Introdução
A HX620W (também conhecida como CMPSU-620HX) é uma fonte de alimentação que a Corsair afirma que pode fornecer sua potência rotulada a 50°C. Este modelo vem com um sistema de cabeamento modular, uma ventoinha grande de 120 mm, PFC ativo, alta eficiência e tem dois cabos de alimentação para placas de vídeo que você pode usar para alimentar seu sistema SLI ou CrossFire. Nós desmontamos completamente esta fonte para darmos uma olhada em seus componentes e no projeto utilizado, e também testamos se ela pode realmente fornecer sua potência rotulada de 620 W.
Figura 1: Corsair HX620W.
Figura 2: Corsair HX620W.
A HX620W tem alta eficiência e PFC ativo. De acordo com a Corsair esta fonte de alimentação tem uma eficiência de pelo menos 80% (fontes de alimentação comuns têm uma eficiência inferior a 70%), que significa menor perda de energia elétrica – uma eficiência de 80% significa que 80% da potência extraída da rede elétrica é convertida em potência nas saídas da fonte de alimentação e apenas 20% é desperdiçada, ou melhor, transformada em outro tipo de energia, como calor. Isto é traduzido em menor consumo da rede elétrica (já que menos potência é consumida de modo a gerar a mesma quantidade de potência em suas saídas), o que significa uma conta de luz mais baixa.
O PFC ativo (Fator de Correção de Potência), por outro lado, oferece uma melhor utilização da rede elétrica e permite que esta fonte de alimentação esteja de acordo com leis européias, o que permite a Corsair vendê-la neste continente (você pode ler mais sobre PFC em nosso tutorial Fontes de Alimentação). Na Figura 1 você pode ver que esta fonte de alimentação não tem uma chave 110V/220V, característica esta presente em fontes de alimentação com PFC ativo. Na verdade, um truque para verificar se uma fonte de alimentação tem ou não PFC ativo é verificar a existência ou não desta chave.
Esta fonte de alimentação utiliza uma excelente solução de refrigeração. Em vez de ter uma ventoinha na sua parte traseira, sua ventoinha está localizada na parte de baixo da fonte, como você pode ver na Figura 1 (a fonte de alimentação está de cabeça para baixo). Uma grade foi colocada no lugar da ventoinha traseira, como você pode ver. Como a ventoinha usada é maior do que as ventoinhas normalmente usadas nas fontes de alimentação esta fonte não é apenas mais silenciosa do que as fontes tradicionais, mas também oferece um melhor fluxo de ar.
Na Figura 3 você pode ver o sistema de cabeamento modular desta fonte de alimentação usado pelos cabos para periféricos. Na Figura 4 você pode ver os cabos para periféricos que vêm com esta fonte de alimentação. A Corsair fez pequenas modificações nos cabos que vêm com esta fonte desde a primeira fez que demos uma olhada nesta fonte (setembro de 2006), atualizando os cabos de alimentação da placa de vídeo que tinham conectores de 6 pinos para conectores de 6/8 pinos.
Figura 3: Sistema de cabeamento modular.
Figura 4: Cabos para periféricos que vêm com esta fonte.
Esta fonte vem com 11 cabos de alimentação para periféricos: dois cabos de alimentação de 6/8 pinos para placas de vídeo (6 pinos em modelos mais antigos); dois cabos para periféricos contendo dois conectores de alimentação padrão cada; dois cabos para periféricos contendo três conectores de alimentação padrão cada; dois cabos de alimentação Serial ATA contendo três conectores cada; um cabo de alimentação Serial ATA contendo dois conectores de alimentação SATA; um adaptador “Y” para unidade de disquetes contendo um conector de alimentação padrão em uma ponta e dois conectores de alimentação para unidades de disquete na outra ponta; um adaptador “Y” para ventoinhas, permitindo a você conectar duas ventoinhas em um único conector de alimentação para periférico.
Respostas recomendadas