Introdução
Demos uma olhada na M61PME-S2P, placa-mãe que a Gigabyte está lançando para processadores AMD soquete AM2 e AM2+, baseada no chipset GeForce 6100 com ponte sul nForce 430.
Essa placa-mãe nos trouxe algumas surpresas. Primeiramente, pelo fato de que o chipset usado por ela é bastante antigo: para você ter uma ideia, há quase três anos escrevemos sobre a ASRock K8NF4G-SATA2, uma placa-mãe soquete 754 que já usava esse chipset. Há dois anos e meio analisamos a ECS C51GM-M, desta vez uma placa soquete AM2, que também o utilizava.
A surpresa seguinte foi quando olhamos para a placa com atenção: próximo ao soquete do processador está escrito "AM2+". Ora, sabemos que os processadores AM2+ (e mesmo AM3 sob certas condições) são compatíveis com placas-mães AM2, mas isso não quer dizer que essa placa seja AM2+. O chipset é que determina se a placa será AM2 ou AM2+ (ou mesmo AM3), e o GeForce 6100 é AM2. Assim, essa serigrafia nos parece propaganda enganosa, tentando levar o consumidor a pensar que seu produto é algo que na verdade não é.
A única explicação para um grande fabricante lançar uma placa baseada num chipset defasado é o preço, por conseguir comprar uma grande quantidade desses chips por um preço muito baixo. Claro, nem todo consumidor precisa do máximo de desempenho. Muitas vezes a aplicação exige o mínimo de desepenho e o mínimo de custo de aquisição (imagine uma grande loja disponibilizando vários terminais de consulta de preços aos clientes, por exemplo), e então há mercado para equipamentos que estariam desafados para o consumidor doméstico, mas que fazem sentido no mercado corporativo pelo valor mais baixo. Só que esse não é o caso da M61PME-S2P, já que placas bem mais atuais (realmente oferecendo um soquete AM2+) podem ser encontradas no mercado por preços equivalentes ou até mais baixos.
Você pode usar um processador atual, Athlon X2, Phenom ou mesmo Phenom II nessa placa-mãe, mas no caso dos processadores AM2+ (que usam barramento HyperTransport 3.0), eles vão trabalhar com uma velocidade de barramento HT mais baixa do que o padrão, ficando limitados à taxa de transferência de 4.000 MB/s do HyperTransport 2.0, não usufruirão da tecnologia DDPM e o controlador de memória trabalhará com a clock menor (1,6 GHz). Para saber mais sobre essas limitações, leia nossos tutoriais Barramento HyperTransport Usado Pelos Processadores da AMD e Por Dentro da Arquitetura K10 da AMD.
Outro problema no chipset GeForce 6100 é o fato de que seu vídeo on-board já é ultrapassado, compatível apenas com o DirectX 9.0.
Mas vamos ver mais a fundo as características da M61PME-S2P.
Figura 1: A M61PME-S2P.
Respostas recomendadas