Introdução
A Clone é uma das marcas nacionais mais antigas do mercado de informática, com mais de 25 anos de história, sendo uma das raras marcas nacionais que sobreviveram ao fim da reserva de mercado no início dos anos 90. Hoje testamos a fonte de 600 W deles, que não leva nenhum nome requintado, apenas “Fonte ATX de 600 W”. Será que esta fonte presta? Veremos.
Para começo de conversa, esta fonte não é uma fonte de 600 W. Se é que isto serve de consolo, a caixa e a etiqueta do produto informa que esses 600 W são de pico. De acordo com a etiqueta, a fonte aguenta até 500 W nas saídas +12 V, +5 V e +3,3 V. Somando-se isso aos 3,6 W (0,3 A x 12 V) máximos da saída -12 V e aos 10 W (2 A x 5 V) máximos da saída +5VSB, temos, de acordo com a etiqueta, uma fonte de 513,6 W.
Figura 1: Caixa informa que a fonte é de 600 W de pico.
Figura 2: Etiqueta da fonte.
A fonte em si é pequena, com 14 cm de profundidade, possuindo duas ventoinhas de 80 mm, uma na parte traseira da fonte, e uma em sua parte superior. Ela não possui circuito PFC e, portanto, baseada na topologia meia-ponte.
Figura 3: Fonte de alimentação Clone de 600 W.
Figura 4: Fonte de alimentação Clone de 600 W.
Nenhum sistema de cabeamento modular é usado e não há qualquer proteção de nylon nos cabos, ao contrário do que ocorre com outros produtos. A maioria dos fios é 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada, mas o cabo ATX12V usa fios 20 AWG, que são finos demais. O problema em se usar fios mais finos do que 18 AWG é que com a fonte entregando maior potência/corrente a tensão na ponta do cabo tende a cair. Os cabos inclusos são:
- Cabo principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos.
- Cabo com um conector ATX12V.
- Um cabo de alimentação SATA com apenas um conector.
- Um cabo de alimentação para periféricos com três plugues padrão e um conector para unidades de disquete.
- Um cabo de alimentação para periféricos com três plugues padrão.
Repare essa configuração de cabos. Não há alguma coisa faltando aqui? Sim, esta fonte de alimentação NÃO tem um cabo para alimentação de placas de vídeo. Você pode acreditar nisso? Além disso há apenas um conector de alimentação SATA!
Esta fonte é visivelmente uma fonte ATX12V 1.x (o padrão atual é o ATX12V 2.x) que foi modificada para ter um conector para placas-mães de 24 pinos e um conector SATA. Pudemos facilmente confirmar isso pela presença de um fio de alimentação de -5 V (fio branco), fio que foi eliminado na revisão 1.2 do padrão ATX12V, em janeiro de 2002, portanto estamos falando de uma fonte que foi originalmente projetada antes desta data (apesar de a data de projeto indicada na placa de circuito impresso ser 29 de agosto de 2007, esta possivelmente indica apenas a data da revisão do projeto). A simples adição desses conectores não transforma a fonte em uma fonte ATX12V 2.x, já que este padrão requer a presença do conector para placas de vídeo, que está faltando.
Os cabos são curtos, medindo 41 cm entre a carcaça da fonte e o primeiro conector do cabo, dificultando a instalação desta fonte em gabinetes do tipo “full tower”. Cabos com mais de um conector possuem 14 cm de distância entre os conectores.
Figura 5: Cabos.
Respostas recomendadas