Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargoyle - firmware alternativo para roteadores


marcelogon

Posts recomendados

Everton, que tu sejas muito bem vindo ao fórum. 

 

Pode ficar a vontade para esplanar suas idéias.

 

Já tentei abri portas no meu wr842nd e não consegui. Podes fazer um tutorial ensinando?

 

Qualquer ajuda sua é bem vinda, colabore com alguns tutorias ai pra galera.

 

Sem problemas, segue abaixo o desbloqueio de portas (Firewall - Port Forwarding):

IkEsWcm.png

 

Podemos ver em Individual Port Forwarding as regras que criei individualmente para cada IP (apenas uma porta) e as que estão setadas (v) são as ativas.

Já em Port Range Forwarding consta um range de portas que eu tenha desbloqueado para respectivo IP, desta forma você pode liberar muito mais do que apenas uma porta para um IP e sim uma sequência de portas.

 

Aqui abaixo mostro como eu criei a regra para bloquear a PSN de certos IPs da minha casa (Firewall - Restrictions):

xHpsglA.jpg

 

 

Primeiro para temos que criar a regra, com isso, clique em "Add New Rule" e insira o nome da regra.

 

Após a regra criada, basta clicar em Edit:

GtIRNg1.jpg

 

Na primeira tabela podemos ver o nome da regra e como eu a setei, no caso apenas para alguns IPs (Only following Hosts) e abaixo os dois IPs que eu desejo não ter acesso, no caso a PSN

 

Em Schedule eu defino o horário, no caso marquei todos os dias o tempo todo e abaixo disso fiz o bloqueio de qualquer chance de acesso a PSN.

 

Logo abaixo eu coloquei as URL conhecidas da PSN e também seus domínios a serem bloqueados, após isso é só clicar em fechar e aplicar a regra.

 

Bom é isso, espero que ajude e qualquer dúvida é só comentar, caso eu saiba como resolver tentarei ajudar.

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como bloquear o facebook e o whatsapp?

 

Por que pra câmeras voce usou as portas 700 e 777 ao invés da 8080 e 8081, que são as mais usadas?

 

Já usei a restrição da acesso pra bloquear a internet todas as noites de domingo a quinta feira, pois minha filha tem escola nos dias seguintes.

 

Faço todo o processo pra abrir a porta e abro no firewall do windows também, quando vou no Open check port tool, aparece o ip da operadora, e diz que a porta que setei está fechada para este ip.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Tem como bloquear o facebook e o whatsapp?

 

Pode tentar bloquear mas é difícil quando se utiliza https, porque como o tráfego é criptografado o roteador não consegue mais saber se está acessando um banco por exemplo. O único meio efetivo de bloquear seria usando um proxy transparente, assim todo o tráfego passa por um gateway que acessa todas as requisições e através da lista de bloqueios consegue restringir o acesso. É possível limitar o acesso usando a regra de IP, mas se algum site estiver no mesmo range ou então necessitar fazer alguma autenticação via facebook, este deixa de funcionar.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Tem como bloquear o facebook e o whatsapp?

 

Por que pra câmeras voce usou as portas 700 e 777 ao invés da 8080 e 8081, que são as mais usadas?

 

Já usei a restrição da acesso pra bloquear a internet todas as noites de domingo a quinta feira, pois minha filha tem escola nos dias seguintes.

 

Faço todo o processo pra abrir a porta e abro no firewall do windows também, quando vou no Open check port tool, aparece o ip da operadora, e diz que a porta que setei está fechada para este ip.

 

Usei as portas que estão ai (anteriormente usava a 7000 e 7777 mas mudei) devidamente para sair do padrão.

Quanto a Whats e FB não tentei, acredito que até tenha mas isso pode ser feito na própria máquina se não me engano (indo em hosts e adicionando por exemplo 127.0.0.1  www.facebook.com.br ou 127.0.0.1  www.facebook.com), não testei mas é possível que dê certo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

Usei as portas que estão ai (anteriormente usava a 7000 e 7777 mas mudei) devidamente para sair do padrão.

Quanto a Whats e FB não tentei, acredito que até tenha mas isso pode ser feito na própria máquina se não me engano (indo em hosts e adicionando por exemplo 127.0.0.1  www.facebook.com.br ou 127.0.0.1  www.facebook.com), nãos testei mas é possível que dê certo.

 

Este meio funciona, mas apenas para os computadores. Para móveis é mais difícil bloquear usando este método. E se utilizar algum proxy qualquer ele burla o sistema facilmente.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Estou usando a 1.7, mas gostei muito da 1.6.2

 

Eu já brickei o meu, e consegui recuperar.

 

A 1.6.2 que voce se refere e essa aqui https://www.gargoyle-router.com/downloads/images/ar71xx/gargoyle_1.6.2-ar71xx-generic-tl-wr841n-v8-squashfs-factory.bin?

Vou começar com esta que é uma versão estável.

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

\essa mesmo, atualize com a factory e depois com a sysupgrade, faça por cabo e desabilite o wi fi do pc. Renomeie o Gargoyle para um nome pequeno.

Marcelogon, atualizei e ficou excelente. Esse firmware da um up no aparelho. Bom demais! Se eu quiser atualizar para a versao 1.7.1 basta usar somente o sysupgrade?

 

Obrigado,

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • mês depois...

marcelologon, tubo bem contigo. Mano, faz tempo que usei o gargoyle, na época, gostei bastante, mas por causa do controle de banda que não consegui configurar nele, terminei voltando para o firmware oficial da tp-link, pois o controle de banda dele é explêndido, funciona perfeitamente. Vocês não imaginam como é bom ver a galera aqui urrando que o bostabook demora pra abrir, pois deixo configurado 5kb/s de up e 30kb/s de down e o resto dos 5mb pra mim :lol:

 

Mas, como praticamente quem usa a net aqui no momento sou eu, queria melhorar um pouco a performance do wr842nd, pois acho o firmware oficial meio fraco, instável demais, as vezes sou obrigado a resetar o router pra ter melhoras.

 

Bom, já baixei os arquivos, os 2 do gargoyle, gargoyle_1.7.1-ar71xx-generic-tl-wr842n-v1-squashfs-factory.bin e gargoyle_1.7.1-ar71xx-generic-tl-wr842n-v1-squashfs-sysupgrade.bin, baixei o último oficial da tp-link para o wr842nd, para o caso de eu precisar voltar para o firmware padrão e os dois do site da ddwrt, para o caso do processo de volta ao firm original.

 

Sobre o reset, antes de instalar o gargoyle, basta eu segurar o botão atrás do router por 30 segundos, repetindo esse processo por 3 vezes, certo? Depois que eu instalar o squashfs.bin, preciso fazer o mesmo procedimento de reset? E depois que instalar o squashfs-sysupgrade.bin também é becessário fazer o procedimento do reset?

 

 

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Beleza meu amigo?

 

Eu faço o reset só pela interface do roteador mesmo.

 

O teu wr842nd é versão 1 mesmo?

Exatamente! Fiz o reset do 30/30/30, o troço chato isso :D

 

O botão de reset do wr842nd é desconfortável pra caramba, no último reset tava pra não aguentar mais, mas foi tudo ok, router resetado e atualizado pra gargoyle sem problemas.

 

Agora algo que não to gostando é a falta de serviços de segurança no gargoyle, tipo essas funções do tplink:

 

vR99uJP.png

 

LdIWKJO.png

 

Tem como adicionar essas funções no gargoyle?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • Membro VIP

@Blacklynx

 

Eu penso que o Gargoyle é mais seguro que os firmwares padrão, mas se tiver fazendo falta alguma dessas "seguranças" você pode facilmente implementar usando os scripts. Como é basicamente um linux, você implementa a segurança que necessita via firewall.

 

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

@Blacklynx

 

Eu penso que o Gargoyle é mais seguro que os firmwares padrão, mas se tiver fazendo falta alguma dessas "seguranças" você pode facilmente implementar usando os scripts. Como é basicamente um linux, você implementa a segurança que necessita via firewall.

Opa, muito obrigado pela informação, dwatashi. Eu gostaria de implementar via firewall, mas sou leigo totalmente nesse assunto. Se você não se incomodar, poderia me indicar um tutorial explicando esse processo?

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Não lembro de nenhum tutorial, mas tem algumas dúvidas semelhantes tanto no fórum do Gargoyle quanto do OpenWRT que podem ser utilizadas como material.

Minha sugestão seria iniciar por lá.

Acho que encontrei algo sobre isso no fórum deles, vou tentar fazer aqui. Se der certo, informo aqui, e desculpe pela demora pra responder, mas essa semana está difícil pra mim. Meu pai fez uma biópsia da próstata, estou muito angustiado, preocupado com isso, mas ele vai vencer isso, se Deus quiser.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Acho que encontrei algo sobre isso no fórum deles, vou tentar fazer aqui. Se der certo, informo aqui, e desculpe pela demora pra responder, mas essa semana está difícil pra mim. Meu pai fez uma biópsia da próstata, estou muito angustiado, preocupado com isso, mas ele vai vencer isso, se Deus quiser.

 

Se conseguir, ensina a gente como fazer.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Se conseguir, ensina a gente como fazer.

Com certeza! Se eu conseguir, postarei aqui.

 

Agora algo estranho que notei em relação a versão 1.7 é que ela não funciona o factory reset. Não importa se faço o reset 30/30/30 ou pelo navegador, ela não reseta as configurações :huh:

 

Isso é bug dessa versão em questão? Engraçado que a versão Barrier Breaker 14.07 do openwrt tem o mesmo problema, gargoyle 1.7 é baseado nessa versão, certo?

 

Acho que é mais recomendável que eu use a 1.6 stable, certo?

 

E também aproveitando, tem algum editor de texto melhor que esse vi para o gargoyle? O porcaria chata esse editor, é um saco, custava ter as opções de crtl+v, crtl-c e crtl+x? Facilitaria demais nas edições dos arquivos do gargoyle, principalmente o firewall.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcelogon, pra ter acesso ao modem adsl é preciso fazer alguma configuração especial no gargoyle? Usando a 1.7 não conseguia acessar a página de configuração do modem de jeito nenhum. Mudei o ip do gargoyle para 192.168.0.1 e deixei o router com seu ip padrão, que é 192.168.1.1, mas mesmo assim não consigo acesso ao modem. Tem alguma forma de configurar isso?

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

marcelogon, pra ter acesso ao modem adsl é preciso fazer alguma configuração especial no gargoyle? Usando a 1.7 não conseguia acessar a página de configuração do modem de jeito nenhum. Mudei o ip do gargoyle para 192.168.0.1 e deixei o router com seu ip padrão, que é 192.168.1.1, mas mesmo assim não consigo acesso ao modem. Tem alguma forma de configurar isso?

eu utilizo o DD-WRT e também gostaria de acessar meu modem sem precisar plugar o cabo direto no modem... ja tentei varias coisas mas nada da certo =(

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...