Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Minha Moto não carrega a bateria!


Xear3D

Posts recomendados

Um Regulador original novo é caro, custa R$:160,00-_-

Se conseguir fazer um poste ae o esquema;)

Você pode até mandar retificar em alumínio uma caixa dessas ou arruma um dissipador que caiba no lugar e adapta-lo

Aqui eu mandei retificar uma caixa de alumínio para um amp de 15 por 10cm de 0,5m espessura de material e com aletas custou R$40,00

Tem que ver a corrente quando estar ligada e tensão dessa bateria quando não estar em uso, com bateria parada, se tiver abaixo de 12.3V ela morreu, o retificador pega fogo e não da carga, esse alternador não vai conseguir carregar nem a pau, só com carregador para ajudar,(já passei por isso e já vi em outras)

O multímetro comum vai até 10A coloca na escala de corrente 10 e mude a posição do plug vermelho do multímetro para o indicado, la você vai ver o tempo que pode ser usando e tempo de descanso para usar novamente ( em geral é 10 segundos de uso e 15 minutos de descanso)

Outra curiosidade é segundo um colega do trampo que arrumo uma Bross 0km o vendedor alertou ele que a partida poderia ter uns problemas pelo fato ser nova 0km e a abateria nova e com tempo ela amaciava.(comigo num foi bem assim não, mandei para revisão e trocaram a bateria mas fico +- depois de um tempo melhorou:D )

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Um Regulador original novo é caro, custa R$:160,00-_-

Se conseguir fazer um poste ae o esquema;)

Você pode até mandar retificar em alumínio uma caixa dessas ou arruma um dissipador que caiba no lugar e adapta-lo

Aqui eu mandei retificar uma caixa de alumínio para um amp de 15 por 10cm de 0,5m espessura de material e com aletas custou R$40,00

Tem que ver a corrente quando estar ligada e tensão dessa bateria quando não estar em uso, se tiver abaixo de 12.3 ela morreu, só com carregador para ajudar, esse alternador não consegue carregar nem a pau(já passei por isso e já vi em outras)

O multímetro comum vai até 10A coloca na escala de corrente 10 e mude a posição do plug vermelho do multímetro para o indicado, la você vai ver o tempo que pode ser usando e tempo de descanso para usar novamente ( em geral é 10 segundos de uso e 15 minutos de descanso)

Outra curiosidade é segundo um colega do trampo que arrumo uma Bross 0km o vendedor alertou ele que a partida poderia ter uns problemas pelo fato ser nova 0km e a abateria nova e com tempo ela amaciava.(comigo num foi bem assim não :D )

ainda que esse valor esta barato de 160,00 reais, so achei por 400,00. mas ainda assim se fosse 50,00 reais, é osso ficar trocando 1 a cada 3 meses, o original tem defeito cronico de projeto mau feito...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Na vontade de prestar ajuda ao migo "Xear3D" acho que vale comentar uma coisa: O amigo Xear3D supõe que o regulador original queima com frequência e por este motivo ele pede ajuda para projetar um regulador melhor. Mas por eliminatória vemos que este não é um problema de todas as motos Falcon e sim da moto dele, portando deve ter algo nela que está danificando este regulador e projetar um regulador "melhor" só servirá para mascarar algum outro defeito que esta motoca tem. Convenhamos que esta moto é fruto de uma engenharia mecânica e elétrica que foi testada e retestada antes de entrar no comério. Portanto eu penso que se o regulador fosse ruim ja teria a venda um substitudo diferente, melhor, ou até mesmo um Recall ou qualquer coisa do tipo.

Quem garante que um novo projeto de regulador não apresentará o mesmo defeito com o tempo?

Pelo que li até agora a motoca apresenta dois defeito: Perde carga da bateria muito rápido e queima o regulador.

Ai tem coisa!!!

Eu substituiria a bateria por outra e faria testes.

Suponha que a bateria da moto tenha algumas placas em curto. Isso aumentaria a resistência interna dela, o que faria com que a bateria descarregasse mais rápido, e na certa daria uma fritada no regulador, ja que a bateria seria uma carga maior que a projetada pelo regulador.

Abraço a todos.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

FAzer uma caixa igual? Isso não deve ser barato não.

Já que você tem um queimado aí, dÊ umas marteladinhas com a epóxi voltada para o chão com um martelo macio afim de desacoplar a resina do alumínio, pois epóxi não gruda bem em plástico e metais.

(Melhor um martelo normal com alguma coisa entre o martelo e a peça pra não danificá-la)

então mano, os teste que pude fazer são esses, comparando que o RR2 é o do cara la que falei e o original esta em curto.

Testes: Retificador Original Retificador 2

Carga bateria inicial 12,78v 12,75v

Farol Desl. E 1500RPM 13,80v 12,60v

Farol Alto Ligado e 1500RPM 13,30v 12,10v

Farol Desl. E 3000RPM 13,45v 14,23v

Farol Alto Ligado e 3000RPM 13,10v 13,80v

Corrente RR-> bateria 1,5k rpm 0,22A 0,60A

Corrente RR-> bateria 3,0k rpm 0,27A 6,0A

carga bateria final (chave Desl.) 12,95v 12,70v

roubo de carga 0mA 1,68mA

esses são os dados que possuo, qualquer coisa me avisa.

forte abraço e obrigado a todos pela força.

Na vontade de prestar ajuda ao migo "Xear3D" acho que vale comentar uma coisa: O amigo Xear3D supõe que o regulador original queima com frequência e por este motivo ele pede ajuda para projetar um regulador melhor. Mas por eliminatória vemos que este não é um problema de todas as motos Falcon e sim da moto dele, portando deve ter algo nela que está danificando este regulador e projetar um regulador "melhor" só servirá para mascarar algum outro defeito que esta motoca tem. Convenhamos que esta moto é fruto de uma engenharia mecânica e elétrica que foi testada e retestada antes de entrar no comério. Portanto eu penso que se o regulador fosse ruim ja teria a venda um substitudo diferente, melhor, ou até mesmo um Recall ou qualquer coisa do tipo.

Quem garante que um novo projeto de regulador não apresentará o mesmo defeito com o tempo?

Pelo que li até agora a motoca apresenta dois defeito: Perde carga da bateria muito rápido e queima o regulador.

Ai tem coisa!!!

Eu substituiria a bateria por outra e faria testes.

Suponha que a bateria da moto tenha algumas placas em curto. Isso aumentaria a resistência interna dela, o que faria com que a bateria descarregasse mais rápido, e na certa daria uma fritada no regulador, ja que a bateria seria uma carga maior que a projetada pelo regulador.

Abraço a todos.

é sim mano, pode pesquisar no google e no falcononline que você vai ver, todas deram problema, pois com o tempo de trabalho o RR original aquece muito e queima, enta em curto ou abre, quando entra em curto ele para de carregar e quando abre circuito ele sobe a tensão, ja caso de ele ir ate 19V.

o que queria pedir, é com a ajuda de todos eu possa fazer um melhor, tipo, o caro da minha mae o alternador sempre da 13,8volts pra bateria, não importa a rotação do motor, ja tentei colocar outros RRs mas ele são feito tipo pras titan que varia muito de aceleração, a noite com o farol ligado e acelerando de 1,5 a 3,0k rpm você ve o farol mudando pela tensão oferecida pelo RR que varia entre 12,1 a 14,2 volts.

agora imagina, esse RR de outro cara, fornecendo 12,1volts com o farol original dela de 55/60w e você andar na lenta? ela nega partida direto, ter que ficar dando tranco é foids, ja o original trabalha sempre na casa dos 13volts esse sim você pode deixar ela em neutro ligada com o farol aceso e desligar e ligar quantas vezes quiser...

a bateria é zera ja testei em uma moto de um amigo, ja dei carga, da ultima vez que tirei do carregador tava em 12,90volts...

so o que me fez procurar o pessoal do CDH por que agora tenho que andar acima dos 3k rpm pra carregar, eu ja gosto de bater corrente da falcon, de boa sussegado...

forte abraço!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui já dá pra se ter uma opinião:

"...

Corrente RR-> bateria 1,5k rpm 0,22A 0,60A

Corrente RR-> bateria 3,0k rpm 0,27A 6,0A

..."

Quando a moto está aos 1500RPM no RR2 a corrente está correta, mas assim que se acelera a moto para os 3000RPM ele passa a enviar 6A. Isso é um problema grave e vai estourar a bateria, se já não a estourou.

O mesmo não ocorre com o RR original que consegue manter certa estabilidade e está aparentemente bom. Aparentemente.

Uma questão: O teste foi realizado com todos os acessórios ligados? Se não, ligue tudo o que essa moto oferece, como o farol alto e a luz de freio acionada (acho que é só isso, já que em motos não se encontram rádios e outras coisas)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Aqui já dá pra se ter uma opinião:

"...

Corrente RR-> bateria 1,5k rpm 0,22A 0,60A

Corrente RR-> bateria 3,0k rpm 0,27A 6,0A

..."

Quando a moto está aos 1500RPM no RR2 a corrente está correta, mas assim que se acelera a moto para os 3000RPM ele passa a enviar 6A. Isso é um problema grave e vai estourar a bateria, se já não a estourou.

O mesmo não ocorre com o RR original que consegue manter certa estabilidade e está aparentemente bom. Aparentemente.

Uma questão: O teste foi realizado com todos os acessórios ligados? Se não, ligue tudo o que essa moto oferece, como o farol alto e a luz de freio acionada (acho que é só isso, já que em motos não se encontram rádios e outras coisas)

ixi galera to vendo que isso aqui vai virar uma novela...

então queria agradecer a ajuda de todos vocês que ajudaram e falar que vou ficar com o RR2 mesmo, é so andar mais acelerado, ta dando muito trabalho pra vocês ai, então é so isso mesmo..

de verdade, muito obrigado a todos pela força!

um forte abraço a todos!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Pior é que não é só essa que tem problema não cara, São quase todas as motos de partida elétrica da Honda principalmente a 'maiorzinhas' que uma Titan 150. Todas tem esse bendito problema de carregar e de partida elétrica que merecia muito uma atenção maior nessa parte do projetos delas.

Olhei o esquema dela e fica logo na parte de atras dela, próprio para ser esfriado com moto em movimentos normais (supostamente acima de 40km) mas como precisa andar devagar, pode ser que estar comprometendo a refrigeração dela esquentando ao um ponto de regulador não trabalhar mais direito.

se for apenas calor excessivo pode fazer duas duas coisas (aumentar dissipador prendendo outro maior em cima e com pasta térmica e até mesmo colocar um cooler para forçar ventilação nela. (isso se não conseguir um circuito que resolva seu problema)

Enquanto não houver um recall dessas motos o jeito e arrumar já que as originais não vão ajudar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

ixi galera to vendo que isso aqui vai virar uma novela...

então queria agradecer a ajuda de todos vocês que ajudaram e falar que vou ficar com o RR2 mesmo, é so andar mais acelerado, ta dando muito trabalho pra vocês ai, então é so isso mesmo..

de verdade, muito obrigado a todos pela força!

um forte abraço a todos!

Tá aí. Um problema sem solução!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o Pior é que não é só essa que tem problema não cara, São quase todas as motos de partida elétrica da Honda principalmente a 'maiorzinhas' que uma Titan 150. Todas tem esse bendito problema de carregar e de partida elétrica que merecia muito uma atenção maior nessa parte do projetos delas.

Olhei o esquema dela e fica logo na parte de atras dela, próprio para ser esfriado com moto em movimentos normais (supostamente acima de 40km) mas como precisa andar devagar, pode ser que estar comprometendo a refrigeração dela esquentando ao um ponto de regulador não trabalhar mais direito.

se for apenas calor excessivo pode fazer duas duas coisas (aumentar dissipador prendendo outro maior em cima e com pasta térmica e até mesmo colocar um cooler para forçar ventilação nela. (isso se não conseguir um circuito que resolva seu problema)

Enquanto não houver um recall dessas motos o jeito e arrumar já que as originais não vão ajudar.

então mano, a falcon você pode colocar 160km/h nela que não passa nenhum tipo de arrefecimento ali, nenum ventinho...

ate a XL 700 tem esse mesmo RR da falcon se não to enganado, o problema é que ele tem que entrar em curto pra jogar a energia excedente fora, mas entrando em curto ele aquece fora do normal, acho que pra ele funcionar direto então so instalando um sistema de refrigeração liquida..

o que vim pedir mais era porque o RR2 do cara la funciona bem em alta e nao esquenta nadaaa mesmo, ai pensei, poxa o pessoal do CDH é fera nisso e deve saber um circuito pra deixar sempre a tensão do RR em 13,8...

abraços

Tá aí. Um problema sem solução!

solução tem, pois o RR2 do cara la funciona perfeitamente aqui, sem esquentar e de boa, so o problema é a pouca tensão em lenta so isso.

ai ele não carrega direito em lenta..

ja o original da alta tensão em lenta e diminui conforme o giro e a corrente aumentar...

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tá. Quer solucionar.. então... tá.

Uma bateria trabalha com correntes e para carregá-las controla-se a sua corrente e a tensão é consequência. Sabemos que a bateria está carregada através da tensão, mas recebe corrente para se reciclar e com isso acaba acumulando tensão.

Vou dar um tempinho e mais tarde volto com mais apoio se precisar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procurando um circuito que ta por aqui que eu fiz é do carregador que fiz para minha moto com corte da carga no trafo utilizando um relé quando estiver cheia

mas acho que o problema para usar ele seria o fato que va usar de ser um alternador que aumenta tensão conforme o giro( é não um trafo na tomada :D) vou procurar e tentar acoplar um regulador de tensão para e meu circuito.

alguém acha que resolveria o problema?

Opa achei um melhor carregador flutuante de relé na saída e com ajuste de tensão da carga

http://mundodoscircuitoseletronicos.blogspot.com.br/2011/12/carregador-automatico-flutuante-para.html

agora falta a parte da alimentação desse circuito....

Edit: como é sem nada pra fazer, Estou estando dois circuito com um alternador que tenho aqui era para buscar depois:D depois eu posto o resultado

Coloquei no alternador e seguinte circuito T1 estar num dissipador de um pouco maior que o regulador que vendem por ai e gostei bem da resposta que e circuito deu, mas liguei não na bateria, eu utilizei um resistor de na sáida 3K para estabilizar a tensão e parece que esquentou um pouco porque eu prendi no no quadro dela e diodos trabalharam na risca mesmo porque é o que tinha aqui:(

No esquema da falcon mostra as condições de corrente para a bateria

corrente normal de *0.6A em 5h a 10h

corrente máxima de 3A * em 1h

O circuito deu

Na rotação máxima deu 13.8V 2.1A

Em baixa rotação no ponto normal deu 13.8V 0.6A

o alternador chega dar até 42.4VAC no máximo. e 12.3VAC no minimo

A ponte eu usei uma que tinha para alternador (no esquema é só para ter uma ideia)

agora vou tentar fazer com um SCR opinem aí sobre esse circuito se pode ou não ajudar:D (segue o esquema que fiz)

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procurando um circuito que ta por aqui que eu fiz é do carregador que fiz para minha moto com corte da carga no trafo utilizando um relé quando estiver cheia

mas acho que o problema para usar ele seria o fato que va usar de ser um alternador que aumenta tensão conforme o giro( é não um trafo na tomada :D) vou procurar e tentar acoplar um regulador de tensão para e meu circuito.

alguém acha que resolveria o problema?

Opa achei um melhor carregador flutuante de relé na saída e com ajuste de tensão da carga

http://mundodoscircuitoseletronicos.blogspot.com.br/2011/12/carregador-automatico-flutuante-para.html

agora falta a parte da alimentação desse circuito....

Edit: como é sem nada pra fazer, Estou estando dois circuito com um alternador que tenho aqui era para buscar depois:D depois eu posto o resultado

Coloquei no alternador e seguinte circuito T1 estar num dissipador de um pouco maior que o regulador que vendem por ai e gostei bem da resposta que e circuito deu, mas liguei não na bateria, eu utilizei um resistor de na sáida 3K para estabilizar a tensão e parece que esquentou um pouco porque eu prendi no no quadro dela e diodos trabalharam na risca mesmo porque é o que tinha aqui:(

No esquema da falcon mostra as condições de corrente para a bateria

corrente normal de *0.6A em 5h a 10h

corrente máxima de 3A * em 1h

O circuito deu

Na rotação máxima deu 13.8V 2.1A

Em baixa rotação no ponto normal deu 13.8V 0.6A

o alternador chega dar até 42.4VAC no máximo. e 12.3VAC no minimo

A ponte eu usei uma que tinha para alternador (no esquema é só para ter uma ideia)

agora vou tentar fazer com um SCR opinem aí sobre esse circuito se pode ou não ajudar:D (segue o esquema que fiz)

que top mano, então, li uma vez que tavam usando ponte de retificação de alternador de um carro antigo na falcon e diz que funcionava 100%, achei algo pareceido aqui:

http://www.forumxt600.com.br/forum/viewtopic.php?t=18419&postdays=0&postorder=asc&mode=&poster_id=0&start=120

deem uma olhada por favor, e obrigado por tudo felipe!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu procurando um circuito que ta por aqui que eu fiz é do carregador que fiz para minha moto com corte da carga no trafo utilizando um relé quando estiver cheia

mas acho que o problema para usar ele seria o fato que va usar de ser um alternador que aumenta tensão conforme o giro( é não um trafo na tomada :D) vou procurar e tentar acoplar um regulador de tensão para e meu circuito.

alguém acha que resolveria o problema?

Opa achei um melhor carregador flutuante de relé na saída e com ajuste de tensão da carga

http://mundodoscircuitoseletronicos.blogspot.com.br/2011/12/carregador-automatico-flutuante-para.html

agora falta a parte da alimentação desse circuito....

Edit: como é sem nada pra fazer, Estou estando dois circuito com um alternador que tenho aqui era para buscar depois:D depois eu posto o resultado

Coloquei no alternador e seguinte circuito T1 estar num dissipador de um pouco maior que o regulador que vendem por ai e gostei bem da resposta que e circuito deu, mas liguei não na bateria, eu utilizei um resistor de na sáida 3K para estabilizar a tensão e parece que esquentou um pouco porque eu prendi no no quadro dela e diodos trabalharam na risca mesmo porque é o que tinha aqui:(

No esquema da falcon mostra as condições de corrente para a bateria

corrente normal de *0.6A em 5h a 10h

corrente máxima de 3A * em 1h

O circuito deu

Na rotação máxima deu 13.8V 2.1A

Em baixa rotação no ponto normal deu 13.8V 0.6A

o alternador chega dar até 42.4VAC no máximo. e 12.3VAC no minimo

A ponte eu usei uma que tinha para alternador (no esquema é só para ter uma ideia)

agora vou tentar fazer com um SCR opinem aí sobre esse circuito se pode ou não ajudar:D (segue o esquema que fiz)

Cara, eu sugeriria que trocasse o Tip41 por algum transistor mais potente. Esse aí só aguenta 60W de dissipação e quando ele estiver trabalhando na rotação máxima, trabalhará bem no limite dele.

Algo que eu notei nesse alternador é a tensão baixa durante a baixa rotação. Não seria interessante que se utilizasse retificadores schottky pra tentar minimizar isso? Afinal, são 3,6V de queda mais os 0,6 do transístor e ainda mais 0,6 no 1N4007 na saída. Somando tudo isso perdemos -3,6 - 0,6 - 0,6 = -4,8V.

Também acharia interessante experimentar um regulador padrão da Bosch e ver o que aconteceria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Cara, eu sugeriria que trocasse o Tip41 por algum transistor mais potente. Esse aí só aguenta 60W de dissipação e quando ele estiver trabalhando na rotação máxima, trabalhará bem no limite dele.

Algo que eu notei nesse alternador é a tensão baixa durante a baixa rotação. Não seria interessante que se utilizasse retificadores schottky pra tentar minimizar isso? Afinal, são 3,6V de queda mais os 0,6 do transístor e ainda mais 0,6 no 1N4007 na saída. Somando tudo isso perdemos -3,6 - 0,6 - 0,6 = -4,8V.

Também acharia interessante experimentar um regulador padrão da Bosch e ver o que aconteceria.

Pois é Amigo ficou bem na risca mesmo nos teste na rotação máxima +- uns por 10 segundo em ponto morto mas como era sábado eu fiz com o que tinha aqui pra testar, mas ele trabalhou muito bem testei por 20 minutos como é pouco aberto aqui a fumaça de gasolina invadiu geral:D alé do som. Agora é colocar no lugar uns componentes mais "Power"

O manual diz que o alternador chega a 8.000rmp em ponto morto mas com torque chega só 6.000)

Eu postei errado quando disse que esquentou quando coloquei no quadro mas na verdade eu não prendi no do quadro da moto e desconectei o regulador e a bateria e liguei o circuito diretamente no alternador com uma ponte, tive complicação na hora ligar já que parte para alimentar a partida tava desligada(não pensei direito) :D então coloquei paralelo sem bateria antes do regulador que ficou isolado apenas da bateria só para testar e coloquei uma resistor de 2w de 3k para circular corrente para testes

Achei a tensão baixa também mas nunca tive problemas , Bross em ponto morto trabalha bem mais lenta compara uma Titã e gostei do resultado do projeto que fiz baseado Num simples carregador que que fiz a tempos atras e manteve 13.8 não importado a situação.

Mas agora, como ficaria se bateria estivesse carga total, vai e continuar jogando corrente? Eu desenhei também com relé mas queira usa outra coisa menor pois to procurando fazer isso do mesmo tamanho do regulador original para ajudar o colega que sofre com problema fabrica sem recall:(

um regulador da Bosh, bem pensado, aqui também falam muito bem desse regulador mas não sei qual modelo estar falando ja tem até para BMW :D

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Quanto ao regulador padrão, desulpe. Não é lá tão padrão assim, mas um mesmo regulador é usado em gol, escort, passat. etc e seria deste. É que eu tive escort por muito tempo e de vez em quando eu trocava ele. O problema crônico desse regulador é que o carvãozinho se desgasta e então é necessário que se troque todo o regulador, mas considerando que um original da Bosch por uns 30 pilões a cada 3 anos tava bom.

Eu falei desse regulador, mas acredito que possa utilizar outros modelos.

E falando do limite de carga, se ajustou o seu regulador para 13.8V, esse será então o limite de carga para a bateria que instalar e não passará disso. Afim de quebrar a dúvida, faça um teste, lógico com a bateria já carregada pra não encher sua garagem de fumaça sagrada e sucumbir ao céu.

Acho também que poderia ajustar esse regulador para uns 14V ou até 14.4 que é a tensão de trabalho da grande maioria desses reguladores.

Quanto ao regulador padrão, desulpe. Não é lá tão padrão assim, mas um mesmo regulador é usado em gol, escort, passat. etc e seria deste. É que eu tive escort por muito tempo e de vez em quando eu trocava ele. O problema cônico desse regulador é que se desgastar o carvãozinho será necessário que se troque todo o regulador, mas considerando que um original da Bosch por uns 30 pilões a cada 3 anos tava bom.

Eu falei desse regulador, mas acredito que possa utilizar outros modelos.

E falando do limite de carga, se ajustou o seu regulador para 13.8V, esse será então o limite de carga para a bateria que instalar e não passará disso. Afim de quebrar a dúvida, faça um teste, lógico com a bateria já carregada pra não encher sua garagem de fumaça sagrada e sucumbir ao céu.

Acho também que poderia ajustar esse regulador para uns 14V ou até 14.4 que é a tensão de trabalho da grande maioria desses reguladores.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Pois é Amigo ficou bem na risca mesmo nos teste na rotação máxima +- uns por 10 segundo em ponto morto mas como era sábado eu fiz com o que tinha aqui pra testar, mas ele trabalhou muito bem testei por 20 minutos como é pouco aberto aqui a fumaça de gasolina invadiu geral:D alé do som. Agora é colocar no lugar uns componentes mais "Power"

O manual diz que o alternador chega a 8.000rmp em ponto morto mas com torque chega só 6.000)

Eu postei errado quando disse que esquentou quando coloquei no quadro mas na verdade eu não prendi no do quadro da moto e desconectei o regulador e a bateria e liguei o circuito diretamente no alternador com uma ponte, tive complicação na hora ligar já que parte para alimentar a partida tava desligada(não pensei direito) :D então coloquei paralelo sem bateria antes do regulador que ficou isolado apenas da bateria só para testar e coloquei uma resistor de 2w de 3k para circular corrente para testes

Achei a tensão baixa também mas nunca tive problemas , Bross em ponto morto trabalha bem mais lenta compara uma Titã e gostei do resultado do projeto que fiz baseado Num simples carregador que que fiz a tempos atras e manteve 13.8 não importado a situação.

Mas agora, como ficaria se bateria estivesse carga total, vai e continuar jogando corrente? Eu desenhei também com relé mas queira usa outra coisa menor pois to procurando fazer isso do mesmo tamanho do regulador original para ajudar o colega que sofre com problema fabrica sem recall:(

um regulador da Bosh, bem pensado, aqui também falam muito bem desse regulador mas não sei qual modelo estar falando ja tem até para BMW :D

muito top mano, parabens!

Quanto ao regulador padrão, desulpe. Não é lá tão padrão assim, mas um mesmo regulador é usado em gol, escort, passat. etc e seria deste. É que eu tive escort por muito tempo e de vez em quando eu trocava ele. O problema crônico desse regulador é que o carvãozinho se desgasta e então é necessário que se troque todo o regulador, mas considerando que um original da Bosch por uns 30 pilões a cada 3 anos tava bom.

Eu falei desse regulador, mas acredito que possa utilizar outros modelos.

E falando do limite de carga, se ajustou o seu regulador para 13.8V, esse será então o limite de carga para a bateria que instalar e não passará disso. Afim de quebrar a dúvida, faça um teste, lógico com a bateria já carregada pra não encher sua garagem de fumaça sagrada e sucumbir ao céu.

Acho também que poderia ajustar esse regulador para uns 14V ou até 14.4 que é a tensão de trabalho da grande maioria desses reguladores.

Quanto ao regulador padrão, desulpe. Não é lá tão padrão assim, mas um mesmo regulador é usado em gol, escort, passat. etc e seria deste. É que eu tive escort por muito tempo e de vez em quando eu trocava ele. O problema cônico desse regulador é que se desgastar o carvãozinho será necessário que se troque todo o regulador, mas considerando que um original da Bosch por uns 30 pilões a cada 3 anos tava bom.

Eu falei desse regulador, mas acredito que possa utilizar outros modelos.

E falando do limite de carga, se ajustou o seu regulador para 13.8V, esse será então o limite de carga para a bateria que instalar e não passará disso. Afim de quebrar a dúvida, faça um teste, lógico com a bateria já carregada pra não encher sua garagem de fumaça sagrada e sucumbir ao céu.

Acho também que poderia ajustar esse regulador para uns 14V ou até 14.4 que é a tensão de trabalho da grande maioria desses reguladores.

uma coisa que não entendi, esse ai que postei la do monza, não é o retificador? ele ja regula a tensão tmb?

abraços a todos e obrigado pela força de ambos

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ja sei que o circuito funciona, sobre alterar a tensão da saída seria apenas trocar o Zener.

Qual transistor seria melhor no lugar desse TIP

os resistor R1 esquentou um pouco (usei de 1W)

Seria melhor ali um de 5W de potencia e o resto pode ser de 2W Zener 1W

agora qual transistor melhor usar que aguente mais?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pode ser

O regulador da 13.8V com garga (resistor de 3K) e sem garga é 14.4V

agora eu estou pensando como ligar afinal o alternador da até 20A e só pode passar no máximo 3A o circuito deu certo para a bateria, mas enquanto o resto do sistema? como fica?

preciso saber se esse regulador é só para bateria ja vi tipo que usam além de carregar bateria.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Experimenta esse dircuito com tudo ligado no máximo e observe o rendimento. Se ajustou teu circuito para entregar 3A, ele vai entregar os 3A até a tensão que você determinou como limite.

55W/14V = 3,93A isso para a lâmpada do farol.

Agora vendo isso dá pra notar que deve aumentar a capacidade do 'RR'. Faz uma breve somatória de tudo o que a motoca consome normalmente, já visando o consumo normal na cidade/estrada, e então some a esta conta os 600mA da bateria. Lembrando aqui que quem fornece energia para moto durante a condução é o alternador e a bateria só vai acumulando carga para dar a partida e também repor energia quando a rotação estiver muito baixa para que o sistema não morra.

O Tip42 (. . dataxite . . ) suporta normalmente 6A, então deverá ou trocá-lo ou adcionar outro Tip42.

Usando dois tip42 você terá cerca de 600mA de Ib e zener com toda essa potência deve sair caro. A solução mais prática nesse caso seia o de utilizar um 7812 como referência ou ainda passar a usar o tip147 (. . dataxite . .) com 10A e 125W.

Veja o ganho dele:

hfetip147.jpg

Analizando isso, estima-se que o hfe dele a 6A seja de uns 900, sendo assim então, o Ib será de uns 10mA e um zener de 0,5W segura tranquilo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui o diagrama dessa falcon e pelo visto esse regulador vai alimentar muita coisa, precisamos de pelo menos 7X mais potencia da conta na faixa segura nesse circuito. esse regulador tem 5 fios Tres deles são do alternador um fio com nome "G" alimenta o resto em geral e o primeiro alimenta a partida conectado a bateria com um fusível de 30A!

Parece que precisamos de duas etapas do circuito uma para carregar a bateria (13.8 no fio "R/W") e outra para alimentar o resto (12V no fio "G").

O regulador alimenta tudo e carrega bateria até mesmo a unidade combustível é ligado diretamente nesse regulador e tem que ser muito bem feito e quando estiver completo teremos que ver se valor do projeto vai compensar ou não invés de comprar um RR Bosch novo e reforçar seu dissipador ....

esse tip147 aguenta 10A Maximo então precisamos de 4 já que contando a corrente nos fusíveis só para ter uma ideia chega a 35A, é uma potencia bem considerável. praticamente uma saída 12V de fonte ATX

Conhece algum que seja mais potente, eu to sem ideia do nomes de transistor a aplicar.

Eu pensei no 2N5039 que é 20A mas são caros, 40 pila cada :wacko: só ai são 80 fora os outro materiais e tem que ser NPN afinal vão ficar colados no dissipador junto com a massa da moto.

olha só como é o esquema dessa falcon:p

http://www.ovelhanegra.com.br/Manuais/Falcon/Diagrama.pdf

Edit: para tirar minha dúvida sobre o valor desse RR que o valor original no mercado não é de 400 e não passa de 150 e encontra até de 60conto esses reguladores.

Aqui vende o regulador original por um preço bem melhor e o dissipador é maior comparado aquele pequeno de cor petra.

http://www.serjaomotopecas.com.br/loja/product.asp?store=107780&template_id=6&dept_id=4242&pf_id=629&nome=Retificador+Regulador+De+tensão+Nx4+Falcon

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O alternador é quem alimenta o sistema, mas não a partida. Né? Como é que o alternador vai fornecer energia para a partida sendo que a moto tem de estar em movimento para o alternador gerar energia?

Nesse caso, é aí que entra a maior das funções de que uma verdadeira bateria se orgulhe: A partida. Nessa hora ela consegue até umas 6X a potência a ela denominada e é por isso que não se pode usar o motor de arranque nem por tempo prolongado e nem por sucessivas vezes senão a bateria vai pro beleléu.

Eu não sei exatamente o que uma moto consome naturalmente enquanto conduz nas ruas da cidade, mas acredito que gire em torno dos 6A, entretanto, ainda sugiro que meça o consumo para termos aí uma boa noção de que a motoca precisa. Mas meça assim, ó: De um lado do amperímetro o alternador sem nada e do outro a bateria já carregada junto à carga toda da moto.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui o diagrama dessa falcon e pelo visto esse regulador vai alimentar muita coisa, precisamos de pelo menos 7X mais potencia da conta na faixa segura nesse circuito. esse regulador tem 5 fios Tres deles são do alternador um fio com nome "G" alimenta o resto em geral e o primeiro alimenta a partida conectado a bateria com um fusível de 30A!

Parece que precisamos de duas etapas do circuito uma para carregar a bateria (13.8 no fio "R/W") e outra para alimentar o resto (12V no fio "G").

O regulador alimenta tudo e carrega bateria até mesmo a unidade combustível é ligado diretamente nesse regulador e tem que ser muito bem feito e quando estiver completo teremos que ver se valor do projeto vai compensar ou não invés de comprar um RR Bosch novo e reforçar seu dissipador ....

esse tip147 aguenta 10A Maximo então precisamos de 4 já que contando a corrente nos fusíveis só para ter uma ideia chega a 35A, é uma potencia bem considerável. praticamente uma saída 12V de fonte ATX

Conhece algum que seja mais potente, eu to sem ideia do nomes de transistor a aplicar.

Eu pensei no 2N5039 que é 20A mas são caros, 40 pila cada :wacko: só ai são 80 fora os outro materiais e tem que ser NPN afinal vão ficar colados no dissipador junto com a massa da moto.

olha só como é o esquema dessa falcon:p

http://www.ovelhanegra.com.br/Manuais/Falcon/Diagrama.pdf

Edit: para tirar minha dúvida sobre o valor desse RR que o valor original no mercado não é de 400 e não passa de 150 e encontra até de 60conto esses reguladores.

Aqui vende o regulador original por um preço bem melhor e o dissipador é maior comparado aquele pequeno de cor petra.

http://www.serjaomotopecas.com.br/loja/product.asp?store=107780&template_id=6&dept_id=4242&pf_id=629&nome=Retificador+Regulador+De+tensão+Nx4+Falcon

esse RR não é original não, se quiser ligue na autorizada honda da sua cidade e pergunta o preço de um original honda. ainda se fosse o original ele queima muito rápido devido a sua alta temperatura..

original é esse aqui: http://www.cityparts.com.br/int/produtos.aspx?secao=2&categoria=5&subcategoria=134&produto=5302

abraços

pra vocês terem mais ideia, fiz um video do RR2 na minha moto:

Regulador Retificador NX4 Falcon novo, não gostei. - YouTube

abraços

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!