Outras opções
Você pode expandir as ideias básicas apresentadas neste tutorial de diversas maneiras, como instalar uma chave para comutar tensões e, dessa forma, poder selecionar a velocidade da ventoinha mudando a posição da chave. Outra ideia, que já explicamos em outro tutorial, é instalar um potenciômetro para controlar a velocidade de rotação da ventoinha. Essas duas ideias, porém, fogem do princípio básico deste tutorial, que é apresentar uma maneira de reduzir a velocidade de rotação das ventoinhas do computador sem comprar nenhum componente ou produto adicional.
Uma possibilidade que não mencionamos anteriormente é utilizar o fio de +3,3 V (laranja) da fonte de alimentação para criar novas tensões de maneira análoga às explicadas. O problema é que o fio laranja está disponível através de um conector de alimentação SATA, que não permite que você faça a instalação do fio da ventoinha tão facilmente como no conector de alimentação para periféricos tradicional (“Molex”). Se você quiser explorar possibilidades com a tensão de +3,3 V, você terá de cortar ou criar uma emenda em dos fios laranjas da fonte de alimentação (o que não recomendamos) ou então remover um conector de alimentação SATA “macho” de alguma sucata de unidade de armazenamento e utilizá-lo para encaixar no conector de alimentação SATA da fonte e obter a tensão de +3,3 V (além das tensões de +12 V e +5 V) sem a necessidade de danificar a sua fonte.
E, por fim, você pode colocar mais ventoinhas em série se desejar. Com três ventoinhas em série, a tensão de +12 V será dividida por três, e você obterá +4 V em cada ventoinha, e elas girarão mais lentamente do que se estivessem instaladas ao conector de +5 V da fonte de alimentação.
- 2
Respostas recomendadas
Crie uma conta ou entre para comentar
Você precisa ser um usuário para fazer um comentário
Criar uma conta
Crie uma nova conta em nossa comunidade. É fácil!
Crie uma nova contaEntrar
Já tem uma conta? Faça o login.
Entrar agora