Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Problemas com Placa de Vídeo e resolução da tela


gabrieldarocha

Posts recomendados

Olá,

O cooler da minha placa de video estava fazendo um ruído muito alto. Durante a limpeza do cooler acabei retirando a placa do slot. Quando religuei o PC a resolução da tela permaneceu a mesma que antes (1920x1080), porém a tela passou a extrapolar as margens do monitor. Agora a imagem extrapola as bordas do monitor, como se fosse maior do que o monitor aguenta. Quando movo o mouse, a tela mostra os cantos agora escondidos para fora da área da moldura do monitor.

Agora só vejo parte da tela, quando movo o mouse vejo o restante da tela. A resolução em que é possível visualizar a tela novamente é a de 1028x800.

Como faço para voltar a ser como antes?

A placa é uma Nvidia GeForce FX 5200. Uso Windows XP. Já reinstalei todos os drivers da placa mãe, da placa de video, e já busquei por atualizações dos drivers.

Alguém tem ideia do que aconteceu e como solucionar?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

O problema é no monitor, formatar não vai ajustar a sua tela.

Você tem razão. Voltou a funcionar com resolução máxima de 1920 x 1080 - 60Hz. O que fiz foi desligar todo o monitor e depois montar outra vez. O monitor instalou suas configurações automaticamente. :joia:

Mas ainda há um problema. As cores estão com um brilho muito intenso.

Imagino que seja assim:

1- Se a placa comanda a forma de ver as imagens, a resolução fica pequena 1024 x 768, e as cores ficam corretas;

2- Se o monitor comanda a forma de ver as imagens, a resolução fica pequena 1920 x 1080, e as cores ficam com um brilho muito intenso.

Mesmo fazendo o ajuste de cores no menu do monitor, não fica do jeito que deveria. Se instalo o Painel De Controle da Nvidia, as cores caem para 4 bits e a resolução fica em 800 x 600.

Algumas vezes trabalho com imagens para a impressão, então preciso ver corretamente o que estou fazendo.

Na falta do Painel De Controle da Nvidia e na ineficiência do menu e auto/set do monitor, instalei um programa chamado Lutcurve para calibrar o monitor. Mas mesmo com a melhor calibragem, que aparentemente resolve o problema de intensidade do brilho, percebo que algumas cores ainda ficam alteradas.

Exemplo: visualizo a caixa de login na página do GMAIL em cinza, mas sei que ela é azul. E se desativo o Lutcurve, essa mesma caixa desaparece em branco puro, devido a força do brilho intenso.

Tenho uma placa GeForce FX 5200 e um monitor LCD, LG Flatron W2353V, com resolução máxima de 1920 x 1080 - 60Hz.

Ufa! Acho que consegui explicar tudo!

Geralmente, o monitor tem a função chamada Auto Ajuste. O monitor que não tem essa função, geralmente tem outra, que a gente pode ajustar manualmente. Se você usasse o Windows Vista ou posterior, poderia consertar este erro pelo Windows.

Obrigado! A coisa já evoluiu.

Você me fez lembrar de informar, uso o Windows XP ainda. Máquina antiga (AMD Athlon 3000+2.01GHz), mas estou muito adaptado a ela.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

Descobri o problema, é uma configuração do monitor LG.

Menu > Instalação > Balaço Brancos > aqui estava marcado como SIM, e tive que mudar para NÃO.

O SIM é configuração de fábrica e produz uma mescla forte voltada para o branco. O NÃO deixa tudo normal.

Agradeço a todos pelos comentários, pois me ajudaram na condução da solução do problema. Eu tinha esquecido de comentar aqui a solução, pois pode ser que um dia esta seja também a dúvida de outro.

Pode encerrar o tópico

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...