Introdução
Embora o chipset Intel Z68 já esteja disponível no mercado, placas-mãe com chipset Intel P67 continuam sendo opções atrativas para micros baseados nos processadores Intel soquete LGA1155. Na verdade, de acordo com a ASUS, as vendas de placas-mãe P67 superam às de produtos baseados no chipset Z68. A Sabertooth P67 é uma placa-mãe intermediária (ou topo de linha “de entrada”, dependendo do ponto de vista) focada na qualidade. Vejamos o torna este modelo tão especial.
Na Sabertooth P67 qualidade está presente em todo lugar. O produto foi homologado por um laboratório independente (Integrated Service Technology), que testou aspectos como vibração, temperatura, choque mecânico, resistência à umidade e maresia, e outros. Segundo, os capacitores, bobinas e transistores possuem especificações militares, o que significam que eles podem trabalhar dentro de uma faixa maior de temperatura e apresentam tolerâncias mais apertadas. Terceiro, esta é uma das poucas placas-mãe com cinco anos de garantia, nos EUA.
Um dos recursos mais interessantes desta placa-mãe é a presença de uma chapa plástica cobrindo os seus componentes. Ver Figura 1. Esta chapa funciona como uma proteção térmica, impedindo que o ar quente que sai do cooler do processador e das placas de vídeo esquente os componentes da placa-mãe. Você pode instalar uma ventoinha de 50 mm para refrigerar os componentes da placa-mãe ao remover uma tampa de 50 x 50 mm localizada entre o primeiro slot PCI Express x16 e o soquete do processador.
Figura 1: Placa-mãe ASUS Sabertooth P67
Respostas recomendadas