Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

IceAge IA500HP80 Duvidas


Rke Alves

Posts recomendados

Olá , eu como outros comprei a IceAge IA500HP80 , por ter visto que o CDH havia aprovado nos testes ,

mas eu não tinha visto o tanto de reclamação contra ela , e quando vi ja tinha pedido 1 dia antes , a fonte chegou hoje ..

eu mesmo substitui a fonte antiga genérica .. comprei um filtro de linha e abandonei o estabilizador .

ligei e ta tudo funcionando ate agora , minha Asus GTX 560Ti chegou anteontem, logicamente eu esperei ate a fonte

chegar p/ testar, ligei e tal tudo normal , parece que o pc ficou até melhor rs, mais como eu disse eu fui saber que ela explode 1 dia depois da compra, e vi que quando sujeita a baixas tensões ela queima (pelo que eu li é quando por exemplo a luz fica fraca por segundos e volta ao normal)... então ai vai a pergunta . eu moro num prédio .. aqui isso nunca acontece, o chuveiro e as luzes jamais sofrem essas quedas de energia , será que fico com ela ? eu ainda não qualifiquei a compra no ML, ela ta bastante silenciosa .. testei a placa de video hoje com o crysis 2 1600x900 no ultra sem lag .. ate achei impressionante que meu core2 duo e4700 nao gargalou.., as temperaturas do processador se manteram em 45% jogando, em idle fica 36% , a placa fica em 63% jogando e 47% idle ..

ja ia me esquecendo de perguntar se , há como acrescentar um varistor na fonte? qualquer resposta ou sugestão será bem vinda agradeço!! pc da assinatura ..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Nenhuma proteção que você possa colocar vai evitar dela realmente apresentar problemas, o problema dessa fonte é que a mesma é mal projetada, nunca confiei num produto testado só por uma fonte, sempre é bom ter no mínimo 3 opiniões diferentes para se basear.

O fato de funcionar normalmente seu equipamento não significa que ela é boa, isso ela não é, ela é um péssimo produto extremamente mal planejado e recomendo se possível devolver e comprar outra, fica esperando a hora que a bomba vai estourar não é do meu fetio, mas já não sei o seu caso e se o vendedor aceita o produto de volta.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como você viu é mito queimar no dia seguinte.

É das melhores fontes? Com certeza não.

Pode queimar ou como alguns exageram, explodir? Pode.

Pesquisei antes e descobri tudo isso que você descobriu só agora, mas comprei sabendo o que estava fazendo. Por isso não estou sofrendo com as variadas opiniões sobre a fonte.

Para tentar evitar o problema de subtensão uso o filtro SMS Clean Energy, que desliga as saídas automaticamente.

Será que resolve o problema? Pode ser que sim.

Se quiser poste a sua experiência aqui:

http://forum.clubedohardware.com.br/fonte-iceage-ia500hp80/1096005

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se você comprou a fonte pela internet, você tem 7 dias para devolver ela para a loja (direito de arrependimento)

Pode queimar ou como alguns exageram, explodir? Pode.

Desculpe, mas não é exagero.

Fonte pode explodir sim, literalmente, só que guardadas as devidas proporções...

A explosão no máximo irá causar um mini-show pirotécnico e talvez amassar algum ponto da carcaça da fonte. (como já aconteceu inclusive em um dos testes do CdH)

Amassado:

http://www.hardwaresecrets.com/fullimage.php?image=13970

Mas continua sendo uma explosão

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
Jorno.

Agora sim.

Embora não seja a IA500HP80 nesse teste, você matou a cobra e mostrou o pau.

Quer dizer explodiu a fonte e mostrou o fogo. :eek:

É que muita gente usa o termo "explodiu" em contexto equivocado.

Cuidado ai amigo... pode acontecer o mesmo com essa sua "FireAge" amorimkevinmenu-1.png:w48h48 quando der a "famosa meia fase" na energia da sua casa.

Abraços.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

pelo jeito alguem n leu o que eu escrevi .. aqui no prédio nao há a " famosa meia fase ", nem no chuveiro nem na luz nunca acontece , so cai a energia quando tem apagão que é muito raro.. e eu uso filtro de linha.. não é tão bom, to até pensando em comprar um melhor

então jorno alvo_errado 2 e jonny , eu qualifiquei a compra como neutra no ML , e perguntei se há garantia se acontecer algo dentro de alguns dias .. vou esperar a resposta, mas eu ja sei que ela é ruim,mas seila cara minha fonte genérica durou 1 ano e meio e não explodiu , comprei a ice por causa da placa de vídeo, e percebi que a outra fonte era muito mais leve que ela tambén rs , como ela pode nao durar mais que uma genérica? era uma pctop de 500w ( atá) 230w na verdade.. e eu usava uma 8400gs e fazia overclock sem saber que a fonte era um lixo , KK eu acredito que usando um bom filtro como o amigo BATOCHI citou, que desliga as saidas automaticamente ..ela até dura uns 2 anos.

agora vocês acham possível que os componentes dela sejam pior que uma genérica da china ?

grato pelas respostas

ah , eu calculei quanto meu sistema ta consumindo de energia no site http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine, e increvelmente deu só isso:

Minimum PSU Wattage: 281 W

Recommended PSU Wattage: * 331w

obs: eu n tenho driver de dvd e nenhum outro só hd,só 1 fan tirando ar pois a placa tem 2 fans..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
pelo jeito alguem n leu o que eu escrevi .. aqui no prédio não há a " famosa meia fase ", nem no chuveiro nem na luz nunca acontece ,

Admiro sempre o positivismo das pessoas e respeito... Mas dizer que na sua casa não há meia fase é mais ou menos assim como dizer que a lei da gravidade por ai não reina...

Entenda-se meia fase como realmente ela é..

Lá na rua, no poste, existe um transformador trifásico que toma algo como 13.000 Volts em seu primário, passando, cada fase, por um fusível de alta tensão, desses dai, (Transformadordealtatensocomosfusveis_zpse519c797.jpg ) para alimentar o primário. Se um desses fusíveis abrir, por sobrecarga ou por fim de vida ou por estar faiscando por mau contato, o desbalanceamento do transformador, alimentado por duas fases somente, pode provocar sim o efeito que o povo fala e cita como meia fase, caracterizado por tensão baixa.. (coisa de 30 a 70 Volts em uma rede 110 Volts)

Como a enorme maioria das redes elétricas, em sua etapa final, próximo ao consumidor, tem essa topologia dai, dizer que na sua casa não acontece, é forte.. Melhor seria dizer que nunca reparaste algum desses ocorridos ou que realmente jamais tenha acontecido, mas absolutamente não é garantia de ai não acontecer..

então jorno alvo_errado 2 e jonny , eu qualifiquei a compra como neutra no ML , e perguntei se há garantia se acontecer algo dentro de alguns dias .. vou esperar a resposta, mas eu ja sei que ela é ruim,mas seila cara minha fonte genérica durou 1 ano e meio e não explodiu , comprei a ice por causa da placa de vídeo, e percebi que a outra fonte era muito mais leve que ela tambén rs , como ela pode não durar mais que uma genérica? era uma pctop de 500w ( atá) 230w na verdade.. e eu usava uma 8400gs e fazia overclock sem saber que a fonte era um lixo , KK eu acredito que usando um bom filtro como o amigo BATOCHI citou, que desliga as saidas automaticamente ..ela até dura uns 2 anos.

agora vocês acham possível que os componentes dela sejam pior que uma genérica da china ?

grato pelas respostas

ah , eu calculei quanto meu sistema ta consumindo de energia no site http://www.extreme.outervision.com/PSUEngine, e increvelmente deu só isso:

Minimum PSU Wattage: 281 W

Recommended PSU Wattage: * 331w

obs: eu n tenho driver de dvd e nenhum outro só hd,só 1 fan tirando ar pois a placa tem 2 fans..

Quanto as tuas estatísticas, respeito, mas não tem o menor fundamento e muito menos qualquer ligação de causa e efeito entre as mesmas.. Pura elação sem a menor base.. Uma fonte e sua potência propalada, seus componentes e tudo o mais não tem o menor sentido na comparação.. A Ice Age não danifica (veja que até nem mais uso a palavra explode) por defeito de componentes mas sim por algum defeito de projeto que a leva a essa situação se a tensão de entrada baixar, se a rede pipocar.. Sei lá.. Se te dedicares a ler os relatos muitos que a internet , a respeito, vais ver sempre a colaboração da tensão baixa da rede elétrica como fator de dano a essa fonte.. Não tem como negar, são muitas coincidências, demais até..

A maioria absoluta de quem compra uma fonte de 500 Watts (sindrome dos 500 Watts) não necessita sequer a metade disso para operar sua config.. Desastradamente compram fontes podres de 500 Watts (essa dai sequer é de 500 Watts, e sim de 450 Watts) em vez de adotar uma ótima fonte de 300 a 400 Watts que já resolveria seu problema de alimentação decente para o PC.

Veja, só como exemplo: http://produto.mercadolivre.com.br/MLB-462529208-fonte-seasonic-ss-350bs-350w-reais-80-plus-bronze-pfc-ativo-_JM

Fonte muito, mas muito melhor que a amaldiçoada Ice Age, com PFC ativo, com DNA Seasonic, sem defeitos de projeto e tudo mais, e com certeza por um preço melhor até daquele que pagaste pela explosiva fonte..

Mas como pensar antes, mas como pesquisar antes.. Deixastes tudo para depois.. Te informar acerca da fonte, calcular a demanda do PC..

Como bônus agora tens a preocupação a flor da pele..

Foi mal ai champs...

Leitura obrigatória para se livrar de fontes ruins: 10 dicas para fugir de uma fonte ruim, genérica ou de potência desconhecida

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aham , certo, porém você esqueçe de levar em conta as pessoas que tem a iceage a mais de 2 anos .. tanto ja vi muitos relatos dela queimando, como ja vi muitos que tem ela a mais de anos.

porém eu sei que existe equipamentos , filtros de linha , até estabilizadores, que controlam a energia a fim de desligar se acontecer uma queda da mesma, já pensou que a maioria dos relatos poderiam estar usando péssimos filtros de linha, ou sem aterramento, ou até mesmo no estabilizador velho quando ela foi queimada? e se houvesse queda de energia na minha casa , todo este tempo a minha fonte genérica 500w pctop "lixo", teria aguentado 2 anos sem dar nenhum sinal? ela jamais desligou ou mostrou-se sujeita a quedas de energia.. acredito que você nao tem conheçimento da mecânica eletrica de um prédio também pra falar que é forte eu dizer que aqui não há meia fase? se tiver me desculpe.

pra você ter noção quando tá trovejando pode estar acabando o mundo que meu pc ta lá ligadão , tv ligada e tudo mais , e jamais, JAMAIS queimou nada aqui em casa, e acredito que não haja a "meia-fase" mesmo.

caso eu esteja errado ou se lhe ofendi peço desculpas é a minha opinião.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...caso eu esteja errado ou se lhe ofendi peço desculpas é a minha opinião.

Não é uma questão de me ofender ou não... Eu não tenho problema algum com fonte, quem acho pode ter é você... Só estava tentando destapar a venda de seus olhos quanto a questões de eletricidade. Mas veja bem, você nem precisa acreditar ou sequer dar ouvidos. Assim como você torço para que sua fonte aguente por anos a fio embora não acredite ser capaz.. Mas continuo torcendo, acredite..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aham , certo, porém você esqueçe de levar em conta as pessoas que tem a iceage a mais de 2 anos .. tanto ja vi muitos relatos dela queimando, como ja vi muitos que tem ela a mais de anos.

porém eu sei que existe equipamentos , filtros de linha , até estabilizadores, que controlam a energia a fim de desligar se acontecer uma queda da mesma, já pensou que a maioria dos relatos poderiam estar usando péssimos filtros de linha, ou sem aterramento, ou até mesmo no estabilizador velho quando ela foi queimada? e se houvesse queda de energia na minha casa , todo este tempo a minha fonte genérica 500w pctop "lixo", teria aguentado 2 anos sem dar nenhum sinal? ela jamais desligou ou mostrou-se sujeita a quedas de energia.. acredito que você nao tem conheçimento da mecânica eletrica de um prédio também pra falar que é forte eu dizer que aqui não há meia fase? se tiver me desculpe.

pra você ter noção quando tá trovejando pode estar acabando o mundo que meu pc ta lá ligadão , tv ligada e tudo mais , e jamais, JAMAIS queimou nada aqui em casa, e acredito que não haja a "meia-fase" mesmo.

caso eu esteja errado ou se lhe ofendi peço desculpas é a minha opinião.

Não é por nada não mas qualquer construção que esteja ligada a uma companhia de energia esta sujeita a qualquer fenômeno de eletricidade e não é porque você nunca viu o mesmo ocorrendo é que não possa acontecer. Eletricidade é um fenômeno da natureza e o ser humano não possui controle total dele. Tudo bem, até aceito você dizer que seu prédio tem uma fiação linda que permite que todos os seus vizinho ligando o chuveiro no mesmo horário no inverno e muitos outros eletrônicos sem que ocorra a queda da tensão. Mas existem muitas outras variáveis, desde erro humano na companhia de eletricidade, como danos ao transformador da sua rua pelo mal cuidado do mesmo ou até por danos causados pela natureza durante uma tempestade.

Não estou torcendo para que a fonte estoure, mas é algo que acontece com frequência. Eu poderia dizer o mesmo sobre nevar em Curitiba, pois desde a sua fundação a 319 anos só foi registrado esse fenômeno uma unica vez, a quase 40 anos atrás.

Só tenha algo em mente, por mais que você não tenha presenciado esse fenômeno em seu lar, não é impossível de acontecer. Até porque acredito que você não sofra de insônia e se mantenha 100% do tempo acordado e em casa para ter certeza.

Sempre há chances de algo acontecer, mesmo que seja de apenas 0,000001%. Mas não tome nada como 100% de sucesso, ou não veríamos a quantidade exorbitante de tragédias que vemos na TV todos os dias.

E mais uma vez, não estou dizendo que desejo que a sua fonte estoure. Mas que exitem milhares de tópicos sobre a mesma na internet existem, desde de pessoas que não usavam nada para a proteção a pessoas que usavam filtro de linha ou estabilizadores. De pessoas que ligaram a fonte em com a chave em 220V na tomada que era de 110V e a fonte explodiu na hora, o que não deveria acontecer com uma fonte de qualidade que no máximo do máximo não iria ligar por não estar recebendo energia suficiente.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

aham , certo, porém você esqueçe de levar em conta as pessoas que tem a iceage a mais de 2 anos .. tanto ja vi muitos relatos dela queimando, como ja vi muitos que tem ela a mais de anos.

porém eu sei que existe equipamentos , filtros de linha , até estabilizadores, que controlam a energia a fim de desligar se acontecer uma queda da mesma, já pensou que a maioria dos relatos poderiam estar usando péssimos filtros de linha, ou sem aterramento, ou até mesmo no estabilizador velho quando ela foi queimada? e se houvesse queda de energia na minha casa , todo este tempo a minha fonte genérica 500w pctop "lixo", teria aguentado 2 anos sem dar nenhum sinal? ela jamais desligou ou mostrou-se sujeita a quedas de energia.. acredito que você nao tem conheçimento da mecânica eletrica de um prédio também pra falar que é forte eu dizer que aqui não há meia fase? se tiver me desculpe.

pra você ter noção quando tá trovejando pode estar acabando o mundo que meu pc ta lá ligadão , tv ligada e tudo mais , e jamais, JAMAIS queimou nada aqui em casa, e acredito que não haja a "meia-fase" mesmo.

caso eu esteja errado ou se lhe ofendi peço desculpas é a minha opinião.

Em relação ao conhecimento dele, ele tem mais de 30 anos de profissão como engenheiro em eletrônica. E bons filtros de linha não ajudam nos problemas dessa fonte, estou falando isso com conhecimento de causa, na empresa tinhamos alguns caros e bons protetores contra surtos profissionais aka filtros de linha, e isso não evitou dessa fonte queimar e levar a placa mãe do servidor junto com ela, a energia também não sofria de problemas constantes de quedas e mesmo assim ela morreu. Depois desse episódio nem para meu pior desafeto eu recomendo essa bomba, economizar não é comprar o mais barato e comprar o mais seguro pelo melhor preço.

Eu não fiz e nem vou fazer um relato desse problema num tópico, só aviso quem tiver interessado para fugir dessa roubada que é essa bomba.

P.S: uma dica, ci e ce não usam ç nunca.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom , não vim aqui pra ouvi dizer que ela é uma bomba de novo, se eu quiser ver isso eu digito no google, poe no google fonte iceage queimou , depois põe fonte seventeam queimou e fonte corsair queimou , ai tu compara os resultado ok filhão.

não tenho nada mais a dizer aqui, alem disso a pergunta que eu queria saber ninguem me disse só me disse o que eu ja sabia, " fujir dessa roubada que é bomba "

nenhum fonte é perfeita de ouro não filho, só porque receberam um mero selo de testes, nao quer dizer que elas não queimem tambén , pelo que eu vejo tanto uma como as outras já queimaram bastante por ai, agradeço os comentários mas minha dúvida era se existia uma maneira de por o varistor na fonte.

Pode fechar o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

bom , não vim aqui pra ouvi dizer que ela é uma bomba de novo, se eu quiser ver isso eu digito no google, poe no google fonte iceage queimou , depois põe fonte seventeam queimou e fonte corsair queimou , ai tu compara os resultado ok filhão.

não tenho nada mais a dizer aqui, alem disso a pergunta que eu queria saber ninguem me disse só me disse o que eu ja sabia, " fujir dessa roubada que é bomba "

nenhum fonte é perfeita de ouro não filho, só porque receberam um mero selo de testes, nao quer dizer que elas não queimem tambén , pelo que eu vejo tanto uma como as outras já queimaram bastante por ai, agradeço os comentários mas minha dúvida era se existia uma maneira de por o varistor na fonte.

Pode fechar o tópico.

Varistor em fonte é problema é não solução, o lugar dele é no Filtro de linha, ele não faz falta numa boa fonte e nem ajuda uma fonte ruim.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
...minha dúvida era se existia uma maneira de por o varistor na fonte.

Pode fechar o tópico.

Pode sim... O lugar correto de colocar varistores na fonte é um varistor em paralelo com cada um dos capacitores eletrolíticos de entrada da fonte, aquelas canecas grandes.. O varistor deve ser de 200 Volts, por ai...

Não vai ajudar muito no caso dela.. Ela abre as pernas com tensão mais baixa. Ai o varistor não ajuda em nada, mas pode colocar sim ele junto aos capacitores ou fora, dentro de um bom filtro de linha..

E um conselho, amigo.. De nada adianta ficares chateado pela tua má escolha de fonte. Nós daqui, que queremos te ajudar, que jamais te aconselheríamos essa compra se antes tivesses aqui perguntado, não temos a menor culpa no evento...

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
nenhum fonte é perfeita de ouro não filho...

"Nenhum fonte" é perfeita mesmo nao, mas tem algumas que chegam perto disso (Corsair AX1200i, Seasonic Platinum 1000, Seasonic X-400 Fanless, entre outras), no caso da "FireAge" ela passa extremamente longe disso.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

muuuuuuuuito obrigado faller , então não existe um equipamento capaz de não deixar passar tensão baixa p/ a fonte? tipo o SMS clean energy que 1 membro comentou , que quando há queda de energia ele desliga sozinho impedindo a energia de passar ,e consequentemente queimar a fonte , o varistor serve mais pra que então? colocar ele no filtro da SMS tem como ou ja vem com? Jonny mais ai você ta comparando diamante com latão velho né , --' iceage é uma fonte de 100 e poucos reais.. se uma fonte de 1000 reais como essa corsair que você disse não for boa, qual vai ser?

ae ! noticias boas !,eu pensei e pra não ter que pagar o frete do produto de volta , e ter dor de cabeça mais tarde,resolvi vende pra um amigo por 160 !! na verdade ele vai leva ela junto com 1 gabinete q tenho parado aqui satellite branco por 220$ \õ tá otimo , agora me digam uma fonte boa até 170 reais , porque vou comprar alguns coolers de LED de 140mm p/ o meu gabinete Aeroocool Strike x one tambén ai só da pra comprar uma fonte de ate R$ 170,00, o que vocês me indicam? Corsair,Seventeam?Zalman?HuntKey?Cooler Master? aguardo

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP
muuuuuuuuito obrigado faller , então não existe um equipamento capaz de não deixar passar tensão baixa p/ a fonte? tipo o SMS clean energy que 1 membro comentou , que quando há queda de energia ele desliga sozinho impedindo a energia de passar ,e consequentemente queimar a fonte , o varistor serve mais pra que então?

O filtro Clean Energy da SMS tem essa função. Mais detalhes, com fotos, dele aqui: Filtro SMS Clean Energy

Varistores são elementos que, como diz seu nome, apresentam a propriedade de reduzir violentamente sua resistência se ultrapassada uma determinada tensão entre seus terminais. Conseguem fazer isso num tempo muito, mas muito pequeno, da ordem de 0,00000001 segundo e desse modo são usados para dissipar surtos de tensão antes que eles possam afetar, danificar a isolação de algum componente eletrônico mais sensível. Surtos de tensão acontecem normalmente na rede elétrica e conseguem apresentar tensões superiores aos 1.000 Volts. Os surtos de tensão tem sua gênese, se criam a partir do desligamento de motores ou outros dispositivos de comportamento indutivo. É o princípio da maquininha de dar choque, que a partir de uma pilha de 1,5 Volts consegue gerar tensão suficiente (superior a 80 Volts, geralmente) a partir do chaveamento de um simples indutor. São surtos de tensão...

... só da pra comprar uma fonte de ate R$ 170,00, o que vocês me indicam? Corsair,Seventeam?Zalman?HuntKey?Cooler Master? aguardo

A Corsair lançou recentemente uma nova versão da fonte CX430. Isso feito tirou de produção sua Corsair CX430 V2.

A nova fonte ganhou 48 Watts a mais, na lnha de 12 Volts, e subiu um degrau na classificação de sua eficiência no Programa 80 Plus. Agora ela é selo Bronze.

É essa que lhe recomendaria.

Veja ai a comparação das duas pelas suas etiquetas..

CorsairCX430V2xCX430Bronze.jpg

A fonte é essa daqui:

http://www.kabum.com.br/cgi-local/kabum3/produtos/descricao.cgi?id=01:01:10:570:34213&sugestao=OK

E, no preço, ficou abaixo dos R$170..

Essa tem:

- 430 Watts, só 20 a menos que a sua Ice Age de propalados 500 Watts.. Esses 20 Watts não farão falta;

- Eficiência comprovada e homologada no Programas 80 Plus com selo Bronze;

- Tem PFC ativo na entrada e sim pode operar normalmente em qualquer tensão, de 90 a 256 Volts direto sem ter de trocar chave seletora de tensão, muito menos estabilizar nada.. Esqueça a questão de tensão que varia..

- Tem garantia de 3 anos com a própria Corsair..

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

hum ai sim em , muito bom esse filtro de linha.

mas como não confundir com a CX430 que veio antes da V2? Model: 75-001666?

32A no +12V que isso? , a fireage e um lixo mesmo rsrs

aqui ta assim +12V1 18A +12V2 19A -12 0.5A e fala ter 408w na +12V a corsair cm 32A e só 384w ? muito confuso

vou comprar o quanto antes essa corsair, não vou comprar o filtro de linha porque ja tenho um aqui e essa fonte deve ser 5 vezes melhor que a IceAge rs,

e os 20w que a ice tem a mais nem se compara com a proteção da Corsair né :D e meu sistema mesmo com a GTX 560Ti requer nem mizeros 300w.. e aqui como te falei é bem raro ter queda te tensão e você disse que não vou ter mais preocupações diante disso , então ta ótimo!! Adiós FireAge! muito obrigado a todos que respoderam o tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...