Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Voltagem negativa, como obter?


RED ICE

Posts recomendados

Se pegar um transformador de tensão maior, poderei ir dividindo sua tensão através de reguladores, para dai obter várias voltagens diferentes.... mas como fazer isso com voltagens negativas?

tipo assim, a fonte de computador tem várias voltagens, e entre elas tem uma que é ( - 12v )... como obter estes "menos tantos volts"...

obrigado.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Diz ai RED, A tensão negativa (-12 ou qualquer outra) é em relação ao center tap(CT) do trafo.

Explico nos trafos tem normalmente 03 saidas, se você usar um diodo na primeira(usando a saida+ do diodo) você vai ter +12V em relacçao ao CT(2) e +24V em relaçao a ultima (3) Se você colocar mais um diodo na terceira(usando a saida- do diodo) você vai ter -12V em relação ao CT e 24V com onda completa em relação a (1) a gente consegue voltagens negativas a partir de trafos de dois fios mas é outra historia...

Expero que tenha ajudado. :blink:

a imagem que se segue pode ajuda-lo o mesmo esta ligado no( negativo GND que seria o CT) e no (3)

neste caso o (1) não aparece. ate....

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Red

Para um diodo conduzir Anodo tem que ficar mais positivo que katodo ou katodo mais negativo que Anodo..ok

se uma corrente alternada com qualquer tensão de entrada e saida do trafo..se polarizar o diodo diretamente ( anodo + positivo que katodo) estara retificando o semi-circulo positivo e travando o semi-circulo negativo, se você polarizar o diodo reversamente (katodo + negativo que Anodo) o diodo também vai conduzir e vai deixar passar o semi-circulo negativo, isso numa corrente alternada tendo o semi-circulo positivo e negativo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 anos depois...
1 hora atrás, Paulo Eleando disse:

boa tarde tenho um trafo 18 vts e estou precisando colocar nele + e - como devo fazer e para uma parafusadeira,ela e de 18 vts,sera que alguém poderia me ajudar por favor.

Até mesmo um único diodo 1N5408 em série + capacitor de 1000uF/35V ou + resolve.

 

Fiz isso na minha que é de 12V (com trafo de 12V, óbvio) e está funcionando. Até parafusei a caixa com o trafo no lugar da bateria, como sempre uso na bancada não há problema em ter fios.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!