Ir ao conteúdo
  • Comunicados

• Gabriel Torres

Seja um moderador do Clube do Hardware!   12-02-2016

Prezados membros do Clube do Hardware, Está aberto o processo de seleção de novos moderadores para diversos setores ou áreas do Clube do Hardware. Os requisitos são:   Pelo menos 500 posts e um ano de cadastro; Boa frequência de participação; Ser respeitoso, cordial e educado com os demais membros; Ter bom nível de português; Ter razoável conhecimento da área em que pretende atuar; Saber trabalhar em equipe (com os moderadores, coordenadores e administradores).   Os interessados deverão enviar uma mensagem privada para o usuário @Equipe Clube do Hardware com o título "Candidato a moderador". A mensagem deverá conter respostas às perguntas abaixo:   Qual o seu nome completo? Qual sua data de nascimento? Qual sua formação/profissão? Já atuou como moderador em algo outro fórum, se sim, qual? De forma sucinta, explique o porquê de querer ser moderador do fórum e conte-nos um pouco sobre você.   OBS: Não se trata de função remunerada. Todos que fazem parte do staff são voluntários.
raphael.vieira.b

temperatura do meu setup

Recommended Posts

olá , boa tarde é meu primeiro post aqui se eu estiver errado me avisem . 

recentemente (3 a 4 meses) adquiri a placa-mãe  GA 970-gaming  achei ela muito boa mas notei uma temperatura muito alta nas bridge dela  usei o hwmonitor e o AIDA 64

no AIDA 64 diz que a temperatura da placa-mãe em full load chega a 78 graus celscius e no HWmonitor as temperaturas dos (TMPIN 0)  por volta de 50 ~ 60  ( TMPIN 1) chega a 78 e o (TMPIN 3) chega a 71.

queria saber se esta temperatura e normal em full load , estou achando que esta esquentando demais.segue minha configuração

CPU - fx- 8350  4.0 Ghz - COOLER BOX

PLACA DE VIDEO - MSI GTX 780 TI  GAMING

MEMORIA RAM - 1 x HYPER X - 8 GB - 1600 

placa-mãe - GA 970 GAMING

FONTE- THERMALTAKE TR2   700 W 

4 COOLER -  2 em cima EXHAUSTOR  / 1 NA LATERAL VENTILADOR / 1 NA FRENTE VENTILADOR

A temperatura do processador chega a 75 graus e a da placa de video a 85 em full load nos dois programas. Sera que esta normal estas temperaturas ?

Compartilhar este post

Link para o post
Compartilhar em outros sites

@raphael.vieira.b

Estranho a CPU dizer 75... não deveria chegar nisso, deve ter algum erro ai, já verificou se ele está travando nessa temperatura?

Sobre a GPU, 85 para a 780ti é quase que um padrão... é a GPU mais quente que eu já vi, a que eu tive consegui levar para 75 depois de usar um waterblock nela.

Na placa-mãe tudo ok, está alta, mas totalmente dentro da margem.

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • obrigado pela resposta.

mas tem certeza man que essa placa-mãe ta normal? acho tão esquisito , as outras placas mãe que vejo  não passa de 60 / 65 graus. to achando muito estranho a north bridge esquentar assim.

pois é, a CPU chega a 75 e hoje passou e foi a 80  , será  da má qualidade da pasta térmica? eu coloquei aquela pasta branca bem barata , outra coisa que estranho é que a temperatura da CPU varia muito,  tipo ela ta a 30 do nada vai a 60 e volta pra 30.  inclusive já vi essa CPU chegar a 4 graus   em época de frio , e estranhei muito creio que isso não seja possível.

Compartilhar este post

Link para o post
    1 hora atrás, raphael.vieira.b disse:

mas tem certeza man que essa placa-mãe ta normal? acho tão esquisito , as outras placas mãe que vejo  não passa de 60 / 65 graus. to achando muito estranho a north bridge esquentar assim.

Tu não viu a minha :P

Sem título.jpg

Pode ser simplesmente, bug de sensor.. Ainda mais, se essa temperatura não varia, conforme o uso..

Sobre a CPU, que programa você usa? Na GPU, já trocou a pasta térmica?

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • 16 horas atrás, RS Faria disse:

Tu não viu a minha :P

Sem título.jpg

Pode ser simplesmente, bug de sensor.. Ainda mais, se essa temperatura não varia, conforme o uso..

Sobre a CPU, que programa você usa? Na GPU, já trocou a pasta térmica?

nossa pelo que entendi a sua placa-mãe  chega a  106 graus? seu CPU e bem frio em.  os programas que uso são HWhardware e AIDA 64. não troquei ainda a pasta da minha GPU pois creio que ela tem 2 anos de uso,  jhá tem necessidade de trocar ? o que to estranhando na minha GPU  é que 1 dos 2 fans que tem nela  ta girando menos que o outro. E no caso da minha CPU como falei a minha pasta térmica e de baixa qualidade

Compartilhar este post

Link para o post

@raphael.vieira.b

Sim, tem uns sensores em 105ºC.. Todos bugados..

Pra CPU FX, o AMD Overdrive seria o mais indicado.. Guia "Status de CPU".. O cooler box da AMD, pelo menos pros FX é meio ruim também..

Quanto a placa de vídeo, qual o modelo exato dela? Dois anos, já seria o caso de uma limpeza nela: limpar o dissipador, as fans, talvez uma lubrificação na ventoinha.. Mas, não dá pra usar pasta térmica meia-boca em GPU..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Em 15/09/2017 às 15:33, RS Faria disse:

@raphael.vieira.b

Sim, tem uns sensores em 105ºC.. Todos bugados..

Pra CPU FX, o AMD Overdrive seria o mais indicado.. Guia "Status de CPU".. O cooler box da AMD, pelo menos pros FX é meio ruim também..

Quanto a placa de vídeo, qual o modelo exato dela? Dois anos, já seria o caso de uma limpeza nela: limpar o dissipador, as fans, talvez uma lubrificação na ventoinha.. Mas, não dá pra usar pasta térmica meia-boca em GPU..

desculpe a demora . O modelo exato da minha placa de video  e  da    MSI gtx-780 ti  3gb   , em caso de lubrificação me recomendaria algum lubrificante ? poderia usar os genéricos sempre me falaram pra usar o wd -40 porque não deixa graxa no local  depois que seca ou isso é um mito? posso usar qualquer lubrificante ? estou querendo comprar uma pasta termica Artic Silver 5 , poderia me dizer se ela é boa?

Compartilhar este post

Link para o post
    14 minutos atrás, raphael.vieira.b disse:

desculpe a demora . O modelo exato da minha placa de video  e  da    MSI gtx-780 ti  3gb   , em caso de lubrificação me recomendaria algum lubrificante ? poderia usar os genéricos sempre me falaram pra usar o wd -40 porque não deixa graxa no local  depois que seca ou isso é um mito? posso usar qualquer lubrificante ? estou querendo comprar uma pasta termica Artic Silver 5 , poderia me dizer se ela é boa?

Aquela vermelha e preta? Tipo ESSA AQUI??

Lubrificante, não tenho recomendação não.. Quanto a pasta, já diria pra pegar uma boa mesmo, tipo a MX-4 ou alguma da Cooler Master.. Com GPU, ainda mais uma da série 700 (tenho uma 770), não dá pra brincar com pasta térmica..

Compartilhar este post

Link para o post
  • Autor do tópico
  • Em 19/09/2017 às 22:11, RS Faria disse:

Aquela vermelha e preta? Tipo ESSA AQUI??

Lubrificante, não tenho recomendação não.. Quanto a pasta, já diria pra pegar uma boa mesmo, tipo a MX-4 ou alguma da Cooler Master.. Com GPU, ainda mais uma da série 700 (tenho uma 770), não dá pra brincar com pasta térmica..

sim e está mesmo , qual seria a temperatura ideal dela?  a  pasta MX 4 aqui onde eu moro e muito caro aquela seringa ta  100 reais ouvi dizer que esta artic silver 5 e boa mas não sei se vale a a pena , também estou em duvida se compro pasta a base de prata ou a base de cerâmica pois a de prata pelo que sei pode armazenar algum tipo de eletricidade caso caia em algum contato e a de cerâmica não

Compartilhar este post

Link para o post
    8 minutos atrás, raphael.vieira.b disse:

sim e está mesmo , qual seria a temperatura ideal dela?  a  pasta MX 4 aqui onde eu moro e muito caro aquela seringa ta  100 reais ouvi dizer que esta artic silver 5 e boa mas não sei se vale a a pena , também estou em duvida se compro pasta a base de prata ou a base de cerâmica pois a de prata pelo que sei pode armazenar algum tipo de eletricidade caso caia em algum contato e a de cerâmica não

O ideal é abaixo dos 80ºC..

A AS5, além de ser uma pasta MUITO antiga, tem uma boa chance de pegar uma falsa ou outra coisa.. O @Contiusa fez uns testes com algumas pastas.. Dá uma olhada no tópico dele, na área de refrigeração..

Pra placa de vídeo, não pode ser "qualquer coisa"...

• Curtir 1

Compartilhar este post

Link para o post

@raphael.vieira.b você encontra a MasterGel Nano por volta de 40 reais nos sites. A MX-4 de embalagem azul marinho costuma custar 45 no Mercado Livre. Veja uma que saia barato o frete. Se realmente estiver sem grana, tem a DeepCool Z9 por 35 na Pichau. Não recomendo comprar uma pasta muito barata para a GPU. Se fosse só a CPU, poderia ser até uma Z5 ou Ceramique (esta última comprada na Pichau ou Kabum, Terabyte, para evitar falsificações).

Tem as Xigmatek PTI, mas elas também são mais simples. A MasterGel Nano tem o melhor custo benefício.

Editado por Contiusa

Compartilhar este post

Link para o post

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisar ser um membro para fazer um comentário

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas publicações sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais