui, estava analisando o gabinete aberto e não tem nada (em relação a espaço) que me impeça de coloca-la com a ventoinha para baixo, irei fotografar depois o resultado.

OK. :thumbsup:

 

17 minutos atrás, vitorgo disse:

Hmm, bom acho que isso eu fiz anteriormente, até citei no topo dessa postagem, que eu alterei de normal pra "full speed", é a mesma opção que aparece pra mim, igual a sua

Mas você fez isso para a ventoinha ou para a bomba?

 

17 minutos atrás, vitorgo disse:

Fox, pelo que aparenta aqui, meu water cooler possui apenas dois cabos, ambos de CPU FANS. Um é de 4 pinos (já conectado na placa-mãe) e outro de 3 pinos (não conectado).

Cara, você não ligou a bomba do water cooler. Caramba, vai pegar fogo mesmo. Seu water cooler simplesmente não está funcionando, o líquido não está circulando! :atirador:

 

O conector de 3 pinos não é um fan, é a bomba! A bomba que deveria estar ligada! Você não checou o manual?

 

Desligue imediatamente o computador e ligue a bomba!

adicionado 5 minutos depois
16 minutos atrás, Contiusa disse:

porque a sua placa-mãe é mini-itx

Apenas uma pequena correção: a placa é micro ATX.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou de volta e creio que o problema tenha sido solucionado.

 

Primeiramente, virei a fonte para baixo como sugestão do fox, como mostra a imagem (acho que minhas imagens está excedendo o tamanho permitido por post, então estarei colocando a imagem da fonte embaixo em uma resposta sozinha).

Segundo, não tem jeito mesmo de virar o water cooler para que as mangueiras fiquem pra baixo, pois a parte da bomba juntamente com as mangueiras irão ficar em cima do CPU, impossibilitando o encaixe de um dos dois então permaneci do jeito que estava, como podem ver na imagem.

 

img3.JPG

 

Limpei toda pasta térmica que tinha e apliquei a que tenho aqui, uma pequena gota, depois recoloquei o encaixe do water cooler (que faz contato com o CPU) no lugar.

 

Realmente, o problema era que o cabo da bomba (de três pinos) não estava encaixado. Por falta de opção eu meio que fiz uma gambiarra, não sei se é o certo mas está funcionando bem de boa agora. O cabo de quatro pinos do water cooler eu permaneci no encaixe "CPU FAN" da placa-mãe e a bomba (três pinos) eu liguei no encaixe "SYSTEM FAN"  (de quatro pinos) na placa-mãe.

 

Fiz alguns testes aqui e eis o resultado:

 

Com nenhuma aplicação aberta o PC está com o uso de CPU entre 4% e 9% e a temperatura entre 28C à 31C.

Com um jogo aberto (Overwatch), o PC está com o uso de CPU entre 30% e 45%  e temperatura de 30C até 35C.

Aproveitei também e depois que fechei o jogo, fiz um teste de benchmarking, e o uso do CPU foi até 99% e a temperatura foi ao máximo de 42C :D, todos os testes avaliados com o software da Intel mencionado anteriormente.

 

Uma dúvida, devo permanecer o cabo de três pinos da bomba ligado no de quatro pinos da placa-mãe, o system fan OU devo colocar em outro encaixe específico da motherboard?

 

Edit: A imagem da fonte não está indo nem num post solitário, mas saibam que eu virei ela!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!