Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Upgrade de I5 6400 para R7 1700


Posts recomendados

@Atretador Consegui abaixar ainda mais um pouco a tensão, para 1.2375, acho que é o mínimo que consigo nesse processador a 3,6GHz e no stock cooler. 3,65GHz puxa tão mais tensão que o stock cooler bate os 80° e isso eu considero o limite. 

Em 3,6GHz e 1.2375v temp máxima em 75 graus, estável depois de 5 min de stress do Aida64 e assistindo vídeo no youtube.

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima Pra passar tem que fazer teste de 1h pelo menos :P

 

Mas, teste sintético nem sempre detecta instabilidades, ideal é fazer teste em jogos mesmo, mesmo após horas de sintético você pode não ter nenhum erro, mas em 5min em um game pode fechar uma BSOD xD

 

Para 8 núcleos rodando a [email protected] esta muito bom, se se manter estavel.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima

 

Amigo cria um tópico dedicado ao overclock no seu kit AM4, posta toda a configuração no tópico testa alguns jogos que você tiver com bench incluso, como GTA 5, Middle Earth Shadow of Mordor, Rise of The Tomb Raider, Hitman 2016, Totalwarhammer, The Division, enfim qualquer jogo que tiver bench pronto, tira o print do resultado final do teste e posta, vai ajudar muita gente.

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@OCCT Então ... vou fazer o tópico com outro propósito, incentivar o povo no OC nesse processador, sem OC ele é MUITO quente, Pô a Bios tava mandando no automático 1.45v e o processador estagnado nos 3,3
GHz com picos em micro segundos dos 3700, creio que isso é a tecnologia da AMD, que extende o clock na maneira que possuir sistema de resfriamento adequado. Assim, quem não tem WC como eu, coloca em 3,6 ~3,7 tenta colocar  a menor tensão possível, já que nessa faixa o R7 é excepcionalmente eficiente energeticamente. 

Mais para frente, se eu tiver necessidade, vou comprar um Seidon 240m, acho em Brasilia por 290, aí poderia fazer um belo tópico de OC nesse Ryzen.

 

Vou fazer uns benchs em alguns jogos, e amanhã faço um tópico informativo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima

 

Linha R7 e i7 é bom investir em um bom cooler e sistema de resfriamento, lembre-se também que o vcore com o turbo ligado é maior, com o turbo em off o vcore desce automaticamente, mas é à partir do vcore com o turbo ligado você tem como base que este seria o vcore máximo do CPU que não reduz o tempo de vida útil dele.

 

Antes do overclock o principal é manter a temperatura dentro do permitido pelo fabricante, outro detalhe é ter uma boa fonte com selo 80 plus e com potência extra para suportar overclock e pelo que já li os Ryzen aumentam bastante o consumo quando saem dos seus clocks padrões.

 

@Contiusa Ele aqui me indicou um Cooler intermediário excelente e entende bem de sistema de resfriamento, montagem de gabinetes e afins.

 

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima o Seidon 240m não é compatível com o soquete AM4. Você teria que entrar em contato com o suporte da CM para saber se eles estão disponibilizando kits adaptadores. O MasterLiquid 240 (MLX-D24M-A20PW-R1) é compatível.

 

Mas lembre que os Ryzen não tem passado de 4Ghz. A maioria para nos 4.8 / 4.9Ghz. Então considere se vale a pena ou não gastar dinheiro para ganhar 200-300Mhz. 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Eu me confundi, o WC que tem para venda aqui em brasília é Seidon 240P, e esse mesmo possuí suporte para AM4. E sim, lembro disso, o 4GHz é o limite, e isso me faz pensar se vale a pena colocar um WC só para manter temps mais baixas, o que eu acho que não, pois esse Wraith Spire RGB é lindo e silencioso.

 

@OCCT Minha fonte não é das melhores em qualidade, uma Thermaltake smart series 500W 80plus white, porém mesmo se o processador puxar 200W ela consegue segurar.

7 horas atrás, OCCT disse:

vcore com o turbo ligado é maior, com o turbo em off o vcore desce automaticamente, mas é à partir do vcore com o turbo ligado você tem como base que este seria o vcore máximo do CPU que não reduz o tempo de vida útil dele.

Exato, por isso não vale muito a pena deixar em automático, ele lança um vcore alto demais, e com o clock baixo, o cooler não para!

 

E ontem, jogando com esse over de 3,[email protected] o processador não passou de 69(era o esperado, tendo em vista que eu jogo em 2560x1080 com uma RX 480) com uma taxa de frames sempre entre 40 e 75(que é o melhor cenário para mim). Assim de ante-mão já aviso, senti uma boa melhora em The witcher 3, pois não tenho mais quedas abaixo do limite do freesync que no meu monitor é 40 a 75, com i5, acontecia de ter quedas para os 35, atrapalhando a jogatina.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador o water cooler vai ser bem mais forte. Se não me engano, os testes com o Ryzen foram feitos com um NH-U12S (heatsink e fan de 120). Eu tinha o NH-U14S (heatsink e fan de 140) e ele ainda perde para um H60, que custa bem mais barato. O H45 meio que dá uma esmerilhada no NH-U14S e custa metade do preço.

 

Isso em water coolers de 120. Ele está considerando comprar um de 240. Pode ser que o IHS soldado do Ryzen dê uma diferença nos testes, mas os water coolers honram a fama que tem. Os air coolers não se comparam. Os testes de pasta térmica que eu fiz com o Assassin II, cooler torre comparável ao NH-D15 (campeão da Noctua), o coloca na faixa do H45, novamente um water cooler de entrada bem forte que custa metade do preço.

 

O air cooler só tem uma vantagem. Eles só quebram se você der uma marretada em cima. Fora isso, eles são grandes, na maior parte das vezes cobrem as memórias e forçam você a comprar um gabinete largo. Ou então você fica limitado ao TX3 e similares.

adicionado 4 minutos depois
5 horas atrás, Flávio Santana Lima disse:

@Contiusa Eu me confundi, o WC que tem para venda aqui em brasília é Seidon 240P, e esse mesmo possuí suporte para AM4.

 

Não possui, não. Tem um asterisco no AM4. Você teria que pedir um kit adaptador para a Cooler Master, e pelo atendimento que eu tive em um RMA deles, parece que eles não recebem estoque há meses. Você teria que falar com eles antes de comprar, pois caso contrário você vai ter que revender o water cooler para outra pessoa.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima bom, você vai ficar mais de um mês esperando chegar o kit e você ainda pode ter problema com a receita e ter que brigar para liberarem a peça. Sai mais barato comprar o MasterLiquid 240 que já vem compatível. Outra questão é que esse Seidon 240P tem um dos fans mais barulhentos do mercado (JetFlo). Uma verdadeira turbina que começa a abrir o bico bem mais cedo do que os outros fans.

 

Eu acho uma compra ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa sim, mas eu possuo em casa dois fans Air Pressure, e eu os colocaria no lugar desse jetflow. Como eu vi na loja aqui perto esse 240P por 290 com 30 do suporte, ficaria 320. E não achei outro de 240 mm nesse valor. Enfim, não sei nem se vou adquirir isso, penso em fazer, apenas para diminuir temps internas, já que o cooler box apesar de bom, joga ar quente bem na GPU.

 

OBS: Perguntei na loja, e estou aguardando se eles possuem esse adaptador, se não, seria por esses meios. E tempo não é o problema, pois não vou adquirir tão cedo o WC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Flávio Santana Lima não sei se valeria a pena ficar da dependência da CM mandar um kit para o Brasil. O MasterLiquid 240 custa 350+frete, é compatível, vem com bons fans. Dá para juntar 50 reais nesse tempo e não corre o risco de perder essa grana na receita. Ou então compre um water cooler de 120.

 

Mas pode pagar para ver. De repente você nem se incomoda com o JetFlo e o kit vai chegar direito.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...
Em 2017-5-24 às 10:39, Contiusa disse:

O MasterLiquid 240 custa 350+frete, é compatível, vem com bons fans.

Comprei o MasterLiquid, amanhã chegando instalo e faço algum teste. Vou tentar colocar push and pull com meu Coolermaster AP (posso regular em uma chave atrás do fan o modo dele, e assim, deixá-lo bem silencioso).

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Contiusa Instalei ontem o WC, temps baixas, ruído ok, aceitável já que o antigo cooler era bem silencioso também. A questão agora é que liguei o pc e estou ouvindo algumas bolhas no sistema, mas foi diminuindo com o tempo ao decorrer do uso aqui. 

 

Não consegui faz push and pull, assim, coloquei os meus fans AP e guardei os que vieram com o WC. Coloquei o AP em Push, e o radiador na parte de cima. 

 

Puxei um OC leve, para 3,8 em 1.375v, depois tento aumentar e testo as temps gerais do sistema. Talvez chegar nos 3,9 em 1.4 no máximo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Atretador Coloquei o "otimizado Ryzen" pela AMD, e também o Balanceado e o Alto desempenho. 

 

Sinceramente, não to sentindo diferença em colocar qualquer um deles. Agora devo estar utilizando o alto desempenho. E como estou com um OC em 3.6, (pois não to vendo necessidade dos 3.9) para manter o sistema mais silencioso, e não estou em stock, não me beneficio de plano balanceado nem o da AMD.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!