

Análise do Primário
Vamos agora dá uma olhada no primário da Enermax PRO87+ 500 W. Para uma melhor compreensão do que falaremos aqui sugerimos a leitura do nosso tutorial Anatomia das Fontes de Alimentação Chaveadas.
Esta fonte de alimentação usa uma ponte de retificação GBU8J em seu primário, que está instalada em um dissipador de calor individual. Este componente suporta até 8 A a 100° C, o que significa que em teoria poderíamos extrair até 920 W de uma rede elétrica de 115 V. Assumindo uma eficiência típica de 80%, a ponte permitiria a fonte entregar até 736 W sem a queima deste componente. É claro que estamos falando especificamente do limite da ponte de retificação, e a potência máxima que uma fonte é capaz de fornecer depende dos demais componentes usados. A MODU87+ 700 W usa uma ponte de 20 A aqui.
Figura 9: Ponte de retificação
No circuito PFC ativo desta fonte são usados dois transistores MOSFET SiHG20N50C, cada um capaz de fornecer até 20 A a 25°C ou até 11 A a 100° C em modo contínuo (veja o que a diferença de temperatura faz) ou até 80 A a 25°C em modo pulsante. Esses transistores apresentam uma resistência de 225 mΩ quando ligados, uma característica chamada RDS(on). Este número indica a quantidade de potência que será desperdiçada, portanto quanto menor este valor melhor, já que menos potência será desperdiçada, aumentando assim a eficiência. A MODU87+ 700 W usa transistores diferentes aqui, mas com especificações similares.
Figura 10: Diodo e transistores do PFC ativo
O circuito PFC ativo é controlado por um circuito integrado CM6502.
Figura 11: Controlador do PFC ativo.
A saída do circuito PFC ativo é filtrada por um capacitor eletrolítico japonês da Matsushita (Panasonic), rotulado a 85° C.
Na seção de chaveamento dois transistores de potência MOSFET 2SK4107 são usados. Cada um é capaz de fornecer até 15 A a 25° C em modo contínuo, ou até 60 A a 25° C em modo pulsante, com um RDS(on) de 330 mΩ. Infelizmente o fabricante não informou a corrente máxima a 100° C. A MODU87+ 700 W usa transistores mais potentes aqui.
Figura 12: Transistores chaveadores
Os transistores chaveadores são conectados usando um projeto chamado conversor ressonante série-paralelo, sendo controlados por um circuito integrado CM6901, que opera no modo PWM (Modulação por Comprimento de Pulso) quando a fonte de alimentação está operando em carga leve, mas no modo FM (Frequência Modulada) em outras cargas.
Figura 13: Controlador
Vamos agora dar uma olhada no secundário desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas