Introdução
A Toughpower XT é uma versão atualizada da famosa série Toughpower da Thermaltake, trazendo duas novidades: primeiro, um conjunto de três LEDs que informam o status de funcionamento da fonte, e segundo um botão onde você pode configurar o tempo em que a ventoinha da fonte continuará funcionando após o micro ser desligado (15 ou 30 segundos), que em teoria pode aumentar a vida útil da fonte. Outra diferença é o uso de um projeto com um único barramento, enquanto que a série Toughpower original usa um projeto com quatro barramentos. Vamos testar o modelo de 750 W e ver se ele é uma boa opção de compra.
Assim como a série Toughpower original, a Toughpower XT é fabricada pela CWT. Como já tínhamos desmontado a Toughpower 750 W original, tentaremos fazer uma comparação detalhada entre os projetos usados nessas duas fontes.
É importante notar que apesar de esta fonte ser fabricada pela CWT tal como a Corsair HX750W, elas utilizam um projeto completamente diferente. A Toughpower XT 750 W usa o projeto tradicional de uma fonte para PCs, enquanto que a Corsair HX750W usa um projeto usando um conversor DC-DC no secundário, que oferece uma maior eficiência.
A Toughpower XT 750 W possui certificação 80 Plus Bronze, o que significa que ela oferece uma eficiência mínima de 85% em carga típica (50% da carga; 375 W) e uma eficiência mínima de 82% em cargas leve (20% da carga; 150 W) e máxima (750 W).
As fontes Toughpower XT estão disponíveis em duas versões: padrão (“standard”, sem sistema de cabeamento modular) ou com com um sistema de cabeamento modular (“cable management”). Nós testamos uma amostra da versão padrão.
Figura 1: Fonte de alimentação Thermaltake Toughpower XT 750W.
Figura 2: Fonte de alimentação Thermaltake Toughpower XT 750W.
A Toughpower XT 750 W é relativamente pequena para um produto de 750 W, com 16 cm de profundidade. Ela possui uma ventoinha de 140 mm em sua parte inferior, circuito PFC ativo, projeto com um único barramento (a Toughpower original tem quatro barramentos) e sistema de cabeamento modular opcional (disponível nos modelos “cable management”).
Na Figura 3 você pode ver o botão disponível na parte traseira da fonte onde você pode configurar o tempo em que a ventoinha da fonte continuará funcionando após o micro ser desligado. Três posições estão disponíveis: “auto”, “15 segundos” e “30 segundos”.
Figura 3: Botão para controlar o tempo em que a ventoinha da fonte continuará funcionando após o micro ser desligado.
A Toughpower XT tem um conjunto de três LEDs que monitoram a tensão standby (+5VSB), o sinal “power good” e a proteção contra superaquecimento, como você pode ver na Figura 4.
Figura 4: LEDs de status.
Todos os cabos possuem uma proteção de nylon, mas esta proteção para parte de dentro da fonte, como você pode ver na Figura 2. Os cabos inclusos na Toughpower XT 750 W são:
- Cabo principal da placa-mãe com um conector de 20/24 pinos (63 cm de comprimento).
- Um cabo com um conector EPS12V e um conector ATX12V (64 cm até o conector EPS12V, 14 cm entre os conectores EPS12V e ATX12V).
- Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de seis pinos cada (52 cm de comprimento).
- Dois cabos de alimentação auxiliar para placas de vídeo com um conector de oito pinos cada (52 cm de comprimento).
- Dois cabos de alimentação SATA com três plugues cada (50 cm até o primeiro conector, 14 cm entre os conectores).
- Dois cabos de alimentação para periféricos com quatro plugues de alimentação padrão e um conector de alimentação para a unidade de disquete cada (50 cm até o primeiro conector, 14 cm entre os conectores).
Há um grande problema aqui: dois dos cabos de alimentação da placa de vídeo utilizam um conector de oito pinos sem a opção para serem convertidos em modelos de seis pinos. Isto impede que você instale duas placas de vídeo topo de linha que necessitem de dois conectores de seis pinos cada, como a GeForce GTX 260 e placas similares. A Thermaltake deveria ter usado conectores de seis/oito pinos.
A quantidade de cabos para periféricos é sensacional, mas nós achamos que esta fonte deveria ter mais conectores de alimentação SATA.
Todos os cabos usam fios 18 AWG, que é a bitola correta a ser usada.
Figura 5: Cabos.
Vamos agora dar uma olhada no interior desta fonte de alimentação.
Respostas recomendadas