Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

A refrigeração do meu gabinete está boa ?


leonardo162

Posts recomendados

Boa tarde amigos, recentemente comprei uma Placa de vídeo Zotac Gtx 660 (Dual fan), e testando a placa de vídeo percebi que a temperatura da placa passa dos 70º chegando até um máximo de 77º, gostaria de saber se isso é normal, pois minha antiga Radeon 7850 também Dual fan, nunca passou dos 60º em full load jogando no ultra.

Abaixo fotos da minha máquina, para mostrar a refrigeração que eu uso.

http://img252.imageshack.us/img252/7160/sam0232p.jpg

http://img526.imageshack.us/img526/1007/sam0233a.jpg

Vídeo que eu gravei, jogando BF3 no Ultra para mostrar como a temperatura sobe com facilidade (Se estiver normal por favor me avisem)

Obs.: Quando eu usava a Radeon 7850, eu não utilizava essa Placa de som off board, que ta na frente da minha atual VGA, como pode ser visto nas fotos.

Uso 1 cooler na tampa lateral do gabinete, virado pra placa de vídeo.

O gabinete é um V3 black.

Se alguém puder me ajudar, ficarei muito grato.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, leonardo.

Não se preocupe, é perfeitamente normal.

O que você pode fazer para melhorar a temperatura, é mudar o gabinete para um local um pouco mais arejado. Normalmente, os PCs ficam em cantos ou em raques fechados e isso dificulta a circulação do ar.

Outra coisa legal que você pode fazer é verificar se a fonte de energia é de acordo com a recomendada pelo fabricante da placa de vídeo.

No mais, acredito que esteja tudo bem.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Outra coisa a fazer é melhorar a organização dos cabos, pra melhorar o fluxo de ar.

Dizem que é complicado no v3, mas com jeitinho é possível.

http://img28.imageshack.us/img28/4758/fanfrontal.jpg

A arrumação nesse gabinete ficou muito boa, o meu grande problema são os cabos protegidos da minha corsair, eles são super grossos e protegidos, não tem como fazer esse tipo de arrumação no meu gabinete, porque os cabos não são tão flexíveis quantos os dessa fonte da foto, ai acaba que tem que ficar esse monte de cabos, e olha que eu ainda prendi alguns no gabinete pra aliviar, mas mesmo assim fica muito cabo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Eu fiz um teste, retirei a placa de som que ficava na frente da placa de vídeo, mesmo assim a minha placa de vídeo pegou 71º em papo de 3 minutos de jogo em bf3, o cooler que eu estava utilizando na tampa lateral do pc para jogar vento pra cima da placa de vídeo, tava com problema, se eu colocar ele jogando vento pra dentro do gabinete, as hélices do cooler ficam batendo no gabinete, fazendo bastante barulho .. só consegui colocar o cooler jogando o ar quente de dentro pra fora ai parou de arrastar as hélices na tampa do gabinete, sendo que a temperatura subiu um pouco, minha placa de vídeo jogando World of warcraft, chegou a 80º.

Até gravei outro vídeo e coloquei no youtube, mostrando a temperatura que meu pc pegou em 5 minutos jogando Battlefield 3 no ultra.

80º tá dentro do limite, o já é uma temperatura muito elevada ? não sei mais o que fazer para melhorar a temperatura dessa placa de vídeo, na minha antiga vga (radeon 7850 sapphire dual fan) sem cooler adicional no pc, ela nunca passou de 60º mesmo fazendo um calor infernal aqui.. já a gtx mesmo sendo dual, ta chegando a 80º ... devo me preocupar com essa temperatura, é normal para uma Nvidia ? to por fora eu usava ati radeon.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, leonardo.

Conforme citei no post anterior, é perfeitamente normal. Tome cuidado apenas se ela passar do 90°C.

Vou te dar algumas sugestões do que você pode fazer para tentar melhorar essa situação.

1 - Verifique se a sua fonte de energia está de acordo com a recomendação do fabricante. (consulte o manual de instruções).

2 - Retire a placa de vídeo da maquina e faça uma limpeza geral nela. De preferência, utilize um pincel antiestático para remover a poeira, principalmente na ventoinha.

3 - Retire os coolers da placa de vídeo, remova a pasta termica velha e aplique uma nova nos processadores gráficos da placa e re-instale os coolers.

imageview.jpg

O superaquecimento também pode ser devido a outros fatores, como por exemplo, um gabinete que pode não estar em um local bem ventilado, gabinete sem FANs para refrigeração e exaustão, organização de fios e cabos dentro do gabinete, entre outras situações.

Tudo isso também pode contribuir para o superaquecimento da placa de vídeo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá, leonardo.

Conforme citei no post anterior, é perfeitamente normal. Tome cuidado apenas se ela passar do 90°C.

Vou te dar algumas sugestões do que você pode fazer para tentar melhorar essa situação.

1 - Verifique se a sua fonte de energia está de acordo com a recomendação do fabricante. (consulte o manual de instruções).

2 - Retire a placa de vídeo da maquina e faça uma limpeza geral nela. De preferência, utilize um pincel antiestático para remover a poeira, principalmente na ventoinha.

3 - Retire os coolers da placa de vídeo, remova a pasta termica velha e aplique uma nova nos processadores gráficos da placa e re-instale os coolers.

imageview.jpg

O superaquecimento também pode ser devido a outros fatores, como por exemplo, um gabinete que pode não estar em um local bem ventilado, gabinete sem FANs para refrigeração e exaustão, organização de fios e cabos dentro do gabinete, entre outras situações.

Tudo isso também pode contribuir para o superaquecimento da placa de vídeo.

Então Dinei, a minha placa de vídeo tem uns 3 dias de uso é nova, meu gabinete ta bem refrigerado, minha fonte suporta até um SLI da minha placa de vídeo (Gtx 660), antes da Gtx 660 como eu já havia dito, eu tinha uma Radeon 7850 da Sapphire, também dual fan .. e nesse tempo, eu não tinha nenhum cooler adicional no meu pc e meu processador, ainda tinha um Cooler box que fazia o mesmo esquentar bastante, mesmo assim a minha antiga radeon nunca passou dos 60º em FULL LOAD, agora a Gtx ta chegando a 80º e ela também é Dual fan, sem contar que troquei o cooler do meu processador para um a50, reduziu quase que 20º a temperatura do meu processador, coloquei também 3 coolers a mais no meu gabinete, todos jogando o ar quente de dentro pra fora, sendo que mesmo assim a minha GTX ta esquentando e chegando a papo de 80º, meu gabinete é um V3 black da thermaltake, que mesmo sem cooler já é bem ventilado de fábrica ... o jeito vai ser eu aumentar a velocidade do Cooler da placa de vídeo, usando o MSI Afterburner, nunca imaginei que seria necessário para uma VGA nova Dual fan .. mas não tem jeito brother.

Coloquei a seguinte configuração para controle dos fans da minha placa de vídeo, usando o MSI Afterburner .. o resultado foi o seguinte, 72º com o cooler sendo usado em 72%, isso está normal ? tirei ss minha config, vejam abaixo.

configcooler.jpg

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o legal seria você colocar um fan na frente de 120mm jogando ar para dentro do gabinete, um fan na lateral 120mm jogando ar para dentro, ai o traseiro e o de cima você usa como exaustor, se for fazer isso, tenta deixar o máximo de espaço livre entre o hardware e a gaiola de hd para assim ter um melhor fluxo de ar.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

o legal seria você colocar um fan na frente de 120mm jogando ar para dentro do gabinete, um fan na lateral 120mm jogando ar para dentro, ai o traseiro e o de cima você usa como exaustor, se for fazer isso, tenta deixar o máximo de espaço livre entre o hardware e a gaiola de hd para assim ter um melhor fluxo de ar.

Eu até cheguei a por um cooler de 120mm jogando ar para cima da placa de vídeo na tampa lateral, mas deu problema porque o cooler ficou muito próximo da tampa lateral, ai ficava batendo as hélices na tampa do gabinete, só consegui por ele jogando o ar de dentro pra fora, ai não tive problema .. mesmo assim abaixou a temperatura pouca coisa, mas de qualquer forma vou tentar fazer alguma coisa aqui, pra adaptar o cooler para ele nao bater mais na tampa lateral.

Consegui fazer uma gambiarra e coloquei o cooler jogando vento de fora, pra dentro bem em cima da placa de vídeo, vamos ver se vai melhorar, vou fazer o primeiro teste agora e torcer pro cooler nao voltar a fazer barulho e bater na tampa lateral.

o legal seria você colocar um fan na frente de 120mm jogando ar para dentro do gabinete, um fan na lateral 120mm jogando ar para dentro, ai o traseiro e o de cima você usa como exaustor, se for fazer isso, tenta deixar o máximo de espaço livre entre o hardware e a gaiola de hd para assim ter um melhor fluxo de ar.

Oi RLD, consegui fazer uma gambiarra, criando um espaço entre o cooler e a tampa lateral, agora as hélices não ficam mais batendo na tampa lateral, graças a isso a temperatura caiu de 72º com cooler em 72%, para uma média de 66º com cooler em 66%, acho que melhorou bastante, pelo menos jogando por 5 minutos o jogo não chegou em 70º como estava chegando antes com facilidade, muito obrigado a todos que tentaram me ajudar no tópico.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Arquivado

Este tópico foi arquivado e está fechado para novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

 

GRÁTIS: ebook Redes Wi-Fi – 2ª Edição

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!