Ir ao conteúdo
Teste do processador Core i5-7400
Produto Recomendado

Introdução

O Core i5-7400, que tem quatro núcleos e clock máximo de 3,5 GHz, é o modelo mais básico da nova série Core i5 de sétima geração, codinome Kaby Lake. Vamos testá-lo!

Recentemente a Intel lançou os processadores Core i de sétima geração, codinome Kaby Lake. Inicialmente foram lançados os Core i7 e Core i5, e logo depois os Core i3, Pentium G e Celeron. Estes processadores trazem poucas mudanças em relação aos modelos de sexta geração (Skylake), como você pode ler em nosso tutorial "Por dentro da microarquitetura Intel Kaby Lake".

Dentre os processadores Core i5 dessa geração, o Core i5-7400 é o modelo mais básico. Ao contrário do modelo topo de linha, o Core i5-7600K, ele não oferece multiplicador de clock destravado, não sendo desta forma recomendado para quem pretende fazer overclock.

O Core i5-7400 tem quatro núcleos, clock base de 3,0 GHz, clock turbo de 3,5 GHz, 6 MiB de cache L3 e TDP de 65 W. Como os demais processadores Kaby Lake, ele é fabricado com tecnologia de 14 nm.

Em termos de preço, o concorrente direto do Core i5-7400 é o Ryzen 5 1500X, que nós testaremos muito em breve. Neste teste, comparamos o processador testado a um modelo da geração anterior, o Core i5-6500, para vermos se este novo modelo é mais rápido do que o modelo anterior. Também incluímos no comparativo o Core i5-7600K e o Ryzen 5 1600X, que são dois processadores de uma faixa de preço superior, de forma a termos uma ideia do desempenho do processador testado em relação a modelos mais caros. Tenha em mente, portanto, que estes dois processadores não são concorrentes diretos do Core i5-7400.

A Figura 1 mostra a embalagem do processador Core i5-7400.

Core-i5-7400-01.jpg

Figura 1: caixa do processador Core i5-7400

Na Figura 2 você confere o conteúdo da embalagem: o cooler, o processador propriamente dito, um pequeno manual e um adesivo para o gabinete.

Core-i5-7400-02.jpg

Figura 2: conteúdo da embalagem

Na Figura 3 vemos o processador Core i5-7400, enquanto a Figura 4 mostra o lado inferior do processador.

Core-i5-7400-03.jpg

Figura 3: o processador Core i5-7400

Core-i5-7400-04.jpg

Figura 5: lado de baixo do Core i5-7400

Em todos os testes, nós utilizamos uma GeForce GTX 1080, que é uma placa de vídeo topo de linha. Desta forma, podemos ter uma ideia do desempenho de processamento de cada modelo, principalmente nos jogos, independente do vídeo integrado (ou da ausência dele) em cada processador.

Preferimos utilizar uma placa de vídeo topo de linha para minimizar o risco de que esta induza um gargalo (saiba o que isto significa clicando aqui), o que causaria resultados semelhantes em todos os processadores.

Vamos comparar as principais especificações dos processadores testados na próxima página.


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Gostei do teste, o I5 7400 está saindo bastante aqui na loja, principalmente por ser um processador "barato" e ter condições de casar com uma GTX 1070. A escolha dos jogos também foi justa, mostrando seu real desempenho em games que exigem muito da CPU. Na MINHA OPINIÃO, ainda não vale a pena investir nos novos processadores da AMD, isso vamos ver com o futuro.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Parabéns ao mestre @Rafael Coelho pela artigo, especialmente pelas considerações apresentadas na conclusão da análise do i5-7400, que traduzem bem, e com coerência, o páreo entre os CPUs demonstrado pelas tabelas de teste.

 

@O Monge, não podemos prever o futuro, porém, se a AMD der ao AM4 o mesmo suporte dado ao AM3+, será um grande ponto positivo a longo prazo. Me sinto bastante incomodado com vida curta dos soquetes Intel.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Faust0 Concordo, a AMD avançou muito com arquitetura Zen em todos os aspectos, a evolução do Cooler, desempenho tudo mudou em relação aos FX. Só acho que vale a pena esperar até o final do ano para que essa arquitetura venha se solidificar no mercado e garantir uma confiabilidade de investir na mesma. Estou torcendo muito pela AMD e gostaria muito de viver novamente com os Zen a época dos gloriosos phenom x6.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
58 minutos atrás, Rafael Morais Coelho disse:

@Evandro Amigo estou falando a realidade, a AMD só tem promessa.

 

Ou seja, você não leu nenhum teste do Ryzen e está comentando mesmo assim.

 

Vai pelo menos nas conclusões, por favor, lá está a realidade.

Mais clara, impossível. ;)

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Moderador
agora, Rafael Morais Coelho disse:

@NascarBR @Evandro Não estou aqui para arrumar confusão com ngm amigos, é logico que a Intel é superior a amd fora que em relação a preço muito melhor investir em um I7 de 7 geração 

Não há confusão nenhuma, apenas afirmações devem ser baseadas em fatos. Testes atuais tem mudado esse cenário.

  • Curtir 3
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
35 minutos atrás, Rafael Morais Coelho disse:

@Evandro Jogos em geral, agora aplicativos que utilizam todos os núcleos da CPU a AMD sempre foi melhor, desda época dos FX.

 

Felizmente o mundo é bem maior que o universo "jogos".

Falar, do jeito que você falou ali pra cima:

 

Em 27/04/2017 às 00:12, Rafael Morais Coelho disse:

AMD mudou bastante pena que ainda n consegue competir com a Intel

 

Ainda mais depois do que todos os testes de processadores, inclusive este que você comentou, mostram, é errado.

 

A AMD prometeu concorrência forte aos i7 plataforma LGA 2011, isso ela conseguiu. ;)

 

E sobre os FX, eles eram melhores em poucos aplicativos, o que se perdeu com o tempo em que a AMD não os melhorou e a Intel continuou seu progresso.

Mas, não adianta ser melhor e ter uma plataforma defasada e um consumo de energia ridículo.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
4 horas atrás, Rafael Morais Coelho disse:

@Evandro ainda bem que cada um tem sua opinião, isso é democracia e capitalismo, a amd está claramente a beira da falência, seria muito mnelhor a amd focar em apenas uma coisa, ou processador ou placa de video, não adinta fazer as duas e n tem sucesso. 

 

Não é questão de opinião quando se tem fatos, fatos consumados com o que a AMD prometeu (competir com a plataforma LGA 2011) e o que ela entregou (competição sólida com a plataforma LGA 2011).

 

Capitalismo?

Ai..

 

Só pra encerrar, o tópico é sobre o teste do processador Intel Core i5 7400, não sobre a AMD e sua má gestão financeira ou o que eles prometeram e etc., então, por favor, voltemos a ele. ;)

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

boa noite, poderiam me dizer quais tipos de placa-mãe esse processador é compatível??? e também poderiam me dizer se quando o processador é lga 1151, qualquer placa-mãe lga 1151 sera compatível com o processador?? não sei se eu perguntei certo kk

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!