

Distribuição da Potência
Na Figura 18 você pode ver a etiqueta contendo todas as especificações de alimentação da HX620W.
Figura 18: Etiqueta da fonte de alimentação.
Como você pode ver na etiqueta consta que esta fonte de alimentação tem três barramentos de +12V. Esses barramentos são “virtuais” já que todos eles são conectados juntos em um único barramento “real” de +12V proveniente dos retificadores de +12V através de uma série de jumpers (também conhecidos como “shunts” – “desvio”, em português).
Cada barramento virtual, pelo menos em teoria, tem sua própria proteção contra sobrecarga de corrente (OCP) e é por isso que eles são listados como barramentos individuais apesar de eles estarem todos conectados no mesmo local dentro da fonte de alimentação. Com base nos dados contidos na etiqueta sobre a proteção contra sobrecarga de corrente podemos dizer que ela está configurada para desligar a fonte caso você extraia mais do que 18 A em qualquer um dos três barramentos virtuais (normalmente o circuito de proteção contra sobrecarga de corrente é configurado com um valor um pouco maior do que está escrito na etiqueta). Pelo menos em teoria, já que durante nossos testes nós extraímos muito mais do que 18 A no barramento de +12V1 e a fonte de alimentação não desligou (mas não vamos falar sobre isto agora; deixaremos para discutir sobre isto na próxima página).
Esta fonte de alimentação, no entanto, tem apenas dois barramentos virtuais (+12V1 e +12V2), não três, como você pode ver nas Figuras 19, 20 e 21 (as Figuras 19 e 20 foram tiradas com a versão da Corsair HX620 W que vimos em setembro de 2006; a versão atualmente disponível no mercado – março de 2008 – usa uma configuração de fios um pouco diferente, como você pode ver na Figura 21). A Corsair nos disse que a conexão OCP não estava sendo feita na placa de circuito impresso como normalmente é feita, mas diretamente nos fios de +12V, e que nós não deveríamos considerar o que estava na placa de circuito impresso. Nós, no entanto, não encontramos nenhuma evidência de que isto ocorre (se o OCP estivesse conectado nos fios de +12V em vez de nos jumpers localizados na placa de circuito impresso nós deveríamos ver um fio conectando cada barramento virtual de +12 V ao circuito OCP, que não encontramos).
Figura 19: Os fios de +12 V são separados em dois grupos (não existe o barramento virtual +12V3 dentro da fonte).
Figura 20: No entanto, são ligados na mesma linha de +12 V na placa de circuito impresso.
Figura 21: Distribuição dos fios de +12V no atual modelo disponível no mercado (março de 2008).
No atual modelo disponível no mercado a distribuição dos fios de +12V é a seguinte:
- +12V1: Sistema de cabeamento modular, EPS12V.
- +12V2: Conector de alimentação principal da placa-mãe, ATX12V.
A menos, é claro, a Corsair está certa e existem três barramentos virtuais usando uma configuração exótica que não conseguimos entender. Se estivermos certo, nós gostaríamos de ver o EPS12V no segundo barramento para uma melhor distribuição de potência.
Respostas recomendadas