Introdução
Nós tivemos acesso a um exemplar do novo processador de baixo custo da Intel, o Celeron 420, que está agora usando a microarquitetura Core, a mesma do Core 2 Duo. Neste artigo "Primeiras Impressões" nós daremos uma olhada no desempenho e nos novos recursos trazidos por esta nova safra de processadores Celeron.
Como é de praxe, a Intel desde o Pentium II lança uma versão de baixo custo (e menor desempenho) de seu processador principal do momento usando o nome "Celeron", como você pode conferir em nosso tutorial Todos os Modelos de Celeron.
Figura 1: O Celeron 420 na caixa.
Figura 2: Detalhe das especificações na caixa.
Inicialmente quando vimos este modelo no mercado, ficamos confusos. Os novos processadores Celeron 420, 430 e 440, com preços semelhantes aos Celeron D tinham clocks bem mais baixos, respectivamente de 1,6 GHz, 1,8 GHz e 2,0 GHz. Então notamos que a "plataforma de compatibilidade" (PCG) deles é a "06".
A Intel usa o critério "plataforma de compatibilidade" para que você possa saber se sua placa-mãe é compatível com um determinado processador, visto que nem toda placa-mãe soquete LGA775 funciona com qualquer processador para esse mesmo soquete. Por exemplo, os processadores Celeron D e Pentium 4 usam a compatibilidade 04, os Pentium D têm a PCG 05 e os Core 2 Duo têm PCG 06. Se uma placa-mãe tem plataforma de compatibilidade 05, significa que ela aceita os processadores Celeron D, Pentium 4 e Pentium D, mas não os Core 2 Duo.
Dessa forma, a plataforma de compatibilidade dava um indício de que esse novo Celeron usava a microarquitetura Core. No site da Intel, porém, apesar os novos Celeron constarem, não há menção a qual é o núcleo utilizado pelo processador, nem fica claro que ele é um derivado do Core 2 Duo e não do Pentium 4.
Montando, ligando e instalando o sistema operacional, testamos o Celeron 420. O CPU-Z não deixou dúvidas: o Celeron 420 usa o núcleo Conroe-L, simplesmente o mesmo núcleo dos Core 2 Duo, porém com apenas um núcleo e menos memória cache L2: os Core 2 Duo têm 2 MB ou 4 MB de memória cache L2, enquanto que os processadores Celeron baseados no núcleo Conroe-L têm 512 KB. Havia uma especulação há alguns meses sobre o lançamento do processador "Core 2 Solo", que seria a versão econômica do Core 2 Duo, mas as notícias sobre esse processador cessaram. Pois bem, esse processador está aí sob o velho (e não muito bem cotado) nome "Celeron".
Figura 3: O Celeron 420 de perto.
Respostas recomendadas