Introdução
Recentemente testamos o processador Ryzen 3 2200G, que tem como destaque o vídeo integrado Radeon Vega. Uma das características deste processador é ele ser desbloqueado para overclock, tanto em seus núcleos de processamento quanto em seu vídeo integrado. Com isso, resolvemos efetuar um overclock no vídeo integrado desse processador para verificarmos o ganho real de desempenho e até quanto conseguiríamos aumentar o clock de vídeo. Confira nossos resultados.
O Ryzen 3 2200G, juntamente com o Ryzen 5 2400G, são os primeiros processadores da série Ryzen com vídeo integrado Radeon Vega. As principais diferenças entre estes dois modelos são a presença da tecnologia SMT no Ryzen 5, o que faz com que ele ofereça oito threads, e o vídeo integrado que, no Ryzen 3 2200G tem oito unidades computacionais Radeon Vega, mas onze unidades computacionais no Ryzen 5 2400G. Ambos os processadores utilizam processo de fabricação de 14 nm, têm TDP de 65 W e são desbloqueados para overclock. O chip Vega 8 do Ryzen 3 2200G tem 512 núcleos de processamento e clock máximo padrão de 1.100 MHz.
Para fazermos os testes, aumentamos o clock do vídeo integrado Vega a partir de 1.300 MHz, subindo até que o sistema travasse.
Inicialmente, tentamos fazer este overclock usando a opção do setup da placa-mãe que permite aumentar o clock do vídeo integrado. Infelizmente, notamos que, qualquer que fosse o valor configurado, o desempenho era o mesmo, o que nos levou a crer que o clock não estava sendo de fato aumentado.
Então, decidimos utilizar o programa AMD Ryzen Master, um utilitário que permite fazer overclock em processadores Ryzen, ajustando diversos parâmetros, dentre eles o clock do vídeo integrado nos modelos que o possuem. Desta vez, obtivemos sucesso.
Testamos o Ryzen 3 2200G com os clocks de 1.300 MHz, 1.400 MHz, 1.500 MHz e 1.600 MHz. Acima disto, o sistema travava imediatamente.
Na Figura 1 vemos o processador Ryzen 3 2200G utilizados nos testes.
Figura 1: processador Ryzen 3 2200G
Veremos os resultados de nossos testes nas próximas páginas. Neles, utilizamos 16 GiB de RAM configurada a 2.933 MHz, que é o clock máximo oficial suportado pelo processador. Importante notar que já mostramos como o desempenho do vídeo integrado desse processador depende do clock da memória, conforme você pode ler clicando aqui.
Respostas recomendadas