Ir ao conteúdo
  • Cadastre-se

Gargoyle - firmware alternativo para roteadores


marcelogon

Posts recomendados

Boa noite pessoal estou com um problema com relação ao gargoyle.

Como o nosso amigo ai mais acima eu tenho gvt 50 mega e consigo colocar o powerbox da gvt em bridge porém como firmware do gargoyle no tplink wr740n v4.25 a versão do gargoyle 1.80, não consegue conectar pppoe, o roteador ainda chega a pegar os DNS da gvt porém não consegue pegar IP nem nada mais e permanece desconectado.

Já utilizei o open wrt usando o roteador para realizar a conexão pppoe e funciona porém, o QoS do gargoyle é melhor tem mais opções para controlar a rede, e como compartilho a internet o gargoyle me dar todas as opções que preciso para evitar que o 50 mega fiquei em torrents

O próprio powerbox chega até ficar sem internet se o torrent conseguir consumir todo o link

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

voce tá configurando o Roteador no powerbox como no vídeo abaixo?

https://www.youtube.com/watch?v=sEAXBIWmhGI

Não é dessa forma que estou usando.

O meu powerbox esta desbloqueado uso ele em modo brigde, porque fica muito mais rápido e reposivo para carregar páginas, porém é o roteador que tem que fazer a conexão pppoe, no open art funcionou, porém o QoS dele não tem muitas opções e controle do trafego como o gargoyle, e o problema é que o gargoyle não consegue realizar a conexão pppoe

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Consegui resolver o problema utilizando a versão 1.5.11, porque a versão 1.7.2 e a 1.8.0 não consegue conectar pppoe da gvt, deve ter algum bug depois das atualização, depois vou tentar a versão 1.6.2

 

Isso ai, a 1.6.2 é a mais estável. Parabéns

 

Depois acrescenta alguma coisa aqui no tópico. Posta a configuração do qos.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como doors.paulo falou sobre o qos, vou explicar como o QoS do Gargoyle resolveu o problema da minha pequena rede.

Tenho internet 50 mega da GVT, compartilhado com 8 pessoas contando comigo, até ai tudo bem, porém um certo dia começou instabilidades na rede, mensagens do whatsapp que gastam quase nada da internet estavam demorando aproximadamente 5 segundo para serem enviadas, jogos online como Dota 2 ou League of Legends nem pensar. Estava usando o Power box GVT fast2764, swich gts network de 8 portas, um roteador da tplink wr740n que usava como repetidor da wifi do power box para o meu quarto. Pesquisando aqui na minha rede descobri como os 50 mega da GVT estava sendo estrangulado, o grande vilão era o torrent, uma das 8 pessoas gosta de baixar filmes por torrent, e o power box gvt não tava dando conta de controlar a velocidade, foi ai que coloquei o tplink para fazer esse controle,porém o firmware do aparelho não tinha muitas opções, e pesquisando na internet encontrei pessoas falando muito bem do QoS do gargoyle, teste o gargoyle e o open wrt, e o QoS do gargoyle se mostrou melhor, pois com o gargoyle mostra até o consumo de internet de cada aparelho da rede, não desmerecendo o open wrt pois o QoS dele faz um otimo trabalho.

Porém desbloqueei o power box  coloquei em bridge(ou seja ele só funciona como modem) e teste com o open wrt o tplink fazendo a conexão pppoe, para minha surpresa o ping em todos os sites e servidores caiu, e o carregamento das paginas ficou muito mais rápido. e como gostei mais do gargoyle, decide colocar o gargoyle 1.8.0 e usar ele para fazer a conexão pppoe, porém existe alguma incompatibilidade com o pppoe da GVT,e a versão que veio funcionar foi a 1.6.2, e a rede ficou otima nunca mais tive problemas, até medido a velocidade no http://www.speedtest.net/ a velocidade se mostrou mais estável. 

 

 

E a configuração QoS é a padrão que bem no Gargoyle, sou alterei a velocidade, e o QoS (Download) -- Active Congestion Control não funcionou bem ele detectou que tenho um velocidade mais ou menos de 35 mega, e causou a limitação dos 50 mega para apenas 35 mega.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como doors.paulo falou sobre o qos, vou explicar como o QoS do Gargoyle resolveu o problema da minha pequena rede.

Tenho internet 50 mega da GVT, compartilhado com 8 pessoas contando comigo, até ai tudo bem, porém um certo dia começou instabilidades na rede, mensagens do whatsapp que gastam quase nada da internet estavam demorando aproximadamente 5 segundo para serem enviadas, jogos online como Dota 2 ou League of Legends nem pensar. Estava usando o Power box GVT fast2764, swich gts network de 8 portas, um roteador da tplink wr740n que usava como repetidor da wifi do power box para o meu quarto. Pesquisando aqui na minha rede descobri como os 50 mega da GVT estava sendo estrangulado, o grande vilão era o torrent, uma das 8 pessoas gosta de baixar filmes por torrent, e o power box gvt não tava dando conta de controlar a velocidade, foi ai que coloquei o tplink para fazer esse controle,porém o firmware do aparelho não tinha muitas opções, e pesquisando na internet encontrei pessoas falando muito bem do QoS do gargoyle, teste o gargoyle e o open wrt, e o QoS do gargoyle se mostrou melhor, pois com o gargoyle mostra até o consumo de internet de cada aparelho da rede, não desmerecendo o open wrt pois o QoS dele faz um otimo trabalho.

Porém desbloqueei o power box  coloquei em bridge(ou seja ele só funciona como modem) e teste com o open wrt o tplink fazendo a conexão pppoe, para minha surpresa o ping em todos os sites e servidores caiu, e o carregamento das paginas ficou muito mais rápido. e como gostei mais do gargoyle, decide colocar o gargoyle 1.8.0 e usar ele para fazer a conexão pppoe, porém existe alguma incompatibilidade com o pppoe da GVT,e a versão que veio funcionar foi a 1.6.2, e a rede ficou otima nunca mais tive problemas, até medido a velocidade no http://www.speedtest.net/ a velocidade se mostrou mais estável. 

 

 

E a configuração QoS é a padrão que bem no Gargoyle, sou alterei a velocidade, e o QoS (Download) -- Active Congestion Control não funcionou bem ele detectou que tenho um velocidade mais ou menos de 35 mega, e causou a limitação dos 50 mega para apenas 35 mega.

 

Se der posta um print da tela de configuração do QoS para ficar ilustrado aqui, se não for incomodo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Gente, eu estava com um 740n com o gargula e estava adorando, realmente excepcional.

 

Comprei agora um 842nd por causa do hd. Estava lendo muito a respeite no forum, mas sempre da V1. E não é que me chega a V2? agora não sei o que faço.

 

No site do gargoyle só achei a V1. Será que da certo?

 

Vi o pessoal falando do WRT (acho que é isso mesmo) mas que o gargoyle é melhor.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Bom como doors.paulo falou sobre o qos, vou explicar como o QoS do Gargoyle resolveu o problema da minha pequena rede.

Tenho internet 50 mega da GVT, compartilhado com 8 pessoas contando comigo, até ai tudo bem, porém um certo dia começou instabilidades na rede, mensagens do whatsapp que gastam quase nada da internet estavam demorando aproximadamente 5 segundo para serem enviadas, jogos online como Dota 2 ou League of Legends nem pensar. Estava usando o Power box GVT fast2764, swich gts network de 8 portas, um roteador da tplink wr740n que usava como repetidor da wifi do power box para o meu quarto. Pesquisando aqui na minha rede descobri como os 50 mega da GVT estava sendo estrangulado, o grande vilão era o torrent, uma das 8 pessoas gosta de baixar filmes por torrent, e o power box gvt não tava dando conta de controlar a velocidade, foi ai que coloquei o tplink para fazer esse controle,porém o firmware do aparelho não tinha muitas opções, e pesquisando na internet encontrei pessoas falando muito bem do QoS do gargoyle, teste o gargoyle e o open wrt, e o QoS do gargoyle se mostrou melhor, pois com o gargoyle mostra até o consumo de internet de cada aparelho da rede, não desmerecendo o open wrt pois o QoS dele faz um otimo trabalho.

Porém desbloqueei o power box  coloquei em bridge(ou seja ele só funciona como modem) e teste com o open wrt o tplink fazendo a conexão pppoe, para minha surpresa o ping em todos os sites e servidores caiu, e o carregamento das paginas ficou muito mais rápido. e como gostei mais do gargoyle, decide colocar o gargoyle 1.8.0 e usar ele para fazer a conexão pppoe, porém existe alguma incompatibilidade com o pppoe da GVT,e a versão que veio funcionar foi a 1.6.2, e a rede ficou otima nunca mais tive problemas, até medido a velocidade no http://www.speedtest.net/ a velocidade se mostrou mais estável. 

 

 

E a configuração QoS é a padrão que bem no Gargoyle, sou alterei a velocidade, e o QoS (Download) -- Active Congestion Control não funcionou bem ele detectou que tenho um velocidade mais ou menos de 35 mega, e causou a limitação dos 50 mega para apenas 35 mega.

 

Dá pra configurar a sua velocidade de internet manualmente se não me engano, pro correto funcionamento é recomendável colocar uma velocidade 10% menor do que a efetiva.

Bem, com 5mb de internet não funcionou muito bem, a internet ficou muito lenta, os pings até que estáveis.

Mudei pro DDwrt e limitando a velocidade por MAC com mais algumas configurações ficou muito bom. A desvantagem é que não posso abrir o torrent do meu PC ao mesmo tempo que jogo, por exemplo.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 4 semanas depois...

Num põe não, o v2 usa chipset diferente do v1. Provavelmete vai dar ruim. Vê se consegue um wdr3600 com versão suportada pela gargoyle.

 

Ok Marcelo, Comprei o wdr3600, deixei funcionando um tempo com o firm da tplink pra garantir que ta tudo ok.

 

Instalei o gargula, agora vem as dúvidas. 

 

A minha intenção em ter esse roteador era configurar o servidor multimedia para poder ver na tv os filmes gravados no hd e poder acessar meus arquivos de qq lugar via ftp.

 

Mas, resolvendo o problema dos filmes já fico satisfeito.

 

Tem como dar um help?

 

Valeu

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Ok Marcelo, Comprei o wdr3600, deixei funcionando um tempo com o firm da tplink pra garantir que ta tudo ok.

 

Instalei o gargula, agora vem as dúvidas. 

 

A minha intenção em ter esse roteador era configurar o servidor multimedia para poder ver na tv os filmes gravados no hd e poder acessar meus arquivos de qq lugar via ftp.

 

Mas, resolvendo o problema dos filmes já fico satisfeito.

 

Tem como dar um help?

 

Valeu

 

uma olhada neste tópico, que o colega conseguiu o que tu quer.

Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Olá pessoal.

 

Atualizei meu router (WR842ND) com a ultima versão do gargoyle 1.8 stable, reconfigurei a rede tudo ok, só estou com dificuldade para reativar o mini dlna, ele não esta aparecendo na lista de apks no menu de instalação, o que devo fazer?

 

voce instalou o Plugin? Precisa de ter espaço pra instalar ele, na memória interna não instala.

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

  • 2 semanas depois...

Fala aí galera.
É o seguinte, migrei pra o Gargoyle há algum tempo, justamente na esperança de poder jogar em paz, nas poucas vezes que tenho chance, sem me estressar com o lag quando, por exemplo, meu irmão começar a ver vídeos no YouTube.

Por esacassez de materia no nosso idioma, confesso que demorei um pouquinho pra conseguir não só montar uma configuração de QoS realmente eficiente, mas, acima disso, entender como tundo funciona.

Pois bem, finalmente consegui. Não era nem por questão de jogar que eu queria,não haha. Pra falar a verdade, jogo em raríssimas ocasiões. Meu irmão é quem joga mais. Mas sim de orgulho.
Eu queria ter o conhecimento, saber como executar isso. E alguns amigos sempre me perguntaram sobre.

Enfim, consegui chegar lá depois de acessar o fórum do Gargoyle e ler um texto gigante sobre o firmware.
(Ao menos exercitei o meu inglês, haha).
Não quero que outra pessoa tenha que ler tudo aquilo sem ter vontade, e ainda perder um bom tempo, como foi o meu caso.

Então montei um vídeo explicando detalhadamente isto do Gargoyle:
Instalação do firmware, configuração do QoS e também remoção do Gargoyle, para retornar ao firmware padrão de fábrica.

Aliás, foram dois vídeos! Cada um com 30 MINUTOS!
Ficou grande? Sim, muito.
Mas quis fazer a coisa bem feita, partindo do ponto em que considero que a pessoa não sabe nada.
E. além de ajudar outras pessoas, acabo que me ajudo também: no futuro, provavelmente poderei ter esquecido tudo que sei agora. E talvez precise desse serviço de QoS lá na frente. Então terei algo para relembrar e poder executar o processo outra vez com sucesso!

Vou colocar os vídeos no YouTube ainda essa semana e posto aqui nesse mesmo tópico.
Espero que seja útil. Abraços!

  • Curtir 2
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu havia prometido...

Aqui está a primeira parte do vídeo.
É mais que um simples tutorial. Fui realmente explicando coisa por coisa. Não apenas fiz uma receita, mas tornei a compreensão possível. Ou ao menos tentei fazer isso!

EDIT: houve um problema e quando enviei o vídeo para o youtube, áudio e vídeo estão dessincronizados.
Vou analisar aqui e depois posto o link!

EDIT2: que azar... parece que o programa que usei para capturar o vídeo não era dos mais confiáveis, e depois do início o áudio fica totalmente sem sincronia com o vídeo. Ficaria muito difícil de entender. Engraçado que testei antes de começar a grava. Enfim. Terei que gravar outro.
E o farei. Assim que pronto posto aqui neste tópico!

valeu!

  • Curtir 4
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Como eu havia prometido...

Aqui está a primeira parte do vídeo.

É mais que um simples tutorial. Fui realmente explicando coisa por coisa. Não apenas fiz uma receita, mas tornei a compreensão possível. Ou ao menos tentei fazer isso!

EDIT: houve um problema e quando enviei o vídeo para o youtube, áudio e vídeo estão dessincronizados.

Vou analisar aqui e depois posto o link!

EDIT2: que azar... parece que o programa que usei para capturar o vídeo não era dos mais confiáveis, e depois do início o áudio fica totalmente sem sincronia com o vídeo. Ficaria muito difícil de entender. Engraçado que testei antes de começar a grava. Enfim. Terei que gravar outro.

E o farei. Assim que pronto posto aqui neste tópico!

valeu!

 

 

Que boa notícia!!

Eu mexi bastante no QoS do gargoyle, ele até funciona, mas a internet ficava super lenta pra navegar, muitas vezes as páginas não abriam. Os downloads usavam cerca de 70% e o ping se mantinha estável. Ainda tenho dúvida se isso acontecia pela velocidade da minha net, que no meu caso é de 5mb.

Seu plano tem qual velocidade? E de qual operadora é?

Você conseguiu deixar torrents, vídeos e navegação funcionando bem juntamente de Voip e jogos?

 

Abs

  • Curtir 1
Link para o comentário
Compartilhar em outros sites

Visitante
Este tópico está impedido de receber novas respostas.

Sobre o Clube do Hardware

No ar desde 1996, o Clube do Hardware é uma das maiores, mais antigas e mais respeitadas comunidades sobre tecnologia do Brasil. Leia mais

Direitos autorais

Não permitimos a cópia ou reprodução do conteúdo do nosso site, fórum, newsletters e redes sociais, mesmo citando-se a fonte. Leia mais

×
×
  • Criar novo...

Ebook grátis: Aprenda a ler resistores e capacitores!

EBOOK GRÁTIS!

CLIQUE AQUI E BAIXE AGORA MESMO!