

Introdução
Você, profissional ou apaixonado por hardware que realmente gosta de saber o que acontece dentro e fora do seu computador, com certeza convive bastante com unidades de medida de grandezas físicas. Cada vez que lê um texto técnico, uma página sobre algum produto, um manual, vai encontrar informações sobre grandezas. E a correta interpretação da unidade é crucial para o entendimento da grandeza em questão. Também na hora de escrever, seja um trabalho, um artigo ou mesmo ao fazer uma pergunta em um fórum, escrever incorretamente as unidades das grandezas pode trazer sérios inconvenientes, desde ser interpretado erroneamente até passar “atestado de ignorância”. Imagine conseguir aquele emprego que sempre sonhou e, quando o chefe pede um relatório técnico, você o escreve cheio de erros? Na melhor das hipóteses, esqueça aquela promoção.
Inicialmente, vamos falar sobre o Sistema Internacional de Unidades (SI). Esse sistema permitiu a uniformização das unidades no mundo, facilitando muito o comércio e o intercâmbio de informações científicas. Imagine o mundo globalizado e conectado de hoje, mas com cada país usando unidades diferentes.
O SI foi criado e é organizado pelo Birô Internacional de Pesos e Medidas, criado pela Convenção do Metro em Paris no ano de 1875, com então 17 países. Hoje, 48 países em todos os continentes assinam essa convenção. Note que o SI não é uma norma estática: a cada quatro anos o comitê formado por membros de todos os países se reúne e discute atualizações, de forma que o sistema traduza as atualizações científicas e tecnológicas.
-
2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora