Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

O Mundo dos Espertos e a Lei da Vantagem


     2.160 visualizações    Blog    9 comentários
O Mundo dos Espertos e a Lei da Vantagem

Duas matérias me chamaram atenção no ABC Primetime hoje. A primeira conta a história de um brasileiro, filho de um pastor radicado nos Estados Unidos, que foi acusado pela polícia de ter assassinado uma colega de escola. As autoridades só chegaram até ele graças à incompetência e ao preconceito da polícia do estado da Geórgia.

Mesmo tendo um álibi (o acusado estava no Brasil no dia em que a estudante foi morta), os investigadores decidiram indiciá-lo. Coagido durante o interrogatório - que foi gravado - ele acabou confessando um crime que não cometeu. Até que o verdadeiro assassino fosse encontrado (por acaso, vale dizer), o rapaz ficou preso por 15 meses.

Não bastasse a eficiência da polícia em fazer as pessoas confessarem crimes que não cometeram, uma segunda matéria apresentou um equipamento capaz de detectar mentiras baseado na análise do padrão de voz. O equipamento, denominado "Computer Voice Stress Analyzer" (CVSA) é um software, que pode ser instalado em qualquer computador que possua uma placa de som e um microfone ligado à ela.

A idéia do dispositivo saiu da cabeça de um cidadão que se auto denomina "Doutor" Charles Humble, muito embora ele só tenha frequentado seis horas de aula para o seu "doutorado" em Psicologia Bíblica na Universidade Cristã de Indiana, nos Estados Unidos, que não é reconhecida como instituição científica.

Embora a técnica empregada pelo dispositivo não se baseie em nenhum estudo científico, já é um "best-seller" entre departamentos de polícia nos Estados Unidos. De acordo com a reportagem da ABC, até mesmo o exército americano utilizou o dispositivo para interrogar suspeitos de terrorismo em Guantánamo.

Em mais uma demonstração de incompetência da polícia, um jovem norte-americano foi acusado de ter assassinado a própria irmã. Embora ele alegasse não ter cometido o crime, o dispositivo inventado pelo Dr. Humble dizia o contrário para os investigadores, que o confrontaram e o fizeram acreditar que talvez ele pudesse ter esquecido que cometeu o crime (as vezes as pessoas vêem filmes demais). Resultado final: assim como o brasileiro da matéria anterior, ele também confessou um crime que não cometeu e ainda foi capaz de dar detalhes sobre o crime. A polícia, é claro, não se importou muito que os detalhes fizessem sentido com a cena do crime. O computador nunca erra. O caso só se resolveu quando evidências de DNA apontaram para uma outra pessoa, que foi presa e confessou o assassinato.

Em ambos os casos os acusados eram idiotas. E em ambos os casos a polícia se achou mais esperta do que deveria. Os espertos estão por aí, espalhados pelo mundo todo, crendo que todos ao seu redor são tolos dos quais eles podem levar vantagem. Quando eu fui assaltado e me roubaram o laptop (ver blog do dia 24/03), certamente o ladrão acreditou ser muito esperto, levando vantagem em cima de um imbecil passeando em São Paulo (eu). Mais espero ainda deve se achar o camarada que vai comprar esse laptop fruto de crime, acreditando que encontrou uma pechincha. Mal sabe ele que amanhã será a próxima vítima do mesmo cara que me assaltou.

Há três semanas em São Paulo eu cruzei na rua com uma Ferrari amarela com placa da Flórida. O que um carro com placa da Flórida fazia em São Paulo? Dificilmente o camarada veio rodando desde lá com aquela Ferrari. Uma Ferrari já chama atenção, amarela e com placa da Flórida então é um verdadeiro circo na rua. Hoje a polícia de São Paulo apreendeu a tal Ferrari amarela, além de outros carros de luxo na mesma situação. O dono de um desses carros era um jogador do Corinthians (comprou um Hummer, que mal cabe nas ruas de São Paulo).

Esses carros eram vendidos pela metade do preço por um outro cidadão que se dizia "importador". Essa é mais uma história de espertos. Um esperto paga 500 mil reais por um carro que vale um milhão, acha que está fazendo um negócio da china e que todos os que pagam o preço correto são otários. O segundo esperto acha que está enganando um trouxa ao vender um carro roubado e totalmente irregular por um bom preço. Posso até imaginar que um dos argumentos de venda tenha sido o de que não era necessário pagar IPVA nem multas, uma vez que estava emplacado em outro país.

Para qualquer lado que eu olhe há espertos. A área em que trabalho (segurança de sistemas) está cheio de espertos. Há os espertos que pregam terrorismo para vender a solução do problema e há os espertos que querem levar vantagem dos outros enviando e-mails fazendo-se passar por bancos, pelo governo e até por sites de relacionamento. Tem também os espertos que por telefone convencem você que sua esposa foi sequestrada, os que te conseguem filmes que ainda nem sairam no cinema e também os espertos que montam aquela super máquina para você com hardware usado. Na semana passada um amigo comprou uma máquina nova numa loja do Standcenter em São Paulo. Veio com tudo instalado, sistema operacional, Messenger e até mesmo fotos e documentos do antigo dono do HD.

O princípio por trás de toda essa "esperteza" é o de que uns são (ou podem ser) melhores que os outros. Esse princípio alimenta a idéia de que é possível usar os outros para se dar bem, pra sobreviver. Pode ser que esses princípios de competição funcionem entre animais irracionais, mas a cooperação, a franqueza e a honestidade funciona melhor entre seres humanos. Não seja mais um esperto. Ninguém é melhor do que ninguém. Ok, talvez os tricolores sejam melhores que os flamenguistas, mas isso não é assunto para o Clube do Hardware.


Artigos similares


Comentários de usuários

Respostas recomendadas

Parabéns pela matéria. Acho sempre positiva a colocação de tópicos sobre ética nesse ambiente de tecnologia, que geralmente é dominado pela lógica fria e pela otimização de recursos. É bom nunca esquecermos que somos seres sociais e lutarmos pela construção de um mundo melhor, não só no sentido material e tecnológico, mas também no sentido moral.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Apoiado em genero número e grau!!!!! também tô cansado de ver gente que se acha esperta! Isso me enche. é muito melhor tentar conseguir as coisas de forma honesta e sincera, lutando e conquistando do que passar a perna nos outros!

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Mas nesse mundo de que todo mundo deve levar vantagem a qualquer custo(lei de Gérson) as pessoas acabam tentando tirar vantagem também e aí.....

Estamos vivendo atualmente (mesmo que seja um pouco diferente do tema do artigo mas tem a ver) em um estado de natureza, conforme Hobbes dizia:"Nele estamos em permanente guerra contra tudos e todos."

Todos querendo levar vantagens em cima dos outros.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta e a verdade nua e crua do Brasil, será que um dia acharão um solução porque cada dia parece estar pior :(

Esta matéria esta otima principalmente na parte que "o cara comprou um PC novo e veio foto no HD do antigo dono".

ATE+++

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Matéria excelente.Hoje parece que as pessoas acham que ser desonesto é o que há pra se dar bem em cima dos "trouxas" que estão por ai.Mas elas não veem que uma hora esta "esperteza" acaba e alguem vai perceber isso e colocar o esperto em maus lençóis.

Trabalho com informatica já tem um bom tempo e o que vejo e este tipo de coisa direto.

Parabens pela materia.Aqueles colegas la do congresso podiam dar uma lida nesta materia!

:bandeira:

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Esta e a verdade nua e crua do Brasil, será que um dia acharão um solução porque cada dia parece estar pior :(

Esta matéria esta otima principalmente na parte que "o cara comprou um PC novo e veio foto no HD do antigo dono".

ATE+++

Não é só do Brasil não...eu moro no Japão e aqui também é um País assim, pra quem acha que o Japão é um País honesto, me desculpem mas é falta de informação e enfeites da mídia em geral...

O mundo dos espertos é global, em qualquer lugar haverá isso...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites



Crie uma conta ou entre para comentar

Você precisa ser um usuário para fazer um comentário

Criar uma conta

Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!

Crie uma nova conta

Entrar

Já tem uma conta? Faça o login.

Entrar agora

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!