Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Fonte chaveada com LNK304


Posts recomendados

Oi, pessoal,

Pretendo montar uma fonte com o CI LNK304. Vou usar o circuito que eles sugerem na página 4 do datasheet, com saída 12V 120mA.

O problema é que não encontro em lugar nenhum o diodo 1N4005GP. Esse GP indica que o diodo é do tipo "Glass Passivated".

Alguém que tenha já visto fontes semelhantes com o LNK sabe me dizer se posso usar outro tipo de diodo?

 

Obrigado amigos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

1 hora atrás, Ferocactus disse:

Valeu, Mestre88!

Obrigado também pelo lembrete de segurança. A fonte vai ficar isolada, longe do alcance de qualquer dedo.:)

Eu imaginei, eu também faço essas fontes em projetos desse tipo. Pórem uso aquelas com capacitor mesmo.

Modificar os carregadores de celular xing ling em casos que tenha dedo é uma boa também.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88

Eu também sempre faço fontes com capacitor, e funcionam muito bem. Mas uma coisa que me incomoda é que elas gastam energia o tempo todo, mesmo sem carga. Por isso me interessei em testar o desempenho do LNK nesse aspecto.

 

Outro dia montei uma fonte capacitiva (220nF em série com 100R) e medi a corrente passando por ela em 127V. Deu 10mA. Fiz essa medição pra ter uma ideia de quanto ia gastar o circuito, ligado 24 horas por dia. Mas acho que talvez o valor medido não esteja correto, pelo fato de meu multímetro não ser True RMS. O que você acha?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Dependendo de como essas fontes são montadas, só vai gastar energia se tiver carga. Uso sempre ponte de 4 diodos, se o circuito for transistorizado não coloco regulador, em alguns casos só diodo zener com resistor de 100R em serie. Assim ela gasta o mínimo possível. 

Esse ci sem carga deve gastar alguns mA sem carga também, impossível fazer uma fonte que não gaste energia nenhuma sem carga, ainda mais se tiver algum tipo de regulador. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

É, talvez eu esteja tentando forçar demais a barra com esse negócio de economia.

O datasheet do LNK fala em consumo de menos de 100mW sem carga, mas parece que pra isso ele precisa de um opto acoplador no circuito para servir como feedback de alguma coisa.

 

Se você optar por não usar o opto, a fonte precisa ter uma carga mínima para manter a saída regulada. Eles então mandam colocar um resistor para gerar uma corrente de pelo menos 3mA. 

É como você falou, sempre tem que ter algum gasto para manter o circuito funcionando.;)

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá,

Vi que já chegaram num consenso, mas quando li me lembrei que tinha visto este componente em algum aparelho que passou uns dias aqui na bancada...rs.

Em todo, segue uma imagem de uma fonte com o dito LNK306, essa é a placa de um PLC, Click da WEG.

Dá pra ver o detalhe dos diodos.

 

 

Att,

20161215_194156_2.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Fervolt Valeu!

Quando eu faço manutenção também gosto de tirar várias fotos, pra servir de referência sobre o estado da placa, e mesmo pra consultas futuras, comparações ou pra mandar pra algum colega, como você acabou de fazer!;)

 

Dá pra ver bem os diodos e indutores. O resistor maior acho que é um que fica bem na entrada do circuito, funcionando como uma espécie de fusível, evitando sobrecorrente, etc.

Consultei o datasheet do diodo CS1M e vi que ele é justamente aquele tipo recomendado pelo fabricante do LNK (diodo passivated glass). Pra variar, procurei esse diodo aqui no Brasil e ninguém tem. É impressionante como aqui não tem nada além do trivial.:angry:

Mas na falta do diodo específico, vou usar um comum mesmo, como recomendou o  Mestre88.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Mestre88 Hum, bom saber! Eu realmente nem tinha pensado nessa possibilidade!

Mas no meu caso nem posso me animar muito porque fiz uma faxina aqui e joguei quase toda a sucata fora.:lol:

 

De qualquer forma, vou seguir sua dica e usar o diodo comum. Eu tava aqui lendo sobre esse tal passivated glass e pelo que entendi, é o mesmo diodo comum, só que construído para ser mais robusto, mais resistente a condições adversas, para aplicações que exigem alta confiabilidade.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!