Introdução
O Core i5-7400, que tem quatro núcleos e clock máximo de 3,5 GHz, é o modelo mais básico da nova série Core i5 de sétima geração, codinome Kaby Lake. Vamos testá-lo!
Recentemente a Intel lançou os processadores Core i de sétima geração, codinome Kaby Lake. Inicialmente foram lançados os Core i7 e Core i5, e logo depois os Core i3, Pentium G e Celeron. Estes processadores trazem poucas mudanças em relação aos modelos de sexta geração (Skylake), como você pode ler em nosso tutorial "Por dentro da microarquitetura Intel Kaby Lake".
Dentre os processadores Core i5 dessa geração, o Core i5-7400 é o modelo mais básico. Ao contrário do modelo topo de linha, o Core i5-7600K, ele não oferece multiplicador de clock destravado, não sendo desta forma recomendado para quem pretende fazer overclock.
O Core i5-7400 tem quatro núcleos, clock base de 3,0 GHz, clock turbo de 3,5 GHz, 6 MiB de cache L3 e TDP de 65 W. Como os demais processadores Kaby Lake, ele é fabricado com tecnologia de 14 nm.
Em termos de preço, o concorrente direto do Core i5-7400 é o Ryzen 5 1500X, que nós testaremos muito em breve. Neste teste, comparamos o processador testado a um modelo da geração anterior, o Core i5-6500, para vermos se este novo modelo é mais rápido do que o modelo anterior. Também incluímos no comparativo o Core i5-7600K e o Ryzen 5 1600X, que são dois processadores de uma faixa de preço superior, de forma a termos uma ideia do desempenho do processador testado em relação a modelos mais caros. Tenha em mente, portanto, que estes dois processadores não são concorrentes diretos do Core i5-7400.
A Figura 1 mostra a embalagem do processador Core i5-7400.
Figura 1: caixa do processador Core i5-7400
Na Figura 2 você confere o conteúdo da embalagem: o cooler, o processador propriamente dito, um pequeno manual e um adesivo para o gabinete.
Figura 2: conteúdo da embalagem
Na Figura 3 vemos o processador Core i5-7400, enquanto a Figura 4 mostra o lado inferior do processador.
Figura 3: o processador Core i5-7400
Figura 5: lado de baixo do Core i5-7400
Em todos os testes, nós utilizamos uma GeForce GTX 1080, que é uma placa de vídeo topo de linha. Desta forma, podemos ter uma ideia do desempenho de processamento de cada modelo, principalmente nos jogos, independente do vídeo integrado (ou da ausência dele) em cada processador.
Preferimos utilizar uma placa de vídeo topo de linha para minimizar o risco de que esta induza um gargalo (saiba o que isto significa clicando aqui), o que causaria resultados semelhantes em todos os processadores.
Vamos comparar as principais especificações dos processadores testados na próxima página.
Respostas recomendadas