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Influência da velocidade da memória no Ryzen 7 2700X


     64.601 visualizações    Memória    16 comentários
Influência da velocidade da memória no Ryzen 7 2700X

Desempenho em jogos

Nos testes com jogos, nós medimos e colocamos nos gráficos os valores de taxas de quadros média e mínima. Vamos fazer o comparativo utilizando os valores de taxa média, enquanto a taxa mínima fica como informativo para que você possa tirar suas próprias conclusões.

Counter-Strike: Global Offensive

O Counter-Strike: Global Offensive (ou simplesmente CS:GO) é um FPS bastante popular, lançado em Agosto de 2012, que utiliza o motor Source, sendo compatível com DirectX 9. Nós testamos o desempenho jogando no mapa "Inferno" contra bots, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “média”.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

memoriano2700X-g05.gif

Neste jogo, comparando a taxa de quadros média, o desempenho com memórias a 2.933 MHz foi 4,4% maior em relação ao teste com as memórias a 2.400 MHz. O teste com as memórias a 2.666 MHz obteve um desempenho semelhante ao do obtido com 2.400 MHz.

Deus Ex: Mankind Divided

Deus Ex: Mankind Divided é um RPG de ação e elementos de FPS, lançado em Agosto de 2016, que utiliza o motor Dawn, sendo compatível com DirectX 12. Nós testamos o desempenho utilizando o próprio teste incluído no jogo, com DirectX 12 ativado, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “média”.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

memoriano2700X-g06.gif

Neste jogo, comparando a taxa de quadros média, o desempenho com memórias a 2.933 MHz foi 6,1% maior em relação ao teste com as memórias a 2.400 MHz. O teste com as memórias a 2.666 MHz obteve um ganho de 3,0% em relação ao desempenho obtido com as memórias a 2.400 MHz.

Dirt Rally

O Dirt Rally é um jogo de corrida off-road lançado em abril de 2015, baseado no motor Ego. Para medir o desempenho usando este jogo, nós rodamos o teste de desempenho incluído no jogo, em 1920 x 1080 (Full HD), com a qualidade de imagem configurada em “média” e MSAA desligado.

Os resultados estão expressos em quadros por segundo (fps).

memoriano2700X-g07.gif

Neste jogo, comparando a taxa de quadros média, o desempenho com memórias a 2.933 MHz foi 6,0% maior em relação ao teste com as memórias a 2.400 MHz. As memórias a 2.666 MHz foram 12% mais lentas do que com elas a 2.400 MHz.

Grand Theft Auto V

O Grand Theft Auto V, ou simplesmente GTA V, é um jogo de ação em mundo aberto lançado para PC em abril de 2015, utilizando o motor RAGE. Para medir o desempenho usando este jogo, nós rodamos o teste de desempenho do jogo três vezes, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS sempre no mesmo ponto (parte em que a câmera acompanha o voo do avião). Nós rodamos o jogo em Full HD, com todas as opções de qualidade de imagem em “normal” e MSAA desligada.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.

memoriano2700X-g08.gif

No GTA V, não houve diferença significativa de desempenho entre os três testes.

Hitman

É um jogo estilo ação/aventura furtiva, lançado em março de 2016, e que utiliza uma versão do motor Glacier 2, compatível com DirectX 12. Para medir o desempenho usando este jogo, nós rodamos o teste de desempenho do jogo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Nós rodamos o jogo com DirectX 12 habilitado, em Full HD, com a qualidade de imagem configurada como “média”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo.

memoriano2700X-g09.gif

No Hitman, comparando a taxa de quadros média, o desempenho com memórias a 2.933 MHz foi 5,0% maior em relação ao teste com as memórias a 2.400 MHz. As memórias a 2.666 MHz não obtiveram um ganho de desempenho significativo em relação à configuração de 2.400 MHz.

Mad Max

O Mad Max é um jogo de ação em mundo aberto lançado em setembro de 2015, utilizando o motor Avalanche. Para medir o desempenho utilizando este jogo, nós rodamos a introdução do mesmo, medindo o número de quadros por segundo usando o FRAPS três vezes na sequência. Nós rodamos o jogo em Full HD, com a qualidade gráfica em “normal”.

Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.

memoriano2700X-g10.gif

No Mad Max, comparando a taxa de quadros média, houve um empate técnico entre os três resultados.

Rise of the Tomb Raider

O Rise of the Tomb Raider é um jogo de aventura e ação lançado em janeiro de 2016, baseado no motor Foundation. Para medir o desempenho utilizando este jogo, nós rodamos o teste de desempenho embutido no mesmo, com DirectX 12 habilitado, na resolução Full HD, antialiasing desligado e qualidade gráfica “média”.

Os resultados abaixo estão em quadros por segundo.

memoriano2700X-g11.gif

No Rise of the Tomb Raider, comparando a taxa de quadros média, o desempenho com memórias a 2.933 MHz foi 11% maior em relação ao teste com as memórias a 2.400 MHz. As memorias a 2.666 MHz obtiveram um ganho de 6,6% em relação à configuração de 2.400 MHz.

The Witcher 3: Wild Hunt

O The Witcher 3: Wild Hunt é um RPG em mundo aberto, lançado em maio de 2015 e baseado no motor REDengine 3. Para medir o desempenho usando este jogo, nós ficamos andando em uma das primeiras cenas jogo (quando o personagem principal anda a cavalo), medindo três vezes o número de quadros por segundo usando o FRAPS. Nós rodamos o jogo com a qualidade de imagem configurada em “média”.

Os resultados abaixo estão expressos em quadros por segundo e são a média aritmética dos três resultados coletados.

memoriano2700X-g12.gif

No The Witcher 3: Wild Hunt, comparando a taxa de quadros média, o desempenho com memórias a 2.933 MHz foi 5,3% maior em relação ao teste com as memórias a 2.400 MHz. As memórias a 2.666 MHz obtiveram um ganho de 3,2% em relação à configuração de 2.400 MHz.


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Comentários de usuários

Respostas recomendadas

  • Membro VIP
1 minuto atrás, felipecardoso9 disse:

Agora falta o teste de desempenho com memorias com e sem RGB pra ver a diferença de desempenho kkk

Brincadeira, mais um ótimo artigo, meus parabéns!

Hahahe, óbvio que sem RGB vai dar 10 fps a menos, isso todo mundo sabe!

 

(para quem não está ligado, é uma brincadeira que rola por aí, zoando justamente o fato de que muitas marcas apenas botam LEDs RGB nos produtos e dizem que é "gamer")

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O curioso foi que em alguns teste, em 2.666 MHz, o desempenho foi significativamente menor do que em  2.933 MHz (o que é esperado), mas também menor do que em 2.400 MHz (o que deixa a questão estranha). Poderia ser um problema de driver?

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  • Administrador

@Gfbonfim Em nossos testes a gente só coleta dados uma vez ou, às vezes, três vezes. Para uma medida mais confiável, teríamos de rodar os testes menos 64 vezes (que é o valor mínimo que, pela teoria estatística, temos uma quantidade de dados estatisticamente significante). Pois a cada coleta de dados, os resultados variam um pouco, mas tendem a ficar em uma determinada faixa. Então podem haver flutuações. Por isso temos uma margem de erro (normalmente de 3%). Então se os resultados forem diferentes, mas estiverem dentro dessa margem, dizemos que são similares. Espero ter ajudado! Abraços.

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  • Membro VIP
1 hora atrás, Gfbonfim disse:

O curioso foi que em alguns teste, em 2.666 MHz, o desempenho foi significativamente menor do que em  2.933 MHz (o que é esperado), mas também menor do que em 2.400 MHz (o que deixa a questão estranha). Poderia ser um problema de driver?

Quando há resultados "inesperados" inclusive a gente reinicia a máquina e repete novamente os testes, fizemos isto nesse caso e deu o mesmo resultado.

Pode ser um milhão de coisas diferentes, algum ajuste de latência automática do processador ou do chipset, algum bug de BIOS ou de driver, enfim, não tem como saber.

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  • Membro VIP

Essas luzes LGBT , digo RGB, viraram uma moda insuportável. Outro dia, vi um review de cabos RGB para fonte! Ninguém mais está a salvo.

Um teste legal que poderiam ter conduzido é verificar o ganho de desempenho com diferentes timing nas memórias rodando um clock base. Além da diferença de preço devido à velocidade em si, um dos maiores multiplicadores de preço e métrica para definir se uma memória é boa ou ruim, é a configuração de timings.

Lembro que nos AMD mais antigos como os Phenon II, o ganho de performance era bem alto quando se espremia bem os clocks da memória.

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  • Membro VIP
2 minutos atrás, sdriver disse:

Essas luzes LGBT , digo RGB, viraram uma moda insuportável. Outro dia, vi um review de cabos RGB para fonte! Ninguém mais está a salvo.

Um teste legal que poderiam ter conduzido é verificar o ganho de desempenho com diferentes timing nas memórias rodando um clock base. Além da diferença de preço devido à velocidade em si, um dos maiores multiplicadores de preço e métrica para definir se uma memória é boa ou ruim, é a configuração de timings.

Lembro que nos AMD mais antigos como os Phenon II, o ganho de performance era bem alto quando se espremia bem os clocks da memória.

Sugestão anotada, a gente fez um teste com diferentes latências há um tempo atrás, mas com DDR4 ainda não.

 

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  • Membro VIP
4 minutos atrás, Rafael Coelho disse:

Sugestão anotada, a gente fez um teste com diferentes latências há um tempo atrás, mas com DDR4 ainda não.

 

Eu lembro desse teste, mas como foi feito com arquitetura Intel, talvez tenhamos uma surpresa com os AMD.

Estou querendo voltar a brincar com o overclock no meu ryzen. Quem sabe eu faço uns testes no meu em casa e caso apareça algum resultado interessante, posto pra gente.

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  • Membro VIP

A diferença deve ter sido justamente pelos timings mais apertados em velocidades inferiores.

No geral o Ryzen (qualquer um) tem sim melhor desempenho com memórias mais rápidas, justamente pelo clock do Infinity Fabric estar atrelado a este barramento.

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Desculpa sair um pouco do assunto do artigo, mas vocês planejam fazer uma analise dessas memórias kingston? tenho elas porém não acho quase nenhuma informação sobre elas na internet brasileira, talvez por serem muito recente por aqui, além disso o RGB delas não funciona muito bem com o Aura Sync, faltando sincronia e personalização, o que poderia ter me evitado fazer a compra delas se soubesse disso antes, mas como não ha informações acabei comprando, afinal se pagamos mais por esses RGBs eles tem de funcionarem direito!

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  • Membro VIP
1 hora atrás, Iliadis disse:

Desculpa sair um pouco do assunto do artigo, mas vocês planejam fazer uma analise dessas memórias kingston? tenho elas porém não acho quase nenhuma informação sobre elas na internet brasileira, talvez por serem muito recente por aqui, além disso o RGB delas não funciona muito bem com o Aura Sync, faltando sincronia e personalização, o que poderia ter me evitado fazer a compra delas se soubesse disso antes, mas como não ha informações acabei comprando, afinal se pagamos mais por esses RGBs eles tem de funcionarem direito!

Não, nós fazemos apenas essa análise de desempenho, não pretendemos fazer uma análise específica sobre o RGB delas.

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Renderização, descompactação, cálculos matemáticos não devem em tese influenciar na velocidade de transferência das memórias x tempo de processamento, pois 99,99% do tempo de processamento dos dados é feito com carga de arquivos do HD, ficando 00,01% do tempo (ou menos) para a transferência entre a memória e o processador. Para processamento de vídeo a mesma coisa, já que o vídeo é offboard. Então os testes foram Úteis, para aferir, que dá pra comprar memórias ddr4 2400 ou 2666 por R$ 400,00 mais barata (2 pentes de 8 GB) e investir mais R$ 600,00 em uma placa de vídeo RX 580 4GB por exemplo que está por R$ 1.000,00 e ficar com um PC TOP.

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