Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Mudar impedância/sensibilidade da entrada auxiliar


Posts recomendados

  • Membro VIP

Tenho um aparelho de som Panasonic SC-AKX50LB-K, cuja especificação da entrada auxiliar é:

 

Entrada AUX (tomada RCA): Sensibilidade/Impedância 895 mV, 25 kohms

 

Só que, ao conectar saídas "line out" de PCs e notebooks, fica muito baixo.

 

O circuito deste aparelho é o seguinte:

 

esquema_auxiliar_panasonic.thumb.png.206a0177e6a3e5c9f1bf736365b50140.png

 

Como é tudo SMD, estou receoso de enfiar os pés pelas mãos...

 

O que acham? Ou é melhor dar um jeito de enviar um sinal mais forte mesmo?

 

Nota: tenho também um mais antigo Panasonic SC-AK330LB-S, que usa um circuito muito similar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM ,

 

Essas saídas de note ou de celulares são para alto-falantes, então são de baixíssima impedância e baixa tensão.

 

Eu usaria um pequeno pré-amplificador com um ganho de 10x, baseado na famosa configuração de emissor comum, aquela que usa 4 resistores, de preferência calculados para uma bem baixa impedância de entrada .....

 

Paulo

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

De fato, penso que line-out tem impedância 1/2 alta e não são pra fone/a.f.. Mas talvez se você baixar a impedância com um R chute 100R ...470R possa casar melhor com line-out. P.ex. colocando-o entre pinos 1-2 e 3-4. Ou entrar na configuração de som do seu computador e mudar alguma coisa. P.ex. pode ser que haja alguma opção de saída line-out ou fone. P.ex. a tensão de saída pra um fone ou a.f. pode ser maior que 800mV mesmo assim a chance de pifar algo é bem reduzida.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Marcos FRM

895mV??

Achei meio esquisito, mas se está dizendo que fica baixo então é verdade.

A sensibilidade desses aparelhos geralmente é de 200mV.

O CI que descreveu serve pra fazer a mudança das entradas, volume e etc.

Eu fico com a ideia do @aphawk em montar um pré classe A para reforçar o sinal, nesse caso aí não tem como alterar o circuito original do aparelho para aumentar o som, daria certo caso fosse ao contrário para abaixar o som.

 

Circuito pronto desse tipo fica meio difícil de encontrar, teria que tirar algo de algum aparelho de sucata como radinhos, caixas amplificadas e adaptar trocando alguns componentes para funcionar corretamente.

O pré amplificador em questão geralmente tem o seguinte esquema básico:

pre_amplificador_bc548_audio.png

No seu caso teria que montar dois desses, um para cada caixa.

Página de onde eu tirei o esquema:

https://www.te1.com.br/2011/08/circuito-pre-amplificador-audio-transistor-bc549/

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Mestre88  Sim. É o que está no manual. Mas vendo agora o manual do SC-AK330LB-S, olhem só:

 

Entrada AUX (tomada RCA): Sensibilidade 250mV, 14,7 kohms

 

Farei um teste com ele. Deverá ficar melhor.

 

Não uso ferro de solda faz anos. Teve época em que até plaquinhas de circuito impresso caseiras eu fazia usando o Eagle. Ultimamente larguei a eletrônica. :(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!