Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Resfriamento do processador com Pastilhas Peltier


Posts recomendados

Gente alguem de vocês já fez isso? usar uma pastilha peltier para resfriar diretamento o processador. Eu to querendo colocar uma de 60w entre o processador e o dissipador, será que vai funcionar eu ja vi algumas pessoas comentando mais não falei com ninguem que fez isso.

Alguem me de um help!!!!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Gente alguem de vocês já fez isso? usar uma pastilha peltier para resfriar diretamento o processador. Eu to querendo colocar uma de 60w entre o processador e o dissipador, será que vai funcionar eu ja vi algumas pessoas comentando mais não falei com ninguem que fez isso.

Alguem me de um help!!!!

Eu sempre vejo as pessoas falando que essas pastilhas funcionam como um mini arcondicionado, que resfria bem o pc e tal, mas uma duvida sempre ficou na minha cabeca: por ser um mini ar condicionado, então ela gera umidade como o ar condicionado normal?

Por que se você vedar o gabinete, e colocar um negocio desse, e gerar umidade, la se vai um computador :S

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

mesmo colocando a pastilha direto sobre o processador, ela nunca conseguiria chegar a uma temperatura tão baixa com o processador rodando para poder condençar agua, estou certo ou falei besteira.

O que me falaram que fazer é colocar essa pastilha entre dois dissipadores com cooler o lado quente fica pra fora do pc e o lado frio para dentro, isso que eles chama de mini ar condicionado. mais diretemente no processador acho que o resulatado seria satisfatório que abaixasse a temp em 10º 15º isso seria um resultodo muito bom certo!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

como o junior disse, não condensaria pois a temperatura do processador não iria deixar...

mas mesmo assim eu não arrisco...

essas pastilhas vendidas por ai (vide mercado livre) não dão pinta de terem segurança suficiente para se trabalhar direto com o proc...

acho q fazer o esquema q o junior falou seria interessante, mas não diretamente no proc...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

cara, essas pastilhas condençãm sim! pode ate ser que isso nao ocorra devido a temperatura do processador...

mas tem outro incoveniente, elas consomem uma potencia relativamente alta, sendo necessario quase que uma fonte extra (isso claro se você nao tiver uma super fonte).

acho que seria muito mais interessante usar essas pastilhas norefrigeração de wattercoolers

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 10 meses depois...

Bem, eu tenh uma dúvida sobre as pastilhas peltier, mas não é a mesma aplicação. O que eu gostaria de fazer é um esquema que eu vi a um tempo atrás na internet, em que se colocava a pastilha entre 2 dissipadores e os dissipadores com 2 coolers. O cooler do lado quente esfria e o cooler do lado "frio" joga o ar frio para dentro do pc, o dissipador do lado frio é par evitar a condensação. O esquema abaixo:

peltieresquemakw6.jpg

Bem, esse esquema funcionaria?

Obrigado!!!

P.S.: Não sei quantos de vocês conhecem o Ceará, mas se tivesse um cooler gigante... eu colocaria nessa cidade. :cool:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 anos depois...

Ola pessoal

então estou testando a pastilha de 230w em processador Core2duo 2,93

placa-mãe p5g41t, coloque esta pastilha entre o processador e o cooler Termaltake frio coloquei mas espuma de ar-condicionado em volta do processador caso o mesmo comece a condessar a água, primeiro teste

os dois cooler estão a 3850rpm com a pastilha a temperatura esta entre 5 e 7ºC

Jogando combat arms ou far cry 3 novo need for speed 2012 ele fica entre 10 e 18ºC outras coisa como mexendo com planilhas ou mesmo vendo um filme Blu-ray ele fica entre 6 e 8ºC, fiz outro teste, colocando apenas um cooler entre 1600 a 2056 rpm a pastilha fica entre 8 e 11ºC sendo bem direto no jogos vi que a tela do jogo em movimentos rápidos melhoro bastante eu uso um placa de video da xfx ati HD4890 1Gb

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

se você usar a pastilha certa o processador fica a 1 e 5 graus fácil fácil. o esquema da espuma e sensasional.

poderia servir pra esfriar vga também boa ideia

Eu tenho um Cooler Master Hyper 612 pwm, se eu prendesse a pastilha de peltier não entre a base e os heatpipes com o processador, mas sim entre o fan e o dissipador, de forma que o lado quente pegasse o ar do fan e o lado frio ficasse encostado (leia-se grudado) no dissipador, o resultado seria satisfatório ou não daria em nada, visto que ele resfriaria o dissipador.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu tenho um Cooler Master Hyper 612 pwm, se eu prendesse a pastilha de peltier não entre a base e os heatpipes com o processador, mas sim entre o fan e o dissipador, de forma que o lado quente pegasse o ar do fan e o lado frio ficasse encostado (leia-se grudado) no dissipador, o resultado seria satisfatório ou não daria em nada, visto que ele resfriaria o dissipador.

O ar que vai resfriar o ar quente irá passar pelo dissipador nesse esquema.

Dessa maneira ainda tem chance de queimar a pastilha por falta de resfriamento, uma vez que apenas um fan apontado par ao lado quente não é eficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 meses depois...

Amigão,

Fique tranquilo eu utilizo a pastilha peltier no meu processador xeon.

Para seu conhecimento uma pastilha peltier gera em mádia de 1000 à 1500 BTU'S. Gera uma temperatura de +- -5 à 5 °C, isto com o dissipador de calor normal do processador, se você utilizar um dissipador de calor maior ele resfia mais podendo chegar na pastilha uns -10 °c, como temos em média uma temperatura ambiente de +-25 °c e mais o aquecimento do processador, teremos tudo montado uma temperatura de 35°c no processador.

Para checar a condensar a pastilha a temperatura terá que atingir o Dewpoint(ponto de orválho) junto com o processador e terá que atingir uma temperatura de pelo menos de 10°c até 5°c para condensar o ar, isso é impossível de acontecer devido a tempera alta do processador.

Lembre também se houver condensação você tem como controlar a temperatura.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...

Galera presta atenção!

Se for pra colocar a pasta diretamente no processador ela pode até condensar (eventualmente, porque ninguém sabe ao certo)...

Já que diretamente condensa o q vocês fazem?!

Coloca assim:

COOLER no sentido contrário da ventoinha (PROCESSADOR)

DISSIPADOR

PELTIER

DISSIPADOR pequeno

PROCESSADOR

Talvez ... quem sabe... assim deve pegar =)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Este me parece ser o tópico sobre Peltier mais recente, então resolvi postar aqui algumas considerações bem superficiais:

Lendo sobre as placas vi que existem o ponto ótimo de tensão, onde se obtém a melhor relação aquecimento/resfriamento dos lados. Um dos problemas mais preocupantes é a condensação do ar acabar por oxidar componentes.

Sabendo-se a temperatura de condensação e a tensão ótima pro sistema, não seria possível desenvolver um dispositivo que regule a tensão a partir do conector de 4 pinos das placas-mãe? Sei que quando se usa somente 3 pinos, a velocidade é controlada regulando a tensão. Dessa maneira poderia-se manter o sistema Peltir em valores mínimos e máximos de tensão, evitando tanto o auto-aquecimento quanto a condensação.

O que acham?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 meses depois...
  • 6 meses depois...
  • 2 anos depois...
Em 06/03/2008 às 13:23, rodrigo-goulart disse:

Eu sempre vejo as pessoas falando que essas pastilhas funcionam como um mini arcondicionado, que resfria bem o pc e tal, mas uma duvida sempre ficou na minha cabeca: por ser um mini ar condicionado, então ela gera umidade como o ar condicionado normal?

Por que se você vedar o gabinete, e colocar um negocio desse, e gerar umidade, la se vai um computador :S

Aí é que tá, dai você faz um sistema de drenagem da água que irá pingar, acumule ela em um reservatorio perto do pc, e tera água potável pra sempre para bebewr no quarto xD

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 3 semanas depois...

eu trabalho com peltiers diariamente nao em pcs mas em maquinas medicas e sinceramente aquilo se deixar baixar muito a temperatura pode depois ao desligar o pc pode ganhar umidade mas para isso existe as "colas protecctoras," mas para aprofundar esse assunto mais vale falar ai com quem faz OC no nitrogenio eles sabem como proteger de umidade.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 anos depois...

Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...