Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Se eu ligar fonte de 24v chaveada em 220v no 110v vai sair 12v?


Posts recomendados

Saudações galera

tô montando um projetor DIY com um retroprojetor de transparências

o retroprojetor tem uma fonte de 24v (150w) com bivolt com chaveamento interno (precisa trocar a pinagem internamente)

a fonte original não será usada pois vou usar LED de 100w de 36v. mas preciso montar um bom esquema de refrigeração... então pensei em chavear pra 220v e ligar na tomada 110v para obter 12v e ligar as ventoinhas 12v q eu tenho

isso dá certo?

grato

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andbell dá não. 

A fonte chaveada tem um circuito eletrônico que vai fazer de tudo pra manter a tensão fixa em 24V não importando qual é a tensão de entrada. Se a tensão de for muito baixa, no seu caso a metade ela vai fornecer os 24V com baixa corrente ou talvez nem funcione. 

 

Isso só funciona com fontes lineares. 

 

Duas alternativas:

Compra uma fonte de 12V. 

Ou abaixa os 24V dessa aí, para isso tem muitas possibilidades como os reguladores chaveados ou até mesmo lineares já que é pra alimentar somente coolers. 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

@Andbell Boa noite amigo!

Primeiramente respondendo sua pergunta:

R: Sim, você pode usar essa fonte sim, porém, você tem 2 modos para poder utilizar ela:

1: Usar 2 Coolers de 12v ligados em serie, assim os 2 irão dividir a tensão da fonte de 24v.

Ou

2: Usar um resistor para diminuir a tensão da fonte para 12v, e então você pode ligar eles em paralelo.

 

 

Estou montando um Diy Home Projector também e gostaria de saber se você já terminou o seu, caso sim, o que achou, quais componentes usou e quanto gastou?

 

Estou comprando os componentes principais para o meu agora, e pelo que andei vendo vou gastar em torno de 350-500 reais para montar um projetor 100W com lcd de 7" 1280x800.

 

Agradeço desde já!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

da hora @Paulo2031

se quiser podemos trocar MP ou outro contato mais ágil, como facebook ou whats

pretendo colocar 3 ou 4 ventoinhas, então em linha não vai dar certo. também pretendo colocar algo pra controlar o RPM das ventoinhas. você sabe se consigo colocar aqueles controladores de ventilador de teto?

tipo esse da foto
Regulador_web.jpg

o q eu tenho aqui vai ligado na corrente alternada do ventilador. consigo ligar (com o resistor reduzindo a tensão) no DC da fonte? ou vou ter q ligar no AC?

 

não terminei. mtos contratempos, como quebra da tela por terceiros ou queima de LCD por driver porcaria.

mas nos testes preliminares (usei a screen de um monitor velho pra testar) a lampada de 100w não foi satisfatória (em ambiente claro). vou colocar outro LED de 100w ou um de 200w para poder usar na claridade

 

comprei a tela do iPad 4 (2048x1536) e uma paca lógica pra ele. a screen + placa lógica deu uns R$300 da China
comprei deste vendedor, mas a placa lógica e screen eram outras. a primeira screen q comprei era Samsung (essa q ele tá  vendendo é LG) e, por apresentar boa qualidade (obs: coisa q me surpreendeu, pois samsung é segunda linha nos EUA, Europa, Japão. a Apple terceirizou a produção de telas com a Samsung. todas as telas originais de iPad 3 ou 4 são Samsung. talvez tenha sido exigencia da apple a qualidade da screen), não recomendo telas da samsung, pois dps q a screen tá aberta a transparência de um lado para o outro é bem fraca, pois tem um espelho pouco transparente atrás da screen. não posso afirmar q a LG não tem o mesmo espelho... vou ter q comprar pra testar :( e com medo dela não ser compatível... mas se as duas screen liga no mesmo iPad (inclusive é bem difícil achar screen da samsung no BR), acredito q a tela LG funcionará na minha placa lógica

quanto gastei eu não sei... acho q uns R$50~60 no LED+driver, R$350~ LCD+placa, R$100 no projetor de transparência

 

o seu também é com projetor de transparência? ou vai fazer aqueles caixotes de madeira? 

 

valeu e no aguardo

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andbell se você pretende usar 4 coolers da pra usar essa fonte sua de 24v também, já que os Coolers não precisam de muita corrente para funcionar você pode dividir entre os 4, vou colocar o link de um circuito que desenhei pra você ver como pode usar elas: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/sem_titulox-png--7.

Como eles consumem 0.14A então não tem problema em ligar 2 juntos e + 2 juntos, você vai ligar 2 em Serie  e +2 ligados em serie, e depois você liga eles em paralelo. Espero que tenha entendido.

 

Esse potenciômetro de ventilador provavelmente é pra alta tensão, não sei ao certo se da pra usar ele, mas provavelmente da sim, qualquer coisa você pode usar outros potenciômetros, nas lojas de eletrônica vende baratinho, menos de R$10, só você falar pra quantos Volts e Amperes. Também tem aqueles que são controlados por uma plaquinha com termômetro, bastante usados em computadores gamers, eles controlam a velocidade do cooler automaticamente. 

 

Eu levei 1 mês para pesquisar como montar, projetos já feitos e pesquisando valores. E ontem eu comecei a fazer os pedidos das peças e vai demorar de 30-60 dias para chegar todas, isso se não ficar barrado na alfandega .

Estou montando um retro projetor, quero espremer ao máximo o tamanho da caixa, para poder transportar ele em viagens, estou fazendo igual a este modelo: https://uploaddeimagens.com.br/imagens/htb1h3zsjvxxxxbpxvxxq6xxfxxxj-jpg--2

Estou montando com as peças mais simples primeiro para ver se funciona, e também caso ocorrer algum erro eu não tenha um prejuízo muito grande... por exemplo:  O LCD é 7' 1280*800, paguei cerca de U$41, o kit de lentes fresnel U$10, um espelho U$15, LED 100W (kit completo, LED, Driver, Dissipador e Cooler) por U$28, a lente Triplet não vou comprar agora pois é muito cara, vou utilizar uma Lupa dessas do xing ling mesmo só para testar, e se tudo funcionar então vou comprar uma F210 por U$39(não sei se tem alguma mais barata para usar no lugar desta), e no final de tudo se ficar com uma imagem boa vou comprar um Raspberry PI3 para transformar em um Smart Projector.

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, q da hora

os q eu vi, desses fechados, tem mais eficiência de luz

 

também tenho a ideia de pôr um raspberry

 

valeu pelo projetinho

 

na vdd tenho dois reguladores de fan pra gabinete. mas não sei se poderia colocar todos em um só. acho desnecessário controlar as fan por modo independente, pois considero a exaustão tão eficiente quanto a pressão das fan sobre o dissipador. como eu tenho um monte desses de ventilador sobrando e vai facilitar colocar na lateral do projetor, queria q fosse ele

 

eu tenho 2 desses reguladores

cooler-para-gabinete-spire-blue-120mm-sp12025s3h34-ccontrolador-de-velocidade_9500.jpg.a7f89aa5eb316b0204b3ed2c94ec1351.jpg

 

 

a fan q vou usar é essa: 
428717023958339.jpg.c3295c1019b7e7b5bd498dc8d9f13d57.jpg

 

uma das mais eficientes q existe. porém, parece um jato. liguei ela a 7v e ficou de boa o barulho

 

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Andbell Sim, quanto mais fechados e mais escuro for o interior da caixa melhor vai ser a eficiência dele, pois a luz de dentro da caixa não vai vazar e  atrapalhar na luz de projeção.

 

Legal, esse regulador de fan que você tem é alimentado pelos 12V da fonte do pc correto? se for assim você pode usar 2 desse fan que você tem em paralelo, assim vão utilizar os 12v iguais, mas vão dividir a corrente, como esse fan que você mostrou tem 0.44A pode ser que se ligar 2 juntos não vão rodar tão forte quando estiverem na velocidade máxima, mas é um "Talvez" , tem como calcular, mas não entendo muito de eletrônica, mas como eles consumem bem pouco pode ligar os 2 juntos em paralelo que vão funcionar normal e não tem nem 1 problema , o máximo que vai acontecer é eles girarem mais fraco. Não custa nada tentar já que você tem eles e o regulador!

 

E para diminuir o barulho/ Vibração do fan, é só colocar uma espuma ou borracha entre o fan e onde ele é parafusado, fiz o teste e meu cooler ficou bem mais silencioso!

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

15 horas atrás, Paulo2031 disse:

Sim, quanto mais fechados e mais escuro for o interior da caixa melhor vai ser a eficiência dele, pois a luz de dentro da caixa não vai vazar e  atrapalhar na luz de projeção.

mas uma coisa importante q poucas pessoas fazem é revestir (antes da lente fresnel) com algum material reflexivo.

pensei levar as medidas pra uma vidraçaria recortar espelhos pra mim. mas desencanei porque pode atrapalhar a ventilação.

então pensei mandar pra um serralheiro o desenho da caixa pra eu selar no entorno, fazendo os furos da ventilação. mas pensei melhor e vou recortar um monte de DVD velho q eu tenho aqui e fazer umas colagens.

 

 

15 horas atrás, Paulo2031 disse:

Legal, esse regulador de fan que você tem é alimentado pelos 12V da fonte do pc correto? se for assim você pode usar 2 desse fan que você tem em paralelo, assim vão utilizar os 12v iguais, mas vão dividir a corrente, como esse fan que você mostrou tem 0.44A pode ser que se ligar 2 juntos não vão rodar tão forte quando estiverem na velocidade máxima, mas é um "Talvez" , tem como calcular, mas não entendo muito de eletrônica, mas como eles consumem bem pouco pode ligar os 2 juntos em paralelo que vão funcionar normal e não tem nem 1 problema , o máximo que vai acontecer é eles girarem mais fraco. Não custa nada tentar já que você tem eles e o regulador!

 

5 horas atrás, Mestre88 disse:

o dimmer de ventilador de teto é para corrente alternada, não serve para alimentar os coolers de 12V. 

Circuitos para regular a velocidade de motores CC são mais simples e tem aos montes na Internet. 

 

mas prefiro não usar. já vou fazer mtos recortes e alteração na estrutura, também é possível q atrapalhe colar os DVD, vou ter q colocar dois e quero usar no PC futuramente

vocês conseguiriam me indicar alguma coisa pra 24v? porque não sei se procurei errado... mas não encontrei

 

 

 

15 horas atrás, Paulo2031 disse:

E para diminuir o barulho/ Vibração do fan, é só colocar uma espuma ou borracha entre o fan e onde ele é parafusado, fiz o teste e meu cooler ficou bem mais silencioso!

kk... sim. também pensei passar, bem esticado, fita isolante como veda rosca no parafuso

 

adicionado 27 minutos depois
21 minutos atrás, Andbell disse:

vocês conseguiriam me indicar alguma coisa pra 24v

encontrei. usei a palavra dimmer

controle-dimmer-led-10w-fita-aquario-12-

dá certo ligar no 24v reduzindo os fan q tão em paralelo? @Mestre88 @Paulo2031

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

6 horas atrás, Andbell disse:

mas uma coisa importante q poucas pessoas fazem é revestir (antes da lente fresnel) com algum material reflexivo.

pensei levar as medidas pra uma vidraçaria recortar espelhos pra mim. mas desencanei porque pode atrapalhar a ventilação.

então pensei mandar pra um serralheiro o desenho da caixa pra eu selar no entorno, fazendo os furos da ventilação. mas pensei melhor e vou recortar um monte de DVD velho q eu tenho aqui e fazer umas colagens.

 

 

 

 

mas prefiro não usar. já vou fazer mtos recortes e alteração na estrutura, também é possível q atrapalhe colar os DVD, vou ter q colocar dois e quero usar no PC futuramente

vocês conseguiriam me indicar alguma coisa pra 24v? porque não sei se procurei errado... mas não encontrei

 

 

 

kk... sim. também pensei passar, bem esticado, fita isolante como veda rosca no parafuso

 

adicionado 27 minutos depois

encontrei. usei a palavra dimmer

controle-dimmer-led-10w-fita-aquario-12-

dá certo ligar no 24v reduzindo os fan q tão em paralelo? @Mestre88 @Paulo2031

Esse da certo sim, mas tem q ligar os Fans do jeito que eu mostrei para que eles possam dividir a tensão, caso não fizer igual você vai queimar os fans!

 

4 horas atrás, Mestre88 disse:

@Andbell se os coolers são 12V, a fonte também deve ser 12V. 

Caso contrário queima. 

Se ele ligar os 2 coolers em serie ele pode usar sim a fonte de 24V, vai ser 12v para cada cooler.

 

veja o exemplo a baixo (cada alto-falante usa 12v, e a fonte que está ligado é de 24v, eles vão dividir os 24v em 2 e cada 1 vai usar 12v)

image.png.51763e38c29e039563b6a795ae0231f9.png

 

37 minutos atrás, Andbell disse:

@Mestre88 sim, mas eu vou dar um jeito de abaixar essa tensão. ainda não tenho plena certeza como, mas vou abaixar

se você for realmente abaixar a tensão você pode usar aquela plaquinha me me mostrou ou então usar este: Controlador para 4 fans AliExpress , tem modelos mais baratos no mercado livre, ai você tem que ver qual cabe no seu bolso!

para regular a tensão da fonte você pode ir em uma loja de Eletrônicos e ver com eles o que você pode usar, existem mais de 3 componentes eletrônicos  que podem diminuir a tensão da sua fonte para 12v, esses são os que eu conheço: Resistor, Diodo ou até mesmo um potenciômetro, assim você pode regular a tensão de 1v - 24v.  (Esse dimmer que você mostrou pode ser usado na fonte para aumentar e diminuir a tensão!)

 

  • Obrigado 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

2 minutos atrás, Andbell disse:

legal esse. mas vai ser inconveniente. se fosse algo do tipo, queria algo como desse, q tem uma caixinha

Bem legal esse modelo, é procurar pra achar, pois tem vários modelos e valores.

 

No meu projeto vou usar um automático para o LED, assim ele vai regular a velocidade quando for preciso. E para os outros 2 coolers (para o LCD e para os eletrônicos) vou colocar um com um potenciômetro simples, já que eles não esquentarão tanto quanto o LED.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

3 minutos atrás, Paulo2031 disse:

automático para o LED, assim ele vai regular a velocidade quando for preciso.

legal. mas não sei a viabilidade (mas tenho considerado colocar um display e termômetro no dissipador). porque o TDP do LED 100w é violentíssimo e você sempre vai precisar deixar ligado. não sei como você tá fazendo com a dissipação... mas consegui 45°C com um dissipador com base de cobre e duas fan ligadas em sequencia. e antes dessas duas tinha mais um dissipador com uma terceira fan pré-condensando o ar 

 

agora tô pensando em pegar desses dissipador de refletor de LED, fazer vários furos entre as laminas e colocar parafusos de cobre, criando mais área de distribuição pro calor e mais área pra receber pressão do fan

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

8 horas atrás, Andbell disse:

legal. mas não sei a viabilidade (mas tenho considerado colocar um display e termômetro no dissipador). porque o TDP do LED 100w é violentíssimo e você sempre vai precisar deixar ligado. não sei como você tá fazendo com a dissipação... mas consegui 45°C com um dissipador com base de cobre e duas fan ligadas em sequencia. e antes dessas duas tinha mais um dissipador com uma terceira fan pré-condensando o ar 

 

agora tô pensando em pegar desses dissipador de refletor de LED, fazer vários furos entre as laminas e colocar parafusos de cobre, criando mais área de distribuição pro calor e mais área pra receber pressão do fan

sim, o termostato que encomendei já tem o display com termômetro. Sobre a dissipação vou utilizar um dissipador de computador antigo, que é pra alta temperatura, com o centro com tubo de cobre envolvido pelo dissipador de alumínio, e se não aguentar manter o LED com menos de 50º pretendo usar um water cooler gamer simples que custa por volta de 170-220reais (mas só em ultimo caso).  O water cooler vai diminuir o tamanho do projeto e também vai deixar mais bonito e simples, mas é bem mais caro.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!