Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Onde posso conseguir um HD SCSI externo para Machintosh SE


Posts recomendados

Gabriel, sabe onde posso conseguir um HD SCSI externo para Machintosh SE. Será que posso dar partida por ele. Estou olhando um Mac SE que tem dois drives e estou com medo de perder o boot algum dia? Será que a unidade de 800 k formata disquetes de 1,4 MB utilizados em PC's? Obrigado, Jaime.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu recomendo ler esta página: https://sites.google.com/site/afberendsen/kb/ta/ta15

 

@Jaime Camargos , os FDDs da Apple utilizam velocidade variável na formatação de disquetes. Isto implica em que o número de setores por trilha variam dependendo da localização da trilha. Trilhas mais externas implicam em mais setores. Por isto que disquetes usados no Macintosh cabem mais informação do que no PC. E por isto mesmo que os disquetes não são intercambiáveis.

 

Os disquetes de 400KB (ou 800KB) possuem um tipo de superfície diferente dos disquetes de 720KB (ou 1.44MB). É possível ler e gravar as mídias em drives de 720KB (1.44MB). Porém, o drive de 400KB (ou 800KB) não conseguirá ler o disquete formatado/gravado em drives de 720KB (ou 1.44MB). 

 

Quanto a disco SCSI externo, você pode usar qualquer disco SCSI, desde que o case/gabinete usado para armazenar o HDD tenha um conector ou adaptadores para o connector do Mac SE. O Mac SE possui um conector tipo DB-25. Eu tenho um case com connector  VHDCI e um cabo que converte de VHDCI para micro-ribbon 50-pin. Forçosamente eu tive que usar um ODD externo para poder usar o meu cabo micro-ribbon 50-pin para o DB-25 da Apple.

 

O sistema de arquivos usado pelo Mac OS não é baseado em CHS. Eles utilizam apenas a referência a um número de setores disponíveis, exatamente como hoje em dia no padrão SATA. O System 7 limita o tamanho das partições em 2GB. Se você usar um HDD SCSI de 36GB, por exemplo, vais ter que criar várias partições (ou slices). Eu possuo uma série de cases SCSI externos com HDDs de 36GB (ou mais) onde armazeno todas as versões do Mac OS, para fazer boot em meus computadores antigos. As partições do OS são pequenas, por volta de 100MB. O resto do disco contém aplicativos .

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Coordenador

Hehehe! Me permitam um pequeno OFF- Tópic!!! Esse poste será deletado em breve pois só demonstra minha ignorância nos PCs MAC!!!....

Se eu soubesse que alguém tinha interesse nesses micros, eu não tinha vendido o meu para um ferro velho a preço de sucata barata!!!!....

IMG_1199.jpg

Esse Machintosh foi junto como sucata com, (estava funcionando perfeitamente), as dezenas de leitores de CDs, HDs, aparelhos de som e vídeo K7s ruins!!!...

IMG_1181.jpg

IMG_1182.jpg

 

Abraços colegas!...

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

No meio dessa sucata ai tinha coisa MUITO valiosa e voce nao sabe :( Uma pena :(

 

Quanto ao boot pelo HD externo: Sem problema. Basta conectar um HD SCSI externo. Eu tenho pra vender mas nao sei se comercio é permitido aqui. @Gabriel Torres?

 

Quanto ao boot pelo disquete: Se o seu SE é o FDHD, voce pode gerar discos no PC. Caso contrario, infelizmente nao tem como. Os discos de 400 e 800K do mac tem formatos completamente diferentes do PC.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Complementando:
Meu, o mac que voce circundou ali foi o MENOS RARO que voce jogou fora.

 

voce perdeu:

  • Um RARISSIMO IBM PS/1 (um nao...DOIS!!! O_O)
  • Um aptiva
  • UM SUPER MUITO RARO MACINTOSH II QUE EU PROCURO A PELO MENOS 30 ANOS!!!
  • Um Mac LC (I ou III, nao da pra ver)
  • Um par de zip drives com adaptadores de 3 1/2

Lamento, voce jogou uma pequena fortuna fora :)

adicionado 0 minutos depois

@bcpetronizio, voce tem o endereço desse FV? :)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!