Introdução
Desta vez estamos testando a fonte Leadership Gamer 2.0 de 500 W. A primeira coisa que nos chamou a atenção é que esta fonte internamente é idêntica à fonte Gamer Wireless 2.0 de 560 W. Como explicar que o fabricante rotula a mesma fonte como sendo de 500 W em uma linha e de 560 W em outra?
A propósito. Apenas para clarificar, esta é fonte com código de produto 6707. Em seu site a Leadership está chamando esta fonte apenas de "Fonte de alimentação 500 W".
Figura 1: Fonte de alimentação Leadership Gamer 2.0 500 W.
Figura 2: Fonte de alimentação Leadership Gamer 2.0 500 W.
A Gamer 2.0 500 W mede 14 cm de profundidade e vem com uma ventoinha de 120 mm em sua parte inferior. Ela não tem circuito PFC ativo e é baseada na topologia meia-ponte.
Apenas o cabo de alimentação principal da placa-mãe usa uma proteção de nylon, que parte de dentro do produto. Os cabos existentes são os seguintes:
- Cabo de alimentação principal da placa-mãe com conector de 20/24 pinos (37 cm).
- Um cabo com um conector ATX12V (38 cm).
- Um cabo com apenas um conector de alimentação SATA (41 cm).
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos (39 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores).
- Um cabo com dois conectores de alimentação para periféricos e um conector de alimentação para unidade de disquete (39 cm até o primeiro conector, 15 cm entre conectores).
Esta configuração é ridícula para um produto rotulado como sendo de 500 W: não há conector para placa de vídeo e há apenas um conector SATA. Desta forma, este produto não atenderá às necessidades sequer do usuário básico.
Figura 3: Cabos.
Nesta fonte todos os fios são 18 AWG, o que é muito bom de se ver.
Observando atentamente o cabo principal da placa-mãe notamos a presença de um fio branco de -5 V, significando que esta fonte foi projetada antes de 2002, já que esta tensão foi removida da especificação ATX12V em janeiro de 2002.
A caixa do produto é cheia de informações inverídicas, uma constante em produtos Leadership. Por exemplo, na caixa do produto há a logomarca do Inmetro, o que pode levar consumidores a acharem que este produto foi testado e certificado por este sério órgão, o que não é verdade. Somente o cabo de força é certificado pelo Inmetro. Algumas das pérolas incluem "fonte ideal para máquinas de alta performance (sic)" (com apenas um conector SATA e sem conector para placas de vídeo?) e "cabos envoltos em capa de nylon" (apenas o cabo principal possui esta característica).
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte.
Respostas recomendadas